placardpt
Benfica vence Estoril na Amoreira

Águia também sabe ser feliz nos descontos

Minuto 90+2. Tudo empatado na Amoreira até que Toto Salvio apareceu no coração da área para dar uma cabeçada triunfal, correspondendo da melhor forma a cruzamento de Grimaldo na esquerda. O Benfica teve de sofrer (e muito) para levar de vencida o lanterna-vermelha na Amoreira (1x2). Halliche ainda empatou o encontro à passagem da hora de jogo, depois de Rafa ter adiantado os visitantes no marcador, mas as águias conseguiram decidir para lá da hora.

Zivkovic criou e Rafa marcou

Depois do balde de água fria no Clássico, o Benfica apresentou-se na Amoreira com o mesmo figurino e com vontade de dar a melhor resposta à derrota frente ao FC Porto e recuperar a liderança, ainda que à condição, passando dessa forma a batata quente para o lado dos azuis e brancos, que entram apenas em campo na próxima segunda-feira, frente ao Vitória FC.

Pela frente, a equipa de Rui Vitória tinha o Estoril-Praia, que tinha iniciado o encontro como lanterna vermelha, por culpa do triunfo do Feirense na ronda 31, e que precisava muito de somar pontos para melhorar substancialmente a sua posição na tabela na Liga NOS.

Duarte Valente foi a grande surpresa no onze de Ivo Vieira, entrando para o lugar de Pêpê Rodrigues, impedido de dar o seu contributo ao conjunto da Linha por estar cedido pelo Benfica, e cedo percebeu-se que o Estoril-Praia não estava preparado apenas para defender em bloco e jogar no erro do adversário, tal como, aliás, Ivo Vieira havia defendido na conferência de antevisão.

Apesar desse esforço para jogar olhos nos olhos do Benfica, a equipa da casa teve algumas dificuldades para chegar ao último terço do adversário, dada a pressão alta e o bom posicionamento dos tetracampeões nacionais. Apenas uns rasgos de Allano, com o contributo do cerebral Lucas Evangelista, e pouco mais.

Por outro lado, o célebre carrossel do Benfica, as constantes transições e mudanças de flanco de forma vertiginosa criaram complicações à equipa de Ivo Vieira, que saiu para o intervalo em desvantagem, graças a uma finalização fria de Rafa Silva.

O internacional português recebeu um passe a rasgar de Andrija Zivkovic e não tremeu na cara de Renan Ribeiro, logo aos 10 minutos. O suficiente para nas bancadas os adeptos benfiquistas começarem a pedir o '37' ao emblema da Luz.

Toto Salvio evitou o empate na Amoreira ©Carlos Alberto Costa

Intensidade e muitas oportunidades

A primeira parte foi curta em termos de grandes oportunidades de golo, mas o mesmo não aconteceu na segunda metade. A necessitar de pontos mais do que nunca, o Estoril-Praia cresceu no jogo, por mérito próprio, mas também porque o Benfica permitiu que os canarinhos assumissem mais o jogo.

Allano, que já tinha ameaçado no primeiro tempo, restabeleceu o empate, ao minuto 50, num lance que provocou um misto de emoções no avançado brasileiro. É fácil de explicar. Tudo porque o golo foi anulado pelo vídeo-árbitro (VAR) por pretenso fora de jogo do camisola 11. O Estoril ficou sem o golo, mas Allano ficou com o amarelo por ter tirado a camisola nos festejos.

O lance provocou uma resposta pronta do Benfica, que só não dilatou a vantagem por culpa de Renan Ribeiro e por manifesto desacerto de Rafa e Zivkovic. Por sua vez, o Estoril continuou a acreditar no empate e chegou mesmo à igualdade. Livre na esquerda batido por Eduardo e finalização de Halliche. Desta vez os homens de Ivo Vieira puderam festejar de livre vontade. E a reviravolta só não chegou pouco depois porque o remate de Lucas bateu no poste.

Rafa ainda voltou a travar mais batalhas com Renan Ribeiro, contudo não foi muito feliz. O guardião brasileiro levou a melhor sobre o extremo português e vingou-se do golo sofrido no primeiro tempo. Em suma, muitas e boas oportunidades, mas também muito desperdício.

Na reta final, Vitória lançou Seferovic para o lugar de Pizzi, alterando o figurino para 4x4x2, com o claro objetivo de oferecer maior poder de fogo ao ataque e por consequência obrigar o Estoril a um esforço defensivo redobrado, e o segundo golo acabou mesmo por surgir em cima do minuto 90.

Lançado aos 71 minutos, Toto Salvio apontou o golo que valeu os três pontos aos encarnados e que colocam a equipa de Rui Vitória como líder provisório da Liga NOS.

U Sábado, 21 Abril 2018 - 20:30
Estádio António Coimbra da Mota
Hugo Miguel
1-2
Rafik Halliche 63'
Rafa Silva 10'
Toto Salvio 90'
Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
FaseCampeonato
JornadaJornada 31
Lances Capitais
10´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 3º golo na prova (18 jogos)
50´
GOLO Estoril Praia!
Allano marca
Allano marca o seu 6º golo na prova (27 jogos)
63´
GOLO Estoril Praia!
Rafik Halliche marca
Rafik Halliche marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
90´
+2
GOLO Benfica!
Toto Salvio marca
Toto Salvio marca o seu 8º golo na prova (23 jogos)
A Chave
Minuto 90+2: Cruzamento de Grimaldo na esquerda e cabeceamento certeiro de Toto Salvio para o fundo das redes de Renan. 
O Árbitro
Critério largo de Hugo Miguel. O juiz da partida teve algumas dificuldades para gerir o encontro na Amoreira.
O Melhor
Raça estorilista
O Estoril esteve muito perto de roubar pontos ao Benfica e isso deve-se à grande raça dos canarinhos no segundo tempo. A equipa de Ivo Vieira conseguiu equilibrar a balança, esteve perto de fazer o 2x1, mas cedeu nos descontos.
O Pior
Quebra encarnada
O Benfica teve sérias dificuldades para lidar com a postura do Estoril no segundo tempo. Alguma quebra na construção dificultou a missão encarnada de chegar de novo à vantagem, que, para felicidade do Benfica, acabou por surgir no tempo de descontos.
Forma
Estoril Praia
2017/2018
33J
7V
5E
21D
27-61G
Benfica
2017/2018
44J
27V
8E
9D
91-42G
Sabia que...by playmaker stats
As 3 últimas vitórias do Benfica na Liga, fora de casa e pela margem mínima, foram conquistadas nos descontos:
2018 vs Estoril, 90+2' Salvio
2018 vs V. Setúbal, 90+3' Raúl Jiménez (g.p.)
2017 vs Chaves, 90+2' Seferovic
Há precisamente 2 anos que um suplente do Benfica não marcava, fora de casa, o golo da vitória:
2018 vs Estoril, Salvio 90+2'
2016 vs Rio Ave, Raúl Jiménez, 73'
2016 vs Académica, Raúl Jiménez, 85'
2016 vs Zenit, Talisca, 90+5'
Os 3 últimos golos de Salvio no Benfica foram marcados todos fora de casa (Estoril, Braga e Tondela); igualou o número de golos da época passada nas águias (9 golos)

Desde Setembro 2016 que não marcava como suplente utilizado (vs Napoli, UCL)

Fotografias(24)

Liga NOS: Estoril Praia x Benfica
Liga NOS: Estoril Praia x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
reus
2018-04-22 15h25m por RDArhgsar
O golo anulado só é duvidoso na foto postada pelo FJM, na maioria das imagens ve-se claramente que está em fora de jogo . . .
Mas pronto quando se quer polêmica tudo é motivo . . .


SLB
2018-04-22 14h53m por Reus_t0p
É incrível não é? como é que uma equipa que pratica este futebol , consegue estar a lutar pelo titulo . Só mesmo em Portugal é que isto acontece , já há uns tempos tinha referido isso e continuo a dizer o mesmo . Só mesmo neste país de corruptos é que isto acontece .
-VAR? para que? só funciona para um lado.
-Golo anulado ao Estoril ? É duvidoso , em caso de duvida o que se faz ? Beneficia-se o ataque, certo? Mas ontem o VAR não teve duvidas , já todos sabemos porque não...ler comentário completo »
voltou_apito_do urado
2018-04-22 12h52m por Jokky
O Lucas acaba o contrato no final da época logo nem é preciso negociar com a Udinese. Penso que já tenha sido garantido pelo Benfica mas só deve ser revelado no início da próxima época.
Paperkutchy
2018-04-22 12h50m por Jokky
O Benfica não jogou assim tão mal, simplesmente falhou na concretização. O Rafa teve 3 lances cara a cara com o GR e falhou 2, o Raul falhou outro, etc. O Benfica se o RV não tivesse metido o Seferovic tinha feito uns últimos 15min de melhor qualidade do que fez.
Paperkutchy
2018-04-22 11h59m por voltou_apito_dourado
curiosamente os cepos são a equipa que mais golos faz no campeonato
serão os golos todos irregulares?
ou as assistências serão do vagner?
uma nota sobre o estoril
2018-04-22 11h25m por voltou_apito_dourado
individualmente será uma das melhores 8/10 melhores equipas da liga com muito talento brasileiro, mas irão descer de divisão, e muito graças ao EstorilGate, 3 pontos ou até 1 um ponto que no final se revelarão decisivos.
lucas evangelista
2018-04-22 11h20m por voltou_apito_dourado
ha dias aqui defendi que o benfica apenas deveria contratar um LE para a próxima época.
retiro o que disse e acrescento lucas evangelista. que jogador!!
o benfica junto da udinese tem ja de garantir o melhor negócio possivel.
troca por taarabt seria excelente
MA
Enfim. . .
2018-04-22 02h26m por Markes88
É triste estar à rasca uma 2ªparte inteirinha quando era um jogo que em ocasiões claras de golo, houve mais umas 4 ou 5 e três delas foi o Rafa a falhar na cara do GR. . . . .

O Benfica podia perfeitamente ter goleado! Mesmo com bastantes calafrios na ala defensiva do A. Almeida, que a defender deve ter feito dos seus piores jogos este ano!

O Cervi precisa de ir para o banco e entra o Salvio, basta passar Rafa para a ala esquerda. Há cerca de 4-5 jogos que está...ler comentário completo »
DE
Continua
2018-04-22 02h25m por Death_Bringer
O cavaleiro já morto a ser aguentado em cima do cavalo.
SLBStars
2018-04-22 01h49m por Jokky
Pessoalmente simpatizo muito com o Rafa. Tal como gostava muito do Salvio nos primeiros anos de Benfica, para mim ele era o melhor extremo do Benfica até que as lesões frequentes acabaram por destruí-lo e neste momento é um jogador importante mas o Rafa é mais importante que o Salvio para o Benfica, especialmente sem o Jonas.
No entanto, viu-se nestes últimos 3 jogos que o Benfica precisa de mudar algumas coisas pois a dependência de Jonas é algo super negativo, o Benfica precisa de...ler comentário completo »
Golos de Rafa falhados
2018-04-22 01h30m por Darox
É ver que, é natural jogadores do nível de Rafa Silva, Gelson, e por ai fora, falharem golos, os únicos que não se admite falhar são os PLs (Jonas, Bas Dost, Soares, e etc) porque são lances que são especificamente o trabalho deles, de resto só Messi e Ronaldo é que, não sendo PLs, não falham 1 destas.
Benfica
2018-04-22 01h20m por JHendrix
Vitória sofrida com alguns reparos a fazer. . .

A finalização de Rafa que podia dar um resultado mais dilatado. . . .

E André Almeida que foi uma nódoa a defender. . .

3 pontos para manter a luta acesa. . .
Benfica
2018-04-22 01h19m por Darox
A construir desde trás com os defesas e com o médio mais defensivo (Fejsa) é uma nódoa autêntica, o Benfica simplesmente não tem construtores de jogo na equipa que Rui Vitória apresenta, equipa baseada nas recuperações de bola em zona adiantada e a tentar ganhar faltas a meio campo quando tem a posse da bola apartir da zona da defesa.
Faz falta ao Benfica um jogador (central ou trinco) que consiga construir jogo.
Jokky
2018-04-22 00h25m por moreno07
Pode até estar melhor embora não veja jogos do benfica normalmente, fez um bom jogo contra o porto mas não vale 16 milhóes.
Já agora
2018-04-22 00h10m por Jokky
Uma nota para o Lucas Evangelista que eu espero que o mano Vieira já tenha garantido para o próximo ano. Excelente técnica e finta, mandou o AA apanhar batatas.
moreno07
2018-04-22 00h06m por Jokky
Mesmo haha Aquele gajo, deve ser incrível no tiro ao alvo, eu acho que no golo ele queria acertar no GR mas ele mexeu-se e deu golo. Agora a sério, ele até está bem melhor agora, só que a finalizar continua a mesma desgraça, ao menos em termos criativos voltou ao que era no Braga o que já dá para superar o Salvio.
LaFlame_BITW
2018-04-22 00h04m por moreno07
Sim mas só podem descer 2 :D
fabiopereirascp
2018-04-22 00h03m por Jokky
A mim parece-me que uma estatística bem objectiva para ver a qualidade da equipa serão os golos marcados e sofridos. O Benfica tem 77 golos marcados, o melhor ataque do campeonato, e 19 golos sofridos a segunda melhor defesa, o Sporting tem 59 golos marcados, o quarto melhor ataque do campeonato (13 golos a menos que o Braga) mas com um jogo a menos e a terceira melhor defesa. Por esta estatística, o Benfica tem melhor futebol mas sendo que podes dizer que o Benfica marca muito de penalti...ler comentário completo »
FA
LaFlame
2018-04-22 00h00m por fabiopereirascp
De que é que eu estava à espera, claro que para os padrões de um benfiquista aquilo é penalty do mais claro que há. Como é que podes dizer uma coisa dessas? Ele tocou-lhe ombro, estava atrás do Salvio, que deu dois passos e mandou-me pro chão?? Isso é penalty onde? Sê imparcial se faz favor, se isso tivesse acontecido num jogo do Porto ou Sporting vocês nunca na vida iam dizer que era penalty. E vê-se mesmo que não vês jogos nossos, se não dás valor ao futebol do Bruno Fernandes que é um ...ler comentário completo »
Feirense e Estoril Praia
2018-04-21 23h57m por moreno07
Estas 2 merecem descer além disso. . devem ter sido as únicas 2 que sofreram golos do rafa. . isso devia dar punição automática de descida
Presa_Facil
2018-04-21 23h53m por Jokky
Eu até achei os descontos um bocado grandes mas se fores a ver o Estoril teve 2 jogadores a sair de maca, o guarda redes foi assistido 2 vezes, se não me engano houve mais 2 jogadores a ser assistidos. No total 7min acabou por ser um bocado demais eu diria uns 5/6 minutos mas não podes dizer que teve influência no resultado porque o golo foi aos 92. Já agora, se a cabeça de um jogador estiver em fora de jogo então esse fora de jogo tem de ser assinalado mesmo que o que jogue a bola seja a o pé.
FA
Fragha
2018-04-21 23h46m por fabiopereirascp
A diferença entre eu e vocês, é que vocês têm de exagerar nos comentários para tentarem ter alguma razão. O golo do Sporting na luz não foi irregular, por mais que a Sport TV tentasse por a linha de fora de jogo, ficaram sim mãos por marcar, isso eu concordo. Mas se o VAR funcionasse contra o Benfica e se não fosse penalty por qualquer toque mínimo, tinham perdido contra o Rio Ave, perdido ou empatado contra o Portimonense, contra o Porto, contra o Belenenses, contra o Setúbal. . . São os primeiros que me vêm à cabeça
FR
fabiopereirascp
2018-04-21 23h45m por Fragha
"O VAR nunca funciona contra o Benfica, curiosamente"

Gostaste do VAR a funcionar contra o Benfica num penálti escandaloso hoje por agressão ao Jiménez e consequente vermelho quando estava 1-0? Eu adorei. Eu e os comentadores do canal inglês onde vi o jogo que disseram "Para que serve o VAR, quando não se vê uma coisa destas?"
FR
fabiopereirascp
2018-04-21 23h41m por Fragha
Já levaste uma boa resposta, mas mereces mais, já que é isso que pretendes.
Adepto do clube do VAR Dost, do jogo de andebol e golo irregular na Luz, dos jogos "é-jogar-até marcarmos" e do chutão para a frente e fé no holandês tem sempre bons argumentos para estar calado.
FA
LaFlame
2018-04-21 23h41m por fabiopereirascp
Mas tu queres comparar a qualidade de jogo do Sporting com o do Benfica esta época? Só a quantidade de pontos que o Benfas ganhou por causa de mergulhos pra piscina já era suficiente pra estarem em 4°. Ou vais me dizer que o penalty contra o Setúbal foi bem assinalado? É só um dos muitos exemplos. O Sporting também já foi ajudado várias vezes mas nem compares. O VAR nunca funciona contra o Benfica, curiosamente
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Italiano
Mercado
No próximo verão
Fim de ciclo para Simon Kjaer. Em entrevista ao site bold.dk, Mikkel Beck, o agente do central confirmou que a relação entre as duas partes vai ter o seu fim quando a presente temporada ...