placardpt
Barcelona impõe-se em Madrid

Se isto não é entregar o título...

O Barcelona tem, em dezembro, o título na mão. A equipa catalã foi ao Santiago Bernabéu ganhar por expressivos 0x3 e aproveitou também a derrota do Atlético de Madrid esta sexta-feira para cimentar o primeiro lugar. O Real Madrid bateu-se bem no primeiro tempo, teve mais oportunidades, mas eclipsou-se de forma incrível no arranque da segunda, o que foi aproveitado pelo rival. Estiveram três portugueses em campo, dois sorriram.

Palavrões em português

Terão sido proferidos por Cristiano Ronaldo e por Paulinho, os primeiros obreiros das incursões às balizas. O português foi, como é hábito, o mais rematador da equipa, não pedindo licença para o fazer, embora encontrando uma forte resistência do outro lado, onde se viu um Barcelona acima de tudo preocupado em estancar a força merengue.

Ronaldo falhou, Messi não ©Getty /
A tática de Zidane surtiu mais efeito no primeiro tempo. Com Kovacic no meio, na vigilância a Messi, a primeira fase de construção do Real Madrid conseguiu ser feita com sucesso, o que retraiu o Barcelona, que viu Modric pilotar os ataques merengues, à procura de Ronaldo e Benzema. Aliás, o camisola 7 era a referência quase na totalidade, já que a tarefa do francês era feita na zona central, com Ronaldo a descair muito mais para as alas, onde conseguia receber a bola com mais espaço.

Só que não dava para jogar com 12 e... faltava Isco. Depois de uma fase de estudo com algumas dificuldades (Ronaldo marcou, mas foi anulado, e teve tudo para depois fazer o primeiro), a defesa catalã melhorou, acertou e só voltou a abrir espaço ao minuto 31, após um canto a seu favor que permitiu espaço ao português. Valeu ter Stegen.

Nessa altura, já Paulinho tinha desperdiçado uma enorme ocasião, na única vez que Messi teve algum espaço, servindo-o com um passe picado que o brasileiro respondeu com um remate que teve grande defesa de Navas.

Ao fim dos primeiros 45 minutos, o resultado era mais interessante para o Barcelona e era a equipa da casa quem tinha de encontrar soluções.

Um apagão blanco

Só que não foi nada disso que aconteceu. Pelo contrário, a equipa merengue baixou a intensidade, permitiu mais posse ao Barcelona e tentou explorar os passes de rutura para Ronaldo, que não resultaram.

Por sua vez, a equipa de Valverde aproveitou o lado mais macio do rival e, de passadeira estendida, colocou Rakitic em condução no meio-campo contrário, com superioridade numérica, tabelas e golo de Suárez.

Carvajal fez penálti e foi expulso ©Getty /
Um problema que não se resolveu a tempo por Zidane e que deu azo ao Barcelona para continuar a aproveitar o espaço concedido por uma equipa incrivelmente desligada de sobriedade e que sofreu o segundo golo após o espelho total de desespero - basta ver toda a jogada antes de Carvajal meter a mão à bola e ser expulso.

Confiantes e soltos, os jogadores do Barça contrastavam com os do Real, cabisbaixos e reféns de um destino traçado.

Banco a fechar

Do banco chegaram as mudanças, tardias por parte do Real Madrid (basta ver as oportunidades que a equipa ainda conseguiu criar), e portuguesas pelo Barcelona.

André Gomes podia ter marcado ©Getty Images
Primeiro Nélson Semedo, a seguir André Gomes e ambos a serem depois servidos por Messi para poderem fazer o terceiro, o que não aconteceu por ineficácia. Porém, Messi estava destinado a assistir um suplente e isso aconteceu nos descontos, quando, pela direita, descobriu Aleix Vidal para a machadada final. No jogo e... no campeonato.

U Sábado, 23 Dezembro 2017 - 12:00
Santiago Bernabéu
Sánchez Martínez
0-3
Luis Suárez 54'
Lionel Messi 64' (g.p.)
Aleix Vidal 90'
Santiago Bernabéu
Lotação81 044
Medidas105x68
Inauguração1947
FaseCampeonato
JornadaJornada 17
Lances Capitais
GOLO INVALIDADO Real Madrid
Cristiano Ronaldo
coloca a bola no fundo das redes, de cabeça, na sequência do canto. No entanto, o avançado português está em posição irregular.
54´
GOLO Barcelona!
Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 10º golo na prova (14 jogos)
64´
GOLO Barcelona
Lionel Messi marca de grande penalidade!
Lionel Messi marca o seu 15º golo na prova (17 jogos)
90´
+3
GOLO Barcelona!
Aleix Vidal marca
Aleix Vidal marca o seu 1º golo na prova (10 jogos)
A Chave
Minuto 31: Cristiano Ronaldo aparece muito bem pela direita e remata para uma enorme defesa de Ter Stegen com o pé. Numa primeira parte onde o Real Madrid foi superior, essa foi a melhor oportunidade para materializar a superioridade. Não aconteceu e depois do intervalo foi o descalabro.
O Árbitro
Boa arbitragem. Os lances de dúvida nas áreas parecem ter sido bem ajuizados, a expulsão de Carvajal é indiscutível e apenas fica a dúvida se Sergio Ramos não deveria ter recebido vermelho direto pela forma como abordou o lance com Luis Suárez.
O Melhor
Adaptabilidade do Barcelona
Já não é uma equipa com exclusiva necessidade de impor o seu jogo e tem tirado frutos disso. Sabe sofrer, sabe quando tem de dar o domínio ao adversário e sabe quando é a sua altura de crescer no jogo para chegar à baliza contrária. Um misto de tiki-taka com cinismo italiano que tem, em dezembro, o campeonato quase decidido.
O Pior
Lentidão de Zidane
Era mais rápido do que todos a pensar dentro de campo, mas fora dele hesitou muito esta tarde, no que diz respeito às substituições. E o tempo veio dizer que era mesmo preciso mudar e dar sangue novo à equipa, algo que se viu desde os primeiros minutos da segunda parte, mas que só aconteceu quando a derrota já estava quase certa.
Forma
Real Madrid
2017/2018
29J
19V
6E
4D
61-26G
Barcelona
2017/2018
27J
20V
5E
2D
63-13G
Sabia que...by playmaker stats
Nas últimas 5 épocas, o Barcelona marcou um total de 15 golos em casa do Real Madrid na Liga Espanhola
Sergi Roberto fez a 5.ª assistência para golo na Liga Espanhola
Messi fez a sua 6.ª assistência nesta edição da Liga Espanhola. Só Sisto (Celta) tem mais (8)
Ernesto Valverde conquistou a 2.ª vitória no Bernabéu. Antes, ganhara pelo Athletic, em 2004/05
Nas 10 últimas épocas, o Barcelona ganhou no Santiago Bernabéu na Liga Espanhola por 7 vezes
Pela 1.ª vez na história o Barcelona vence no Santiago Bernabéu em 3 épocas consecutivas na Liga Espanhola

Fotografias(10)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
REAL MADRID
EMPATE
BARCELONA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ispeakonlywitht hetrue
2017-12-24 02h01m por dani321
Sim. tens razão, nao existe essa garantia dai eu achar que a comparacao, se. querem a fazer deve ser feita no laboratório correto.
Ou seja sobretudo a liga espanhola.

Por exemplo, acho muito mais complicado vencer uma copa america devido ao equilíbrio entre as equipas, do que vencer um europeu com 24 clubes.

Eu tbm não gosto dessa atribuição, acho horrível sobretudo para jogadores de outras posições que tanto fazem para. salvaguardar resultados em var...ler comentário completo »
ispeakwiththetr ue
2017-12-24 02h00m por ADrDEIMC1986
São perspetivas, pessoalmente sou mais fã de um Messi do que de um Ronaldo (o Ronaldo atual sobretudo) mas ambos são jogadores do outro mundo. Ah não tenhas dúvidas que nunca na vida um jogador mais defensivo alguma vez vá ganhar uma Bola de ouro. Aliás, só a jeito de curiosidade, pode parecer gozo (ou não) mas advogo que Neuer no seu auge, a jogar ao seu máximo, está sem dúvida entre os melhores jogadores do mundo (não é entre os guarda-redes, entre esses não há melhor), e defendo que ...ler comentário completo »
Melho mesmo é o Maregol!
2017-12-24 01h51m por dani321
Obrigado, e feliz natal! ;)


PS. Já falaram aqui sobre o primeiro golo do barca, mas volto a sublinhar. Primeiro golo do barca, kovacic tem a oportunidade de impedir ou prejudicar o progresso do rakitic, contudo este olha para trás e vê o messi e decide marcar o messi, na qual depois juntas e o Marcelo na marcação, já que o messi avança sobretudo pela direita do ataque e esquerda da defesa madrilena, contudo o Sergi Roberto passa despercebido nas costas do Marcelo,...ler comentário completo »
dani321
2017-12-24 01h38m por ADrDEIMC1986
Provavelmente dos melhores comentários que já li aqui no zerozero. Sem entrar nas minhas perspetivas e ideologias defendeste o teu ponto de uma maneira que raramente se vê alguém aqui a defender. Muito bem. Grande comentário (nos dois sentidos xD).
Fcpbt, fifaforeve, M10 melhor que CR7
2017-12-24 01h18m por dani321
Concordo absolutamente contigo, para alem de existir uma visão completamente distorcida por vários motivos das real qualidade, importâncias, e influencia numa equipa e no jogo de equipa que é o futebol.


O Cristina os considera se o melhor jogador, contudo se lhe retiram profundidade a ele e ao Real e se o adversário consegue ter um meio campo equilibrado, algo que esta a. acontecer muito esta época, o Real viesse aflito e o Ronaldo deixa. de. marcar tanto, basta ve...ler comentário completo »
AvesSempre
2017-12-24 00h12m por poppa
Tenho de concordar contigo em ralação ao fifaforever returns2. É tão óbvio que Messi é melhor que o cristiano, que até um cego vê. Mas como sempre e não é de agora, ele só vê cristiano a frente, mas não é o único, infelizmente!
"Faltava Isco"
2017-12-23 20h29m por Triper
Não faltava, estava era um Benzema a mais em campo.
Messi
2017-12-23 19h34m por moumu
Quando não marca assiste, incrivel a aproveitar os espaços.
FIFAforever_ret urns2
2017-12-23 19h03m por fcpTB
Esse ódio pelo Messi não te faz ver as coisas como realmente foram. . .
Na 1ª Parte todos os lances de perigo do Barça saíram dos pés do Messi, mesmo estando constantemente tapado pelo Kovacic (só aqui se vê o respeito que têm pelo Messi).
No 1º golo só a presença do Messi abriu uma autoestrada para o Rakitic, ou seja, nem tocando na bola teve mais influência no jogo que o teu ídolo.
Não não foi o Messi que conseguiu o penalty mas a jogada que o antecedeu foi criada...ler comentário completo »
Barcelona
2017-12-23 18h06m por petitor
Espero que consigam trazer o Coutinho que no lugar de Iniesta seria top, com o eterno espanhol a dar mais uma opção de classe ao banco. Com a recuperação de Dembele e Umiti penso que ficam com um plantel equilibrado, mas Coutinho para mim seria fundamental
Barcelona
2017-12-23 17h26m por 4lfredo
Já podem entregar as faixas de campeão!
Vitória justa do Barcelona, onde na 2° parte mostrou maior qualidade e argumentos com o Real Madrid! Parabéns ao Barça!
PI
Jogo
2017-12-23 16h43m por Pinho352
Vitória justa do Barça, cimentada por uma segunda parte em que foi superior ao adversário e a meio da época, deixa já o campeonato numa situação bem encaminhada para os blaugrana.
PS: Quem disse/dizia que o Rui Patrício é melhor que o Ter Stegen? Só podem ser sportinguistas ferrenhos ou então de futebol vêm muito pouco. . .
JM
alonzoisback
2017-12-23 16h36m por JMCLSCP
Jogadores do Real que só sabem ''fazer teatro''? Isto dito por um fã do Barça?

Ahahahahahahahah ahahahahahahah
VE
Real -Barça
2017-12-23 16h30m por velho_do_restelo
Contente, aliviado mas consciente que este resultado não espelha aquele que foi o jogo.
Começando pelo o mais facil o barça e uma equipa madura, que sabe o "ritmo" que ha de dar ao jogo. Valverde surpreendeu me da forma como mentalizou a sua filosofia aos jogadores que estavam a costumados a ter sempre em todos os jogos mais posse de bola, mesmo que o barça perdesse era por uma bola parada ou um lance que estava em contra pe. No ano passado houve muito assim com Luis Enrique a treinador ...ler comentário completo »
RA
Users zerozero
2017-12-23 16h29m por raguar
E cada comentário mais ridículo de alguns fanboys de ronaldetes e messizetes .
Por um jogo já dizem cada barbaridade. Enfim. Parecem putos da primária a argumentar.
Bom Natal a todos!
Genial25
2017-12-23 16h25m por boixos_nois
Concordo contigo. Valverde nada tem a ver com a saída de Neymar, e que jogador para desfalcar uma equipa, mesmo assim a apresentar excelentes resultados em todas as
Frentes
E revelando-se profundo conhecedor da liga espanhola, cuidado que Valverde ainda vai melhorar mais esta equipa. Os meus parabéns para Ernesto Valverde.
JM
Real Madrid
2017-12-23 16h23m por JMCLSCP
Infelizmente é o adeus ao título do Real, esta época é atacar a Champions para juntar à Supertaça espanhola, Supertaça europeia e Mundial de Clubes

Não se percebe como o Real abdicou de Pepe
GE
Valverde
2017-12-23 16h19m por genial_25
Cada vez mais acredito que o Barcelona contratou o treinador certo no momento certo, principalmente com a saída do Neymar.
Com a saída de uma das bandeiras da equipa e com a derrota clara na supertaça teve o mérito de reanimar a equipa, criar um modelo de jogo não tão vistoso mas equilibrado e muito eficaz. Fui um dos que critiquei a contratação do Paulinho mas está a mostrar-se uma bela aquisição.
O campeonato está muito próximo. . .
HA
real
2017-12-23 15h49m por Halibut
tivessem sido leais ao PEPE e a defesa não tremia tanto, não me digam que varane é isto ou aquilo, há centrais melhores e o real precisa de 1 melhor, já no meio campo outro médio que dê mais largura ao jogo e que acrescente golo à equipa, e que tal outro ponta de lança com o pé quente?

no próximo verão seria:

MATTS HUMMELS
DELE ALLI
HARRY KANE

NAVAS, MARCELO, CARVAJAL, HUMMELS, RAMOS, CASEMIRO, KROOS, DELE ALLI, RONALDO, BALE, KANE
2 pesos 2 medidas. . .
2017-12-23 15h39m por poppa
Quando o Real ganha, é a pala do cristiano Ronaldo. . quando perde, a culpa é da equipa e do treinador! Têm que uniformizar as responsabilidades tanto para o bem como para o mal. Por fim, só queria dizer que MESSI é mau, pai grande!

Ps: e o valência ja perde, eheh. .
Peramanca
2017-12-23 15h34m por boixos_nois
Meu caro! A casa de apostas agradece os teus 100€ apostasia no Real. Mas como dizes o Barça ganhou passas um natal feliz, e é o que te desejo. Agora com ou sem kovacic, são muitos anos a ver bola ;). Cumprimentos
Jogo
2017-12-23 15h26m por boixos_nois
Primeira parte de boa intensidade, pouco espaço para jogar, Real com as melhores oportunidades podia ter feito 1 ou 2 golos e o jogo seria outro. Foi dito aqui que Zidane não metendo Kovacic em cima de Messi, o Barcelona talvez tivesse uma chance, ora contra essas tretas todas aí está o resultado. Segunda Parte Barcelona nos primeiros vinte minutos em que faz o golo, claramente superior, a fazer o seu jogo de circulação, e a concretizar um excelente resultado nas suas aspirações do títu...ler comentário completo »
Simples
2017-12-23 15h02m por anti_alucinados
Barcelona a equipa mais eficaz e competente em Espanha, portanto será campeã com naturalidade.

O Messi é definitivamente o melhor de sempre, nunca vi um jogador tão completo e com tanta capacidade de mudar o jogo através de um simples passe.

O Real este ano não ganha nenhuma competição importante. Não tem equipa para tal. Está na altura de sentar o Ronaldo meia dúzia de jogos, tanto para o bem da equipa como o dele, que não está a render nada.
BA
Semedo e Gomes em baixo. . .
2017-12-23 14h55m por Bayern12_1
Semedo e Gomes a falharam 2 golos quase feitos. . . Não têm qualidade para serem titulares neste barça e têm de sair se quiserem relançar as carreiras.
Cheese
2017-12-23 14h42m por TheFCPorto
Uma equipa que tem no banco Isco, Asensio e Bale não pode ser considerado mau.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...