placardpt
Sporting vence em Vila do Conde

Sentença holandesa ao cair do pano

2017/10/27 23:06

Num duelo com indefinição no resultado até ao final e frente a um adversário de grande coragem e valia, o Sporting conseguiu arrancar três pontos a ferros, vencendo no terreno do Rio Ave com um golo de Bas Dost aos 85 minutos.

Os leões estiveram por baixo no encontro durante grandes períodos e o Rio Ave ameaçou marcar em várias ocasiões, mas a eficácia do goleador holandês acabou por ser decisiva para a equipa de Alvalade, que sobe provisoriamente ao topo da tabela.

Jogar como gente grande

O onze escolhido por Jorge Jesus, que repetiu a equipa que goleou o Chaves, fazia antever um Sporting a entrar forte e a procurar colocar a bola na frente de ataque com frequência. Se foi isso que os leões tentaram? De certa forma, sim. Se o conseguiram? Por muito tempo não, mas acabariam por sorrir.

Já no que toca à equipa da casa, a história é bem diferente. Este Rio Ave de Miguel Cardoso não gosta de ser equipa pequena, ou pelo menos não gosta de jogar como tal, seja contra quem fôr. Já tinha causado problemas a Benfica e FC Porto, quis fazê-lo agora ao Sporting.

Com apenas dois minutos no cronómetro chegou o aviso: isolado por Tarantini, Barreto atirou cruzado e fez a bola passar perto da baliza de Rui Patrício. Sim, o Rio Ave lutava pelos três pontos. Já o Sporting, de forma algo surpreendente, via-se muitas vezes obrigado a procurar as bolas longas para marcar alguma posição no jogo. A única ocasião clara do primeiro tempo para os leões - que viram Mathieu sair lesionado - foi aos 32', por Acuña, que rematou pouco por cima no seguimento de um erro de Pelé.

De resto, era o Rio Ave que ia animando a noite. Ainda antes do intervalo Rui Patrício foi obrigado a vestir a pele de salvador e impedir o golo de Guedes com uma defesa impressionante, encaixando também depois um remate de Barreto. O intervalo chegava com um nulo e se alguém podia torcer o nariz ao marcador era o Rio Ave.

Mexer e (tentar) inverter a balança

O treinador dos leões percebeu que o jogo estava a fugir à sua equipa e logo ao intervalo fez Battaglia render Podence, na busca do controlo a meio-campo. O papel de desequilibrador pelo centro era entregue quase em exclusivo a Bruno Fernandes, para quem os primeiros 45 minutos haviam sido tempo quase perdido.

O ritmo não era muito acelerado por esta altura e não se podia também dizer que tivesse chegado o domínio leonino. Ainda assim, a equipa de Jorge Jesus conseguia pelo menos equilibrar o ritmo de jogo e, discretamente, começar a mostrar as garras. As ocasiões alternavam-se. Bas Dost chegava atrasado a um cruzamento, o Rio Ave respondia com um remate de Barreto para mais uma defesa difícil de Rui Patrício. Acuña atira contra um defesa, Guedes falhava na cara do guardião leonino.

A sensação era de que um golo, nesta altura, tinha tudo para ser decisivo. E isso justifica bem os festejos sportinguistas quando Bruno Fernandes atirou para o fundo das redes aos 69'. Os festejos ainda duraram algum tempo, mas afinal o remate certeiro de nada havia servido: Jorge Sousa recorreu ao VAR e viu (bem) o fora-de-jogo no lance, invalidando o golo.

Bas Dost a castigar

Voltava a indefinição no resultado, voltava a convicção de que um eventual golo - que afinal não fôra aquele - podia decidir a noite. E por um momento os anfitriões acreditaram que a noite poderia bem ser deles: já nos últimos dez minutos, Guedes falhou de forma incrível perante a baliza leonina.

Um falhanço que acabou por ter castigo duro. Logo nos momentos que se seguiram, apareceu Bas Dost. O tal que andava desaparecido e que regressou com um hat-trick contra o Chaves, o tal que também hoje quis decidir. Apareceu em posição de finalização - parece estar no limite do fora-de-jogo -, cabeceou e a bola ainda bateu no poste mas só parou no fundo das redes.

U Sexta, 27 Outubro 2017 - 21:00
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Jorge Sousa
0-1
Bas Dost 85'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 10
Lances Capitais
68´
GOLO INVALIDADO Sporting
Depois do festejo dos leões, o vídeoárbitro anulou o golo por fora de jogo de Bruno Fernandes.
85´
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 8º golo na prova (10 jogos)
A Chave
Minuto 85: Bas Dost cabeceia de forma eficaz depois de um cruzamento de Battaglia e abre o marcador a poucos minutos do apito final. O holandês parece estar no limite do fora de jogo.
O Árbitro
Se o árbitro principal parece ter sido correto e eficaz na abordagem aos lances, o árbitro assistente somou alguns erros: num lance que envolveu Piccini e no lance do golo que viria a ser anulado pelo VAR, pedia-se melhor critério na análise imediata.
O Melhor
Criatividade rioavista
A equipa da casa não se remeteu a uma estratégia defensiva e impôs o seu ritmo de jogo, criando ocasiões claras. Valeu ao Sporting, por muito tempo, a inspiração de Rui Patrício que fez grandes defesas e impediu algo que parecia provável: o golo do Rio Ave.
O Pior
Eficácia tardou
Se é verdade que Rui Patrício acabou por desempenhar um papel importante a ajudar a manter o nulo até bem tarde, este deveu-se também a alguns erros nos momentos de definição. O lance de Guedes antes do golo de Bas Dost é o exemplo mais gritante de que o golo poderia ter surgido mais cedo, fosse para um lado ou para o outro.
Forma
Rio Ave
2017/2018
13J
6V
3E
4D
16-9G
Sporting
2017/2018
17J
11V
4E
2D
35-13G
Sabia que...by playmaker stats
Bas Dost valeu mais uma vez 3 pontos ao Sporting; foi a 3.º ocasião esta época:
[F] 0-1 Rio Ave
[F] 2-3 Feirense
[C] 1-0 V. Setúbal
Das 3x que Bas Dost ofereceu a vitória ao Sporting, os golos foram nos últimos 5 min.:
85' Rio Ave
90'+8 Feirense (gp)
86' V. Setúbal (gp)
Deram a vitória ao Sporting esta temporada com golos decisivos:
3 Bas Dost (Rio Ave, Feirense e V. Setúbal)
1 Gelson (Desp. Aves)
Dois meses depois, o Sporting volta a não sofrer golos fora de casa na Liga NOS 17/18 (V 0-5 V. Guimarães)
Jesus supera o melhor arranque (10J na Liga) dos últimos 27 anos do Sporting com:
8V, 2E 22-5 +17 [2017 - JJ]
8V, 2E 19-5 +14 [2015- JJ]
10 jogos na Liga Portuguesa: iguala o melhor registo defensivo (2015) dos últimos 26 anos do Sporting no campeonato (5 golos em 10 jogos)
Bas Dost fez mais golos nos primeiros 15 jogos esta temporada do que na época passada no Sporting:
9 golos em 15 jogos 2017
8 golos em 15 jogos 2016

Fotografias(22)

Liga NOS: Rio Ave x Sporting
Liga NOS: Rio Ave x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
O mais triste deste jogo
2017-10-28 19h03m por Triper
É que o próprio Sporting ainda teve a lata de ir falar de que o adversário ganhou o jogo deles com o VAR a fazer-se de cego quando ganhou da mesma maneira. Eu ainda nem consigo acreditar que alguns adeptos dizem que o lance do golo anulado é mal anulado porque estava, segundo eles, em linha!!! É absurdo o futebol em Portugal, absurdo a 100%.

Eu gostava de saber quando é que a Liga e a Federação vão começar a forçar para que os árbitros passem a usar o VAR para garantir TUDO o...ler comentário completo »
CR28
2017-10-28 16h14m por dgc98
Lembras-te daquele lance do pizzi no jogo Benfica-Sporting da época passada?
E lembras-te da comissão de arbitragem ter dito que não era falta e de os sportinguistas (não todos) terem mesmo assim insistido que era falta.
Ora se a SporTv que no fundo é uma empresa tem mais credibilidade que a CA que apesar de tudo não deixa de ser um orgão importante da o futebol português então ou esstamos mesmo muito mal ou então não sei. . .
CR28
2017-10-28 15h52m por dgc98
1º - Eu disse que a única coisa que as imagens podiam influenciar eram os adeptos, ou como tu dizes a opinião publica (tivesses parafraseado tudo e este reparo não era necessário);

2º - "não foi transmitido pelo canal do clube, não se pode falar de influencias aqui. ", sem querer afirmar nada, mas no entanto isso é sempre muito relativo;

3º - Não me parece que se este incidente fosse com o SLB o assunto passasse em branco e se realmente pensas isso, parece-me ...ler comentário completo »
Sporting
2017-10-28 14h52m por dragaoazul_18
Previa-se um jogo de grande dificuldade e foi o que se viu.

Rui Patrício foi enorme e o Rio Ave atrevido, jogou olhos nos olhos e quase que saia com 1 ponto pelo menos.

Bruno Fernandes teve apagado e isso verificou-se na forma de jogar no Sporting.

Acuna é um enorme jogador. Não sendo um "brinca na areia" nem tendo aquele perfume argentino que geralmente os extremos tem , é um jogador muito lutador, fecha bem o flanco , e dá muito pulmão e gar...ler comentário completo »
Segundo_Turno
2017-10-28 13h37m por dgc98
Queres tu dizer que se não fosse o VAR para restabelecer a verdade desportiva estaríamos a ser tão prejudicados que a esta hora ja nos encontrariamos atras da nossa equipa C (e já agora qual é a nossa equipa C?)?
CR28
2017-10-28 13h14m por dgc98
Neste lance por exemplo se fosse o benfica em vez do sporting, já vinham de certeza para aqui falar de e-mails, de arbitros comprados, entre outras. E embora eu saiba que isto de vez em quando também acontece comigo, não deixa de ser um intrave para que finalmente possa existir um campeão português que não seja acusado de ter sido ajudado pelos arbitros (assim de repente não me lembro de nenhum).
CR28
2017-10-28 13h09m por dgc98
Relativamente às outras epocas as imagens que o benfica mostra durante a transmissão continuavam a não influenciar nada visto que nas outras epocas o arbitro nem tinha acesso a elas, a unica coisa que podiam eventualmente influenciar era o adepto. Relativamente á tua avaliação ser influenciada ou não pela cor clubistica, quanto a isso acho que todos nós nos deixamos influenciar um pouco pela cor clubistica, existem é aqueles adeptos que exageram um bocado na defesa do seu clube (não estou a ...ler comentário completo »
saraiva313
2017-10-28 12h45m por CFEA32
OK, engano meu. Nunca tinha ouvido o termo usado, sempre ouvi apenas "vilacondenses", mas se és de vila do conde e/ou adepto do rio ave, retiro o que disse.
CR28
2017-10-28 12h44m por dgc98
Se a BTV possui essas imagens, mesmo que os espectadores não vejam essas imagens por decisão do realizador, o VAR que eu saiba tem acesso a essas imagens . E com isto quero dizer o quê, simplesmente que embora admita que o espectador possa ficar sem certezas devido á não visualização de determinada camara, o arbitro consegue ver as melhores imagens para cada lance e a partir daí avaliar cada lance.
CR28
2017-10-28 12h10m por dgc98
Se o lance fosse num jogo do Benfica em casa ja estavam todos a reclamar que a BTV não tinha disponibilizado todas as imagens, que isto é uma vergonha, que não devia ser permitido, no entanto como desta vez o possivel beneficiado foi o Sporting pouco interessa que a Sportv não tenha um angulo melhor do lance, com isto não quero dizer que a culpa é da SporTV nem nada do género, simplesmente quero salientar que as analises no futebol portugues variam muito consoante a cor clubistica.
PORTO_INVICTUS
2017-10-28 12h04m por dgc98
Ainda não percebeste, na verdade o Benfica nutre uma grande simpatia pelo sporting e por isso decidiu que devia estender a sua influencia de modo a que tambem o sporting beneficiasse da influencia incontestavel que o Benfica tem na arbitragem portuguesa.
Apenas para não ser mal interpretado aviso desde ja que estou a ser irónico.
Segundo_Turno
2017-10-28 11h39m por dgc98
Neste ultimo jogo notou-se perfeitamente que é contra VAR e companhia que têm de jogar, segundo o que dizem o capela parece ser um dos arbitros corruptos e portanto se ele não assinalou fora de jogo ao Dost parece-me que nada têm de reclamar do VAR num jogo em que ainda por cima pelo que percebi não jogaram nada.
Mas a gente já sabe a culpa é sempre do mesmo.
Rio Ave - Sporting
2017-10-28 10h13m por Redfoo_16
Em primeiro lugar, dar os meus sinceros parabéns à equipa do Rio Ave. Nos 3 jogos com os grandes jogaram melhor futebol e debateram-se de igual para igual, ou até melhor. Hoje jogaram melhor que o sporting e mereciam bem mais os 3 pontos. Esta equipa, a jogar assim, com personalidade e com boas ideias vai ir longe este ano. Parabéns ao Miguel Cardoso que pôs esta equipa a jogar um bom futebol.

Para terminar, só um pequeno reparo. Num fora de jogo milimétrico para anular...ler comentário completo »
ED
Golo de Bas Dost
2017-10-28 09h05m por eduscp11
Um segundo antes da bola partir o Bas Dost está atras do defesa e ve se claramente. Um segundo depois será que esta em linha ?? Eu sou do Sporting mas temos de ser honestos que o lance não dá para ver se está fora de jogo ou não, mas para mim é fora de jogo.
Para os ignorantes
2017-10-28 08h17m por miguelangelog
Para esses que questionam a decisão do VAR, é preciso haver a certeza absoluta que está em fora de jogo para poder anular o golo. . . e como essa imagem não existe, (Sim, eu não consigo dizer se ele está ou não e mesmo que tracem a linha duvido muito que alguém consiga ter 100% de certeza disso) é válido.

Mas os papagaios que se lembrem do primeiro jogo da época com o Seferovic fora da imagem. . . a decisão é baseada no mesmo. Isto já funciona no futebol americano há anos, ...ler comentário completo »
RA
Var!?
2017-10-28 06h56m por rarva
porque tao ai individuos a falar do var!?!??!?!? o golo foi bem invalidado!!!!!!
RA
Banho tactico do Rio ave
2017-10-28 06h54m por rarva
Ja tinha visto o Rio ave contra porto e benfica, sabia bem o que nos esperava. . . Que equipe de qualidade esta do rio ave. . . bons de bola. . . bem organizados. . . nao deram hipotese ao sporting. . . valeu a qualidade individual dos jogadores do spc. . . apesar do melhor jogo de equipe do ave. . . a vitoria do SCP valeu pela sua qualidade individual. . . a destacar Patricio. . . monstro. . . e Dost. . . letal.
Pontos suados e dificeis. . . . acima de tudo importantissimo...ler comentário completo »
FU
Senhor VAR
2017-10-28 05h40m por Furiosovp
Isto de ajudar o Bas Dost é uma maravilha, já foi o Setúbal, agora o Rio Ave, já percebi pra que é que o VAR chegou!
Jogo
2017-10-28 03h32m por Freamunde1933
Rio Ave esteve foi melhor no geral do jogo, foi sempre mais perigoso e merecia algo mais em termos de resultado. O Sporting acaba por marcar o golo da vitória imediatamente após o Rio Ave falhar quase escandalosamente o golo. É caso para dizer que o Rio Ave não marcou porque Guedes não quis e Rui Patrício, o melhor em campo, não deixou. Um enorme Rui Patrício, top 5 mundial neste momento!! Quem não marca sofre e o Sporting acaba por marcar num lance duvidoso
pedro98fcp
2017-10-28 01h15m por JOTAONE1
Vou-te responder apenas ao jogo do SCP.

Foi um jogo bem jogado e bem disputado, num terreno tradicionalmente difícil para qualquer clube da primeira liga!

O Rio Ave não vende a derrota barata, e para venceres, tens de suar e sofrer muito!

E o SCP soube ser humilde e trabalhador!

Trabalhou durante os 90m e foi um justo vencedor! Quanto ao Rui Patrício, ele está lá para trabalhar e defender! Essa é a sua tarefa no jogo!

...ler comentário completo »
SA
CFEA32
2017-10-28 00h57m por Saraiva313
O termo rioavista é usado pelos adeptos. Como adepto do rio ave posso-te garantir que muita gente usa esse termo.
O golo de Bas Dost
2017-10-28 00h48m por JOTAONE1
Honestamente parece estar em linha, portanto o golo é legal e justo!

Engraçado que o Benfica já está a chorar por causa deste golo. . . é uma tristeza este futebol português e estes dirigentes!!

Na semana passada com o mergulho do Pizzi nas Aves, não vi nenhum dirigente do Benfica falar sobre esse penalty inventado!!

TRISTES DIRIGENTES!
Sporting_Rio Ave
2017-10-28 00h42m por dani321
Rio Ave claramente superior ao Sporting em termos de qualidade futebolística praticada, tendo em conta a diferenca de potencial conhecido das duas equipas, contudo, Rio Ave merecia ganhar e não seria por um ou dois.

Lance bem anulado ao Bruno Fernandes.

Lance do golo do Sporting, só vi uma repetição que não é esclarecedora, ainda para mais o angulo da repetição que vi não foi o melhor, mas dou o benefício da duvido e caso estivesse fora de jogo acho que ser...ler comentário completo »
O JOGO
2017-10-28 00h41m por JOTAONE1
Apenas vou colocar uma questão, o primeiro golo anulado ao Bruno Fernandes, o VAR foi super rápido a decidir. Mas na semana passada na vila das Aves, o VAR avariou, quando foi o mergulho do Pizzi!

Mas para anular golos ao SCP NINGUÉM TEM DÚVIDAS!

Vitória justa do SCP num terreno muito difícil de vencer!

Parabéns ao SCP! Foi um justo vencedor!

Cumpts
Valdo_O_N10
2017-10-28 00h38m por 4lfredo
Sim, por acaso gostava de ver o Alexis Sánchez no Man. United, mas curiosamente do que se fala mais é que o Ozil possa ir para o Man. United. Quanto ao Arsenal, sim também acho que o Ward Prowse e o Redmond seriam duas boas contratações.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Na partida entre Deportivo e CD Arenteiro (2-2), jogo a contar para a jornada 34 do terceiro escalão do futebol espanhol, e com os três guardiões indisponíveis (!), Diego ...