placardpt
    Portugal despede-se do Europeu feminino

    Ainda deu para sonharmos todos juntos até ao fim...

    2017/07/27 21:37

    Ao terceiro jogo da fase de grupos, a seleção portuguesa despediu-se de uma histórica primeira participação no Campeonato da Europa de futebol feminino. O último adversário, a poderosa Inglaterra, deixava as portuguesas cientes de que seria muito difícil dar um novo capítulo a esta odisseia pela Holanda, mas o apuramento esteve vivo até ao final, até porque graças ao resultado do outro encontro do grupo, Portugal chegou mesmo a estar em posição de seguir em frente na prova.

    Arranques em falso

    Os arranques em cada uma das partes acabariam por deitar tudo a perder para a seleção portuguesa, que de resto conseguiu dar luta ao adversário ao longo do encontro. Mas o início do encontro, desde logo, tornou tudo muito complicado, devido a um raro erro da guarda-redes Patrícia Morais. Logo aos sete minutos, a guardiã aliviou mal e entregou a bola Duggan, que colocou a bola por cima da guarda-redes lusa e deixou desde logo a Inglaterra em vantagem.

    Parecia que poderia terminar cedo a luta portuguesa, mas mesmo perante uma boa estratégia das inglesas uma jogada bem construída por Portugal no ataque recolocou a equipa das quinas na luta pelos quartos. Um grande passe de Cláudia Neto encontrou Diana Silva pela direita, o primeiro cruzamento da avançada não passou pela defensiva inglesa mas à segunda tentativa a bola chegou mesmo a Carolina Mendes, que encostou e celebrou o seu segundo golo na prova.

    ©UEFA

    Sonhava-se de novo. Pouco tempo depois, Diana Silva voltava a cruzar em busca de Carolina Mendes, que por pouco não conseguiu encostar para o que poderia ter sido a reviravolta. E além disso, do outro jogo chegariam boas notícias. A Escócia conseguira marcar diante da Espanha antes do intervalo, pelo que na conjugação de resultados que se verificava no momento, Portugal estava em posição de seguir para os quartos-de-final.

    De cabeça erguida até ao apito final

    Tal como no primeiro tempo, uma arrancada menos conseguida de Portugal no segundo permitiria à Inglaterra voltar a saltar para a frente do marcador. Nikita Parris, com uma grande arrancada numa jogada individual, passeou entre as defesas portuguesas e finalizou por baixo das pernas de Patrícia Morais. Nestes momentos, sim, sentia-se a tal superioridade inglesa, tantas outras vezes atenuada graças à capacidade de luta das portuguesas.

    ©UEFA

    Ao contrário do primeiro golo, e talvez devido à fadiga que já se começava a sentir, a reação de Portugal ao segundo tento das inglesas não foi suficiente. A Inglaterra mantinha o controlo do jogo e raramente dava espaços que as lusas pudessem aproveitar. Surgiam problemas físicos - Patrícia Morais esteve durante algum tempo a ser assistida no relvado - e quando Portugal conseguia pegar na bola, não passava além da linha defensiva adversária.

    De livre direto, Dolores Silva fez a bola passar perto da baliza inglesa e reacendeu a esperança - a Escócia continuava a vencer... - mas não foi possível fazer mais. O último suspiro do encontro trouxe ainda uma última ocasião, defendida pela guarda-redes inglesa.

    Foi de cabeça erguida que Portugal entrou neste Europeu e foi de cabeça erguida que saiu. Com duas derrotas, sim, mas com uma histórica primeira vitória que ninguém nos pode tirar e com a crença de que o futebol feminino do país tem tudo para continuar a crescer.

    U Quinta, 27 Julho 2017 - 19:45
    Koning Willem II Stadion
    Kateryna Monzul
    1-2
    Carolina Mendes 17'
    Toni Duggan 7'
    Nikita Parris 47'
    Koning Willem II Stadion
    Lotação14 500
    Medidas102x65
    Inauguração1995
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Lances Capitais
    GOLO Inglaterra!
    Toni Duggan marca
    Toni Duggan marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    17´
    GOLO Portugal!
    Carolina Mendes marca
    Carolina Mendes marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    47´
    GOLO Inglaterra!
    Nikita Parris marca
    Nikita Parris marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave
    Minuto 48: A inglesa Nikita protagonizou um grande lance individual e finalizou perante Patrícia Morais. Portugal havia conseguido reagir ao primeiro golo, mas depois do segundo das inglesas tornou-se muito difícil reentrar na discussão do encontro.
    O Árbitro
    Pouco a apontar à equipa de arbitragem, que soube lidar com os momentos de maior agressividade no segundo tempo e puniu as jogadores de forma sensata.
    O Melhor
    Olhos nos olhos
    A seleção inglesa era dada como massivamente favorita diante da estreante seleção lusa, mas as comandadas de Francisco Neto mostraram mais uma vez a capacidade de superação que lhes é característica. Mesmo com problemas físicos no encontro, Portugal lutou sempre olhos nos olhos com o adversário e apenas pela margem mínima saiu derrotado.
    O Pior
    Um erro madrugador
    A guarda-redes portuguesa Patrícia Morais protagonizou o lance menos feliz do encontro, ao aliviar a bola para uma avançada inglesa logo no arranque. Foi aí que surgiu o primeiro golo das inglesas.
    Forma
    Portugal
    2017/2018
    Inglaterra
    2017/2018
    Sabia que...by playmaker stats
    A seleção feminina de Portugal está afastada dos 1/4 de final do Euro 2017 apenas na diferença de golos (3 pontos, dif. -2 golos)
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    INGLATERRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Portugal
    2017-07-28 10h52m por TheFCPorto
    Se não fosse aquele segundo golo anedótico da Inglaterra, Portugal estaria nos quartos de final contra uma seleção também ela estreante e com a qual poderia perfeitamente discutir o jogo e a passagem para as meias-finais (!), a Áustria.
    Portugal
    2017-07-28 10h43m por moumu
    Deixaram tudo em campo e o apuramento escapou por pouco, muitos parabéns!
    NO
    morrer na praia
    2017-07-28 10h20m por notaartistica
    mas cair de pé e com a cabeça bem levantada e com orgulho pelo que foi feito. foi pena o treinador não ter arriscado tudo mais cedo mas de qualquer maneira a historia já ninguém apaga. uma equipa que ninguém dava nada por ela, que era previsto que fosse o saco de pancada de toda a gente e que mostrou que quando há vontade e esforço, as coisas boas acabam por acontecer. foi pena , faltou apenas um golo, ate a escocia ajudou mas não deu para mais. contra a falta de experiencia valeu o esfo...ler comentário completo »
    What. . ?
    2017-07-28 01h38m por FinalFantasy
    Escrevi umas 20 linhas e só apareceu a última ? LOL
    Oh well.
    Arshavin_10
    2017-07-28 01h38m por FinalFantasy








    Agora dizer que uma equipa masculina ou feminina é uma [. . . ] , é apenas de baixo nível e ridículo.
    FinalFantasy
    2017-07-27 23h29m por BetrayalKiller_SLB
    Palmas pelo teu comentário! É assim mesmo. Temos que defender a igualdade e o respeito.

    Estas pessoas com este tipo de mentalidade dão-me arrepios, pois sei que vivo numa sociedade com pessoas como estas!
    Arshavin_10 Que não me perdoem
    2017-07-27 23h26m por FinalFantasy
    Os gajos como tu, mas tanto esses comentários, como alguns jogos de seniores masculinos, são umas valentes fezes.

    Quando têm a papinha toda feita, ganham rios de dinheiro comparando com o feminino e ainda assim conseguem ser bem piores e não fazem 1/5 do esforço, nem têm 1/20 de ajuda(s), isso sim, é uma verdadeira necessidade fisiológica de carácter sólido, a descair para o líquido ( principalmente mental )

    pedro98fcp
    2017-07-27 22h41m por avintes_31
    Peço que a proxima qualificação seja para o mundial
    GerrardandRonal dinho
    2017-07-27 22h30m por avintes_31
    Nao diria melhor
    Uma pena. . . .
    2017-07-27 22h23m por GERRARDandRONALDINHO
    Francisco Neto não esteve para arriscar mais, à boa maneira dos seleccionadores portugueses, para mal desta seleção. . .

    Grande destaque para as laterais Dolores e Ana Borges que se exibiram a um nível altíssimo nesta "final" - teriam com certeza lugar em selecções de maior craveira. Uma menção honrosa também para Diana Silva que esteve incansável no ataque - não merecia NÃO poder dar o seu contributo até ao fim e ser substituída. Claramente a jogadora mais perigosa de Portug...ler comentário completo »
    Portugal
    2017-07-27 22h00m por arturm99
    Sem dúvida uma incrível prestação da nossa seleção mas a verdade é que até ao fim estive a sofrer e esperançado! Neste nível não se podem cometer erros desta dimensão. . . Dois golos perfeitamente evitáveis que acabaram por não permitir a presença na próxima fase! É necessário trabalhar-se muito os duelos aéreos e precisamos de centrais de maior qualidade. . . Mas os meus parabéns sinceros
    Ja agora, alguém me sabe dizer o pq de Portugal ter ficado em quarto lugar no grupo?
    Futebol feminino
    2017-07-27 21h51m por Arshavin_10
    Que me perdoem os seus defensores, mas o futebol feminino é uma valente mer*da. A sério é mau demais
    Parabéns!
    2017-07-27 21h49m por clorofila
    Foi uma memorável estreia numa prova internacional a valer e espero que o futebol feminino não páre de crescer.
    Francisco Neto
    2017-07-27 21h40m por avintes_31
    Confesso que aquelas palavras no fim do jogo me fizeram deitar uma lagrima.
    E faço dele as minhas palavras.
    Orgulho nestas meninas que honraram da melhor maneira o nosso país. E quando ninguém dava um tostão por esta equipa estivemos a um golo, sim um golo da próxima fase.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Técnico insatisfeito com empate
    Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, analisou o empate diante do Sporting (2-2) numa partida em que os portistas deixaram escapar a vantagem de dois golos num ...