placardpt
FC Porto deu a volta ao Rio Ave

Alex Telles tem remédio para dores de cabeça

Um grande Rio Ave pintou de negro o cenário no Dragão, só que uma equipa com uma alma cada vez maior deu o colorido pretendido ao arcador com muito do pintor Alex Telles (três assistências), alcançando uma suada vitória que mantém a pressão azul e branca sobre o líder. 

O bem que um golo faz...

Dizer que o golo de Felipena sequência de uma bola parada, aconteceu contra a corrente do jogo pode parecer exagerado, até porque mesmo antes Corona se tinha isolado na primeira grande oportunidade do jogo. Mas claramente não estavam os dragões a dominar, diante de um Rio Ave que se apresentou de forma muito positiva e aberta.

Sem medo de ter a bola, com um Rúben Ribeiro a arquitetar jogo, a turma de Luís Castro foi bastante capaz de assumir as despesas do encontro, com defesa subida e bom envolvimento da equipa numa missão de elogiar, com mais bola no chão do que no ar - não tem sido habitual no Dragão.

Corona e Pedrinho saíram lesionados ©Global Imagens / Pedro Correia
O golo fez bem à equipa portista, que serenou e soube fazer com mais qualidade aquilo que o jogo ditava: explorar as costas da subida defesa rioavista e também as faixas, já que Nadjack demorou a acertar e, do outro lado, a mexida forçada pela lesão de Pedrinho (para entrar o estreante Bruno Teles) sugeriu um período de adaptação.

Diogo Jota fê-lo com sucesso na movimentação e infelicidade na finalização (trave) e Corona também ensaiou alguns bons movimentos. Só que, reforçamos, o mérito do Rio Ave era enorme. Fantástica postura dos visitantes, que não se deixaram afetar pela desvantagem e que a repuseram num golo com alguma sorte à mistura, mas que ajustou o resultado ao intervalo em relação ao que se tinha passado.

O cenário agravou-se a abrir o segundo tempo. Miguel Layún fez penálti, Roderick converteu-o e a bancada ficou apreensiva até nova bola parada dar em golo: depois de Felipe, Marcano também correspondeu bem a novo centro de Alex Telles.

Danilo foi a alma

Marcano fez mais um ©Global Imagens / Ivan Del Val
Embalados pelo redobrado ânimo que cresceu na plateia, os jogadores portistas não perderam o embalo e chegaram logo depois a nova vantagem. Como? Bola parada, Alex Telles a bater e Danilo a fazer o mesmo que os centrais. Isto numa altura em que Nuno já tinha abandonado o 4x3x3 e optado pelo mais regular 4x1x3x2, com Rui Pedro ao lado de André Silva.

Nem por isso o 3x2 melhorou a qualidade de jogo dos portistas (que não foi boa neste encontro), só que o estado anímico superou tudo isso, com um gigante Danilo no miolo e uma defesa competente e que foi apagando os fogos que se abriam do lado direito, onde Gil Dias explorava ao máximo a adaptação de Herrera a lateral.

Por isso, só quando Rui Pedro fazer o último, perto dos 90, é que houve um verdadeiro sentimento de que a vitória já não escapava, até porque, um minuto antes, Marcelo ficou a centímetros do empate. O azar de outros jogos foi a sorte (e a competência) deste.

U Sábado, 21 Janeiro 2017 - 16:00
Estádio do Dragão
Jorge Sousa
4-2
Felipe 18'
Iván Marcano 55'
Danilo Pereira 62'
Rui Pedro 88'
Hélder Guedes 35'
Roderick Miranda 49' (g.p.)
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 18
Lances Capitais
18´
GOLO FC Porto!
Felipe marca
Felipe marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
35´
GOLO Rio Ave!
Hélder Guedes marca
Hélder Guedes marca o seu 4º golo na prova (15 jogos)
49´
GOLO Rio Ave!
Roderick Miranda marca
Roderick Miranda marca o seu 2º golo na prova (18 jogos)
55´
GOLO FC Porto!
Iván Marcano marca
Iván Marcano marca o seu 4º golo na prova (17 jogos)
62´
GOLO FC Porto!
Danilo Pereira marca
Danilo Pereira marca o seu 2º golo na prova (15 jogos)
88´
GOLO FC Porto!
Rui Pedro marca
Rui Pedro marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 55: Antes que a ansiedade se apoderasse dos jogadores, e numa altura em que o Rio Ave, em vantagem, estava confortável, Marcano subiu à área para restabelecer a igualdade e devolver a confiança à equipa.
O Árbitro
Critério largo de Jorge Sousa, que conduziu bem uma partida muito mexida. Decidiu bem na grande penalidade, só que não foi feliz no auxílio, já que o assistente que acompanhou o ataque do FC Porto na primeira parte não viu o adiantamento de Felipe no primeiro golo e viu mal um fora de jogo (que não existe) de Corona, que ficava em posição privilegiada.
O Melhor
Mágico pé esquerdo
Fantástico Alex Telles nas bolas paradas. O brasileiro está cada vez melhor nesta matéria e, com precisão (e perícia dos colegas), colmatou a falta de jogo jogado da sua equipa. Três assistências chegam para esta distinção - se bem que Danilo ficou perto.
O Pior
Miguel Layún
Não correu bem o regresso do mexicano à competição. Com natural falta de ritmo, o número 21 não conseguiu dar profundidade à equipa a atacar e mostrou também debilidades a defender, como demonstra o lance da grande.penalidade. Nuno optou pela sua saída e adaptação de Herrera ao lugar, o que diz muito.
Forma
FC Porto
2016/2017
31J
17V
11E
3D
52-15G
Rio Ave
2016/2017
25J
9V
7E
9D
30-31G
Sabia que...by playmaker stats
2.ª derrota consecutiva do Rio Ave, num total de 4 jogos sem vencer no campeonato
Rio Ave perdeu pela 1.ª vez em casa do FC Porto tendo marcado 2 golos (1V 1E 1D)
O Rio Ave marcou 2 golos em casa do FC Porto 20 épocas depois (2x2 em 1996/97)
A última equipa a marcar 2 golos no Dragão e a perder tinha sido o União, na época passada
4.ª vez que o FC Porto marcou 4 + golos num jogo esta época (Nacional, Leicester, Feirense e Rio Ave)
O FC Porto marcou 4 golos em casa no campeonato no Dragão pela 1.ª vez esta época
9.ª vitória em 10 jogos em casa para o FC Porto no campeonato
O FC Porto passou a ser a equipa com mais golos marcados por defesas neste campeonato (7)
FC Porto não perde frente ao Rio Ave há 26 jogos (última derrota em 2004)
41 pontos à 18.ª jornada: o FC Porto apresenta agora o melhor registo pontual das 4 últimas épocas
15.º jogo sem perder do FC Porto no campeonato, melhorando o seu melhor registo da época passada

Fotografias(35)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
dinda
2017-01-22 02h34m por dragaoazul_18
O Ghilas podia ser um caso serio, tem fisico, boa finalização , bom remate ! Mas quando a cabeça não está no sitio, não vale a pena. é Deixa-lo ir.

O jogador que mais me dá pena é o Quintero pois tinha tudo para ser um craque. . mas perdeu-se porque quis.

O Gonçalo está no sitio certo, com o treinador certo. O melhor tempo dele foi precisamente com o Castro e tenho a certeza que ele irá po-lo a render.

dragaoazul
2017-01-22 02h28m por dinda
Sim mas o Gonçalo precisa de ser aposta aqui no Porto, caso contrario vsmos perder um jovem de grande potencial. Espero que este empréstimo lhe corra muito bem!

O Ghilas esta morto para o futebol. O Porto ja podia e devia te-lo emprestado a uma equipa decente para tentar recupera-lo. . .
dinda
2017-01-22 02h24m por dragaoazul_18
o Gonçalo teve muito tempo parado, precisa de jogar . E de se esforçar nos treinos. Conheço quem já jogou com ele e ele é preguiçoso .

O Ghilas só queria noite e tambem pouco se estava a marimbar nos treinos. E acho que foi isso que o queimou. Fartei me de o ver na noite juntamente com o Quintero e o Kelvin naquela altura ( o mesmo motivo que queimou o sucesso do ghilas no Porto), mesmo em dias após e antes dos jogos todos contentes e felizes, mesmo o Porto estando a fazer...ler comentário completo »
dragaoazul
2017-01-22 01h59m por dinda
O Ghilas nao foi aposta de Lopetegui e neste momento claro que nao serve, esta morto para o futebol. Mas fez uma boa época sendo suplente de Jackson, nao entendi a sua dispensa.

Bueno e bom jogador e ja vi que tem qualidade, mas preferiram ficar com o Deus Adrian
dragaoazul
2017-01-22 01h56m por dinda
Pois! E este tipo de gestão que nao entendo. . . Emprestam-se jogadores que sao necessários para compor o plantel!

Eu se mandasse faria regressar Gonçalo Paciencia e Hernani imediatamente. E so iria ao mercado se houvesse algum jogador que desse garantias. . . Para flops ja chega o que temos aqui! Ha que comprar pouco mas bem
dinda
2017-01-22 01h56m por dragaoazul_18
o Aboubakar queria sair do Porto já no final da epoca passada. Pelo menos era o que dava a entender. o Ghilas é pessimo. O Bueno acho que se encaixava mas ta a fazer uma epoca muito pobre em espanha, tem apenas 7 jogos a titular no Granada. . .
dragaoazul
2017-01-22 01h51m por dinda
Aguardemos a chegada de alguém para PL para ser alternativa a Andre Silva, ou para poderem jogar os dois em simultaneo, soltando mais o AS, que tem características para esse estilo de jogo.

Mandamos embora Aboubakar, Ghilas, Bueno. . . Poderiam ter sido testados no inicio da epoca
dinda
2017-01-22 01h48m por dragaoazul_18
O Hernani quando esteve no Porto, sempre jogou bem ! Nunca percebi muito bem a sua dispensa. . Lembro me num jogo, acho que foi contra o Paços no tempo do Lope que ele jogou a titular , marcou um golo e fez um grande jogo !

Mas duvido muito que regresse. . . Cá para mim ainda vamos buscar mais um "soares" a algum clube xD
dinda
2017-01-22 01h46m por dragaoazul_18
Foi uma boa coisa que referencias-te sim senhora!

A entrada do André André ( foi um tampão no meio campo ) e do Rui Pedro foram decisivas na vitoria do Porto ! Continuo achar que deveria ser essa dupla, com o André silva a fazer de 2º avançado e o Rui Pedro lá na frente. Gosto muito do Jota mas tem vindo a cair a pique. .
quanto aos extremos
2017-01-22 01h44m por dinda
Eu ja me dava por contente que regressasse o hernani. E um bom jogador e ja esta adaptado. E esquedino e joga bem nos dois flancos. . . Nao pensava 2x. . .

Por enquanto e apostar mais no João Carlos Teixeira, que tem feito pela vida e ja mostrou que pode ser util.
dragaoazul
2017-01-22 01h39m por dinda
Sim, a entrada do AA poderia ser ineficaz num jogo contra um autocarro. Mais uma vez dou o merito ao treinador por ter feito essa leitura. . . Percebeu o contexto do jogo, e que com mais um medio ia ter mais bola e por sua vez ia controlar o jogo. E isso viu-se nas oportunidades de golo, o Porto teve bem mais. . .

Ja por isso e que ele é que é o treinador do clube e nos somos meros adeptos. . .
dinda
2017-01-22 01h31m por dragaoazul_18
Concordo com a tua analise do NES ter ganho o jogo no banco ! E de facto o Herrera joga melhor a DD que a medio !

A unica coisa que não concordo, é da parte do Kelvin. Com a saida do Corona perdemos completamente a capacidade de esticar o jogo e vi o Porto totalmente afunilado no meio, mais do que costume. A nossa sorte é que o Rio Ave veio para ganhar e com isso as linhas deles estavam sempre subidas o que permitiu maior facilidade a circular a bola. Valeu pelo Telles inspir...ler comentário completo »
Faltou referenciar
2017-01-22 01h26m por dinda
A arbitragem deste jogo, onde Layun deveria ter sido expulso. Possivelmente este jogador recebeu alguma proposta para sair e hoje jogou assim como forma de protesto! A ver vamos o seu rendimento durante os próximos jogos.

O primeiro golo do Porto e de dificilima analise para os árbitros, embora me pareça offside depois de rever o lance na tv.
Porto
2017-01-22 01h17m por dinda
Hoje nao posso dizer que fizemos um bom jogo. Fomos por muitas vezes nos a equipa pequena, com o Rio Ave a tomar a iniciativa. Tivemos a sorte do jogo e a eficácia que faltou noutros jogos. E no meu entender este jogo foi ganho no banco de suplentes, por Nuno Espirito Santo, apesar de infelizmente ninguém lhe ter dado o devido credito hoje.

Ora vejamos: Colocou AA no momento exacto, ao contrario do que todos desejariam(ao intervalo todos queriam Kelvin para o lugar de Coro...ler comentário completo »
AD
Não gostei
2017-01-22 01h14m por Adepto
Não jogamos nadinha.
Mais uma vez os nossos centrais a resolver.

HERRERA não percebo, não acrescenta nada.


Jota e AS são bons jogadores, mas tem custado pontos as suas idades.
Falham muito, mas é o que temos.

Nota: ANDRÉ e Teixeira entraram muito bem
Grande exibição. Fiscais de linha fracos
2017-01-21 22h53m por PapaVelhinhas
Ficais de linha muito maus. O critério de arbitragem foi relativamente consistente em deixar jogar.
No entanto nao podemos deixar em claro os 4 foras-de-jogo muito mal assinalados.
3 a favor do Porto e 1 contra o Porto.

2 dos foras de jogo iam dar golos claríssimos. especialmente a do corona.
MI
Grande lata !
2017-01-21 22h51m por MindDragon
Ganham campeonatos a jogar com 14 e na maior parte dos jogos acabaram a jogar contra 9/10 adversários . Agora que o FCP encontra-se no melhor momento destes ultimos 3 anos vejo que os kikinhas estao muito preocupados com as arbitragens . Tenham medo , tenham muuuuito medo !
pedro98fcp
2017-01-21 22h20m por ACastro6
eu começo a ficar contente, qnd eles se demonstram tao preocupados com uma equipa que nao pratica futebol nenhum, ja sabemos como e que estamos. . .
pedro98fcp
2017-01-21 22h17m por ACastro6
fala baixo, nao queres que eles pensem isso do Jonas. . . um penalty tao claro. .
a serio
2017-01-21 22h09m por ACastro6
adoro mesmo ver os benfiquistas a falar de arbitragem e a mostrar preocupaçoes nos jogos do porto, e do melhor
elvioboy
2017-01-21 22h05m por ACastro6
LOL e o Porto tem culpa que os outros sejam expulsos? eles e que se poem a jeito nos nao temos culpa olha que esta agora. . . ai e tal o Porto foi prejudicado contra o Paços porque o guarda redes defendeu muito. . . assim nada pah. . .

Por amor de deus. . . ouço com cada uma. . .
Filipe
2017-01-21 21h55m por Cuitte
Devia ter sido expulso no inicio do jogo depois daquela entrada com os pitões e nem amarelo levou.
No segundo golo, o Filipe está em fora de jogo, mas é no limite e nestas situações é aconselhado o arbitro deixar jogar, por isso entende-se.
EX
elvio
2017-01-21 21h15m por Exterminador_Divinal
gostava de saber aonde o porto foi beneficiado contra o paços de ferreira já que és um expert na matéria também deves saber muito bem como se ganha com ajuda do apito
EX
Gloriosovp
2017-01-21 21h14m por Exterminador_Divinal
Sabes bem como é ganhar sem saber como. Mas no fim dizes algo acertado o que interessa são os 3 pontos.
EL
ACastro6
2017-01-21 21h11m por elvioboy
Porto foi beneficiado nas ultimas 3 jornadas. . . Porto é unico dos 3 grandes que jogou contra Feirense desde os minutos 3, com mais 1 em campo. . . é unico dos 3 grandes que contra Braga jogou segunda parte toda com mais 1 em campo, e contra o Morreirense jogou outra vez com mais 1 em campo toda segunda parte. . . Jorge Sousa nos classicos Benfica vs Porto, sempre beneficiou o Porto. Único jogo que o Jorge Sousa atuou em caso de dúvida beneficiou o Benfica foi este ultimo jogo do Benfica...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Brasileiro
Após momento delicado
Foram tempos duros ao leme do Corinthians, mas a vitória conquistada no último domingo deu outro alento. Após bater o Fluminense por 3-0, António Oliveira criticou as ...