placardpt
Benfica segue para as meias

A lei do mais forte

2017/01/18 22:22

O Benfica segue para a meia-final da Taça de Portugal. Com golos de Pizzi, André Almeida, Jonas e um hat-trick de Mitroglou, os encarnados deixaram o Leixões pelo caminho, que marcaram dois golos por intermédio de Porcellis. O Estoril Praia é o adversário que se segue. 

Três de uma só vez

Apoio incondicional
Nota de destaque para os adeptos do Leixões que apoiaram a equipa do primeiro ao último minuto, fazendo-se ouvir no Estádio da Luz.

Com uma noite gelada na capital de Lisboa e, consequentemente, com menos adeptos nas bancadas do Estádio da Luz, foi Pizzi que começou a goleada. Depois de Zivkovic ter perdido uma boa oportunidade para uma defesa atrapalhada de Assis, o jovem português inaugurou o marcador (21'). 

Sem dificuldade, o Benfica impunha o seu jogo, perante um Leixões sem armas, permissivo e que concedia cada vez mais espaço. Fazendo pouco mais do que tentar impedir o tricampeão de progredir no campo. Mas mesmo assim, sem grande sucesso nesse capítulo. Até porque os golos continuaram a surgir. 

Na sequência de um livre, André Almeida fez o 2x0 (31') e, em menos de dez minutos, Jonas voltou a marcar na Taça de Portugal, na recarga de um corte da defesa do Leixões a um remate do grego Mitroglou. 

Porcellis por todos

A vencer por 3x0 e, completamente, por cima no encontro, pouca coisa poderia tirar os comandados de Rui Vitória das meias-finais da prova rainha. No entanto, Porcellis mostrou que o Leixões não foi à Luz só para ver jogar. Contra a maré do jogo e, aproveitando alguma distração que o conforto no marcador trouxe à equipa da casa, o brasileiro de 29 anos não vacilou perante Júlio César e fez o 3x1 (44'). 

Daniel Kenedy aproveitou o golo ao cair do primeiro tempo e, no reatamento, tirou André Salvador e colocou Chiquinho, trazendo outra dinâmica à equipa: mais atrevimento e dinâmica ofensiva. Uma grande penalidade de Belly sobre Zivkovic, convertida por Mitroglou (60'), abanou o melhor momento do Leixões na partida. 

A resposta de Mitrog(o)lou

O quarto golo voltou a trazer mais conforto à defesa encarnada e Porcellis, novamente com Fati como cúmplice, voltou a não desperdiçar e, aos 68 minutos, fez o 4x2. Na resposta, aproveitando uma grande jogada de Zivkovic, Mitroglou aproveitou para bisar (71'). 

A equipa de Matosinhos nunca atirou a toalha ao chão, mas a verdade é que começava a faltar pernas para lutar. Já o tricampeão nacional geria a vantagem de forma inteligente, continuando sempre a procurar a baliza de Assis mas sem comprometer a baliza de Júlio César - que pouco interveio no jogo. Ao cair do pano, Mitroglou ainda teve tempo para fazer o hat-trick

U Quarta, 18 Janeiro 2017 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Gonçalo Martins
6-2
Pizzi 21'
André Almeida 31'
Jonas 38'
Kostas Mitroglou 60' (g.p.) 71' 90'
Rafael Porcellis 44' 67'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseQuartos-de-Final
Lances Capitais
21´
GOLO Benfica!
Pizzi marca
Pizzi marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
31´
GOLO Benfica!
André Almeida marca
André Almeida marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
38´
GOLO Benfica!
Jonas marca
Jonas marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
44´
GOLO Leixões!
Rafael Porcellis marca
Rafael Porcellis marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
60´
GOLO Benfica
Kostas Mitroglou marca de grande penalidade!
Kostas Mitroglou marca o seu 5º golo na prova (4 jogos)
67´
GOLO Leixões!
Rafael Porcellis marca
Rafael Porcellis marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
71´
GOLO Benfica!
Kostas Mitroglou marca
Kostas Mitroglou marca o seu 6º golo na prova (4 jogos)
90´
+1
GOLO Benfica!
Kostas Mitroglou marca
Kostas Mitroglou marca o seu 7º golo na prova (4 jogos)
A Chave
21' - Pizzi abriu o marcador e começou a goleada no Estádio da Luz. 
O Árbitro
Gonçalo Martins carimbou uma exibição com alguns erros, principalmente no capítulo da disciplina. Aos 51 minutos, num lance dividido entre Jonas e Wellington, ficou um cartão vermelho por mostrar ao brasileiro. Já aos 59 minutos, Gonçalo Martins marcou, corretamente, uma grande penalidade a favor do Benfica. 
O Melhor
Mitroglou
O grego fez dupla com Jonas na frente e marcou dois golos, esta noite, na Luz. Muito bem contextualizado com a equipa e rápido na desmarcação, Mitroglou fez três dos cinco golos: marcou os três últimos golos da equipa. 
O Pior
Carrillo
Rui Vitória apostou em Carrilo no onze inicial, no entanto, o peruano não respondeu da melhor forma. Continua a faltar-lhe dinâmica, vertigem e velocidade, mantendo as mesmas dificuldades em se entrosar com a equipa. 
Forma
Benfica
2016/2017
31J
23V
5E
3D
74-24G
Leixões
2016/2017
28J
7V
10E
11D
26-32G
Sabia que...by playmaker stats
A última equipa de escalão secundário a marcar 2 golos em casa do Benfica na Taça Portugal tinha sido o Régua, em 1977/78 (7x2)
Mitroglou isolou-se como melhor marcador da Taça Portugal: 7 golos
2.ª vez esta época que o Benfica marca 6 golos, ambas na Taça de Portugal (Marítimo, Leixões)
3 épocas depois, o Benfica volta a disputar as meias-finais da Taça de Portugal

Fotografias(40)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
LEIXÕES

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Tarik10
2017-01-19 14h53m por Matheorist
Repara, eu não peguei numa teoria qualquer. Peguei numa que pretensamente se fundamenta na questão de "improbabilidade" para chegar a uma especulação teórica (chamar-lhe teoria é dar-lhe demasiado crédito). Quase todas as teorias da conspiração, das mais disparatadas às mais pertinentes se baseiam nesta ideia: "é coincidência, queres ver?!". Não quero nada com essa gente.
Tarik10
2017-01-19 14h47m por jpar
Ainda não soube bem o que disse Danilo ao arbitro do jogo em que fostes eliminados da taça da liga. . . .
Nem vejo a propaganda do Porto falar muito nisso. . . por que será. . .
Não interessa falar muito do que vinha no relatório. . .
Pois é. agora não interessa, os árbitros já estão onde vocês querem. . . perdoar penaltis. . . e expulsões a jogadores do Porto. . . e continuar a jogar contra 10. . .
Assim sim, está correto. . . .
JAOF (continuando)
2017-01-19 12h46m por slbmeireles
Ainda não consegui encontrar os dados das épocas anteriores mas tendo em conta só esta, tens aqui os teus dados:

Posse de bola:
Benfica - 59%
Porto - 56, 7%

Remates á baliza:
Benfica - 114
Porto - 116

Onde está essa supremacia toda que tu referes?
JAOF
2017-01-19 12h26m por slbmeireles
Peguei nos ultimos 9 anos (8 e meio visto que este ainda vai a meio), tendo em conta que nesse periodo foram ambas as equipas 4 vezes campeão.

Mas se falarmos das ultimas 3 epocas e meia(contado com esta meia) onde so o Benfica foi campeão, podemos analisar que nesse periodo o Benfica teve 21 penaltis a favor, enquanto o porto teve 28 penaltis a favor, contra ambos tiveram 8.
Parece-me e continuámos sem estar em vantagem neste período.

Acredito que te...ler comentário completo »
Tarik10
2017-01-19 11h40m por slbmeireles
ah agora já não é os penaltis? bem eu digo, quando os factos não estão a vosso favor, toca a arranjar outra teoria que aquela já não conta.

Podias começar por explicar como a tua equipa que segundo um colega teu, "que apresenta os maiores índices ofensivos", durante esta época não marcou golos em 9 jogos que realizou (em todas as competições).
Quando comparado com o Benfica, o mesmo marcou golos em todos os jogos de todas as competições. E apesar de não termos nenhu...ler comentário completo »
Tarik10
2017-01-19 11h35m por Matheorist
Sim, tonta. Tão tonta como aquele tontíssimo argumento dos creacionistas contra o evolucionismo, segundo o qual a evolução não poderia gerar, por exemplo, um olho, por ser tão baixa a probabildiade da natureza conseguir fazê-lo por acaso.
JAOF
2017-01-19 11h11m por slbmeireles
ahahahha
vocês para distorcer as coisas a vosso favor é impressionante

primeiro vem dizer que o Benfica é quem mais penaltis que em cada jogo há um, depois quando confrontados com factos, que comprovam que a equipa que mais penaltis beneficiou nos ultimos 9 anos foi o Porto, mais 12 que o Benfica, e a equipa que menos penaltis teve assinaladas contra si foi o porto com menos 6 que o Benfica, voces sai com novas teorias de que o porto tem o melhor poder ofensivo logo te...ler comentário completo »
Tarik10
2017-01-19 11h09m por Matheorist
Nem apresentei nem tenho paciência para ser apresentado a conspirações. Teorias da conspiração é para gente tonta, não me meto nisso.
Tarik10
2017-01-19 11h00m por Matheorist
É pá, conspirações é na sala ao lado.
Tarik10
2017-01-19 10h44m por Matheorist
Tanto uma como a outra são coincidências, com probabilidade distintas de ocorrerem. Só isto.

No caso do Benfica, não houve coincidência nenhuma, houve um acontecimento que ex-ante tinha uma probabilidade baixa de ocorrer, como é são baixas todas as probabilidade de ocorrer qualquer sorteio particular. E depois?
WE
JAOF
2017-01-19 10h37m por Weezard
"Sim, a estatística dos penaltis é gira. . . só lhe faltou contexto, o que faz uma grande diferença. . . "
Estranho que isso do contexto só seja argumento para o lado do Porto, quando é para o Benfica o argumento é "colinho".
Tarik10
2017-01-19 10h28m por Matheorist
Então, pela mesma ordem de razões, a "coicidência" que detetaste, sendo inédita, também não é coincidência. (Estou só a seguir o teu raciocínio, não sei onde queres chegar com isto. )
Tarik10
2017-01-19 10h17m por Matheorist
Não confirmei (nem me vou dar ao trabalho), mas quase que jurava que nunca houve duas edições repetidas da taça de portugual. Cada uma será delas será portanto uma "grande coincidência".
NO
jogo
2017-01-19 10h14m por notaartistica
nao pude ver o jogo todo, so vi a partir do 1º golo do leixoes. ate cheguei a apanhar um susto porque abro a stream e o leixoes marca logo, so depois é que reparei que já estava 3-1. do que vi, o benfica ainda passou um mau bocado no inicio da 2ª parte, voltou a entrar o facilitismo e se não fosse aquele penalty bem sacado pelo zivkovic (joga muito o moço) as coisas podiam correr mal.
não percebo como é que o leixoes está no lugar que está, eles não jogam nada mal. quanto ao ben...ler comentário completo »
Sportinguista19 76
2017-01-19 10h14m por Matheorist
Não largues a desculpabilite, não. . . é que "Maio está longe", como dizia o teu mui excelso presidente.
Matheorist
2017-01-19 10h07m por Sportinguista1976
a duas mãos, na Luz e no Algarve, é isso??
Tarik10
2017-01-19 10h07m por Matheorist
Consigo. Não é uma grande coincidência, é apenas uma coincidência.
Sportinguista19 76
2017-01-19 09h58m por Matheorist
Ah, ok, admites que o teu argumento era estúpido, tiveste de o emendar.

Quanto à meia-final com o Estoril, não sabes mas eu explico-te: joga-se a duas mãos.
O golo do Jonas. . .
2017-01-19 09h55m por DocSkills
É digno de elogio! grande classe. . .

O Zivkovic é craque. . . e ainda há Cervi, Rafa, Guedes e Sálvio
Matheorist
2017-01-19 09h54m por Sportinguista1976
jogaram com uma equipa da I divisão em casa. O resto foi 1º Dezembro (3ª Divisão) em campo neutro, Real Massamá (3ª Divisão) em Campo Neutro, Leixões (2ª Divisão) em casa, e agora com o Estoril? Será que vão jogar no algarve??
Sportinguista19 76
2017-01-19 09h48m por Matheorist
A síndrome de da desculpabilite crónica voltou a atacar, hein?

O SLB jogou contra 1 equipa da 1ª liga, o SCP jogou apenas mais 1. Faz toda a diferença, não é?
. . .
2017-01-19 09h43m por Sportinguista1976
só jogam contra equipas da 2ª e 3ª divisão!
Digicult
2017-01-19 09h17m por Matheorist
Sobre o Carrillo:
1. Sim, talvez tinha sido um dos seus melhores jogos no SLB, e ainda assim foi dos piores em campo, o que diz tudo sobre o seu rendimento.
2. Não abdicou de nada para estar no SLB, abdicou de muito foi para ficar livre e ganhar ainda mais.
3. Tens razão ao dizer o Benfica tem de ter alguma paciência com um jogador que esteve quase 1 época inteira sem competir. O problema é que não sabemos onde é que isso acaba e começa o laxismo.
DI
Ta bom
2017-01-19 06h59m por Digicult
Zivkovic uma maquina o Benfica a que nao quer acelerar processos mas para mim è melhor que Gaitan para a próxima época vai estar muito forte certamente.
Carrillo fez o melhor jogo da época e começo a acreditar nele nao so fez a assistência para o golo do mitroglou como na primeira parte o golo do Jonas è passe dele para o Mitro rematar.
Abdicou de muito para estar no Benfica e penso que lhe devemos dar esta epoca para voltar a render. . . daqui a um ano (próximo mercado de inv...ler comentário completo »
pedro98fcp
2017-01-19 02h43m por slbmeireles
Sim na liga dos campeões também acho estranho, porque ai envolve muitos milhões.
Mas também pode ser apenas coincidência ou sorte dessas equipas.

Quanto ao Benfica jogar em casa ou não, acho que não mudaria muito o desfecho deste jogo, viu-se claramente que o Benfica controlou o jogo e a equipa adversária do inicio ao fim, notando-se uma clara supremacia a nível de qualidade técnica e táctica.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral