placardpt
V. Guimarães nas meias-finais da Taça de Portugal

No frio e ao vento valeu uma bomba

Covilhã e V. Guimarães entraram em campo sabendo que uma vitória os ia colocar mais perto do sonho Jamor. Ainda nenhuma das duas equipas tinha vencido em 2017 e notou-se essa falta de confiança. O futebol não foi bonito e acabou por prevalecer a equipa que mais armas tem num jogo como estes. O V. Guimarães marcou, ganhou e tem encontro com o Chaves nas meias-finais da Taça de Portugal. Curiosamente duas das equipas que mais qualidade têm mostrado ao longo da temporada.

Vento não ajudou, mas faltou qualidade

©Global Imagens / Gonçalo Delgado
As duas equipas não entraram bem. Com mais responsabilidade e também com mais capacidade, o V. Guimarães assumiu o jogo de forma quase imediata. Apenas em ocasiões pontuais apareceram os contra-ataques do Covilhã, quase sempre por Filipe Chaby. 

Com muito vento, frio e com o relvado em más condições não se podia esperar um futebol muito trabalhado e de grande qualidade. Entre pontapés para frente, constantes perdas de bola e faltas, os primeiros 45 minutos não deixaram muitas saudades. Apenas no último minuto surgiu um pouco de calor quando Hêrnani, na recarga de um pontapé livre, acertou no poste quando podia ter feito bem melhor.

Hernâni resolveu à bomba

©Global Imagens / Tony Dias
A qualidade no segundo não melhorou muito, mas a intensidade, como seria de esperar, subiu e muito. O Covilhã teve o mérito de perceber que estava a perder a luta do meio-campo e a subida da linha de médios defensivos composta por Djikiné e Gilberto Silva permitiu à equipa treinada por Gouveia não só ter mais bola, mas , fundamentalmente, ter mais bola em zona mais subida. 

Faltava porém alegria no jogo e, essa alegria, apareceu por Hernâni. A dez minutos do fim o extremo dos minhotos aproveitou uma rara subida e bom cruzamento do lateral Bruno Gaspar para, de primeira, fuzilar Igor Araújo. Foi o momento que decidiu uma partida onde faltou qualidade, mas não entrega. 

Uma última nota para Soares. O jogo até nem correu bem ao avançado do V. Guimarães, mas ninguém pode questionar a entrega e a vontade que o jogador colocou em campo. Se vai ou não para o FC Porto ainda não sabemos, mas, para já, a cabeça parece estar no V. Guimarães.

U Quarta, 18 Janeiro 2017 - 18:30
Complexo Desportivo da Covilhã
Manuel Oliveira
0-1
Hernâni Fortes 79'
Complexo Desportivo da Covilhã
Lotação3 500
Medidas105x68
Inauguração2003
FaseQuartos-de-Final
A Chave
Perto do fim Hernâni fez o único golo da partida. Num jogo que não foi de grande qualidade, bastou uma bomba de primeira do extremo para colocar a equipa de Pedro Martins nas meias-finais da Taça de Portugal.
O Árbitro
Arbitragem regular e positiva.
O Melhor
Hernâni
Obviamente marcar o único golo de uma partida de mata-mata iria valer a Hernâni uma distinção. Mas não foi só por isso que colocamos o extremo como o melhor do jogo. Foi quase sempre por ele que o V. Guimarães conseguiu os espaços e o perigo. Acertou no poste quando devia ter feito melhor, mas redimiu-se.
O Pior
Terreno e condições
As duas equipas não estavam inspiradas, mas isso também teve muito que ver com as condições em que o jogo decorreu. Com temperaturas negativas, um vento muito forte e num relvado muito mal tratado era difícil fazer melhor.
Forma
Sp. Covilhã
2016/2017
32J
10V
12E
10D
29-34G
V. Guimarães
2016/2017
24J
14V
5E
5D
37-26G
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SC COVILHÃ
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
. . .
2017-01-19 12h36m por rayman
Foi sofrido mas passamos. . Venham as meias-finais com o Chaves, o adversário mais difícil que nos podia ter calhado visto ser superior ao Sporting (pelo menos, nos últimos meses tem sido). Vamos fazer de tudo para alcançar o Jamor apesar de este ano o Chaves também o merecer. Para mim este era o jogo da final. Era da maneira que ficava provado que não é preciso um "grande" para encher o Jamor
Jogo
2017-01-19 02h21m por edmur_ribeiro
Acabem de chegar do estádio com um grupo de amigos!

Quanto ao jogo muito fraquinho e valeu apenas pela vitória, muito por culpa do briole que estava e do relvado que parecia um batatal porque entrega não faltou. 1a parte muito fraquinho mas com ligeiro ascendente do Vitória que teve mais que uma oportunidade para marcar, 2a parte foi mais equilibrada e valeu pelo golo e Hernâni para além da bomba que marcou (que levanta um estádio inteiro!) não fez nada de especial.
ler comentário completo »
PA
qualidade!
2017-01-18 23h52m por paulo_7
é necessario enviar um resumo do jogo provavelmente porque quem escreveu esta critica apenas olhou para o jogo dos vitorianos!
equipa de primeira divisao dominada por uma equipa de segunda linha, mas que nada deve aos ditos grandes do futebol portugues!
passa quem menos fez e quem menos mereceu para seguir na eliminatoria!
Parabéns Vitória
2017-01-18 23h20m por Camisola12 via mobile
Sou adepto do FC Porto mas tenho muito simpatía pelo Vitória, pela filosofia do clube e aquilo que representa à semelhança do Porto.

Estou a torcer por vocês esperando que possam festejar a taça em Guimarães em maio.

Não foi um jogo muito conseguido mas estão a fazer uma belíssima época.
PR
vitória
2017-01-18 20h50m por professorxibanga
Dois grandes jogos nas meias finais!! Vai ser uma eliminatória muito renhida, vai ser bom de ver! Qualquer um que passe à final tem capacidade para fazer frente ao Benfica na final (obviamente que o Benfica já ta praticamente na final, acabou de marcar ao Leixões enquanto fazia este comentário e depois a 2 mãos contra o Estoril é demasiado facil)
LE
Covilhã - Vitória
2017-01-18 20h48m por levencedor
Mau jogo do meu Vitória, mas felizmente acabamos por passar. Parabéns ao Covilhã que fez uma exibição apreciável.

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.