placardpt
Empate a dois golos em Chaves

Tiraram o «chapéu» a Bas Dost

O Sporting podia ter aproveitado o empate do Benfica mas saiu de Chaves com os mesmos pontos do rival encarnado. Bas Dost ainda virou o resultado, mas um golaço de Fábio Martins a três minutos dos 90 fixou o resultado final em 2x2.

Chaves pelos flancos

O Desportivo de Chaves percebeu claramente onde poderia ferir mais o leão e foi isso que explorou. Foi quase sempre pelos flancos que os flavienses criaram perigo, com Fábio Martins e Perdigão em plano de destaque. Bruno César continua a ser um erro de «casting» a defesa esquerdo e Perdigão não precisou de muito para o provar. Minuto quatro, cruzamento da esquerda e Rafael Lopes entre os centrais a cabecear para golo.

Espiões sonantes em Chaves
O jogo chamou a Chaves alguns espiões. O FC Porto foi um deles, assim como o Manchester United, que até se sentou ao lado do zerozero. E Gelson mereceu algumas notas «extra» por parte do emissário inglês
Do outro lado, Fábio Martins seguia as mesmas instruções, acrescidas do futebol bem mais vertiginoso e elétrico do extremo de 23 anos. Ricardo Esgaio raramente conseguiu travá-lo e aos 31 minutos foi por centímetros que o Desportivo de Chaves não fez o segundo golo, depois de uma arrancada de Fábio Martins.

Foi meia hora de muito e bom Desportivo, sobretudo porque as qualidades não estavam apenas no jogo ofensivo. Rafael Assis arrumava a casa no meio-campo defensivo e Braga, que já anda nisto há muitos anos, continua a ser um daqueles jogadores que não deslumbrando acabam por fazer quase tudo bem. Lá atrás, Ponck cumpria a central e Nélson Lenho ia «secando» Gelson.

Gelson assistiu Bas Dost para o golo do empate ©Global Imagens / Octavio Passos

Um momento bastou ao leão

Só depois do susto provocado por Fábio Martins (31') é que o Sporting acordou para o jogo, ainda que sem a intensidade que o empate do Benfica minutos antes na Luz fazia prever. Foi um leão arrastado e errático aquele que começou o jogo em Trás-os-Montes, cenário agravado nas exibições apagadas de Campbell e Alan Ruiz. Virada a meia hora, a coisa começou a melhorar, mas sem que Ricardo fosse posto à prova na baliza flaviense.

Mas de repente, o empate. Um momento de inspiração bastou para que o Sporting mudasse de campo com o resultado novamente igualado. O auxiliar de Nuno Almeida tinha acabado de indicar o minuto de compensação quando Gelson Martins ganhou espaço na direita e cruzou perfeito para a cabeça de Bas Dost, que aumentou para 12 os golos no campeonato. O leão não precisou de muito – de quase nada, na verdade – para sair com o jogo mais lançado para a segunda parte

Com o «balão» de oxigénio conseguido pela cabeça de Bas Dost, Jorge Jesus (que não se sentou no banco, castigado) optou por mexer logo ao intervalo. Os inconsequentes Joel Campbell e Alan Ruiz cederam os respetivos lugares a Bryan Ruiz e André, mas seria o suspeito do costume a virar o jogo a favor do Sporting: Bas Dost.

Curiosamente, o segundo golo do Sporting (75') surgiu três minutos depois da expulsão de... Rúben Semedo. O defesa, que não teve um jogo feliz, viu o segundo cartão amarelo por uma entrada dura e deixou os leões reduzidos a dez. Um momento que ameaçava ser decisivo mas que Bas Dost parecia ter evitado. André descobriu pouco depois o pé direito do holandês, que com um desvio já no chão bateu Ricardo Nunes pela segunda vez.

Fábio Martins fez o golo da noite

Mas se há coisa que este Desportivo de Chaves não faz é quebrar. O «soco» do segundo golo sofrido em superioridade numérica não tirou capacidade de reação ao conjunto de Ricardo Soares, que a três minutos dos 90 teve o prémio justo por ter encarado o leão sempre nos olhos. E Fábio Martins coroou uma excelente exibição com um «chapéu» de meia distância que serviu na perfeição. O golo da noite fechou as contas, que deixaram o Sporting na mesma em relação ao Benfica.

U Sábado, 14 Janeiro 2017 - 18:15
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Nuno Almeida
2-2
Rafael Lopes 4'
Fábio Martins 88'
Bas Dost 45' 75'
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
Lotação8 400
Medidas103x68m
Inauguração1949
FaseCampeonato
JornadaJornada 17
Lances Capitais
GOLO Chaves!
Rafael Lopes marca
Rafael Lopes marca o seu 4º golo na prova (15 jogos)
45´
+1
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 12º golo na prova (14 jogos)
75´
GOLO Sporting!
Bas Dost marca
Bas Dost marca o seu 13º golo na prova (14 jogos)
88´
GOLO Chaves!
Fábio Martins marca
Fábio Martins marca o seu 3º golo na prova (15 jogos)
A Chave
Minuto 87. O Sporting tinha conseguido a reviravolta mesmo em inferioridade numérica, mas Fábio Martins fez o empate para o Desportivo de Chaves com um golo sensacional, que fixou o resultado final a três minutos dos 90.
O Árbitro
Nuno Almeida manteve o critério nos cartões e expulsou Rúben Semedo por uma entrada dura (segundo cartão amarelo). Bem também em lances de maior dúvida, como no primeiro golo de Bas Dost.
O Melhor
Fábio Martins
O extremo do Desportivo de Chaves foi decisivo com o golo que deu o empate aos flavienses a três minutos do final. Um golaço de se lhe tirar o «chapéu» e que coroou uma exibição excitante e entusiasmante do extremo de 23 anos, sobretudo na primeira parte, onde fez a vida «negra» a Ricardo Esgaio.
O Pior
Bruno César
Culpar o brasileiro é, sobretudo, apontar o dedo à «teimosia» de Jorge Jesus. Bruno César tem dificuldades evidentes a atuar na posição de defesa esquerdo e isso voltou a ficar claro neste encontro, com Perdigão a dar muitas dores de cabeça ao brasileiro.
Forma
Chaves
2016/2017
21J
7V
11E
3D
24-20G
Sporting
2016/2017
29J
16V
4E
9D
44-27G
Sabia que...by playmaker stats
Sporting mais uma vez não passa em Chaves; é um dos poucos estádios que o Sporting tem desvantagem (Luz, Bessa e Antas/Dragão)
Foi o 8.º empate entre Desportivo e Sporting em Chaves; os flavienses têm vantagem no confronto (4V 8E 3D)
Terceiro jogo consecutivo que o Sporting marca 2 golos em Chaves, mas não vence (2E 1D)
Nos últimos 5 jogos entre Chaves e Sporting em Trás-os-Montes, os flavienses empataram 4 e venceram 1 encontro em 1998 (3-2)
Sporting fora de casa na Liga NOS 16/17, tem + pontos perdidos (12) do que conquistados (9)
O saldo de golos do Sporting fora de casa na Liga NOS 16/17 é neutro (10-10); soma 12 pontos em 24 possíveis
Quer em Guimarães, quer em Chaves, o Sporting deixa fugir a vitória muito perto dos 90 minutos (4 pts desperdiçados)
Em 14 jogos fora de casa, em 2016/17, o Sporting continua com mais derrotas do que vitórias (5V, 3E, 6D)
Com 17 jornadas disputadas na Liga, esta é a pior prestação de um treinador do Sporting com Bruno Carvalho (34 pts)
17.ª jornada Liga (Bruno Carvalho):
34 pts - Jorge Jesus
44 pts - Jorge Jesus
36 pts - Marco Silva
38 pts - Leonardo Jardim
Com 4 vermelhos, o Sporting é a 4.ª equipa com mais expulsões da Liga NOS 16/17
Mais expulsões na Liga NOS 16/17:
5 Nacional
4 Rio Ave
4 Moreirense
3 SPORTING
3 Chaves
3 Tondela

Fotografias(33)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GD CHAVES
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
WA
Slbmeireles e professor
2017-01-15 14h45m por wafc
O problema é que estes jogadores queriam sair numa altura em que 2 das nossas peças fundamentais já tinham as coisas acertadas com outros clubes. Claro que o presidente fecha a porta, se não fosse assim saía meio plantel e o resto que se f*** . . . Claro que agora estão chateados, mas a meu ver, não é a fazer birra que se resolvem as coisas, seja no Sporting, porto benfica ou sertanense, etc etc
PR
wafc
2017-01-15 14h08m por professorxibanga
Eu sei bem quando sou mesquinho, faço-o de forma propositada para satirizar o Sporting e alguns dos seus adeptos.
Eu nao estou por dentro do que passa no Sporting portanto nao sei até que ponto Adrien e William Carvalho podem estar a tentar queimar o Bruno de Carvalho, a verdade é que se o estão a fazer quer dizer que realmente amam o Sporting e querem ver um doente irracional fora do seu clube.
PR
Gloriosovp
2017-01-15 14h04m por professorxibanga
Eu ainda me lembro quando o Roberto comprometia e continuava a comprometer e mesmo assim o Jesus apostava no Roberto até que uma vez deixou-o no banco e meteu o Julio César. O Julio Cesar cometeu penalty e foi expulso e o Roberto entrou e defendeu o penalty e voltou a ser o "heroi" e a partir daí nao saiu mais da baliza!! Continuando a enterrar claro!! Mas pronto, são manias dos treinadores, querem tanto aquele jogador que depois nao podem dar o braço a torcer!
O Sporting não vai ter...ler comentário completo »
wafc
2017-01-15 10h46m por slbmeireles
a culpar dois dos vossos melhores jogadores para defender um lunatico como o BdC
nem vale a pena dizer muito, coces enteram-se a voces mesmos
Contestação ao JJ
2017-01-15 09h49m por RAZZ
Já seria de prever que fosse o treinador a pagar as favas, mas tenho de reconhecer que o JJ tem algumas culpas no cartório. Não por ser mau treinador, nada disso, quanto a mim foi, é e continuará a ser um excelente treinador de campo. Apenas culpo a sua teimosia e a vaidade que por diversas vezes afecta/prejudica as suas decisões/avaliações. Na minha modesta opinião que conheço bem o Jorge Jesus desde que treinou o meu Belenenses, sempre achei que ele necessita duma estrutura forte em to...ler comentário completo »
WA
professor xibanga
2017-01-15 09h39m por wafc
julgava que eras daqueles adeptos mesquinhos , que sendo de um clube rival so sabia mandar farpas
mas até que , na verdade, finalmente vi que eras apreciador de futebol e que sabes fazer comentários em condiçoes.
Concordo plenamente contigo, so num aspecto me parece errado, o BdC deve continuar no Sporting , ele fez muito e continua a fazer pelo Sporting, é uma especie de PdC no inicio, e os rivais so o criticam pq ele diz tudo sem medo. . . O problema aqui é o JJ, casmu...ler comentário completo »
PR
sporting
2017-01-15 02h26m por professorxibanga
Ora bem. . . O que se pode dizer do sporting. . . Muita coisa.
Em primeiro lugar acho que é a primeira vez que vejo os adeptos sportinguistas a criticarem a sua equipa, foi preciso um ano e meio para perceberem que o Jesus só vos estava a enterrar. Já toda a gente esperava que o Sporting deslizasse, até os próprios sportinguistas, menos os fanáticos claro.

Semedo é o que eu digo desde o início, só sabe dar porrada, mas como joga ao lado de um grande central até ...ler comentário completo »
DC's
2017-01-15 01h41m por rymer6666
Essa dupla de centrais dá-me medo, muito medo.
De resto faz uma equipa interessante do meio-campo para a frente.
*
2017-01-14 23h14m por 4lfredo
Que têm contrato atualmente com o Sporting.
Melhor 11 da formação
2017-01-14 23h14m por 4lfredo
GR: Rui Patrício
DD: Ricardo Esgaio
DC: Tobias Figueiredo e Rúben Semedo
DE: Pedro Empis
MDC: William Carvalho
MC: Adrien Silva
MD: Gelson Martins
ME: Iuri Medeiros
SA: Matheus Pereira
PL: Ronaldo Tavares

Banco: Beto, Mauro Riquicho, Domingos Duarte, João Palhinha, Francisco Geraldes, Carlos Mané, Daniel Podence
. . .
2017-01-14 23h06m por carlosfcpfan
tirar o chapéu ao bas dost deve ser complicado. . .
Engraçado
2017-01-14 22h48m por klmmiranda via mobile
Acho que o zerozero esta enganado em relação ao segundo amarelo ao Ruben Semedo. Não foi por protestos mas sim por entrada faltosa e nao era para segundo amarelo mas sim para vermelho direto . Analisem bem os lances antes de escreverem coisas sem nexo.
CO
Tenham calma!
2017-01-14 21h59m por coelhobravo
Se o Porto ganhar fica a 4 pontos.
A culpa é do Hulk. . .
2017-01-14 21h36m por zenze
Por isso é que isto não vai a lado nenhum, com jogadores individualistas.
PE
Nem assim
2017-01-14 21h34m por Pegasus
Hoje o 1. º classificado quis dar uma ajuda aos mais necessitados e estes foram mal agradecidos!!JJ está cada vez mais senil, assim que a equipa consegue o 2 a 1 manda tirar o avançado para defender o resultado e onde estava Patrício no lance do 2º golo do chaves. . fora da pequena área a ver as estrelas, está na altura dos sócios votarem no afastamento do presidente do clube o mais rapidamente possível!!
Esta época acabou hoje para o SCP e vão 16 anos de seca, sempre a somar!
A culpa é do J. Jesus.
2017-01-14 21h27m por rmhmp
A culpa é toda do J. Jesus. . . Sem o manto protetor está visto o que acontece. . .
Hoje entramos praticamente a perder no jogo. Jesus insiste em Bruno César, que até é bom jogador, mas não na lateral esquerda. O Bruno C. já não tem velocidade para estas andanças e até acertar a marcação demorou tempo suficiente para que a equipa do Chaves marcasse um golo e para que o Rúben Semedo levasse o primeiro amarelo. Rúben S. também uma aposta de J. Jesus para este jogo, depois d...ler comentário completo »
N_
Bas Dost
2017-01-14 21h21m por N_Shadow19
Anda a levar o Sporting às costas. Mais, anda a levar o Sporting amarrado a uma corda e de arrasto, porque a inércia é tanta e o peso tal que só mesmo a puxar muito.
Sporting
2017-01-14 21h13m por senhor-doctor via mobile
Mesma equipa e jogadores. Este Sporting nada tem haver com o Sporting de Agosto e Setembro. Tudo começou por um certo senhor a tomar o mérito de tudo positivo (vendas por valores altos, cobiça resultados e forma de jogar, etc. . . ) e dizer que era o melhor mas não tem o mesmo critério quando perde, culpa o árbitro ou diz que no Benfica precisou de 6 anos (mas não recebia 6 milhões).

Há claramente falta de confiança na equipa, e os objectivos têm de ser mudados. Vai haver ...ler comentário completo »
CO
André uma lástima!
2017-01-14 21h06m por coelhobravo
Quando apanha a bola na grande área adversária entra em pânico!!!
qwer80
2017-01-14 21h06m por senhor-doctor via mobile
O Sporting poderia tentsr chegar a um acordo, pagar o salário até arranjar um clube, ou algo do género, mas não sei se JJ aceitaria tal!
Opção 1- Ficar com JJ, comtinuando a pagar o que é pago até ao fim de contrato. Vantagens: Estabilidade, potencialmente muito fortes na próxima época.
Desvantagens: Moral continua baixa. Mesmos erros cometidos devido ao ego que o cega, e insistência em flops quando Matheus, Iuri, Pondence, Mane, Gauld sofrem. . .

Opçã...ler comentário completo »
a culpa é dele
2017-01-14 21h06m por allwaysright
"Tiraram o «chapéu» a Bas Dost" quem é que no seu perfeito juízo troca o wolsburgo plo sporting. . . mais tabaco.
zero zero
2017-01-14 21h05m por espiga79
Protestos?!?! "expulsou Rúben Semedo por protestos (segundo cartão amarelo). "
Zero Zero, o R. Semedo teve uma entrada violenta, que poderia ter visto vermelho direto. O arbitro deixou seguir o lance (lei da vantagem) e na paragem, mostrou o cartão.
Nao arranjem maneira de os sportinguistas dizerem que foram prejudicados. . . ja chega de choradinho.
Senhor-doctor
2017-01-14 21h02m por 4lfredo
Obrigado pela a tua opinião.
YM
jeus culpado.
2017-01-14 20h59m por ymartins via mobile
Culpado denovo o jesus. pessima leitura de jogo denovo. nao aproveita o empate do benfica e quer ser campeao.

Sempre k tira bas dost nao ganham.

Com a expulsao era retirar a nodoa do andre k farta se de falhar mas so jesus ve qualidade ai. acho k jesus esta a fazer de proposito.

Ele tira um jogado alto nos ultimos minutos em detrimento de um baixinho k so sabe fazer uma coisa. FALHAR

a semana passada ele assume k unico k marca è bas ...ler comentário completo »
SC
Por favor. . . quero uma tripla
2017-01-14 20h56m por scaizi
E esta hein?o SCP tambem escorregou. . . só falta amanha o FCp para ser tripla

OUTRAS NOTÍCIAS

CFEAxSCF em direto!
Começou a partida Acompanhe aqui o Est. Amadora x Farense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.