placardpt
Leão fora da Liga dos Campeões

Onde é que já se viu isto?

O Sporting está fora da Liga dos Campeões. Mais uma derrota ao cair do pano frente ao Real Madrid (1x2) e os leões vão discutir a Liga Europa na última jornada. Voltamos a escrever que o leão caiu de pé e não é um lugar-comum. Ainda que as diferenças entre as duas equipas sejam evidentes, novamente o Sporting deve a si o facto de não ter conseguido pontuar frente ao Campeão Europeu. Tal como em Madrid, o golo da vitória surgiu já no fim. 

Entrada «à leão» foi sol de pouca dura

©Carlos Alberto Costa
Empurrado pela impressionante moldura humana, o Sporting entrou como gosta. Com pressão alta e com os jogadores a correrem muito. Essa entrada «à Jesus» abanou um pouco o Real Madrid e conseguiu criar alguns lances que, não sendo de perigo concreto, animaram Alvalade.

Só que essa fase durou menos de 15 minutos. Experiente e com jogadores de outra galáxia no meio campo, os merengues gelaram a jogo e iam esticando o jogo quase sempre por Gareth Bale. A linha de pressão do Sporting era obrigada a recuar e a forma como Isco ia fazendo William Carvalho sair da sua posição foram abrindo espaços na zona frontal do meio-campo.

O Sporting tinha dificuldades em ter bola e só Adrien conseguia dar velocidade ao jogo, não pelo que corria, mas pelo que fazia correr. Ainda assim, o Real Madrid não chegava com perigo à baliza de Rui Patrício e o golo, após um pontapé de canto, caiu quase do céu. Cristiano falhou o remate e a bola acabou por sobrar para o central Varane, que marcou sem dificuldades.

Curiosamente o golo acabou por servir de tónico para o Sporting que teve as suas melhores situações após estar em desvantagem. Por duas vezes Bruno César esteve perto de marcar, uma delas na melhor jogada do leão conduzida por Adrien. 

Coentrão ajudou, mas Benzema matou

©Carlos Alberto Costa
A segunda parte foi um espécie de repetição da primeira. O leão entrou bem, correu muito e decidiu mal. A imagem disso foi sempre Gelson Martins. Sempre em alta velocidade ganhou por mais que uma vez os duelos com Marcelo, mas nem sempre decidiu bem.

Numa altura em que o Sporting até estava por cima, surge a asneira que não pode acontecer na Liga dos Cameões. Campbell é rasteirado pela direita e João Pereira, sempre de cabeça quente, envolveu-se numa confusão com Kovacic e é expulso. Um golpe duro para Jorge Jesus e para o Sporting.

 Ainda assim, numa mistura de mérito leonino e demérito de merengue, não se notou essa diferença de unidades em campo. É certo que faltava um homem mais perto do avançado, mas com Adrien quase a jogar por dois isso nem se notou.

Foi já a entrar nos últimos 10 minutos que surgiu o melhor momento leonino. Primeiro Coentrão ofereceu uma grande penalidade aos leões e depois foram os 50 mil de Alvalade a empurrar a equipa para frente. Mesmo contra o campeão europeu e com menos um o Sporting teve a capacidade de cair em cima e só caiu já perto do fim, tal como em Madrid. Benzema antecipou-se a Coates e fez o 2x1. Mesmo a cair de pé, o Sporting está fora da Liga dos Campeões e as vitórias morais de nada servem.

U Terça, 22 Novembro 2016 - 19:45
Estádio José Alvalade
William Collum
1-2
Adrien Silva 80' (g.p.)
Raphaël Varane 29'
Karim Benzema 87'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo F
Lances Capitais
29´
GOLO Real Madrid!
Raphaël Varane marca
Raphaël Varane marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
80´
GOLO Sporting
Adrien Silva marca de grande penalidade!
Adrien Silva marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
87´
GOLO Real Madrid!
Karim Benzema marca
Karim Benzema marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Já nos minutos finais, um crazamento de Sérgio Ramos e Benzema a antecipar-se a Coates para o 1x2. Foi mais um golpe na equipa de Jesus.
O Árbitro
Arbitragem muito competente. Bem nos lances de dúvida.
O Melhor
Adrien até jogou por dois
O capitão do Sporting dá velociade à equipa. Sempre de primeira e a pensar mais rápido que todos, Adrien foi o motor da equipa. Quando João Pereira foi expulso ocupou os lugares de 8 e 10 e anulou a desvantagem númerica dos leões.
O Pior
João Pereira
Ser expulso desta forma não pode acontecer num profissional de futebol e num jogo onde estava tanta coisa em jogo. Num lance sem perigo. o defesa direito pareceu agredir Kovacic. Prejudicou a equipa.
Forma
Sporting
2016/2017
17J
9V
3E
5D
31-18G
Real Madrid
2016/2017
19J
14V
5E
0D
58-21G
Sabia que...by playmaker stats
Real Madrid venceu pela 1.ª vez o Sporting em Alvalade (3 jogos)
Sporting está afastado da Liga Campeões. Precisa de pelo menos um empate em Varsóvia frente ao Legia para seguir para a Liga Europa
Real Madrid venceu pela 5.ª vez em Portugal, foi o 3.º triunfo consecutivo (2002, 2003 FC Porto e 2016 Sporting)

Fotografias(45)

Sporting x Real Madrid - Liga dos Campeões 2016/2017 - Fase de Grupos Grupo F
Sporting x Real Madrid - Liga dos Campeões 2016/2017 - Fase de Grupos Grupo F
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
REAL MADRID

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TrapBirdsSingBI TW
2016-11-23 14h33m por nevoeiro
Continuas a comparar cenouras com ananás. . .
Falas das vitórias morais mas isso foi o que vocês fizeram no ano passado com o Bayern quando perderam.
Já disse, não me afeta ter sido goleado por essas equipas que não me dizem nada, agora se eu tivesse levado 5 do meu rival era outra coisa. O Videoton foi 3 a 0, e é goleada, tens razão, mas não te esqueças que levaste 3 do Sporting na Luz. . . agora como não tens argumentos, é provável que vires a conversa para outro lado do...ler comentário completo »
LC
2016-11-23 13h08m por adeptoFCP
Resumo das participações do Sportem na "Chemps":

- Vira o disco e toca o mesmo.
TrapBirdsSingBI TW
2016-11-23 12h29m por nevoeiro
Não estou com "se's" estou com factos, pouco ou nada fizeram com Copenhaga, Nápoles ou Besiktas, ia ser interessante com o Real ou Dortmund.
E nem estou com vitórias morais, estou triste pela eliminação, mas estou contente porque os jogadores deixaram uma boa imagem, pois como já disse, foi olhos nos olhos.
TEns uma falta de noção que nunca se viu, uma coisa era comparares a eliminatória do SLB-Bayern com a do FCP-Bayern, pois as equipas do Bayern eram praticamente as me...ler comentário completo »
Sporting na Champions e rivais
2016-11-23 10h50m por nevoeiro
Mais uma vez o Sporting mostrou que pode jogar olhos nos olhos com os maiores, tirando os primeiros 45 minutos de um dos jogos com o Dortmund, o Sporting jogou sempre olhos nos olhos com os adversários mais fortes (Real e Dortmund). Já se sabia que o grupo era extremamente complicado, por isso não vejo qual a razão para tanto barulho que os rivais estão a fazer a não ser a azia. . . o costume. Eu aposto que equipas que levam 4 de Nápoles ou outras que não ganham a um simples Copenhaga se ap...ler comentário completo »
lagostin
2016-11-23 09h46m por SUPERFCP
Não merece a bola de ouro mas tu estás bem?!?
Este ano marcou 10 golos e no ano passado foi importante em vários momentos como por exemplo a passagem de portugal para os oitavos de final com aqueles dois golos frente a hungria , marcou os tres golos da vitória do real frente ao Wolsfburg, bateu o penalti decisivo da liga dos campeões , e ganhou a liga dos campeões e o campeonato da Europa.
WE
CR vs Messi
2016-11-23 09h43m por Weezard
Se me perguntassem quem quero que ganhe a Bola de Ouro, diria sempre o Ronaldo. Pelas mesmas razões pelas quais torço pelo Mónaco em França ou pelo Man Utd em Inglaterra.
Mas na eventualidade de poder escolher entre o Messi ou o Ronaldo para o meu clube, não hesitava pelo Messi. É um jogador mais desequilibrador e que joga mais para a equipa.
Depurador
2016-11-23 09h43m por demonflair
Tenho pena que digas que os golos não são o mais importante no futebol. . . é só para te dizer que sem golos não se ganham jogos, e sem vitórias não se ganham pontos, e sem pontos não se ganham campeonatos. . .

Quanto ao assunto de Ronaldo estar acabado. . . fantástico ver um jogador acabado marcar 50 golos por época. Independentemente de estar no flanco ou na área, os golos surgem. . . e há muitos que não finalizam com a eficácia de Ronaldo, mas ele finaliza porque é mel...ler comentário completo »
AT
sporting
2016-11-23 09h40m por atividade--suspeita via mobile
mais um jogo degradante que marcou o nosso afastamento da liga dos campeoes. Era suposto ganharmos com um remate a baliza durante 90 minutos? Ainda por cima de penalty? Enfim.

e claro, mais uma derrota na prova maxima para o pseudo treinador que infelizmente por ca anda. Quando corremos com este arrogante? E com ele pode tambem ir o nosso presidente, nao quero um homem que cospe em cima de outros presidentes a liderar o meu clube.

por fim, dizer que a atitude...ler comentário completo »
Bombas
2016-11-23 09h36m por prehistorico
(sou benfiquista)

tu é que humilhas a língua portuguesa: «humilhao» ???? ou humilham

aprende a escrever antes de criticar o que e quem quer que seja.

que raio de gente que anda por aqui. . . é só doentes com clubite aguda.

quanto ao RM, não sei se o meu SLB faria melhor, por isso calo-me.
SCP
2016-11-23 08h48m por RedBlueGreen
#jogamcomonuncaperdemcomosempr e
#nãoteempedaladaparanos
O Expectável, o real e o futuro
2016-11-23 08h36m por Pregador
Parabéns ao Zporting por mais uma vitória moral. Jogaram como nunca e perderam como sempre.
O grupo é dificil ? Sim é. No entanto, em confronto com Dortmund e Real nem sequer um pontinho para amostra. . . 4 derrotas. Até o colosso do Légia conseguiu um empate em casa com o Real.
Quanto ao future ? Ou muito me engano ou agora, que já está determinado que o Zporting lutará apenas pela Liga Europa, o JJ colocará a equipa secundária em Varsóvia e sinceramente acho que não vai ...ler comentário completo »
DE
orgulhomerengue
2016-11-23 01h32m por Depurador
Simples! Critérios errados. Votam por troféus colectivos e golos. Cristiano Ronaldo sendo o jogador que marca mais golos da(s) equipa(s) - não o melhor - que ganhe mais (ou os troféus mais importantes) na época é o votado no fim de novembro. É tão simples isto. . . E, sim, ele tem sido esperto, talvez bem aconselhado e terá poder (ele e quem o agencia). Viu, já há 3/4 anos, que como extremo tinha acabado, lá se foi instalando no meio, quase sempre como o homem mais adiantado. Curios...ler comentário completo »
???Ronaldo???
2016-11-23 00h30m por joaogalo
O jogo foi fraquinho e o Sporting não aproveitou, quase nem vi o Ronaldo, cheguei a pensar que nem estava em campo, e no final J. Jesus volta a chamar aos seus jogadores (sem inteligência e sem experiência), deve ser o único treinador que trata os seus jogadores desta forma horrível. Penso que os jogadores do Sporting mereciam um maior respeito, porque afinal não se entende porque diz que o Real Madrid na 2ª parte não teve pedal para o SCP, eu não vi isso, só achei que a expulsão facilit...ler comentário completo »
OR
Depurador
2016-11-23 00h18m por orgulhomerengue via mobile
Agora imagina que um tosco, um encostador, um manco que vive no mesmo tempo que o melhor de todos os tempos já tem 3 bolas de ouro, e vai a caminho da quarta !!! Mas como é que isto é possível?? Só pode ser jusfificado com a máquina da propaganda! Lolololololololo
E atenção que eu adoro o Messi. . .
DE
correcção
2016-11-22 23h55m por Depurador
espontaneidade
DE
E perguntaram a Rodgers
2016-11-22 23h53m por Depurador
"O que é que é mais provável: que exista o monstro do Lago Ness ou que Messi seja humano?" Noutros mundos, noutras zonas do globo existem alusões deste género sobre Messi. Claro que aqui não se sabe, cá não chega, é censurado, não interessa, o lápis azul funciona.
António_Costa
2016-11-22 23h53m por MaxPowerFCP
esses invejosos se tivessem passado o que outros passaram para defender a pátria tinham mais respeito. Devem ser uns putos mimados que não sabem o que é a vida e passam a vida a jogar football_manager
MaxPowerFCP
2016-11-22 23h52m por Tarik10
Tá a dar um documentário na SportTV sobre o Zola. . . era um assim que precisávamos!
DE
Brendan Rodgers, hoje
2016-11-22 23h49m por Depurador
(sobre a Bola de Ouro) "independentemente do prémio, todos reconhecem que Messi é o melhor, seguramente o melhor de todos os tempos".

Mais um para o "Clube Messi Melhor de Todos os Tempos". São algumas dezenas. Os últimos a entrar foram Pizzi (seleccionador do Chile), Vitolo, Capello (melhor, quase, pois colocou Messi a par de Pelé e Maradona), para além de Rodgers.


CR acho que tem dois: o seu agente, Mendes, e o maior agenciado por este, Nun...ler comentário completo »
MaxPower
2016-11-22 23h47m por Antonio_Costa via mobile
Não tenho vacilações. A forma como estes néscios tratam um ícone nacional com uma reputação que não deixa margem para dúvidas revela a peculiar zelotipia de vários lusitanos. Somos um povo autodestrutivo e pestilento. Posteriormente não venham lamuriar-se pelas péssimas condições do nosso território porque com este tipo de procedimentos não há nada que nos acuda.
Antonio_Costa
2016-11-22 23h32m por LISB0NERA
O seu grau académico não lhe serve de nada nesta área. . .
Tarik10
2016-11-22 23h27m por Antonio_Costa via mobile
Lamentavelmente isto está a ficar ainda mais patente nesta sociedade. O dinheiro que o Real gere através de merchandising leva a estes momentos consternados e à degradação do futebol. A grande maioria da população poderá apreciar mas pessoalmente não me revejo nesta ideologia de "vale tudo". Já não existem valores humanitários como se notava antigamente. Para onde caminhamos? Tudo indica para a escuridão isolada.
a Pera vai Manca
2016-11-22 23h24m por MaxPowerFCP
engasgou-se que ficou sem palavras ou argumentos

já chega de tanto ódio ao CR7
EC
a desculpa
2016-11-22 23h12m por ecb via mobile
Dos perdedores. . . ou colinho ou árbitros. . . tristes. . .
PE
Mais do mesmo
2016-11-22 23h09m por Pegasus
SCP deve ter os piores laterais de todas as equipas na LC, J. Pereira joga no SCP por teimosia de JJ e hoje mais uma vez saiu caro ao clube, foram buscar na epoca passada o marvin que não tem jeito para ser lateral enfim assim não se vai a lado nenhum. Vitorias morais não obrigado estou farto, a e tal jogaram bem mas perderam assim nunca vão poder ombrear com os melhores. O clube precisa de um presidente e treinador novos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Sporting
Ala esquerdo foi suplente e entrou bem
Em seis jogos contra os maiores rivais do Sporting, só uma vez o extremo esquerdo foi titular (e saiu ao intervalo). O zerozero questionou Rúben Amorim sobre isso e sobre se explica ao ...