placardpt
Sporting vence Praiense

Leão resistiu ao primeiro disparo e goleou açorianos

O conto de fadas do Praiense durou 45 minutos. A equipa de Francisco Agatão pode gabar-se de ter estado a vencer o Sporting, em pleno estádio de Alvalade, no encontro da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, mas não resistiu a um segundo tempo muito forte da equipa de Jorge Jesus. O triunfo confortável diante dos açorianos (5x1) vale aos leões o passaporte de acesso para os oitavos de final da prova rainha do futebol português.

Golo madrugador contra todas as probabilidades

Ainda alguns adeptos procuravam o melhor lugar para assistir tranquilamente ao encontro do Sporting com o Praiense, nas bancadas despidas de Alvalade, quando Filipe Andrade surpreendeu tudo e todos com um remate pleno de confiança que só parou nas redes da baliza de Beto. Explosão de alegria, genuína, de um dos melhores marcadores da equipa do Campeonato de Portugal Prio. Não era para menos.

Filipe Andrade apontou um golo sensacional ©Global Imagens / Gustavo Bom
O golo madrugador do Praiense obrigou o Sporting a correr atrás do prejuízo, aumentando, por conseguinte, o ritmo de jogo. Pese algum desacerto e falhas nas transições, fruto de uma equipa com poucas rotinas e dinâmicas esta temporada – apenas Adrien Silva manteve lugar no onze -, a verdade é que as oportunidades sucederam-se em catadupa para a turma de Jorge Jesus. O guarda-redes da equipa da equipa da Praia da Vitória, Tiago Maia, evitou a primeira, segunda, terceira, quarta... mas não conseguiu travar o cabeceamento certeiro de Paulo Oliveira.

Pouco depois, Matheus Pereira ainda colocou a bola no fundo das redes do Praiense, após cruzamento venenoso de Jefferson na esquerda, mas o lance já havia sido interrompido pelo árbitro Luís Ferreira por alegado fora de jogo de Luc Castaignos – o avançado holandês não toca na bola, contudo, o juiz da partida considerou que teve influência na jogada.

O favoritismo assim fazia prever este ascendente ofensivo da equipa da casa, com nota para o bom acerto posicional defensivo do Praiense. Nos primeiros 45 minutos, a única coisa 'anormal' foi mesmo o grande golo de Filipe Andrade, que deu algumas esperanças à equipa de Francisco Agatão.

Capitão para repor a normalidade

Primeiros a chegar!
Os cerca de 200 adeptos do Praiense foram os primeiros a colorir as bancadas do estádio de Alvalade. Fizeram questão de marcar presença neste jogo histórico do emblema açoriano e aplaudiram os jogadores no final do encontro. Bonito!
As palavras de Jorge Jesus ao intervalo não devem ter sido nada meigas. A equipa não conseguiu soltar-se na primeira parte, mas os reparos foram certamente feitos pelo técnico leonino, tendo em conta a entrada fortíssima da equipa do Sporting no segundo tempo. Adrien Silva cresceu e consigo levou a equipa. O capitão aproveitou um castigo máximo para repor a normalidade e serviu Bruno César, minutos depois, para este entregar finalmente a tranquilidade aos verde e brancos.

Os dois golos não deram grande margem ao Praiense, que não conseguiu lidar com a forte pressão do Sporting. Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, o conjunto de Francisco Agatão cedeu em demasia e quem aproveitou, claro está, foi a turma de Jesus.

A machadada final foi dada por André Filipe, poucos minutos depois de ter entrado para o lugar do apagado e inconsequente Luc Castaignos. O avançado brasileiro aproveitou da melhor forma os minutos concedidos pelo treinador e ainda foi a tempo de bisar na partida e dar ao resultado contornos de goleada.

U Quinta, 17 Novembro 2016 - 20:15
Estádio José Alvalade
Luís Ferreira
5-1
Paulo Oliveira 21'
Adrien Silva 47' (g.p.)
Bruno César 62'
André 79' 88'
Filipe Andrade 2'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Fase4ª Eliminatória
Lances Capitais
GOLO SC Praiense!
Filipe Andrade marca
Filipe Andrade marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
21´
GOLO Sporting!
Paulo Oliveira marca
Paulo Oliveira marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
25´
GOLO INVALIDADO Sporting
Matheus apareceu ao segundo poste a marcar, só que já estava assinalado fora de jogo a Castaignos pela primeira abordagem ao lance (não parece tocar, mas aborda a bola com esse intuito). Assim sendo, boa decisão
47´
GOLO Sporting
Adrien Silva marca de grande penalidade!
Adrien Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
62´
GOLO Sporting!
Bruno César marca
Bruno César marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
79´
GOLO Sporting!
André Felipe marca
André Felipe marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
88´
GOLO Sporting!
André Felipe marca
André Felipe marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
A Chave
Minuto 46: Falta clara de Luciano Serpa sobre Bruno César a resultar numa grande penalidade a favor do Sporting. Encarregue da marcação, o capitão Adrien Silva não desperdiçou e colocou os leões pela primeira vez na frente do marcador.
O Árbitro
Alguns lances de difícil análise, mas no cômputo geral, Luís Ferreira esteve bem a ajuizar a partida da 4.ª eliminatória da prova rainha do futebol português, esta noite, em Alvalade. Destaque para o golo bem anulado a Matheus Pereira por fora de jogo de Castaignos - o holandês não toca na bola, mas interfere diretamente na jogada. Nota positiva para o árbitro da AF Braga.
O Melhor
Bruno César
Um golo, duas assistências e ainda uma bola no ferro justificam a distinção de Bruno César como melhor da partida. O brasileiro conquistou ainda a grande penalidade que permitiu ao Sporting colocar-se pela primeira vez na frente do marcador. Muito esforçado e trabalhador. Excelente exibição do camisola 11 dos leões.
O Pior
Luc Castaignos
Noite para esquecer para o avançado holandês. O remate completamente desenquadrado com a baliza de Tiago Maia, aos 53 minutos, quando seguia isolado, espelha bem o desacerto de Luc Castaignos esta noite em Alvalade. Além disso, Luc foi apanhado muitas vezes em fora de jogo, sendo presa fácil para a defensiva dos visitantes.
Forma
Sporting
2016/2017
16J
9V
3E
4D
30-16G
SC Praiense
2016/2017
14J
11V
2E
1D
31-16G
Sabia que...by playmaker stats
3 meses depois, Alan Ruiz voltou a jogar os 90 min. Antes, só tinha acontecido na 1.ª jornada da Liga. Continua sem marcar pelos leões (8J).
2.ª reviravolta da época por parte do Sporting, ambas em Alvalade (FC Porto e Praiense).
André é o 2.º jogador que consegue bisar esta época pelo Sporting, depois de Bas Dost (bisou duas vezes).
A última vez que o Sporting tinha marcado 5 golos num jogo da Taça Portugal tinha sido há cerca de 2 anos, frente ao Sp. Espinho.
Foi a 1.ª vez que André bisou como suplente utilizado.
Desde 2011/12 que um jogador do Sporting não marcava 2 golos como suplente utilizado (Jeffren, vs. V. Guimarães).
1.ª derrota do Praiense esta temporada, ao 14.º jogo.
O Sporting não marcava 5 golos num jogo desde maio (5x0 ao V. Setúbal).
Sporting marca 5 golos num jogo pela 1.ª vez esta temporada.
Maior vitória da temporada do Sporting.
2.ª vitória consecutiva do Sporting.
Felipe bisa pelo Sporting pela 1.ª vez.

Fotografias(19)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
SC PRAIENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Philippe_Coutin ho_10
2016-11-18 10h59m por nevoeiro
Bem, parece-me que tens alguma dificuldade em perceber algumas coisas. . . então se eu vir um comentário teu e para mim ele for o pior que li, eu digo que foi o pior, ou seja, foi o pior até aquele momento, se futuramente vir outro comentário de outro user pior que o teu, estou no meu direito de o achar o pior comentário. . . parece que não percebes que as coisas avançam e que, por exemplo, se eu hoje acho que o carro X é o mais bonito, amanha pode sair o carro Y e eu achar agora o Y ma...ler comentário completo »
nevoeiro
2016-11-18 01h55m por Philippe_Coutinho_10
Alguém que diz sempre "o teu comentário é o pior que já vi neste site bla bla bla" a 6 ou 7 user's diferentes não pode pedir coerência. :D
Philippe_Coutin ho_10
2016-11-18 00h51m por nevoeiro
Todos levam com bocas, não vás por ai pois vocês benfiquistas fazem-se muito de vitimas quando não o são. . . nem ninguém é. O que eu pedi ao BITW é que ele tenha um pouco mais de coerência nas suas "analises".
nevoeiro
2016-11-18 00h19m por Philippe_Coutinho_10
Se ficas revoltado com uma boca dessas ficavas traumatizado se fosses benfiquista e tivesses de aturar o que aturamos. lol
birdsinditrapsa yBITW
2016-11-18 00h04m por nevoeiro
"entao, essa jogatana do Meli?

eu nao avisei? Pois é. . . . "

Esse teu comentário é dos comentários que menos sentido fazem dos que li neste site, senão o que menos sentido faz mesmo. Meli jogou apenas 10 minutos. . . já nem sabes o que dizes, nem tens a mínima coerência. Tens alguma coisa contra ele, só pode, qualquer coisa do Meli e lá vens tu falar mal do rapaz. . . ganha juízo.
Jogo
2016-11-17 23h58m por 4lfredo
Vitória justa e já esperada. Dou os parabéns ao Praiense pois debateu-se muito bem e fez o melhor golo do jogo.
Elias
2016-11-17 23h11m por track194
Para mim o pior nem foi o Castaignos, ao menos esse esforçou-se, agora o Elias? Fogo que o homem anda a arrastar-se em campo, continua o mesmo molengão da primeira passagem pelo Sporting, passam por ele como manteiga e depois de passarem por ele, ele simplesmente nao corre para tentar pressionar, começa a andar. Ja irrita!

Paulo Oliveira o mesmo Patrão de sempre, nunca o vi jogar mal mas pronto, o mestre das chiclas lá sabe. . .
AL
Os jornalistas fumaram coisas estragadas
2016-11-17 22h53m por alvarross111
Noutra notícia o «André bisou contra o Liedson», nesta o guarda redes de Ponta Delgada. . . pensei que fosse o Praiense. . . AH!!! talvez seja da Praia Delgada. . . LOL
Grande Castanhas
2016-11-17 22h16m por iSMURF4
Grande Castanhas!

Muito bom jogador.
Ai ai geografia. . .
2016-11-17 22h15m por Soccer_madness
Vamos lá zerozero, assim só se queimam. . .

"O guarda-redes da equipa de Ponta Delgada (. . . )"
O Praiense é da cidade de Praia da Vitória, ilha Terceira.

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Destaque
Destaques da ronda
Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG.