placardpt
FC Porto perde outra vez em Inglaterra

Não se cansa de caçar dragões...

Islam Slimani é o verdadeiro terror do FC Porto e agora até de azul vestido faz estragos na equipa portista. Em nova deslocação a Inglaterra, os dragões não conseguiram quebrar o enguiço e atrasam-se nas contas do grupo para o apuramento. A equipa de Nuno começou bem, adormeceu e acordou tarde, não conseguindo evitar a derrota.

Slimani outra vez?

Na cabeça dos portistas, foi essa a pergunta, ao estilo lamentação, que surgiu ao minuto 25. Até aí, num jogo dividido e no qual os portistas tiveram as suas hipóteses de chegar à vantagem, a igualdade encaixava sobretudo com o ritmo muitas vezes lento do desafio, que até parecia estar a interessar mais aos dragões.

Só que, ao seu estilo matreiro que tanto caracterizou os foxes na época passada, o golo apareceu pelo inevitável Slimani, com cada vez mais gosto para a caça do dragão. Um golo que obrigava a uma postura mais convincente dos dragões.

Adrián manteve-se ao lado de André Silva ©Getty / Michael Regan
Percebeu-se a ideia de Nuno Espírito Santo. O Leicester não é propriamente uma equipa talhada para ter bola e o convite do FC Porto para que isso fosse feito resultava em circulação inofensiva. A grande tarefa dos dragões era mesmo evitar que Albrighton e Mahrez recebessem com espaço nas laterais e cruzassem para a fortíssima dupla de ataque. Quando isso aconteceu, o resultado ficou negativo.

Depois de um arranque interessante, no qual Adrián e André Silva voltaram a mostraram boa mobilidade e com hipóteses de, cada um, fazer o golo, era necessário aos dragões uma maior certeza no assumir do jogo.

Não houve essa capacidade. Otávio e André André, os dois falsos extremos, tendiam em demasia para o meio, o que podia ser bom sinal, mas não foi por duas razões: primeiro, os laterais (Layún e Telles) não conseguiam subir, atendendo aos perigos do adversários; segundo, os ocupantes da zona intermédia acumulavam-se ao meio, só que sem coordenação nem capacidade para tricotar jogo curto em tabelas.

Slimani é o terror
Depois de seis golos em oito jogos pelo Sporting ao FC Porto, o argelino fez o mesmo pelo Leicester.
Amartey e Drinkwater foram fundamentais a estancar esse futebol interior e os dois avançados portistas ficavam muito limitados, pois a bola não lhes chegava em condições para finalizar e, recuando ou descaindo para as linhas, não conseguiam progredir para a área.

No fundo, um futebol previsível e facilmente anulado pelo conjunto de Ranieri, quer no fim da primeira parte, quer no início da segunda.

Mexer para agitar

As substituições melhoraram os dragões, com Nuno a apostar em peças que podiam dar precisamente essa agitação que era necessária. Herrera entrou bem, Jota também e Corona sobretudo. Aliás, porque é que o mexicano não tem direito a mais tempo de jogo? Fez mais em 13 minutos do que muitos no jogo inteiro.

Corona entrou tarde
O mexicano foi a terceira opção de Nuno e a que mais mexeu com o jogo. Podia ter entrado mais cedo (dizemos nós, agora).
A bola que devia ter entrado e que foi ao ferro foi prova disso. Foi também prova de que o dragão despertou tarde e que ficou a dever uns bons minutos à emoção do jogo, que só no fim ficou em doses consideráveis. Quem entrou, deu cor e imprevisibilidade ao jogo do FC Porto e fez essencialmente o que é necessário: rematar à baliza.

Só que, nessa altura, já o Leicester respirava e transpirava confiança, cientes de conseguirem a sua segunda vitória em dois jogos, a primeira no seu jogo de estreia no King Power Stadium. Já o FC Porto...

U Terça, 27 Setembro 2016 - 19:45
King Power Stadium
Cuneyt Cakir
1-0
Islam Slimani 25'
King Power Stadium
Lotação32 312
Medidas105x68m
Inauguração2002
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo G
A Chave
Minuto 83: No período em que os dragões mais pressionavam, um remate de Corona sofreu um desvio e foi ao poste da baliza de Schmeichel, que estremeceu no momento em que o resultado mais esteve ameaçado.
O Árbitro
Arbitragem rígida e, em alguns momentos, difícil de entender no capítulo disciplinar. Por exemplo, por que razão André Silva levou tão facilmente o amarelo e não houve qualquer sanção para a duríssima entrada de Amartey na segunda parte? Fora a discrepância disciplinar, esteve bem, mas não foi uma noite totalmente bem conseguida do turco.
O Melhor
Drinkwater
Grande jogo do médio inglês, tal como Amartey. Os britânicos demoraram 15 minutos a perceber a tendência para jogo interior que os dragões tinham e conseguiram anulá-lo pela enorme ação dois dois médios centro. Amartey de forma mais dura, Drinkwater de forma mais inteligente e eficaz, daí a distinção para o inglês.
O Pior
Passividade em metade do jogo
Desde o golo de Slimani até metade da segunda parte, o dragão andou moribundo e permitiu ao Leicester ficar confortável, ainda que pela margem mínima. Acordou com as substituições de Nuno, só que já com pouco tempo e alguma ansiedade, o que não foi benéfico para a turma portista, agora a ter que correr atrás do prejuízo de duas jornadas negativas.
Forma
Leicester City
2016/2017
10J
4V
1E
5D
15-17G
FC Porto
2016/2017
10J
5V
3E
2D
16-7G
Sabia que...by playmaker stats
Slimani marcou o golo solitário que derrotou o FC Porto: já tinha acontecido em 2013/14, pelo Sporting.
Apenas uma vitória nos 4 primeiros jogos fora: desde 2009/10 que não tinha registo idêntico.
3 jogos sem vencer fora: FC Porto iguala o pior registo da época passada.
Nas 3 últimas vezes que o FC Porto somava 1 ponto à jornada da Champions, qualificou-se (2003/04, 2004/05 e 2006/07).
1 ponto em 2 jogos na Champions: pior registo do FC Porto desde 2006/07.
Desde 2011/12 que o FC Porto não somava 2 derrotas nos 10 primeiros jogos.
2.ª derrota da época do FC Porto, ao 10.jogo.
Fora, o FC Porto fica em branco pelo 2.º jogo consecutivo.
3.º jogo consecutivo sem vencer fora de casa por parte do FC Porto (1E 2D).
5.ª derrota consecutiva do FC Porto em Inglaterra, sempre sem sofrer golos.
FC Porto continua sem conseguir vencer em Inglaterra: 17 jogos, 2 empates, 15 derrotas.

Fotografias(20)

Adrian Lopez, Luis Hernandez
Daniel Drinkwater, Andre Silva
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LEICESTER CITY
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Algumas notas
2016-09-28 12h51m por iSMURF4
Casillas: Uma nódoa de GR já devia de ter saído! E n me venham com tretas!
Falam dos centrais q são maus mas este Casillas n apanha umaa!! Até naquele remate rasteiro inofensivo do Mahrez n consegue agarrar a bola. . ( sabes Casillas que tens 2 mãos e não apenas uma!!!)

Meio Campo: Não existe. . . tanto criticam o Herrera que quando entrou fez muito mais que o André André o jogo todo!

Extremos: Não existem. . . quem faz o trabalho deles são os laterais. ler comentário completo »
força porto
2016-09-28 12h33m por petitor
Disse preparar a equipe para o ano no comentario anterior porque acho que deviam de ser sinceros com os adeptos como o Sporting foi com Leonardo Jardim e dizer que este e o ano zero, tirar a pressão do titulo deixar a equipe crescer e contruir uma base solida para o futuro, ainda acredito no Nuno mas já com menos margem, espero que volte a criar um 11 base.

Com o plantel actual:

Casilhas
Lay un
Filipe
Boly ou Marcano
Alex Telles
ler comentário completo »
força porto
2016-09-28 12h29m por petitor
Agora parece que ninguem presta, mas no inicio da epoca contra a roma, rio ave, Estoril etc no 4x3x3 com muita garra, entrega e caracter antevia-se uma boa época, mas depois fechou o mercado e ficou tudo baralhado com muitas alterações quer de jogadores quer de tacticas, agora e um 4x4x2 hibrido que ninguém percebe quem e o PL quem cai nas faixas.

Concodo que falta um 8 com muita capacidade física quer para defender quer para aparecer no ataque, Herrera e Andre Andre tenh...ler comentário completo »
FI
*
2016-09-28 12h04m por Filipe_A
Batemos no fundo e continuamos no fundo. Vamos ver como vai ser o jogo na Choupana. Alguém que avise o fulano que abra os olhos!!!
FI
*
2016-09-28 12h01m por Filipe_A
Adepto:

Claro que podia ter 6 pontos. Eu escrevi 4 porque isso era o mínimo exigível.
Qdo foi do sorteio ouvi muita gente em falar em 18 pontos. Será que fazemos 10? Hum. . .
Mas nós temos alguma equipa de jeito? Quem é Depoitre? Quem é André André? Quem é Adrian? Quem é Varela? Quem é o Dumbo? Quem é Felipe? Se era assim tão importante porque é que o ex suplente das reservas do Liverpool ainda não jogou um só minuto? Zé Manuel? Ai desculpa, esse fez 6 treinos e...ler comentário completo »
AD
Porto o escorrega do NES
2016-09-28 11h56m por Adepto
Problemas notórios

Começando no treinador e acabando no treinador. .

Ainda não acertou no esquema tático em nenhum jogo. (ROMA sorte, muita sorte)

Não sabe mexer quando no banco.

Usa e abusa de jogadores de bancada para titular, titular para banco. Não se percebe nada, jogador sem minutos.

Jogo muito fraco. . . E deixo aqui alguns pormenores para quem gosta de ver futebol e não olha só para o emblema. .
...ler comentário completo »
meio campo do Porto n existe há 3 epocas
2016-09-28 11h56m por Miudo
O problema do porto é não ter médios centro de jeito!!! Oliver a 8? Herrera? AAndré? poupem-me!!! Reparem que a última vez que o Porto foi campeão havia Moutinho e Lucho!! desde que eles saíram foram 3 anos sem ganhar nada!! com Josué, Carlos Eduardo, Evandro, Herrera, AAndré, Sergio Oliveira, só lixo!
AD
demonflair
2016-09-28 11h34m por Adepto
Se tivéssemos ganho ao Copenhaga também estaríamos em 1. . . Lógica lool
AD
Filipe_A
2016-09-28 11h33m por Adepto
Eu arrisco a dizer que 6 pontos eram muito possíveis. . .
LEICESTER campeão de Inglaterra e então???? Bem se viu ontem, o Porto sem jogar nada quando apertava mais um pouco tremiam todos. . Tem sim 2 centrais bons. . É um óptimo extremo, de resto. . Com um porto dinâmico e de outros tempos eram goleados.


Este nosso porto não joga nada, treinador miserável, nem no banco aprendeu nada.
AD
Valter_reis_99
2016-09-28 11h31m por Adepto
Comentário sem lógica, CASILLAS não tem qualquer culpa no golo de Slimani, nem contra o SCP. .

Que isso tem a ver???
FI
*
2016-09-28 10h47m por Filipe_A
Apelidados
FI
*
2016-09-28 10h46m por Filipe_A
Continuamos a perder, perder. . . perder. E somos nós que somos apelidados de Profetas da Desgraça. E voces podem ser apledidos do que? Profetas das Derrotas? Ou Profetas do Comodismo? Pouca vergonha empatar com Copenhaga' s, Tondela' s e não conseguir pontuar em Leicester. Deviamos ter 4 pontos na Champions, temos 1. A diferença não é grave para os Profetas do Comodismo, ou será Profetas da Transição?
Que palhaçd!!! Nota-se que não fazem falta pontas de lança. Havemos de ir lon...ler comentário completo »
Todos falam no Sporting
2016-09-28 09h50m por demonflair
Mas a verdade é que estamos a um ponto do 1º lugar do nosso grupo, e podiamos ja estar em 1º caso tivéssemos ganho ou empatado em Madrid.

E atenção a este Dortmund que está a jogar a um excelente nível!!!

Já o Porto com o grupo mais acessível, com um grupo digno de Liga Europa, vê se completamente à rasca e ainda se desculpam na arbitragem. NES sempre que perde tem razões de queixa, e isso é um normal sintoma de quem não consegue liderar. Muito fraquinho. . .
MA
PORTO_INVICTUS
2016-09-28 09h13m por Magico8 via mobile
Também apoio esse 11.
fcp
2016-09-28 05h46m por fmn_69 via mobile
Num dos grupos mais fáceis k o meu fcp apanhou consegue estar a rasca. . . Falam em 4-4-2 ou 4-3-3, n temos extremos para tal. Precisamos de extremos k cruzam, e os únicos k cruzam são os laterais. Numa de fm, para mim a tática k poderia potenciar a equipa seria um 5-3-2:
3 centrais sendo um deles Danilo. Laterais com ordem para subir(a atacar teríamos um 3-5-2). Mdef Ruben Neves para organizar o jogo já de trás. O resto seria mais ou menos indiferente. . . Nuno tem k mostrar mais
#Porto
2016-09-28 01h07m por sousasoareslive
Está na altura em arriscarmos jogar com

Casillas

Maxi

Felipe
Marcano
Telles/ Layun

Danilo
Oliver r
Herrera

Otavio
Br ahimi/Corona
André Silva


Filipe_A
2016-09-28 01h04m por dinda
Os tempos são outros, aparentemente! Parecemos o Sporting. . .
FI
*
2016-09-28 01h02m por Filipe_A
dinda:

E como se explica o capítulo 1000 dos golos de Slimani ao Porto? Aquela defesa de merd. . . ainda não aprendeu a marcar Slimani? Tempo já tiveram!!!

É o Adrian Lopez, que máquina!!! Poupem-me a esta plhçd!!!
FI
*
2016-09-28 01h01m por Filipe_A
dinda:


". . . onde é que isto já se viu. . . ", óh amigo é o que se tem visto mais nos últimos tempos!

Fizemos alguma coisa para ganhar em casa ao Copenhaga? Fizemos alguma coisa (de jeito) para ganhar em casa de uma equipa que tem APENAS 2 PONTOS (1 connosco) no campeonato português?

É VERGONHOSO NUM GRUPO DE M. . . NÃO TER MAIS MARGEM PARA ERRAR! TUDO QUE NÃO SEJAM 6 PONTOS NOS PRÓXIMOS 2 JOGOS É O. . . ADEUS!

Ganhar na Dinamarca? não dou isso como um dado adquirido. Nem em casa se conseguimos ganhar!!!
Ja agora
2016-09-28 01h01m por dinda
Grande Casillas, para mim o principal culpado do golo sofrido hoje. Alguem que corra o homem dali para fora, ou então que o ensinem a ter "cojones" e a sair aos cruzamentos.
Pessoalmente
2016-09-28 00h59m por dinda
Ja o disse aqui e volto a repetir. O Porto tem que jogar em 4-3-3. Acho que ficou provado hoje que o 4-4-2 está longe de funcionar, por todas as razoes e mais algumas. So assim de repente recordo-me que não temos avançados suficientes no plantel para jogar neste sistema (temos apenas 2, Adrian para mim não conta). Para alem disso, os nossos extremos não são jogadores de linha, nem de cruzamento. São jogadores criativos adaptados à faixa, com capacidade de ruptura em zonas interiores. <...ler comentário completo »
Porto
2016-09-28 00h53m por dinda
O Porto perdeu efectivamente este jogo porque nunca pareceu na realidade querer alguma vez vence-lo. Quer no campo, quer no banco de suplentes. . . Hoje viu-se um Porto com medo do Leicester(onde é que isto ja se viu. . . ), e o resultado acaba por ser natural, tal a inoperancia tactica da equipa do Porto. O problema reside mesmo ai: existe uma indefiniçao tactica enorme na equipa. O facto de não haver um sistema já definido faz com que a equipa se desorganize, jogue mal, e que as dinâm...ler comentário completo »
Islam "caça dragões" Slimani
2016-09-28 00h52m por valter_reis_99
E que tal o Nuno Espirito Santo tentar colocar o José Sá quando jogam frente a uma equipa de Slimani. . , pah. . pode ser que faça melhor. . xD
Quanto ao jogo muito pouca dinâmica do Porto, eu sabia que o jogo no King Power seria difícil e confirmou-se. Um Leicester City muito objetivo naquilo que queria fazer que era vencer ao contrário do Porto sem grandes ideias, sem muita objectividade mas no geral foi um jogo bastante equilibrado, mas vi sempre mais dinâmica por parte do Leicest...ler comentário completo »
ME
NES
2016-09-28 00h50m por Menaco23
De portista pode ter tudo, mas de treinador tem muito pouco, e se ele me calar ainda bem, mas simplesmente não acredito num treinador que nem ele sabe que fazer com aquela equipa e cada jogo que passa mostra isso para dentro e para os adeptos
ME
petitor
2016-09-28 00h38m por Menaco23
Das duas uma, ou é incompetente ou esta fazer de proposito para prejudicar o Porto.
Corona, Brahimi no banco?? num jogo destes meter o adrian?
Muda de sistema de jogo para jogo, não ha coesao na equipa durante os 90 minutos linhas afastadas umas das outras. Não vejo identidade nesta equipa, ate podia não ter grandes oportunidades neste jogo, mas devia entrar em campo muito mais personalizada. Sabe-se perfeitamente que o Leicester fisicamente é muito forte aposta muito no j...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Playbook RBR
rubrica de Ricardo brito reis
A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai ...