placardpt
Dragões ficam-se pelo empate

Dragão não mata e terá que incendiar o Coliseu

O FC Porto não foi além de um empate a um na receção à Roma, num jogo onde ficaram evidentes muitas dificuldades dos dragões em lidar com um adversário pressionante e experiente. A expulsão de Vermaelen trouxe outra emoção ao jogo, só que a reviravolta ficou a meio caminho e agora será preciso correr atrás do prejuízo na Cidade Eterna.

A arte de rápido pensar

Surpresa Adrián
Nuno manteve o 4x2x3x1, só que recuou André André para o lado de Danilo, deslocou Herrera para a direita e lançou Adrián López atrás de André Silva.
Foi a um ritmo muito elevado que o jogo arrancou. Duas equipas a quererem pressionar alto e a fazerem-no, se bem que melhor a execução romana que a portista, muito porque os médios de Spalletti (Nainggolan sobretudo, mas também Strootman) subiam no terreno para o fazer, ao contrário de Danilo e André André, muito mais estáticos e posicionais sem bola.

Num jogo vivo e em boa velocidade, a Roma superiorizou-se também porque, numa fase inicial, os seus laterais tiveram muito mais confiança para subir, ao contrário de Maxi e Telles, com ordens prioritárias para não perderem de vista Salah e Perotti.

Dois fatores aqui referidos que, aliados ao posicionamento de Herrera (má a opção de o colocar na direita, onde não deu velocidade nem consistência), fizeram com que a Roma estivesse mais perto de um golo que chegaria numa infelicidade de Felipe, mas que só não aconteceu antes porque Alex Telles foi enorme a compensar uma falha de Casillas e outra de Danilo Pereira.

Otávio foi crescendo com o jogo ©Global Imagens / Pedro Correia
E, apesar da imediata resposta, pelo inevitável André Silva - tivessem todos a sua vontade... - pouco mais se viu de um FC Porto refém da posse italiana. Com Nainggolan a dar um enorme pulmão à equipa e com De Rossi a comandar com os pés e com a boca, os italianos ficaram bastante confortáveis no jogo, que já dominavam e que o fizeram ainda mais depois do golo, muito porque, a pensar, foram normalmente mais rápidos que a formação lusa.

Vermelho animou o azul

Roma tirou à frente e meteu atrás
Com a expulsão de Vermaelen, Palmieri foi a jogo por troca com Perotti, ele que foi sacrificado. A equipa baixou linhas e passou a estar num 4x4x1, com Salah muitas vezes a ser o deambulante atrás de Dzeko.
Dizer que o jogo podia estar decidido perto do intervalo era manifestamente exagerado, se bem que seria necessária uma drástica ação para inverter o rumo da partida. E foi precisamente isso que aconteceu, quando Vermaelen, já com amarelo, travou André Silva à entrada da área e foi tomar banho. Do livre nada resultou, mas, na disposição anímica, tudo foi diferente e para melhor.

Adrián marcou, só que foi anulado ©Global Imagens / Ivan del Val
Os portistas podiam ter empatado ainda no primeiro tempo e surgiram no segundo de forma totalmente diferente: na tática, com um regresso ao 4x3x3 à Porto, com Danilo atrás, Herrera e André André à frente no miolo e com Adrián mais sobre uma linha; na postura, intensa e de sentido claro de chegar rapidamente ao golo que devolvesse o equilíbrio à eliminatória; na dinâmica, com muito maior envolvimento dos laterais e com acerto do miolo, onde Danilo mostrou que não fica pior se jogar como único médio defensivo.

Por esta altura, já Otávio, que foi crescendo ao longo da primeira parte, estava em rotação máxima, a abrilhantar a criação portista e a auxiliar um André Silva inesgotável, num tridente que teve a surpreendente, mas muito bem conseguida, aparição de Adrián López (quem o viu e quem o vê...).

Lágrimas de Rúben Neves
O médio portista não foi opção (entraram Layún, Corona e Evandro), apesar de estar pronto para entrar, e não conteve as lágrimas de desânimo.
De forma natural, o golo apareceu e a plateia, já em grande envolvimento, passou a acreditar ainda mais na reviravolta. Nuno continuou prudente, com receio do que Dzeko e Salah pudessem fazer, e o seu risco ficou-se pelo que foi feito ao intervalo, na mudança do tridente de meio-campo e na ordem para subir dos laterais. Nas substituições, nenhuma loucura e muita cautela, que certamente não agradou a todos os adeptos.

Podia ter sido mais arrojado, se bem que o adversário não era um qualquer. Roma é já na próxima terça e será preciso mais FC Porto.

U Quarta, 17 Agosto 2016 - 19:45
Estádio do Dragão
Björn Kuipers
1-1
Felipe 21' (p.b.)
André Silva 60' (g.p.)
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FasePlay-Off
Mão1ª Mão
Lances Capitais
21´
GOLO Roma
Felipe marca na própria baliza!
49´
GOLO FC Porto!
Adrián López marca
Adrián López marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
60´
GOLO FC Porto
André Silva marca de grande penalidade!
André Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
Minuto 40: Não se saberia o que aconteceria se Vermaelen não tivesse visto o vermelho, mas viu-o e bem, o que foi benéfico para uma significativa melhoria do jogo portista, que recuperaria no marcador.
O Árbitro
Uma arbitragem cheia de casos. Decidiu bem na expulsão de Vermaelen, esteve mal ao não marcar penálti para os portistas ainda na primeira parte, acertou no golo anulado a Adrián e também atuou bem na grande penalidade que André Silva concretizou. Maioritariamente bem, ficou com um lance a manchar a sua atuação.
O Melhor
André Silva
Podia também ser Otávio, mas o português desempatou com mais um golo, que parece ser mesmo a sua especialidade. Combativo, abnegado e intenso na luta com os dois centrais adversários, o avançado portista é cada vez uma afirmação nesta equipa.
O Pior
Herrera
Pode dividir este estatuto com Nuno pela opção tomada pelo técnico em lançar o mexicano na direita. Foi claramente uma opção que não funcionou, já que Herrera nem deu profundidade, nem proporcionou isso a Maxi no primeiro tempo. Depois, na segunda parte, foi sempre muito lento a decidir, já na sua posição. Má noite do capitão.
Forma
FC Porto
2016/2017
2J
1V
1E
0D
4-2G
Roma
2016/2017
1J
0V
1E
0D
1-1G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto não vence nas competições europeias há 5 jogos consecutivos (Chelsea, Dortmund e Roma)
Nos 2 últimos jogos do FC Porto nas provas europeias, os dragões sofreram através de autogolo (Casillas vs. Dortmund e Felipe vs. Roma)
André Silva através de grande penalidade, quebrou um jejum de golos do FC Porto na UEFA (438 minutos)
Apesar do mau resultado em casa frente à Roma, este é o 7.º jogo consecutivo do FC Porto sem perder vs. equipas italianas (3V 4E)
FC Porto só por uma vez falhou o acesso à Champions via play-off, foi em 2000/01 com Fernando Santos no banco (Anderlecht D 1-0, E 0-0)
FC Porto nunca passou uma eliminatória na UEFA, depois de empatar (1-1) na 1.ª mão em casa (3 eliminações - Chelsea, Inter, Bayern)
A Roma só por uma vez foi eliminada nas competições europeias depois de empatar fora (1-1) na 1.ª mão (2015/16 Fiorentina, Liga Europa)
UEFA: 74% das equipas que empatam a 1.ª mão em casa (1-1) são eliminadas (657 jogos).
O FC Porto nos 2 jogos que realizou em Roma (1981 vs. Roma e 2003 vs. Lazio), os dragões empataram a zero bolas
André Silva marcou 50% dos golos dos azuis e brancos nos últimos 4 jogos que o jovem avançado português jogou (5 golos)
FC Porto (346J) iguala o Dynamo Kyiv (339J) como a 8.ª equipa da história das provas europeias com mais golos sofridos (380)
FC Porto volta a não vencer em superioridade numérica; não acontecia desde 2015 quando perdeu nos Barreiros por 1-0 (Marítimo)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
ROMA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Porto
2016-08-18 14h20m por JotaPFN
Bom jogo ontem, a partir dos 25 minutos, porque os 25 minutos iniciais foram completamente dominados pela Roma. . .

Neste momento temos um plantel muito curto, não chega para ser campeão, e a meu ver não vai chegar para entrar na Champions! E esta Roma tem uma belíssima equipa, temos 10% de hipóteses de passar. . .

Opções válidas neste momento:
GR: Casillas, José Sá
DD: Maxi, Varela
DC: Felipe, Marcano
DE: Telles, Layun
...ler comentário completo »
uau
2016-08-18 12h26m por madbomber
apagaram o spam? que chatice. .
HA
JAOF
2016-08-18 11h22m por Halibut
LOL! o indi tem propostas VENDAM! o reyes igual, aboubakar. .

se não aceitam menos que 30 pelo brahimi tentem fazer com que o jogador tenha outra atitude e que se transforme, na primeira época do Porto deixou água na boca, vejam o que fez jorge jesus ao enzo perez jogador amuado e que depois rebentou na luz numa adaptação fantástica, NES que puxe dos galões e que saiba aproveitar o que tem como está a fazer com adrian lopez sempre criticado e que aparece agora com outra postu...ler comentário completo »
HA
unreal_returns_ ch_zh
2016-08-18 11h12m por Halibut
posso até dizer asneiras, mas a PRIORIDADE MÁXIMA que o Porto devia ter neste momento não é andar atrás de oliver ou rafa.

nós do meio campo para a frente temos feito as coisas bem, e nota-se que de jogo para jogo estamos a criar rotinas muito boas. . .

mas lá está, pecamos sempre defensivamente, logo eu acho que precisamos de 2 CENTRAIS EXPERIENTES, gastem os 18 ou 20 milhões ai porque nos fazem muito mais falta que oliver ou rafa.

e o caso d...ler comentário completo »
HA
unreal_returns_ ch_zh
2016-08-18 11h06m por Halibut
mas olha que há adeptos como eu que tu consideras pipoqueiros que não tem palas nos olhos, diz-me lá se te lembras de ver centrais tão maus a jogar pelo Porto? já tivemos um ou outro mau, mas neste momento até à data nenhum chega perto dos melhores que já tivemos, somos uma passadeira vermelha para os pontas de lança. . .

e eu não consigo entender porque raios já não temos centrais como deve ser a esta altura, FELIPE com 27 anos quase 28, vem do brasil e titular no corinthi...ler comentário completo »
Portistas
2016-08-18 09h05m por petitor via mobile
Unidos e a apoiar podemos não concordar com tudo mas já não víamos está raça a muito tempo. Espero que a direção consiga dar 2 ou 3 mais valias a nuno para atacamos a época com está raça podemos lutar com o Benfica e sporting
Jogo
2016-08-18 08h00m por zlatan_ibrahimovic via mobile
Emotivo depois da boa expulsão de Vermaelen que foi muito imprudente. LS também esteve mal a meter o Palmieri que fez um jogo desastroso.
Podem dizer que o NES podia ser mais arrojado mas era a Roma que estava do outro lado e viu-se bem que mesmo com 10 tentava sair em contra-ataque e com outro golo praticamente arrumava o assunto por isso assim é possível eliminar os italianos mas é difícil.
Algo que não faz sentido
2016-08-18 02h50m por loool322
O porto quer vender Indi, Aboubakar e Brahimi para ter um bom encaixe financeiro mas como quer a direcção valorizar os jogadores se nenhum deles é sequer convocado enfim.
Filipe_A
2016-08-18 02h40m por Philippe_Coutinho_10
Pois, mas esses que insultam voltam sempre e dizem que o ban foi injusto e que os outros são uns protegidos e que o site lhes está a censurar por serem contra o clube x!
FI
*
2016-08-18 02h33m por Filipe_A
Que interessa ter tantos comentário, se muitos são a ofender-se e a insultar-se uns aos outros.
Basta ter uma opinião diferente para se partir para um insulto barato.
Assim é demasiado fácil chegar-se a 700 comentários. No dia em que o ZEROZERO banir de vez todos aqueles que insultam, aqui poderá-se discutir futebol e ter respeito para outras opiniões.
Notícia que teve mais comentários
2016-08-18 02h28m por katanga-azoriano via mobile
Foi a de João Moutinho quando foi transferido para o F. C. Porto 1500 comentários

jlag
2016-08-18 02h19m por Philippe_Coutinho_10
Calma homem, para quê atirar loiça para o ralo da sanita?!
a respeito de verborreia insultuosa
2016-08-18 02h16m por jlag
. . . sem querer ofender ninguém directamente, a minha mensagem para quem insulta, ou faz comentários desrespeitosos, a quem se ache merecedor de estátuas por insultos e contra insultos (atenção que não me estou a referir directamente aos últimos comentários mas a quem enfiar a carapuça) vou responder. . . e sei que isto é jogar lenha para a fogueira. . . informo que tenho em minha casa 3 estátuas de loiça a homenagear tais figuras. . . todos os dias contemplo as formas dessas belas estátuas ...ler comentário completo »
Rumo aos 800
2016-08-18 02h15m por Redfoo_16 via mobile
Eheheheh
BITW
2016-08-18 02h13m por Philippe_Coutinho_10
Já agora, quando te perguntei se viste os comentários, era por causa de teres dito que isto era um recorde, pois se visses o que o [. . . ] logic ou eu dissemos saberias que ainda falta um bocadinho de sopa para 700 e tal ser recorde (só se for recorde de 2016 :P). O [. . . ] logic meteu aí uma notícia com mais comentários por exemplo.


Agora não vamos estar aqui a spammar para isto ficar com mais de 1000, seria muito ridículo. ahah



P. s: Mais valia estar a ter uma conversa destas no chat do zz do que aqui!

BITW
2016-08-18 02h10m por Philippe_Coutinho_10
Achas? O Zerozero até agradece ter vários comentários, eles não deixariam que isto baixasse tanto, no máximo deixam até aos 500!


Agora que eu disse isto eles apagam mesmo tudo para provar que estou errado. :P
BITW
2016-08-18 01h59m por Philippe_Coutinho_10
Andas a ler os comentários ao menos? xD
MadMax
2016-08-18 01h58m por Philippe_Coutinho_10
Já agora faz também uma para mim, que poucos meses atrás andava aqui no zz o gang da noite e madrugada a falar no meu nome de user e discutir a minha sexualidade numa notícia em que eu nem sequer tinha comentado!
Liga dos Campeões
2016-08-18 01h51m por katanga-azoriano via mobile
Desertlion
L. Depoitre não pode jogar na L. C porque já foi utilizado por seu antigo clube por isso inscreviam o Gonçalo Paciência que ta disponível e tem qualidade na minha opinião 😉
Obrigado pelo apoio e boa sorte 🍀 para teu Club nas competições europeias

Aldo the apache
O F. C. P ainda não ganhou a uma equipa de Spalletti espero que seja desta mas agora o mais importante é o jogo a seguir contra o Estoril 😉
Obrigado pelo apoio e boa sorte 🍀 para teu Club nas competições europeias
Cao_Catanado
2016-08-18 01h48m por Philippe_Coutinho_10
Não foi apenas isso, o que mais "feriu" o zerozero foi o facto de terem banido user's só porque andavam a publicitar um chat que criaram para a comunidade do site, os user's sempre que voltavam com outra conta iam logo banidos, bem. . . Acontece que esses user's banidos eram dos que geravam mais comentários nas notícias, e eles deixaram de cá vir e criaram um blog (mas acho que tu sabes disso, pois acho que fizeste parte dessa comunidade), o blog até teve um sucesso razoável, e com isso ...ler comentário completo »
record de comentários. . .
2016-08-18 01h47m por jlag
ao ver como este tipo de coisa se desenvolve fico com vontade de criar um site futebolístico sem limites onde não só se aprovasse mas também se incentivasse a verborreia insultuosa. . . de futebol apenas teria uma paragonas ao bom estilo correio da manhã e outros sencionalistas. . . mas com tanta gente a comentar haveria de atrais montes de patrocínios e ganhava uma massas. . .
Podiamos
2016-08-18 01h43m por iSMURF4
tentar ganhar a Liga Europa. . . o Sevilla está menos forte :D
Porto
2016-08-18 01h41m por jlag
não gostei de ver o Porto deixar passar a oportunidade de ganhar este jogo (não sou portista mas até tinha apostado no Porto). . . e acho complivado o Porto chegar à champions League, mas se maracr primeiro. . . hoje a primeira meia hora foi da Roma muito graças à insegurança de Casillas (em alguns lances comete erros de júnior que acaba de chegar ao campeonato), embora tenha respondido imediatamente com categoria, mas esse período serviu para manter o Porto a tremer. . . o Poro sim deve...ler comentário completo »
[. . . ] logic
2016-08-18 01h39m por Philippe_Coutinho_10
Creio que a notícia com mais comentários foi a do Matias Fernandez no Sporting que gerou uns 1400. . . E acho que depois houve a notícia da ida do Hulk para o Zenit e ultrapassou os 1200, nem sei se chegou a ultrapassar a do Matias.
Minha gente
2016-08-18 01h36m por Philippe_Coutinho_10
700 comentários é um bom número, mas se vissem como isto era em 2012 ficavam malucos, chegámos a ter 1000 em notícias e o pessoal nem ficava impressionado! hehe

Uma notícia banal chegava a 100 e 200 comentários!

Depois o zerozero lixou-se e isto foi ficando com cada vez menos comentários.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral