placardpt

Dragão reativo vence na estreia da Liga

Foi uma estreia com tudo para a Liga a NOS. À boa imagem do futebol português, o primeiro jogo entre Rio Ave e FC Porto trouxe-nos bons golos, expulsões, penáltis e muitos protestos. O dragão esteve no jogo de uma forma mais reativa, sabendo reagir bem ao primeiro golo do adversário.

No futebol em si, o FC Porto estreou-se a ganhar na Liga. Mesmo tendo começado a perder, os portistas conseguiram dar a volta ao jogo e vencer o Rio Ave por 1x3. Com um futebol mais de garra do que propriamente de qualidade, os azuis e brancos deixaram uma imagem de quem precisa melhorar, mas também de quem tem confiança para o fazer. 

Voltou a ser difícil criar oportunidades

Novamente a jogar com André André numa posição 10, na frente de Danilo e Herrera, o FC Porto voltou a mostrar alguns dos problemas que tinha demonstrado no final da pré-temporada, especialmente na criação de oportunidades de golo e na gestão das bolas que são colocadas na sua defesa. Normalmente, era Heldon quem mais problemas criava à defesa portista e espcialmente ao lateral Alex Telles que, por mais que uma vez, foi obrigado a recorrer à falta para travar o avançado do Rio Ave. 

Vitória na estreia pela primeira vez
Pela primeira vez na sua carreira em Portugal, Nuno Espírito Santo começou um campeonato a vencer na primeira jornada. Curiosamente, essa vitória surge contra a única equipa que orientou em Portugal

Aos 36 minutos, e depois de Felipe ter sido obrigado a dobrar Maxi e a ceder canto, eis que surge o primeiro golo do jogo e da Liga NOS. Marcelo antecipou-se a Alex Telles e, depois de Felipe não ter conseguido o corte no primeiro poste, encostou para o 1x0. Temeu-se que o FC Porto viesse a baixo psicologicamente, mas o que é certo é que, quase na resposta, Corona aproveitou uma bola a pingar na área para empatar. O mesmo Corona até esteve perto de fazer o 1x2, logo a seguir, as o poste negou-lhe o golo, naquela que era a melhor fase dos dragões na partida.

O que parecia complicado resolveu-se

©Global Imagens / Ivan del Val
Os primeiros minutos da segunda parte pareciam trazer-nos um jogo à imagem do que aconteceu nos primeiros 45 minutos. Muita luta e poucas oportunidades. Quem não quis esse rumo para o jogo foi Herrera que à bomba colocou o FC Porto a vencer, num lance muito bem trabalhado pelos dragões.

Foi depois desse lance que o jogo se inverteu. O Rio Ave passou a tentar ter mais bola, explorando os quatro homens que tinha no meio campo, já que jogou num 4x4x2 losangulo. Foi na fase em que mais tentava crescer que os homens de Vila do Conde levaram um verdadeiro soco no estomago. Marcelo faz penálti, é expulso e André Silva fez o 3x1 e, praticamente, matou o jogo. Nem a expulsão de Alex Telles, por acumulação, trouxe o Rio Ave para a discussão do resultado. O Dragão fechou-se bem nessa fase, recuando Danilo e colocando André André mais em cunha com Herrera.

Não foi um jogo perfeito, longe disso, mas o FC Porto mostrou neste início de campeonato que consegue reagir às adversidades, algo que nunca acontecia na temporada passada. Ainda assim, será presciso mais qualidade de jogo, especialmente na criação de oportunidades, para o dragão levar de vencida a Roma, no playoff da Liga dos Campeões.  

U Sexta, 12 Agosto 2016 - 20:30
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Fábio Veríssimo
1-3
Marcelo 36'
Jesús Corona 40'
Héctor Herrera 52'
André Silva 60'
Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
Lotação5 300
Medidas105x68
Inauguração1984
FaseCampeonato
JornadaJornada 1
Lances Capitais
36´
GOLO Rio Ave!
Marcelo marca
Marcelo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
40´
GOLO FC Porto!
Jesús Corona marca
Jesús Corona marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
52´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
60´
André Silva (FC Porto) falha a grande penalidade!
60´
GOLO FC Porto!
André Silva marca
André Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave
No início da segunda parte, e quando o jogo parecia poder-se complicar, Herrera apareceu a fazer o 1x2 com um remate de belo efeito. Esse golo acalmou o FC Porto
O Árbitro
Fábio Veríssimo não teve ua arbitragem fácil. Apesar de ter tido muito trabalho, acertou quase sempre nos lances mais complicados.
O Melhor
Herrera foi o motor e ainda marcou
O médio mexicano foi sempre o motor da equipa. A fazer uma função de 8, o jogador construiu e ainda teve tempo de marcar um golo de belo efeito. Começa a não haver dúvidas de que terá muito protagonismo com Nuno Espírito Santo.
O Pior
Alex Telles muito nervoso
Não teve uma estreia feliz. Para além de ter sido expulso (até podia ter sido ainda mais cedo) nunca conseguiu controlar as bolas que era colocadas nas suas costas.
Forma
Rio Ave
2016/2017
3J
0V
2E
1D
2-4G
FC Porto
2016/2017
1J
1V
0E
0D
3-1G
Sabia que...by playmaker stats
O FCP beneficiou de uma grande penalidade: na 1.ª jornada, a última vez que acontecera tinha sido em 13/14 (Josué converteu).
Ivic perdeu o 1.º jogo da época 1993/94, mas não se estreava no banco portista, uma vez que já tinha passado pelo clube em 1987/88.
Desde 1988/89 (Quinito), todos os treinadores do FC Porto se estrearam com vitória pelo clube.
Nuno Espírito Santo estreia-se como treinador do FC Porto com uma vitória.
3 épocas depois, o Rio Ave voltou a perder na estreia do campeonato.
Capucho ainda não venceu no comando do Rio Ave (3J 2E 1D).
5.ª vitória consecutiva do FCP em Vila do Conde (todas as provas).
FC Porto sofre golos fora de portas na Liga há 4 jogos (3 em 15/16 e 1 em 16/17).
A última reviravolta do FCP a abrir a Liga acontecera em 2013/14, no Bonfim (1x3).
Juntando 15/16, o FC Porto conseguiu a sua 3.ª reviravolta consecutiva no campeonato.
FC Porto volta a operar reviravolta em Vila do Conde, tal como aconteceu na época passada.
FC Porto vence , na Liga, em Vila do Conde por 1x3 pela 4.ª época consecutiva.
FC Porto entra a ganhar na Liga 2016/17: 3.ª época consecutiva que o consegue.

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RIO AVE
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FA
RSDestroy
2016-08-13 13h49m por famaaa
Essa não é a opinião da amaioria dos especialistas de arbitragem do jornal "o jogo". .
FI
*
2016-08-13 10h29m por Filipe_A
Ai cegueira futebolística a quanto obrigas. Começou a época e alguns já meteram as palas.
Resultado Enganador
2016-08-13 10h15m por rumoao36
Ainda hoje começou a liga, e as arbitragens ja começam a favorecer o porto, decorria o minuto 22, entrada de alex telles sobre heldon, entrada claramente para cartão vermelho
HA
REFORÇOS
2016-08-13 09h50m por Halibut
RICARDO CARVALHO LIVRE
FABIAN SCHAR 10 MILHÕES + EMPRÉSTIMO DO REYES OU CHIDOZIE, OU ATÉ MESMO OS DOIS AO HOFFENHEIM.
RAFA OU OLIVER TORRES.

toloi não é melhor do que carvalho ou schar. . . reforcem a equipa como deve ser que vamos precisar.
HA
fcp-12
2016-08-13 09h47m por Halibut
toloi? mas este gajo vale alguma coisa? contratar só por contratar mais vale estar quieto. . .
se o ricardo carvalho viesse ainda teria que vir outro central, porque este já tem 38 anos, embora ache que aguentasse jogar a titular, provavelmente ia quebrar e precisar de descanso.
eu digo que: 2 CENTRAIS (ricardo carvalho + 1 jovem mas já com experiência, já referi aqui o nome de um central jovem, prestes a fazer 25 anos e que é um excelente central, FABIAN SCHAR, podiamos a...ler comentário completo »
Reforços
2016-08-13 08h22m por fcp-12 via mobile
1 Dc:Rc ou o Toloi
1 Mo:Oliver e assim mantemos o Otavio na ala
1 extr:qualquer um menos Rafa se vier um extr penso que Otavio deve passar para o meio este miudo é craque. Vender brahimi, Aboubakar, indi. E ficar com o Gonçalo paciência.
Analise
2016-08-13 08h15m por fcp-12 via mobile
Os primeiros 30 mn nao foram bons mas depois do golo do empate estivemos bem na segunda parte estivemos melhores vitória justa na minha opinião. Em relação a equipa tem de vir 1 Dc urgente em relação aos nomes que se fala penso que Rc pela experiência que tem se nso for ele o Toloi penso que é ótimo. Depois precisamos de 1 extremo com qualidade Rafa sinceramente não quero jogadores do Braga não obg. Ansesio seria bom ou entao podemos optar pela solução contratar Oliver e manter o Otivio na ala. E penso que o plantel fica bom.
Força porto
2016-08-13 07h46m por petitor via mobile
Tendo o Porto, aboubakar, brahimi é indi para vender é lógico que serão substituídos por mais valias, pelo menos um extremo canhoto e um central bom devem entrar. Otávio no meio também é tremendo
Zerozero
2016-08-13 04h17m por RSDestroy
"Ainda assim, será presciso mais qualidade de jogo, (. . . )"

Por favor, corrijam o erro acima mencionado. Saudações zerozeristas :-P :-)
famaaa
2016-08-13 03h33m por RSDestroy
Não se preocupe, que a essas horas, acho que até ela falhava lol. Eu é que tou habituado a trabalhar a essas horas. Olhe, mas vou ser seu amigo e vou cometer um erro. O programa de t. v. secret story, é um programa que ajuda-nos a evoluír o córtex cerebral :-P. Vi o jogo na sua totalidade e tanto o comentador principal, como Luís Freitas Lobo, disseram que Marcelo não teve intenção de ir à bola, portanto a expulsão foi inteiramente correta. O que interessa, é que não acho que tenha...ler comentário completo »
FA
RSDestroy
2016-08-13 03h07m por famaaa
* quanto
** ser
*** se

**** ai ai a professora primária. . .
FA
RSDestroy
2016-08-13 03h05m por famaaa
Mas essa também não foi a minha opinião, nem discuti isso, tal como disse.
Quantas as regras não estou a par de tudo, são mais de 200 as alterações!! No caso em particular tem a ver com o facto de um jogador que faça penalti, desde que não seja uma falta dura ou com intenção, não deve see duplamente penalizado ( penalti e vermelho ) e ja nao discuto a "intensidade" de é ou não penalti. .
f***logic_
2016-08-13 02h48m por RSDestroy
Deixei de comentar há alguns anos aqui (sou utente desde 2006, salvo erro lol), pois não lido nada bem com pessoas a chamarem nomes umas às outras, só para sentirem-se fixes ou pior, inteligentes. Sou um zé-ninguém, mais uma formiga no nosso planeta, nas não tenho o dever de ser insultado por dar uma opinião de forma educada. É porque não é mesmo justo ficar com o coração a bater a mil à hora (sofro de hipertireoidismo), por alguém chamar-me um nome injusto. Serei tótó por isso? Talvez...ler comentário completo »
f***logic_
2016-08-13 02h14m por RSDestroy
É, realmente o André André nunca foi um jogador tecnicamente evoluído, mas também já não deve ir a tempo de evoluir essa vertente. No entanto, o que interessa é que concorda comigo, no sentido de ele defender mais, para explanar mais a sua vertente atacante. Só que como disse e muito bem, diga-se de passagem, ele não é tão evoluído tecnicamente, como o Deco. Força e obrigada pela resposta educada. :-)
famaaa
2016-08-13 02h09m por RSDestroy
Custaria-lhe muito descrever-me essas regras? Não é por mal, é porque eu sou night auditor num hotel (como o nome indica sou como o Batman, trabalho é à noite lol) e tem me custado acompanhar algumas notícias, apesar de haver o zerozero. E trabalho à frente de um computador, mas trabalho vem sempre em primeiro lugar e nem sempre tenho tempo de ler tudo. E também ouvi dizer que o terceiro classificado de um qualquer grupo, na fase de grupos da Champions tem que passar por um play-off, é v...ler comentário completo »
LU
Resultado bom, mas. . . . . . .
2016-08-13 02h08m por Luis79
O resultado é positivo e ainda mais sendo uma reviravolta, mas falta muita coisa a esta equipa para podermos aspirar ao título.

Urgente um defesa central para o lugar do Marcano.
Maxi esteve bastante mal e gostaria de ver Layun naquele lugar, pois na maioria dos jogos em Porutal precisámos de laterais ofensivos e não é tão mau como pintam a defender.
Número 10 e extremo urgentes. . .

André André pode ser um 8, mas nunca será um 10 e para mim foi...ler comentário completo »
Bitw
2016-08-13 02h03m por iSMURF4
Na Supertaça o Deus Cervi fez um jogão!

Tens aí um grande jogador, ainda vai ser melhor que o Gaitan xD
FA
pois é. .
2016-08-13 02h02m por famaaa
Sem pôr nada em causa e aceitando a opinião de todos, então o "arbitro benfiquista" marca um penalti a favor do porto e expulsa o jogador mesmo com as novas regras. . ???
Não discuto os lances, não foi o que me trouxe aqui, mas os comentários que muitos tiveram antes do jogo. . se fosse como diziam não havia penaltis nem expulsões. . enfim, temos sempre que chorar, somos portuguesitos assim. .
f***logic
2016-08-13 01h57m por RSDestroy
Muito boas as tuas escolhas, principalmente as do Otávio(que craque) e Layún a médio ala esquerdo. Mas o que será que se passa com o A. André? Será que tal como o Deco, após Fernando Santos ter convencido o mesmo para aprender a defender melhor, para explanar melhor o seu ataque (aposta mais que ganha :-P), deveria fazer o mesmo? Sou um simples treinador de bancada, mas apostava nisso. Não sei se partilhas da minha opinião. Abraço e força PORTO!!!XD
Xiii Blindsnake
2016-08-13 01h50m por RSDestroy
Não achas que é arriscado colocar o Layún a defender? Para mim, ele é fantástico como jogador, mas a meio campo (atenção que respeito a tua opinião e até que concordo a 50% :-P), só que acho que deveríamos optar por outra opção daquele lado. Eu bem que sabia que era um erro contratar o Maxi com a idade que tem. Muita qualidade sem dúvida alguma , mas para a posição dele, é (e foi) muito arriscado contratar alguém com a sua idade. De qualquer das formas foi bom afastar o fantasma liga NOS...ler comentário completo »
FI
PORTO
2016-08-13 01h46m por Filipe_A
Blindsnake:

Sim, ainda existe muito trabalho pela frente. Não gostei da 1. ª parte, temos que jogar bem melhor contra a Roma.

A DUPLA de CENTRAIS: Marcano / Felipe não me convence, mas é cedo para tirar conclusões. Acho que Rúben Neves poderá e deverá ser uma aposta a curto prazo para o onze. Gosto de Danilo, mas hoje esteve mal.
André André, acho que não se deve inventar uma posição para ele. Nunca na vida será um "10", na minha opinião. Nos Ar...ler comentário completo »
Filipe_A
2016-08-13 01h32m por Blindsnake
O que mais me irrita no Danilo é a liberdade que ele dá á frente da defesa. Ai Fernando que falta fazes. . .

André André é um jogador que aprecio mas que não pode ser titular, só garra e bom toque de bola não chega. Não consegue cobrir os espaços da melhor forma.

Maxi está lento, muito lento. Para mim era Telles na esquerda e Layun na direita. Ter genica e raça é bom mas não chega.

Quanto ao resto gostei dos centrais (rápidos), do Herrera (p...ler comentário completo »
F. C. P
2016-08-13 00h59m por katanga-azoriano via mobile
Não Estou A Espera Que O F. C. P Seja Uma Máquina De Fazer Golos Nem Uma Equipa Joga Bonito Mas Sim Uma Equipa Trabalhadora E Competente 😊

Dos Jogadores Que Mais Gostei Hoje

Otavio
Danilo Pereira
ANDRÉ Silva
André André
Da defesa em geral tirando um pouco de nervosismo do A. Telles

Os Mexicanos tiveram um pouco apagados Hoje mais Importantes nos Golos que Foram decisivos para Resultado

Banco
Ev...ler comentário completo »
FI
PORTO
2016-08-13 00h56m por Filipe_A
Blindsnake:

Danilo esteve um furos bastante abaixo.

Para mim, foi um resultado bem melhor que a exibição. Era importante começar com uma vitória e isso foi conseguido. A exibição não foi grande coisa. FALTAM CLARAMENTE REFORÇOS, só não vê quem sofre de cegueira futebolística. E não falta apenas um DEFESA CENTRAL, falta mais um ou outro REFORÇO PARA OUTRAS POSIÇÕES (extremos, por exemplo).
AN
Algumas considerações. . .
2016-08-13 00h50m por angryagain
Concordo, Danilo esteve um bocado lento a atacar bola e a passar.
Herrera falhou alguns passes fáceis na 1ª parte.
André André tb andou um tanto perdido em campo.
Maxi recupera mal, espero que a Roma não tenha um foguete na esquerda, senão. . .
André Silva precisa de ter mais apoio frontal pq lutar contra 2 centrais não é pêra doce.
Deviamos ter no plantel um extremo que corresse para a linha de fundo e centrasse daí (até temos, é o Hernani), isso facilita o trabalho do PL que está de frente para a bola.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Destaque
Espanhol está afastado das opções de Conceição
Afastado dos trabalhos do plantel profissional do FC Porto desde o dia 16 de abril, Iván Jaime apela ao clube que o reintegre e aproveite «as inúmeras potencialidades» que ...