placardpt
Vitória ajusta-se pelos últimos 15 minutos

Campeão inicia defesa do título com goleada enganadora

2015/08/16 22:39

Há resultados que enganam e o 4x0 com que o Benfica venceu o Estoril é um deles. É verdade que os campeões nacionais iniciaram a defesa do título com um triunfo - justo essencialmente pela eficácia demonstrada nos últimos minutos - e portanto a missão foi cumprida na jornada inaugural. No entanto, a exibição – exceção feita aos últimos 15 minutos – foi cinzenta e chegou a levar os cerca de 53 mil adeptos presentes no Estádio da Luz a alguns ataques de nervos.

O Estoril deu muito que fazer ao Benfica e obrigou Júlio César a mostrar as suas credenciais ©Carlos Alberto Costa
Um grande cabeceamento de Mitroglou, após uma assistência majestosa de Nico Gaitán, aos 74 minutos, lançaram o Benfica para uma vitória que teve números de goleada - com Jonas a marcar, de grande penalidade, aos 78 minutos, a bisar, de cabeça, ao minuto 82 e Nélson Semedo a estrear-se a marcar aos 89 minutos – mas que não espelham aquilo que se passou durante a maior parte do tempo.

Se se disser que Júlio César teve mais trabalho que Kieszek até ao momento do primeiro golo, não é mentira. Desde o início, o Estoril aproveitou o facto do Benfica estar a jogar sobre brasas – devido às exibições menos conseguidas e resultados negativos na pré-época e também na Supertaça – e fê-lo na forma como estendeu o seu jogo, fazendo bastante uso da velocidade do trio da frente: Sebá, Léo Bonatini e Gerso. Durante a primeira meia hora, os canarinhos discutiram o jogo pelo jogo e as águias, intranquilas e ansiosas, sentiam bastantes dificuldades para impor o seu jogo, com Pizzi – a par de Ola John – a ser um dos piores em campo e a falhar na ligação entre os setores da equipa.

Kieszek nada pôde fazer nos últimos 15 minutos, vendo a bola entrar na sua baliza por quatro vezes ©Carlos Alberto Costa
Nos últimos 15 minutos da primeira parte, pela primeira vez o Benfica conseguiu exercer um domínio claro sobre o Estoril, mas não o traduziu em ocasiões de golo. Mitroglou chegou a introduzir a bola dentro da baliza e Luisão atirou à barra, mas ambos os lances foram bem invalidados pela equipa de arbitragem. Pelo contrário, a grande ocasião da primeira parte acabou por pertencer ao Estoril, num lance que começou numa perda de bola de Luisão e que apenas foi resolvido por Júlio César, impecável na forma como negou o golo a Léo Bonatini, tendo Sebá, na recarga, rematado por cima.

Pela defesa feita mesmo antes do apito final e também pela atenção que demonstrou noutros lances de aproximação do Estoril à sua baliza, Júlio César tinha obrigatoriamente que ser considerado um dos melhores em campo ao longo dos primeiros 45 minutos. E quando o guarda-redes de uma equipa como o Benfica é o melhor em campo, é sinal de que nem tudo corre bem. Era o caso e o estatuto de melhor em campo, o guardião brasileiro ganhou-o de vez logo a abrir a etapa complementar, na forma fantástica como negou o golo, que parecia certo, a Sebá.

Jonas acabou a noite como o goleador da noite, com dois golos apontados ©Carlos Alberto Costa
Rui Vitória demorou a mexer no jogo – só aos 61 minutos tirou os piores jogadores em campo, Pizzi e Ola John, e colocou Talisca e Victor Andrade – mas quando o fez, aos poucos a equipa foi ganhando algum ascendente sobre o Estoril. Os canarinhos começaram a recuar, mas Fabiano Soares, técnico dos visitantes, não queria que tal acontecesse e lançou dois homens de características ofensivas – Mattheus e Bruno César. Mas as alterações não tiveram o efeito desejado porque, três minutos depois de ambos terem entrado, o Benfica chegou à vantagem num dos poucos lances que até então conseguiu fazer com princípio, meio e fim.

Nélson Semedo teve uma boa atuação do ponto de vista ofensivo e estreou-se a marcar ©Carlos Alberto Costa
O golo de Mitroglou mudou tudo e os últimos 15 minutos foram de um mundo completamente à parte daquilo que se tinha visto até então. Jonas, de grande penalidade, fez o 2x0 e a partir daí o Benfica soltou-se de qualquer amarra psicológica que os jogadores encarnados pudessem ter e chegou à goleada, com um bom golpe de cabeça de Jonas e um belo golo de Nélson Semedo, após boa jogada coletiva. O Estoril, sem nada poder fazer, assistiu à festa do campeão nacional, saindo da Luz com um resultado demasiado pesado para o futebol que praticou durante 74 minutos.

U Domingo, 16 Agosto 2015 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Tiago Martins
4-0
Kostas Mitroglou 74'
Jonas 78' (g.p.) 81'
Nélson Semedo 89'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 1

Fotografias(36)

Benfica v Estoril Praia Liga NOS J1 2015/16
Benfica v Estoril Praia Liga NOS J1 2015/16
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
ESTORIL PRAIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GL
TomPen94
2015-08-17 20h52m por glorieus
Concordo com quase tudo que referiste mas na parte da supertaça esqueceste de referir dois lances importantes.
O Adrien Silva não fez faltas suficientes para ser expulso? e não apenas pelo numero mas principalmente pela gravidade das mesmas.
E o lance que a comunicação social fez questão de fazer esquecer de uma (possível) mão de Adrien Silva na grande área que dava direito a conversão de uma grande penalidade?
Não quero parecer ofensivo com o meu comentário longe disso at...ler comentário completo »
MA
maiaslb
2015-08-17 17h09m por manel131992
segundo sei acho que é onde a falta acaba mas tambem nao tenho a certeza. . . . .
king Lion manel
2015-08-17 16h19m por maiaslb
Com essa do pormenor . . . nem vontade tenho de discutir! Depois para o manel, eu nunca neguei que o Luisao empurra o jogador do estoril, tenho duvidas se o contacto é dentro ou fora e nem sei se se marca a falta onde se inicia o contacto ou onde acaba. Se bem que agora posso alegar que foi um pormenor. . .
RU
PMACarvalho
2015-08-17 15h49m por RULI
Não diria melhor, o Benfica é tão GRANDE que causa comichão a todos, RUMO AO 35!
PM
278 Comentários. Carrega Benfica
2015-08-17 14h54m por PMACarvalho via mobile
Isto é o Benfica, ou se Ama ou se odeia. 278 comentários sobre a goleada imposta pelo BICampeão. Nós que amamos este Clube, agradecemos-vos a importância que nos dão.
Grande Vitória
2015-08-17 13h16m por AlirioDelirio
O Benfica fez um bom jogo, ao contrário do que era previsto pelos rivais. O Estoril foi-se batendo bem, contrariando o favoritismo do Benfica. Com o Estoril pressionando alto era previsível que iam cair fisicamente e o Benfica foi fazendo o seu jogo, sabendo que o golo mais tarde ou mais cedo o golo ia acontecer.
Quanto ao Lance de Luisão na primeira parte, foi um lance normal, ao minimo contato o jogador do Estoril atirou-se ao chão. se todos os lances desses fossem assinalados
Pênaltis. . . . . .
GL
chieffkeef e king
2015-08-17 13h03m por glorieus
Digo isto porque fui ver o lance novamente!
GL
chieffkeef e king
2015-08-17 13h02m por glorieus
Tenho que reconhecer que o Luisão acaba por empurrar o jogador nas costas, eu pensei que tivesse metido o braço no ombro do jogador do Estoril mas não acabou por empurrar com o braço o jogador do Estoril.
Benfica
2015-08-17 12h55m por stanpanan
Exibição fraca, aliás, o Benfica fez exibições fracas nos primeiros jogos nos ultimos 6 anos, pelo menos. . . ao menos desta vez ganhamos e goleamos!

Ainda por cima já lideramos, sei que vale o vale liderar á primeira jornada, mas a brincar a brinca já somos lideres á 30 jornadas seguidas!!

Agora é melhorar a forma dos jogadores, aumentar a motivação, melhorar os processos defensivos e fio de jogo e o ataque fará o resto :)

2 coisas muito imp...ler comentário completo »
MA
Cruzado1984
2015-08-17 12h48m por manel131992
pode nao concordar na primeira parte e depois a entrada sobre o Carrillo na segunda quando ja tinha amarelo?
CR
manel
2015-08-17 12h47m por Cruzado1984
manel, o golo é mal anulado, já o lance do Sílvio. . não concordo csg. .
MA
Cruzado1984
2015-08-17 12h46m por manel131992
se fala no lance do gaitan que era penalti claro, nao se esqueça de mencionar o lance do golo mal anulado ao Teo e da expulsão mais que justa do silvio logo na primeira parte que passou impune. . . . nao veja so o que lhe interessa
MA
colinho
2015-08-17 12h43m por manel131992
como tem a lata de falar em um fora de jogo do tondela onde o jogador nem isolado ficou tinha ja o paulo oliveira a sua frente e a defesa do sporting organizada, e o jogador nem enquadrado com a baliza tava. . . . . isto de vir buscar coisas mínimas para tentar justicar ajudas ao sporting é obra. . . . mas depois nao falam do lance escandaloso que é o golo do tondela que ia tirando 2 pontos ao sporitng so se lembram do lançamento porque lhes convem. . . . e depois no jogo do clube do colinho...ler comentário completo »
Cruzado1984
2015-08-17 12h39m por King_lion
Então e o golo mal anulado ao Teo Gutiérrez não foi ainda mais grave?
CR
king_lion
2015-08-17 12h38m por Cruzado1984
king-lion, o lance do Luisão é penalti mas o lance sobre o Gaitan no jogoda supertaça já não é??
impressionante como esta gente muda a maneira como interpreta os lances. . lol
MA
penalti
2015-08-17 12h37m por manel131992
veja bem a repetição onde se claramente o luisao a desequilibrar o jogador do estoril logo é falta, é dentro da area penalti claro a favor do estoril. . . . .
maiaslb
2015-08-17 12h31m por King_lion
Qual lançamento de linha lateral? Lol vão buscar tudo, até coisas que não interessam a ninguém. . . isso é um erro de pormenor, é normal que o auxiliar esteja a olhar para a molhada de jogadores que estavam na área, para descortinar qualquer infracção que pudesse existir ali e não visse o pé do João Pereira centímetros dentro do campo. Se não fosse a imagem da televisão focada no jogador, ninguém dava conta e a propaganda de desinformação vermelha aproveita logo. Até deviam ter vergonha e...ler comentário completo »
MA
Colinho
2015-08-17 12h24m por Manwe via mobile
Se o Benfica é só colinho porque é que contrataram o Jesus?!? Sempre a chorar colinho e depois despedem o treinador porque não usa gravata e contratam o treinador levado ao colo! Depois andam todos inchados porque contrataram o treinador bi campeão nacional
glorieus
2015-08-17 12h20m por King_lion
Empurrou e bem, tanto que derrubou o adversário. Já pensou em ir ao oftalmologista?
king Lion
2015-08-17 12h16m por maiaslb
E o lancamento lateral que o Joao Pereira fez antes do penalti, nao falas? e do fora de jogo mal assinalado ao jogador do tondela que ficava isolado, nao te lembras! Essa memoria selectiva é que da jeito nao da?
GL
King_lion
2015-08-17 12h14m por glorieus
Você sabe o que significa empurrar?
Eu penso que não deve saber ou então não vimos o mesmo lance e pode ser um lapso meu, é verdade que o Luisão colocou a mão no ombro do jogador do Estoril mas não o empurrou.
maiaslb
2015-08-17 12h12m por King_lion
Houve um erro houve. Golo em fora de jogo, depois de dois toques com a mão e após falta marcada ao contrário. 4 irregularidades num lance e validaram aquilo. Realmente houve erros grosseiros, ainda bem que estiveste com atenção!
king Lion
2015-08-17 12h09m por maiaslb
O sporting jogou mt nao foi? e nem houve erros no jogo de sexta contra o Tondela pois nao?! essa do colinho só é para o benfica? no fim da epoca fazemos as contas a quantas vezes vai ser beneficiado o teu clube
Mais Colinho
2015-08-17 12h02m por King_lion
Já se percebeu que nesta época, tal como nas outras, o Luisão pode empurrar adversários dentro da área que não acontece nada. Penalty claro por marcar com 0-0 no marcador. Vergonha!!

Porque nomearam um árbitro com apenas 3 jogos de 1ª liga para um jogo destes e depois recusam sorteio sob o pretexto de que podiam calhar árbitros destes para jogos grandes? São incoerentes porque têm um esquema montado para este clube ganhar os campeonatos todos, nem que seja à força, com decis...ler comentário completo »
SA
Atenção ao Estoril
2015-08-17 11h35m por sandocha
Tem uma grande equipa e vai fazer um grande campeonato

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...