placardpt
FC Porto bate Vitória

A tradição ainda é o que era (1x0)

2015/02/13 22:12

No jogo que serviu de abertura à 21.ª jornada, o FC Porto derrotou o Vitória de Guimarães por uma bola a zero e a tradição ainda é o que era. Os vimaranenses continuam sem ganhar no Estádio do Dragão. Força anímica, concentração, espírito de grupo e qualidade... eis a receita de mais um triunfo dos dragões no campeonato.

A possibilidade do FC Porto ficar a um ponto da liderança – ainda que à condição – era um aliciante extra deste duelo. A turma de Julen Lopetegui sabia o que queria e tentou sempre levar o jogo para os caminhos que precisava. Com o claro favoritismo do seu lado, o FC Porto tentou explorar as fraquezas do rival, expostas na ausência do castigado André André e sem Hernâni, que se mudou em janeiro para o Dragão.

Total domínio dos comandados de Lopetegui

Brahimi titular
O argelino regressou ao onze titular do FC Porto, enquanto que Quaresma manteve a sua posição na outra lateral. Tello foi para o banco. No eixo, Maicon e Marcano formaram a dupla de centrais. Do outro lado, emprestado pelo FC Porto, Sami foi lançado por Rui Vitória.
Apesar da proximidade do duelo com o FC Basel para a Liga dos Campeões, Lopetegui avisou que queria todo o plantel concentrado neste jogo e foi isso que se viu. Personalizado, concentrado e a usar da circulação para criar perigo, os dragões tentaram resolver cedo esta “missão”.

Brahimi voltou ao onze titular e aos golos pelo FC Porto ©Catarina Morais
Os azuis e brancos tiveram uma entrada afirmativa em campo. Com muita pressão e movimento constante, o FC Porto era muito perigoso pelas laterais com Ricardo Quaresma e Brahimi – a novidade do onze – e sempre com o apoio de Alex Sandro e Danilo, eles que estiveram muito participativos nas ações atacantes. Os azuis e brancos dominavam por completo e Fabiano não via o adversário rondar a sua baliza. A equipa de Guimarães mostrava muitas dificuldades para avançar no terreno, muito por culpa também da organização portista.

A toada ia-se mantendo e os dragões colecionavam ocasiões de golo, adivinhando-se o tento inaugural dos homens da casa que justificaram desde cedo a vantagem. Jackson Martínez, ao contrário do que é habitual no colombiano, ia perdendo oportunidades atrás de oportunidades.

E com tanta insistência, os dragões conseguiram chegar ao golo, aos 31 minutos. Óliver trabalhou bem na zona central e soltou para a esquerda onde apareceu Brahimi que, perante a saída do guarda-redes Assis, abriu o marcador. Após meia hora de resistência, a defensiva vimaranense acabava por ceder e o FC Porto estava em vantagem de forma inteiramente justa, vantagem essa que se manteve ao intervalo.

No reatamento, não se viu um Vitória tão encolhido. Pelo contrário. O FC Porto foi gerindo a partida e os homens de Guimarães começaram a acreditar que podia ser possível levar algo do Estádio do Dragão que não fosse a derrota. As entradas de Rúben Neves e Tello, por troca com Brahimi e Herrera, colocaram os dragões a jogar com Óliver na posição 10, ao passo que Quaresma e o ex-Barça ficaram nas laterais a municiar jogo para Jackson Martínez que estava em noite "não". A verdade é que após as entradas de Tello e Rúben Neves, o FC Porto subiu de rendimento e continuou a dominar a partida.

A vencer pela margem mínima, Lopetegui - que não terá Danilo e Alex Sandro no próximo duelo do campeonato pois vão cumprir castigo - ainda lançou Hernâni para o aplauso e retirou Quaresma. No final, triufo justo do FC Porto que pressiona o Benfica na liderança.

U Sexta, 13 Fevereiro 2015 - 20:30
Estádio do Dragão
Nuno Almeida
1-0
Yacine Brahimi 31'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 21

Fotografias(35)

FC Porto v Vitória SC Liga NOS J21 2014/15
FC Porto v Vitória SC Liga NOS J21 2014/15
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
VITÓRIA SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Halibut
2015-02-15 07h01m por Ultimate1000 via mobile
Por acaso não acho que o porto já notar diferença em não ter Danilo, alex e casemiro, primeiro porque angel é bastante ofensivo e Ricardo por natureza era extremo, a trinco Ruben Neves é fluido e cumpre sempre, defensivamente vamos estar pior? Sim, mas o problema está na finalização tal como na primeira mão que não precisamos mais que 3 defesas para controlar o jogo, o problema é a eficacia, contra uma das equipas mais limitadas da liga por varios factores e nos com uma equipa mais ofensiv...ler comentário completo »
Péssimo jogo. . .
2015-02-15 03h04m por joaogalo
Jogo muito fraco. . . entao a 2ª parte até deu dó. . . se houvesse justiça seria uma derrota para cada equipa. . . fcp ganha com um golo cheio de sorte e resoltos da bola que quase nem entrava. . . . enfim mais 3 pontinhos sem saber ler nem escrever. . .
HA
FCPortoWarrior
2015-02-14 12h47m por Halibut
cada um tem as suas preferências, mas quanto ao marcano eu acho que não passa de um bom central, não é um grande central como já tivémos no passado, o maicon também é apenas bom, o indi é novo e joga mais que estes dois, tem todas as caracteristicas que podem fazer dele um grande central, mas a meu ver o que peca nesta equipa é a falta de 1 central para acompanhar o indi e um 6 mais inteligente a jogar, o casemiro é bom jogador, mas o fernando na posição 6 dava muito mais à equipa, case...ler comentário completo »
HA
jogo
2015-02-14 12h38m por Halibut
dominador, estamos a jogar bem, mas nos jogos a doer a que quero ver como vai ser. . . contra o boavista, ficamos sem 3 titulares. . vai ser mais dificil. . . fabiano, angel, ricardo, indi, maicon, ruben neves, herrera, óliver, brahimi, quaresma, jackson. . concordo com o 1oFCP. . . *o tello se melhorasse no último passe e finalização garantia o lugar no 11, neste momento o quaresma está melhor.
FC
1oFCP
2015-02-14 12h32m por FCPortoWarrior
Eu estou a gostar imenso do Marcano, é o central do FC Porto mais forte tecnicamente, não falha um passe longo. . . mas também gosto muito do Indi, o problema é que nem Indi, nem Marcano rendem tanto quando jogam no lado direito. . . para já a defesa tem estado bem e não mexia na dupla Maicon, Marcano.
FC
Vitória de Guimarães
2015-02-14 12h29m por FCPortoWarrior
Jogou melhor que o Benfica no Dragão, a diferença foi que nos 2 remates que fez à baliza não conseguiu marcar e o FC Porto conseguiu marcar um golo nos muitos remates que fez.
ME
fcp
2015-02-14 01h59m por Menaco23
vitoria merecida. . . . axo que nosso ponto a melhorar para jogos mais exigentes é meio campo. . . . casemiro é aquela coisa, se bem q hj nem teve mal. herrera é tipico jogador para jogar falso 10, é mais jogador de transicoes que de posse. . . . pautar jogo nao é que ele faz nem sequer casemiro, nisso o ruben neves é mais perspicaz, se bem que presenca oliver disfarça essa lacuna
DexterLost
2015-02-14 01h58m por Ultimate1000
Eu ja nem vou por aí, porque esperava se que o porto perde se menos pontos que o benfica, mesmo com as tais ajudas de custo, esperava que o meio campo do porto estabeliza-se mais cedo, mas a verdade é que so agora é que joga qualquer coisa e mesmo assim acho que esta muito longe do que pode fazer, alias acho que esta equipa do porto esta muito longe do seu pico.
Ja o benfica esta muito esticado já.

Acho que VP que todos diziam mal, com este porto nao perdia 1 jogo p...ler comentário completo »
Alvi_Negro
2015-02-14 01h53m por Ultimate1000
Rafa é bom jogador, mas se custar 10M é caro e nao me parece ser um jogador com aquela estrelinha, porque para os pezinhos que tem, era para ja se ter mostrado bem mais, é pouco regular.
La esta a tal coisa que eu falo, um jogador para poder jogar num grande tem que ser aquele jogador atrevido no bom sentido.
Por exemplo o hernani, hoje nota-se que entrou com aquela vontade e nao foi pelo lance, mas sim pela postura, nao tem medo do um contra 1, procura defender, enfim ...ler comentário completo »
Alvi_Negro
2015-02-14 01h45m por Ultimate1000
O brahimi é o unico que nao tenho assim tantas certezas, porque me parece um rapaz com a cabeça no sitio por aquilo que fala e se fosse agora para o psg secalhar nao entrava logo, porque no porto ele ainda nao é regular e se nao for de bater o pé irá renovar fugindo ao psg, pelo menos por 1 ano.
Caso saía, existe alternativas no mercado, sisto talvez seja o mais apetecivel, aumentando para 6M secalhar saí, tinha que ser é amarrado agora, antes da epoca terminar, há por aí outros, mas com o potencial desse e ao preço desse nenhum.
pedrosousafcp
2015-02-14 01h41m por Ultimate1000
Pensa um bocado mais, quando falo estar na europa nao falo em passeio, se o benfica tivesse levado a champions aserio o desgaste era maior, alias basta ver que o benfica foi elimanado da taça de portugal, porque andou a passear, quando digo que o benfica nao tinha plantel para estar á frente do porto, era se tivesse a lutar pelas 4 frentes ou 3, como o porto está, acho que assim percebes o que quis dizer, nao digo nada sem ter um fundamento pensado por detrás.
FC
Senhor Nuno Almeida
2015-02-14 01h28m por FCPortoWarrior
Foi ao Dragão com um único propósito, prejudicar o FC Porto. Jackson sofre uma falta igual à que valeu um amarelo a Alex Sandro e o senhor Nuno Almeida nem sequer falta assinalou. Cafu teve uma entrada assassina sobre Casemiro que se não tivesse saltado, Cafu tinha-lhe acertado em cheio na perna e tinha-lha partido. Critério absurdo de Nuno Almeida, o homem que há 2 épocas marcou no último minuto um penalti ridiculo a favor do benfica que lhes deu a vitória sobre a Académica por 1-0.

É mais um árbitro com a escola de Carnide.
PE
Ultimate1000
2015-02-14 00h35m por pedrosousafcp
percebo o que queres dizer quando dizes que o benfica tem uma equipa que serve para o campeonato. . . nao concordo é quando dizes que se o benfica ainda tivesse na europa estava a 4 do porto. . . o benfica ate ao momento teve tantos jogos na europa como o porto portanto nao é por aí. . . a fase em que o benfica nao está só vai começar a fazer efeito agora, já que o porto vai começar a ter jogos para a champions e o benfica nao. . o porto tá a 4 pontos porque perdeu pontos em jogos antes de ...ler comentário completo »
DexterLost
2015-02-14 00h33m por Nonnenmacher
E antes de alterarem estava Sami fez uma exibição podre, se calhar no teclado deles o D está á beira do B.
Alvi_Negro
2015-02-14 00h31m por Ultimate1000
Eu acrescento herrera as vendas, brahimi nao sei, depende da vontade do jogador.
Se nao vier oliver que venha o barrada ou o clasie, se brahimi tiver ja acordo com o psg se for para cima de 44M é vender e ir buscar o pione sisto, danilo era negociar com o barça ou real e tentar trazer algum jogador que nos faça falta, espero que o porto este ano consiga se desfazer do lixo para montar uma equipa cedo.
r DexterLost
2015-02-14 00h18m por Ultimate1000
Nao acho que lopetegui seja um fora de serie, mas tambem nao o acho mau, com uma equipa toda nova por mais qualidade que tenha, nao seria facil meter o benfica no bolso, porque embora tenha saído muitos, o onze do benfica chega para o campeonato, se o benfica tivesse na europa ainda, secalhar eles é que estavam a 4 de nós, agora para o campeonato o plantel deles serve, era preciso lopetegui conhecer bem o nosso campeonato para ter sido diferente, no inicio perdeu muitos pontos trocando...ler comentário completo »
Exterminador_Di vinal
2015-02-14 00h13m por Ultimate1000
20M nao digo, isso é explorar o porto, herrera no minimo é entre os 25/30M, custou quase 10, em outro tipo de futebol acho que herrera vale facilmente 35/40M, neste jogo de posse mais disciplinado, nao estou a ver herrera se valorizar mais quer 30M.
Pois_Ta_Bem_Ta
2015-02-14 00h10m por Ultimate1000
É o caso que nao tem nada a ver, o atsu é um puto que ainda nem carreira simentada tinha, danilo é um jogador de seleccao brasileira, ficar encostado é bem mais prejudicial que encostar atsu ou rolando, que nada de grande tinham a dar ao futebol naquele momento.
Foi por isso que o fernando renovou, um jogador com cabeça que sabe que irá sair se nao for este ano é o proximo para um grande ganhar milhoes, nao deita a carreira fora como rolando e atsu deitaram, porque o buraco era bem mais em baixo.
EX
Ultimate1000
2015-02-14 00h04m por Exterminador_Divinal
se houver uma proposta de 20 milhoes era de pensar bem eu aceitava
EX
Alex Sandro e Danilo
2015-02-14 00h02m por Exterminador_Divinal
é dificil dizer qual é o melhor mas acho que o danilo defende melhor o alex sandro ataca melhor.
sim o herrera se for um jogador solto podia dar mais é verdade uma coisa é certa o meio campo tem de ser reforçado na próxima época
Exterminador_Di vinal
2015-02-14 00h01m por Ultimate1000
A meu ver vendia se herrera se houver boas propostas e ía se para o clasie, ou negociava se danilo com o braça e vinha algum medio centro do barça, o sergio roberto, algo do genero, que saiba pautar o jogo.
Pois_Ta_Bem_Ta
2015-02-13 23h58m por Ultimate1000
Um jogador como danilo renova sempre, uma coisa sao os rolandos da vida que têm a carreira no fim e outros que a têm no inicio, danilo sabe que pode nao ser este ano, mas que vai acontecer, acho que nao há problemas ate ver.
Exterminador_Di vinal
2015-02-13 23h56m por Ultimate1000
Nao falta o passe, falta lhe tudo, para fazer o que moutinho fazia, primeiro tem que ser um jogador que sabe guardar a bola, herrera quando é pressionado solta-a, moutinho raramente perdia uma bola e era muito fluido a decidir, herrera falha passes porque se deixa apertar e quando quer soltar a bola nao consegue fazer na perfeiçao, tem mais poder de aceleracao que moutinho, mas nao é um maestro, alias, é mais parecido oliver, que herrera, a meu ver casemiro cumpre, nao é um fernando...ler comentário completo »
Exterminador_Di vinal
2015-02-13 23h51m por Ultimate1000
Eu acho que o jogue de posse resulta, mas tem que ser uma posse á VP, ou seja, será preciso ter um meio campo que sustente que nao é o caso, pelo menos neste momento, faltava um clasie no lugar de herrera e acho que a coisa era logo diferente, herrera a meu ver so brilha se nao lhe pedirem para cumprir tacticas, gosta de jogar livre, se lhe pedem disciplina ele fica meio apagado por mais quilometros que corra.
EX
Ultimate1000
2015-02-13 23h49m por Exterminador_Divinal
o herrera é o tipico jogador trabalhador por exemplo acho que ele o deco e o fernando faziam um grande meio campo falta ao herrera a qualidade de passe que o moutinho tinha e saber pautar o jogo por se bem me lembro toda a gente afirmava que ele era o novo moutinho do porto