placardpt
    Sporting derrota Marítimo

    Tal como Francisco Stromp gostaria (4x2)

    «Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting». Este é o lema do clube, imortalizado em mais de um século de existência. No fim de semana em que os leões festejaram os 106 anos da mítica camisola bipartida, a equipa apresentou-se a rigor na vestimenta e na atitude, brindando os adeptos com uma vitória sobre um Marítimo que parecia presa fácil, mas que teve uma gazela (Maazou) empenhada em fazer o leão correr.

    Montero de início
    Sem o lesionado Slimani, a escolha para o ataque leonino foi a esperada e Montero não só voltou à titularidade, como aos golos em Alvalade, 11 meses depois.
    Não foi apenas um dos fundadores no papel. Stromp foi, nos princípios do século XX, exemplo a toda a largura de um clube eclético. No futebol, capitaneou, treinou e foi também dirigente no clube de José Alvalade. Ficou eterno ainda como o sócio número 3. Atualmente, já praticamente ninguém pode dizer que privou com ele, mas muitos são aqueles que continuam a tirar dividendos da obra de Stromp.

    Montero, Nani e João Mário, os que mais se destacaram no Sporting ©Carlos Alberto Costa
    Primeira parte demolidora

    Na transposição para a partida desta noite, digamos que a Nani só faltou bigode para se assemelhar à mítica figura. Quanto à atitude, à presença, à influência e à alma, nada ficou a dever. E, na qualidade técnica, é certamente mais evoluído. Começa a parecer repetitivo o elogio ao número 77, mas não o é por qualquer exagero.

    Nani está, cada vez mais, num momento de forma soberbo, como há muitos anos não se via, e é o rosto de um leão que, tal como Marco Silva referia antes do jogo, está cada vez mais confiante e a progredir na qualidade de futebol apresentada.

    O Marítimo sempre pareceu débil na primeira parte, nomeadamente naquele auto-golo de Bauer, mas a sensação que deu é que os méritos leoninos eram muito mais avolumados do que as debilidades dos madeirenses.

    O Sporting não precisava de uma avalanche ofensiva para massacrar o adversário. Longe disso. Aproveitava os erros dos adversários com uma boa pressão e depois fazia valer a qualidade de posse, ora em transições rápidas, ora em jogo apoiado.

    Nani endiabrado
    O extremo fez as assistências para João Mário e Paulo Oliveira ampliarem o marcador, para além de ter sido constantemente um diabo à solta.
    Ao intervalo, os 3x0 não pareciam exagerados. Eram, sim, reflexo de um enorme leão, cavalgante no campo e entusiasmante numa bancada que vibrava com o futebol apresentado pelos de Marco Silva e que já nem sequer colocava em causa a vitória, calculando que o sofrimento fosse guardado para outros compromissos. Totalmente errado.

    Maazou deu emoção ao jogo ©Carlos Alberto Costa
    Maazou acordou jogo

    Leonel Pontes não gostou mesmo do que viu nos primeiros 45 minutos de regresso a Alvalade, uma casa que bem conhece. Ao intervalo, fez uma substituição mas nem foi isso que melhorou a equipa. Terá sido a sua mensagem, o seu puxão de orelhas e Maazou.

    O avançado do Níger está a conseguir, no Marítimo, evidenciar ao máximo as suas qualidades e voltou a demonstrar potência e capacidade de explosão, o suficiente para ameaçar a defesa do Sporting de um naufrágio a arrancar a segunda parte.

    Marcou um, marcou dois e fez abanar todo o estádio, devolvendo a tal emotividade e incerteza no marcador que parecia já não vir a existir depois do descanso. Num ápice, o Sporting viu-se realmente ameaçado e a intranquilidade passou da equipa para as bancadas.

    Só uma pessoa parecia indiferente a tudo isso. João Mário. Aos pouquinhos, o médio conseguiu devolver à equipa a serenidade e a intenção de atacar, mais do que defender a magra vantagem de 3x2.

    Jonathan Silva não foi feliz
    Com dois golos sofridos pelo seu lado, o argentino não teve o melhor dos jogos com a camisola leonina, razão para ter sido substituído por Miguel Lopes, mais experiente.
    Durou 20 minutos a pedalada do Marítimo. O Sporting reergueu os pergaminhos e retomou a homenagem a Stromp, com o momento da noite. Ao passe longo de Adrien correspondeu Montero com aquele típico golo que se deseja marcar: matar de peito e rematar à meia volta.

    Era o regresso à tranquilidade e era a facada a um Marítimo que estava ameaçador. Os minutos seguintes foram dos leões, que ainda piscaram o olho ao quinto tento, mas que viram Maazou constantemente frenético. Uma verdadeira força da natureza que destruiu Jonathan Silva, com os seus movimentos da direita para o meio. Talvez por isso Marco Silva optou por tirar o argentino e conceder a estreia a Miguel Lopes esta época, para dar experiência a uma defesa que continua a não dar certezas absolutas.

    U Domingo, 26 Outubro 2014 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    Manuel Oliveira
    4-2
    João Mário 15'
    Paulo Oliveira 42'
    Fredy Montero 66'
    Patrick Bauer 8' (p.b.)
    Moussa Maazou 50' 54'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 8

    Fotografias(20)

    Sporting v Marítimo Primeira Liga J8 2014/15
    O Sporting deu 4x2 ao Marítimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    joaolrcosta
    2014-10-27 22h56m por golden_lynx
    Cepo não disse que era mas querias o que, que continuasse a não justificar a sua titularidade e continuar ser aposta no 11 só porque sim? Então se o Tomané, que por acaso quando lhe tirou a titularidade fez bons jogos, justificou mais e mesmo quando o Maazou jogava não fazia nada. . . querias que fosse titular à mesma? Eu sempre disse que era bom jogador mas continuo a dizer que a inteligência não é o seu forte, não acompanho o Marítimo mas pelo que me lembro dos jogos do Vitoria via-o muit...ler comentário completo »
    95
    capel ?
    2014-10-27 13h01m por 95LUIS95 via mobile
    Mas o capel entra sempre e o mané fica no banco ? a unica coisa neste momento que tenho contra o marco silva
    Sporting
    2014-10-27 09h59m por razorfancy
    Mas mesmo assim penso que o resultado foi justo.
    Sporting
    2014-10-27 09h56m por razorfancy
    Sou do Porto pelo o que vi no resumo o Sporting esteve bem no ataque ate podia ter marcado mais mas defensivamente estive muito mau (fez me lembrar o jogo do Porto vs Sporting :() ja que o Marítimo teve varias oportunidades falhadas.

    Resumo:
    http://www. ojogo. pt/Futebol/1a_liga/interior. aspx?content_id=4202918
    LeaoR
    2014-10-27 01h13m por Nonnenmacher
    O que achei curioso é não haver comentários de sportinguistas praticamente.
    LE
    Cada vez menos
    2014-10-27 01h05m por LeaoR
    adeptos das equipas rivais a virem aqui deixar comentários a rebaixar a equipa.
    Começam a ganhar cabecinha :P
    monteiro Maazou
    2014-10-27 00h38m por Tobin
    grandes golos destes dois jogadores, bom jogo de futebol com vitória justíssima do Sporting, está forte!
    D1
    zerozero
    2014-10-27 00h04m por D10SCP
    Não sei se for o senhor jornalista Luís Rocha Rodrigues a fazer a análise ao melhor e o pior do jogo, mas tiro-lhe o chapéu quando fala do pior. Sou sportinguista e fui ao Estádio assistir ao jogo. E foi com um enorme repúdio que ouvi petardos a serem (mais uma vez) rebentados. De notar que adeptos com sentido de responsabilidade assobiaram o rebentamento dos petardos. Parece impossível, logo no próprio dia em que o Sporting avisou os adeptos para haver alguma contenção relativamente a esse aspecto
    Sporting 4x2 Marítimo
    2014-10-26 20h57m por UK-SPORTING10
    O último jogo dos Leões em casa foi contra o Chelsea, onde terminou por 1x0 dos forasteiros.

    37. 569 adeptos em Alvalade. Camisola Stromp, em homenagem ao Francisco Stromp, foi um jogador e treinador de futebol, sócio fundador e dirigente do Sporting Clube de Portugal.


    ____________ Rui Patrício ____________

    ______ Maurício ______ P. Oliveira ______

    Cédric__________ ______________J. Silva

    _______________ Wi...ler comentário completo »
    JO
    golden_lynx
    2014-10-26 20h53m por joaolrcosta
    Nao eras tu que dizias que o maazou era um cepo??? e que nem um passe sabia fazer??? pois vos adeptos do vitoria sempre desprezaram este jogador, que no meu ver era dos unicos que criava perigo na epoca passada, depois o vitoria mete-o a suplente e ele nao é jogador de entrar e fazer a diferença é jogador para ser titular! e eu pensava sera que sou cego e sou dos unicos que vejo qualidade nele?? trabalhado, rapido, alto. bom de cabeça, bom remate. . . Pois agora percebo que afinal tinha razão ja vai em 7 golinhos, o cego nao sou eu
    Jogo. . .
    2014-10-26 20h37m por EmotionSCP
    Jogo relativamente controlado por parte do Sporting à exceção do inicio da 2ª parte em que a desatenção podia-nos ter custado caro.

    Belo golo de Montero e do Mazzou.
    PO e Maazou
    2014-10-26 20h32m por golden_lynx
    Saem de Guimarães e de repente viram goleadores? :P Parabéns ao PO, está a mostrar o porque de ser considerado um grande central de futuro a fazer bons jogos, para a semana ganhe ou perca receberá uma ovação em pé.
    Montero
    2014-10-26 20h14m por Alma_de_Leao
    Que golaço!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS