placardpt
    Leão fora da Taça de Portugal

    Sem forças para sair da crise

    Longe da liderança, eliminado da Europa, fora da Taça da Liga e agora fora da Taça de Portugal. É este o resumo de metade da temporada dos leões que viram esta terça-feira cair um dos seus mais reais objetivos da temporada. A equipa de Jorge Jesus foi eliminada da Taça de Portugal pelo Chaves e, sem rodeios, mereceu cair depois de uma partida onde espelhou bem que a crise está instalada.

    O Chaves fez o seu jogo e teve o mérito de explorar um leão a tremer por todos os lados. A equipa de Ricardo Soares está nas meias-finais da Taça e continua a fazer a sua época de sonho. O leão não acorda do pesadelo. 

    Um dos piores inícios da temporada

    Gelson foi dos poucos que criou perigo nos primeiros 45 minutos ©Global Imagens / 365048
    Todos sabemos que o Sporting não atravessa um bom momento, mas com certeza ninguém esperava uma entrada em jogo tão cinzenta. Pior do que cinzenta, a entrada dos leões foi de equipa sem norte e sem soluções. De chutos para a frente e sem qualquer fio de jogo que não seja colocar a bola em Gelson Martins e deixá-lo correr e fintar.

    Por seu lado, o Chaves entrou com a lição estudada e a perceber que Ricardo Esgaio está furos abaixo do resto da equipa leonina. Fábio Martins ameaçou por duas vezes nos primeiros 15 minutos e foi sempre Beto quem apagou o fogo que Esgaio não conseguiu. Do Sporting, nos primeiros 25 minutos, registo para um contra-ataque no qual Bas Dost não segurou um passe de Ruiz. Muito pouco...

    Foi com a melhoria de Adrien que o Sporting foi assumindo o jogo. Invariavelmente era Gelson quem ameaçava, mas era o capitão quem pegava no jogo e ajudava a disfarçar as pedras nulas que foram Bryan Ruiz e André. O Chaves soube recuar quando percebeu que o Sporting estava por cima e, talvez por essa humildade, só por duas vezes se sentiu perigo perto da baliza de António Filipe. Primeiro por Gelson e depois por Coates num canto.

    Ponck alimentou a crise

    ©Global Imagens / Octavio Passos
    A vontade e a intensidade melhoraram um pouco na segunda parte, mas o futebol leonino não, Quedas, chutos para a frente, cruzamentos sem olhar e zero remates perigosos. Podia ser assim um resumo rápido do que foi o Sporting durante quase toda a segunda parte. Seria difícil fazer melhor com uma equipa que anda sobre brasas e que tem em Bryan Ruiz um elemento a menos. 

    O Chaves perdeu muito do gás que tinha tido na primeira parte. Fisicamente a equipa quebrou e isso deu uma ilusão de controlo e domínio por parte do Sporting. Joel Campbell mexeu com o jogo e, mesmo no jeito trapalhão, ajudou a equipa a ser mais imprevisível.

    Há lances que espelham o momento de uma equipa e ao minuto 80 isso aconteceu ao Sporting. Beto, por alguma razão, pediu a Coates para bater um pontapé de baliza. O central acerta em cheio em Braga, o único jogador do Chaves que estava no meio-campo ofensivo. De imediato Braga tenta o chapéu ao guardião leonino que teve de voar para negar o golo. É só um lance, é certo, mas é um lance que mostra ao leitor exatamente o que foi o Sporting. Uma equipa cheia de equívocos e a quem nada saiu bem.

    E se tudo corria mal, pior ficou quando nos minutos finais Ponck fez o golo que atirou os leões para fora da Taça de Portugal. Um livre de Patrão e um golpe de cabeça do central que mergulha o Sporting cada vez mais numa crise. Os próximos dias vão ser quentes em Alvalade e vamos ver quem resiste.

    U Terça, 17 Janeiro 2017 - 20:15
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Artur Soares Dias
    1-0
    Carlos Ponck 87'
    Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira
    Lotação8 400
    Medidas103x68m
    Inauguração1949
    FaseQuartos-de-Final
    A Chave
    Ponck, já perto do fim, fez de cabeça o golo que atirou o Chaves para as meias-finais da Taça de Portugal.
    O Árbitro

    Artur Soares Dias teve uma atuação de qualidade e sem erros.

    O Melhor
    Fábio Martins
    Perdeu algum gás na segunda parte, mas pelo que fez nos primeiros 45 minutos merece o destaque. A equipa viveu muito da sua inspiração nos termos ofensivos e se não fosse Beto teria sido a figura do jogo com golos.
    O Pior
    Bryan Ruiz
    Quem vê este Bryan Ruiz terá certamente de pensar que não se trata do mesmo da temporada passada. Um jogador completamente sem ritmo, desligado e que até nos passes mais simples parece ter dificuldades. Não fossem as lesões e teria saído cedo do jogo.
    Forma
    Chaves
    2016/2017
    22J
    8V
    11E
    3D
    25-20G
    Sporting
    2016/2017
    30J
    16V
    4E
    10D
    44-28G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Chaves atinge pela 2.ª vez na sua história as meias-finais da Taça de Portugal
    O Desp. Chaves chega às meias-finais pela 1.ª vez como primodivisionário, em 2009/10 militava na Segunda Liga, descendo de divisão
    Chaves eliminou em casa, FC Porto e Sporting; eliminou também U. Madeira e Torreense, ambos fora de casa
    Chaves não perde em casa para a Taça de Portugal há 5 jogos consecutivos (4V 1E), 5 qualificações
    Ricardo Soares continua invicto à frente do Chaves, soma 2 vitórias e 2 empates
    19 anos depois o Chaves volta a vencer o Sporting; a última vitória dos flavienses tinha sido em Janeiro de 1998 por 3-2
    Foi a 6.ª eliminação consecutiva, fora de casa, do Sporting na Taça de Portugal (desde 2009/10)
    Há quase 5 anos que Sporting não perdia uma eliminatória da Taça de Portugal nos 90 minutos
    Paulo Sérgio tinha sido o último treinador dos leões eliminado na Taça (D 2-1 V. Setúbal, 2010) em 90 min. (excluindo final no Jamor)
    A derrota frente a Académica no Jamor (2011/12) tinha sido a última vez que o Sporting saiu derrotado em 90 minutos na Taça de Portugal
    Sporting não vence o Chaves há 3 jogos consecutivos; o pior registo dos leões frente aos flavienses desde 1991 (17 jogos)
    Foi a 5.ª derrota do Sporting em Chaves; os flavienses continuam em vantagem no confronto em Trás-os-Montes (5V CHA / 8E / 3V SCP)
    Chaves x Sporting (Raio-x):
    5 vitórias p/ o Chaves
    8 empates
    3 vitórias p/ o Sporting
    21 golos p/ ambas as equipas
    Sporting volta a ficar 2 jogos consecutivos sem vencer; registo que não acontecia desde a derrota na Polónia (Legia) e na Luz (SLB)
    O Sporting perdeu 1/3 dos jogos que disputou esta temporada (30 jogos, 16 vitórias, 4 empates e 10 derrotas)
    Sporting de Jorge Jesus ao nível dos leões de 2012/13 (pré-Bruno Carvalho); eliminado da Taça, UEFA e Taça da Liga, disputa apenas a Liga
    Desde 2013/14 que o Sporting não lutava apenas pela Liga em Janeiro; nessa época, Leonardo Jardim terminou em 2.º lugar no campeonato
    Sporting perdeu 47% dos jogos realizados fora de casa (15 jogos, 7 derrotas):
    3 Champions
    2 Liga
    1 Taça
    1 Taça da Liga
    % derrotas do Sporting (30 jogos) na época:
    2016/17 - 33%
    2015/16 - 17%
    2014/15 - 17%
    2013/14 - 10%
    2012/13 - 40%
    É a pior percentagem de derrotas do Sporting em 30 jogos na época; desde 2012/13 que os leões não tinham um registo tão negativo

    Fotografias(44)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    GD CHAVES
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    O SLB devia emprestar o Carrillo ao SCP
    2017-01-18 15h47m por Matheorist
    Para os animar um bocadinho nos poucos jogos que ainda têm até ao final da época. É que se não, os sportinguistas ainda têm a brilhante ideia de mandar o BdC embora.
    AD
    SCP
    2017-01-18 12h45m por Adepto
    Muito bom. . .
    É assim mesmo.
    Mais um ano igual a todos os outros.
    [. . . ]
    2017-01-18 11h18m por rymer6666
    Ridícula a atitude do Rafael Lopes na flash interview.
    Enfim, país de parolos.
    HE
    Final Destiny
    2017-01-18 10h35m por henrikejonas
    oitxenta e ocho minutos
    WE
    Chaves-Sporting
    2017-01-18 10h28m por Weezard
    É uma pena que o sucesso do Chaves e o bom desempenho dos seus jogadores passe quase despercebido perante o fracasso do Sporting.
    O Sporting está de facto mal, mas também é verdade que teve azar em apanhar 2 jogos de seguida contra este Chaves, que não é uma equipa qualquer. As únicas derrotas que tem nesta época são contra o Porto, Benfica e Braga e foram à rasca.
    Tem bons jogadores e, mais que isso, uma boa equipa. Para além disso, o Fábio Martins está claramente uns fu...ler comentário completo »
    prehistorico
    2017-01-18 09h01m por Matheorist
    É isso mesmo. Já ontem aqui alertei para esse problema. Os grande prejudicados do jogo de ontem podem ser os rivais directos do Sporting, se levar à saída do BdC. Esperemos que o Sporting atine no campeonato pelo menos até às eleições.
    Eliminado da Taça
    2017-01-18 08h44m por prehistorico
    e os Benfiquistas e Portistas acham piada?

    eu como Benfiquista preferia que tivessem ganho.

    É que assim já começam a contestar o BdC e o JJ e eu preferia que se mantivessem no SCP.
    200
    2017-01-18 03h49m por plpluisplp
    200
    ST
    se fosse eu
    2017-01-18 03h26m por straw_hat
    mandava o BdC para o caralh mais velho. É importante aparecer um candidato à presidência de jeito, um homem sério, capaz de fazer frente ao JJ e de lhe meter travões, e que seja um homem trabalhador! Expulsar de lá os Otavios e saraivas que não estão a fazer nada. Começar a arranjar a estrutura que neste momento é inexistente para o futebol. JJ está lá para treinar e mais nada! Olheiros, comunicação, etc… isso são áreas diferentes e cada uma deve ter o seu líder.

    No fim ...ler comentário completo »
    Sporting CP
    2017-01-18 02h32m por UK-SPORTING10 via mobile
    Não posso deixar de demonstrar todo o meu descontentamento e desânimo perante a realidade que o meu clube apresenta.

    Como pode um treinador ser permitido a eliminar competições para dar prioridade a outras? NÃO! O Sporting enquanto clube grande que é, não pode deixar isto acontecer!!

    Então JJ, Fora das Competições Europeias, fora da Taça da Liga, fora da Taça de Portugal e a 8 pontos do líder SL Benfica no campeonato. Nós queremos justificações!! Enquanto te ...ler comentário completo »
    Noticia de amanhã
    2017-01-18 01h26m por EddyParera
    "Ao contrário do que tinha sido afirmado pelo empresário de Geraldes e Ryan Gauld, a posição do Sporting em relação ao empréstimo de ambos os jogadores ao C. D. de Chaves é de os manter na equipa B até nova colocação"

    O Chaves não ajudou, não recebem o jogador.
    CM
    Sporting
    2017-01-18 00h55m por cmche
    Sou contra as chicotadas, defendo a estabilidade, mas há alturas em que é óbvio que não dá mais. A equipa não está com o treinador, nem com o presidente, parece que ninguém sabe jogar à bola. A haver chicotada quem entrar será quase de certeza pior treinador que Jesus, mas é preciso agitar as coisas, arranjar um treinador que tenha a equipa consigo
    RI
    Ai o meu Sporting. . .
    2017-01-18 00h49m por RioMaior_SCP79
    Ai o meu Sporting. . .
    Um presidente esgotado, um treinador gasto, uma equipa triste. . . Os dois primeiros vão acabar por exaurir o pouco que ainda resta dos terceiros e o resultdao disto tudo. . . "etiam periere ruinae".
    Para mim acabou-se o crédito a JJ e o BdC não passa de um zupador inconsequente. Para mim chega. . .
    Viva o Sporting
    Sbording Comédia de Portugal . . . kkkkkkk
    2017-01-18 00h25m por paulo218927
    Fora da Champions.
    Fora da Liga Europa contra o Legia.
    Fora da Taça da Liga.
    Fora da Taça de Portugal.
    4º lugar a 8 pontos do Benfica.

    Isto tudo em Janeiro.
    Aposto que o Bruninho vai ter mais de 90% dos votos na mesma. Porquê? Porque o que interessa é que o Benfica. . . .

    Nunca acabem, por favor, eu sei que é difícil, mas por favor não acabem! 😂😂😂 28514;
    Chaves
    2017-01-18 00h18m por StalkerGDC via mobile
    Excelente jogo mais uma vez! Nem as saídas do Jorge, Paulinho e Battaglia nos param
    Ricardo Soares a entrar muito bem no Chaves, 4 jogos…2 com o Sporting e 1 em Vila do Conde e não perdeu nenhum. . . incrível
    Quanto ao jogo foi uma primeira parte dominada pelo Desportivo, merecíamos sair com vantagem, depois na segunda parte (como nos outros jogos todos contra os grandes) estivemos pior que na 1ª parte…com a entrada do Patrão, melhoramos bastante
    Foi uma vitória justa!!...ler comentário completo »
    Paulo Oliveira
    2017-01-18 00h13m por dgc98
    Devia ter sido expulso aos 16 minutos!!
    Sair da crise?
    2017-01-18 00h10m por JHendrix
    O Sporting nunca saiu da crise. Recentemente foi sendo disfarçada com pão e circo para entreter os adeptos, encabeçado pelo badameco do presidente, acabando no tontinho da comunicação tudo serviu para malabarismo. Agora sem pão todos ralham e ninguém tem razão. Mas circo esse, com ou sem malabarismos vai continuar. . .
    EX
    MariaJoseValeri o
    2017-01-18 00h07m por excessos
    Es quase tao divertida como as "bacoradas" do teu treinador e os comunicados do teu presidente. . . continua assim que nos rimos bastante
    MariaJoseValeri o
    2017-01-18 00h02m por Anca25
    Vai ler, nem sabes do que falas e depois vens para aqui falar das finanças de outro clube. Mas qual doyen qual que, estou a falar do que está escrito no parecer - "Reserva" do Revisor Oficial de Contas - PricewaterhouseCoopers (Pwc) (Pag. 79) do vosso R&C.
    MO
    MariaJoseValeri o
    2017-01-18 00h01m por Morfheus
    És cómica com o que escreves. . . ahahhahahaha.
    O desespero de nada ganhares faz-te dizer piadas giras.

    Tens que pagar á Doyen e ponto final. Tens dúvidas! recomendo que leias as noticias como deve ser e não as mentiras do teu palerma de presidente.
    E agora vens falar de Lindelof, das dividas, e das promessas de Viera. Pronto então eu respondo-te com uma estalada de luva branca.
    1º As promessas de Vieira o que ele tem prometido tem cumprido, basta ve...ler comentário completo »
    pedro98fcp
    2017-01-18 00h00m por mulscp via mobile
    Sim, mas no Benfica, o Rui Costa tinha mais poder do que Jesus na parte das contratações. Quase todas as contratações que o Jesus pediu lá deu em disparate como o Cortez, Luis Felipe entre outros. Ele cá no Sporting tem poder absoluto mesmo, o problema é esse. . .

    Eu creio que será o Jesus a sair por ele, não estou a ver o Sporting a dispensa-lo ainda pra mais por 20M. . .
    MariaJoseValeri o
    2017-01-17 23h47m por Anca25
    Falas aí num dos teus comentário em finanças. . . Por acaso leste a reserva feita pela Pwc ao vosso relatório de contas?
    MariaJoseValeri o
    2017-01-17 23h38m por Matheorist
    Pois, a diferença é que enquanto quase o vende ele vai lá estando e marcando uns golos. Perde-se alguma coisa, mas não se perde tudo. Já "quase ter sucesso" é mais tipo falhanço total.
    MO
    MariaJoseValeri o
    2017-01-17 23h34m por Morfheus
    Coitadita, és nova não pensas.

    Com os "ses" também eu já tinha ganho o euromilhões. E volto a dizer, não disse mentira nenhuma, estás á 15 anos sem ganhar um titulo nacional, sabes fazer contas! ou queres que te faça um quadro estilo espirito santo. Acorda! porque enquanto não olhares para dentro, nada irás ganhar. O teu palerma de Presidente dorme com o Benfica debaixo da almofada. Tem perdido em todas as frentes. . . Doyen, e competições internas. Ele afirmou que ...ler comentário completo »
    TI
    Rua com Jesus. Fod. . . . .
    2017-01-17 23h33m por Tinolopes via mobile
    SCP esta a pagar aquela ma decisão em ter expulso Marco Silva, esse tinha futuro no SCP mas não lhe deram oportunidade! Foi campiao na Grecia e hoje esta na Premier Liga e Jesus a comer o dinheiro dos Sportinguistas. Rua com ele pork senão esta carroça não vai avançar não!!!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Ataque Rápido
    com video
    Excerto do podcast do zerozero
    Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.