placardpt
    Estoril vence Académica

    Carmona quebra enguiço e canarinhos estão nas meias-finais 73 anos depois

    Terminou o sonho da Académica. O exame era de exigência máxima para os estudantes que lutaram até ao último segundo pelo passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal, mas acabaram por chumbar e sair da prova rainha do futebol português. Kléber foi o herói do encontro, ao apontar o golo do triunfo, aos 85 minutos. Os canarinhos regressam às meias-finais da Taça de Portugal, depois da primeira presença em 1943/44. História na Amoreira, portanto, também pela primeira vitória conquistada por Pedro Goméz Carmona.

    Luís Ribeiro negou empate antes do intervalo

    Amoreira vestiu de negro
    2175 adeptos marcaram presença no estádio António Coimbra da Mota para assistirem ao encontro entre Estoril Praia e Académica de Coimbra, dos quartos de final da Taça de Portugal. Nota de destaque para a enorme mancha negra que cobriu as bancadas da Amoreira, fruto dos mais de 1400 estudantes que vieram de Coimbra, em 15 autocarros, para apoiar a turma de Costinha
    Os primeiros minutos no estádio António Coimbra da Mota ficam marcados por um equilíbrio entre as duas equipas, mas o Estoril não tardou em assumir as despesas do encontro. Os canarinhos ainda sofreram um susto, aos 10 minutos, muito por culpa do guarda-redes Luís Ribeiro que não segurou uma bola aparentemente fácil saída de um canto de João Traquina, mas a resposta foi dada um minuto depois num lance absolutamente incrível que só não deu golo por milagre – a bola ainda beijou o poste da baliza de José Costa, no último de três remates consecutivos.

    A oportunidade deu um novo alento aos homens de Pedro Goméz Carmona que passaram a controlar a posse de bola, pressionando em bloco assim que a bola caía nos pés de um dos jogadores da Briosa. A insistência estorilista deu os seus frutos aos 31 minutos, depois de Taira recuperar a bola a meio-campo e dar em Mattheus Oliveira para o filho de Bebeto servir Alisson para o golo inaugural.

    Ainda antes do apito para o intervalo, a Académica de Coimbra dispôs de uma grande penalidade para chegar ao empate, conquistada por Marinho, contudo Kaká permitiu a defesa a Luís Ribeiro para desalento dos cerca de 1500 adeptos conimbricenses que pintaram de negro as bancadas da Amoreira.

    Estudantes acreditaram até ao final

    Primeiro triunfo da era Carmona
    O treinador do Estoril Praia, Pedro Goméz Carmona, quebrou o enguiço e venceu pela primeira vez no comando técnico dos canarinhos. Após quatro derrotas consecutivas, em jogos a contar para a Liga NOS, Carmona conquistou a primeira vitória e logo num jogo de extrema importância. Com este resultado diante a Académica, o Estoril regressa às meias-finais da Taça, onde já esteve em 1943/1944
    A pausa entre o primeiro e segundo tempo foi benéfica para a turma de Costinha. Os estudantes regressaram com uma dinâmica completamente diferente daquela apresentada na primeira parte e conseguiram dominar a equipa da casa em todas as linhas. Marinho e Tozé Marreco estiveram perto do golo, aos 50 e 55 minutos, respetivamente, mas apenas à terceira oportunidade é que chegou o golo. Ernest combinou na perfeição com Marinho e o camisola 7 assistiu João Traquina para o empate.

    E foi um pouco contra a corrente do jogo que o Estoril-Praia conseguiu evitar o prolongamento e fazer história. Pouco depois de Joel Ferreira salvar a equipa de sofrer o segundo, ao tirar a bola vinda do cabeceamento de João Real em cima da linha de baliza, o recém-entrado Kléber aproveitou um cruzamento perfeito de Taira, numa das poucas jogadas ofensivas dos canarinhos no segundo tempo, e finalizou de cabeça. Sem hipótese para José Costa e a gelar a bancada academista.  

    U Terça, 17 Janeiro 2017 - 18:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Rui Costa
    2-1
    Alisson Farias 30'
    Kléber 85'
    João Traquina 58'
    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    FaseQuartos-de-Final
    A Chave
    Minuto 85: Cruzamento de Afonso Taira e Kléber a marcar o golo do triunfo a favor do Estoril. Aposta ganha do treinador Pedro Gómez Carmona.
    O Árbitro
    Nota positiva para Rui Costa. O árbitro da Associação de Futebol do Porto esteve bastante assertivo nas suas decisões, analisando muito bem todos os lances, como por exemplo a grande penalidade assinalada a favor da Acaddémica, que viria a ser desperdiçada por Kaká, ainda na primeira parte.
    O Melhor
    Kléber
    Terminou o jejum de Kléber. O avançado brasileiro entrou aos 75 minutos para apontar o golo do triunfo do Estoril Praia frente à Académica de Coimbra que valeu o passaporte aos canarinhos para as meias-finais da Taça de Portugal. Kléber contabilizava 12 jogos sem qualquer golo esta temporada.
    O Pior
    Gustavo Tocantins
    Foi o primeiro homem a ser chamado do banco pelo treinador Pedro Gomez Carmona, mas não conseguiu soltar-se e dar aquilo que a equipa precisava. Gustavo Tocantins revelou-se uma aposta completamente falhada de Carmona, ao contrário do compatriota Kléber.
    Forma
    Estoril Praia
    2016/2017
    23J
    8V
    3E
    12D
    21-26G
    Académica
    2016/2017
    28J
    13V
    8E
    7D
    27-18G
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    ACADÉMICA OAF

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS