placardpt
    Histórico: Portugal no Euro 2017

    «Começa uma nova era no futebol feminino»

    qSabíamos que, enquanto houvesse vida, havia esperança
    Francisco Neto, selecionador português
    É mesmo real. A Seleção Nacional feminina está no Campeonato da Europa de 2017, a realizar na Holanda. Portugal ultrapassou medos, venceu batalhas e mostrou aos mais desconfiados que é possível tornar os sonhos reais. Citando Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, este final foi o corolário de um trabalho inexcedível de um conjunto de forças que tornaram tudo possível. Portugal escreveu história na Roménia. Escreveu história no futebol feminino português. Surpreendeu tudo e todos. Menos os mais crentes, como Francisco Neto, selecionador Nacional.

    Andreia Norton e Cláudia Neto destacam feito histórico

    Passava pouco mais das 13h40 quando a equipa das quinas aterrou no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Recebidas por algumas dezenas de adeptos e tantos outros jornalistas, as jogadoras cantavam: 'Pouco importa, pouco importa, se jogamos bem ou mal, queremos é levar o Europeu para o nosso Portugal'. Era notório o entusiasmo e, no fundo, não era para menos. Honraram o nome do país além-fronteiras e mereceram este prémio, muito fruto da perseverança e crença que tiveram ao longo de toda a caminhada.

    Cláudia Neto
    Qualificação Europeu Feminino 2017
    10 Jogos   802 Minutos
    6   1   0   02x

    ver mais »
    «É um conjunto de sentimentos, não dá para descrever. São muitas sensações. Feito histórico muito importante. O futebol feminino merece a mesma atenção. Queremos fazer as mesmas coisas e conseguimos mostrar que somos capazes de jogar futebol. Estamos muito emocionadas, pois é um feito enorme para o futebol feminino», destacou Andreia Norton, autora do golo que colocou Portugal no Euro.

    «Fizemos história. Agora é festejar e desfrutar ao máximo este momento. Futuro? Estamos no Europeu. Sabemos que vamos defrontar seleções muito fortes. Vamos ter tempo para preparar esses jogos. O importante é estar lá. Fizemos história, estamos muito felizes, agora é aproveitar o máximo. Provámos que o futebol feminino está a evoluir em Portugal», completou a capitã Cláudia Neto.

    ©FPF

    «É uma nova era que começa no futebol feminino»

    União. Um dos pilares fundamentais no êxito da Seleção Nacional feminina. Uma vitória de e para todos os treinadores, jogadoras, Federação Portuguesa de Futebol... O início de uma nova era, como descreve Mónica Jorge, diretora do futebol feminino na FPF.

    Diana Silva em ação no jogo com a Roménia ©Global Imagens / PEDRO_ROCHA
    «É uma nova era que começa no futebol feminino. Tivemos uma mentalidade muito forte, uma maturiadade acima do normal e sabíamos que o jogo com a Roménia ia dar para nós. É uma vitória de todos: de quem já passou pela Federação e lutou pelo mesmo. A nós coube a benção de chegar a este patamar e homenagear esses atletas e os treinadores que passaram por aqui. E também muito mérito dos nossos treinadores e Federação», considerou Mónica Jorge à chegada ao aeroporto de Lisboa, seguindo-se um apelo aos clubes.

    «A partir de ontem nada será igual. A FPF precisa que todos os clubes em Portugal tenham uma equipa de futebol feminino. E comecem agora porque o futebol feminino está na moda», disse.

    «E quais as perspetivas para o Euro? Somos a equipa mais baixa do ranking. A própria UEFA já nos deu os parabéns, certamente não estavam à espera. Feito fantástico. Estamos numa competição ao mais alto nível e vamos fazer o nosso melhor. Estamos lá com muito mérito e agora é sonhar um bocadinho mais alto», perspetivou.

    ©FPF

    Francisco Neto: o homem por detrás do sonho

    Francisco Neto tinha o sonho de qualificar Portugal para uma grande competição pela primeira vez na história. Sonhou, acreditou como ninguém e conseguiu o objetivo. Hoje é um homem feliz e orgulhoso, sobretudo pelas suas jogadoras.

    «Estamos muito contentes, foi algo que foi bastante difícil. Quem nos acompanhou sabe que o inicio não correu como pretendido. Fomos crescendo ao longo do apuramento, tivemos oportunidade de chegar ao play-off, fomos melhores e estamos a viver uma das páginas mais bonitas do futebol feminino português», começou por dizer Neto aos jornalistas.

    Qualificação Europeu Feminino 2017

    Portugal Portugal
          10J  4V 3E 3D (16-12)
          Forma: EVVEE
          AMI: () /
    «Sabíamos e tínhamos definido como objetivo interno com as jogadoras que, apesar das dificuldades do grupo, íamos ao Euro. Fizemos as jogadoras acreditar. A jogadora portuguesa é uma jogadora com ambição e uma paixão incrível pelo jogo. Sabíamos que, enquanto houvesse vida, havia esperança. Facilmente percebemos que somos capazes de derrubar todos os obstáculos. Lutámos com tudo o que tínhamos», acrescentou.

    Entre os que esperavam para parabenizar as jogadoras, destaque para a presença de Domingos Estanislau, presidente do Clube Futebol Benfica, que fez questão de deixar uma mensagem: «Esta qualificação foi muito importante para o futebol feminino, para Portugal, para toda a gente que se dedica ao desporto. Estamos todos de parabéns. O Futebol Benfica, como campeão nacional, só podia estar aqui para esperar toda a comitiva. É um ponto de viragem no futebol feminino em Portugal. Estamos a ultrapassar um complexo de jogar contra equipas mais fortes. Esta qualificação vem provar que temos tanto valor como os outros», elogiou.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ROMÉNIA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PARABENS MENINAS
    2016-10-26 19h50m por Thirteenth
    As mulheres desde sempre ajudaram a construir o futuro e a partir de agora o futuro está mais que assegurado no que ao futebol diz respeito, com mulheres como estas, PORTUGUESAS com toda a certeza. FORÇA PORTUGAL.
    jogos históricos
    U Terça, 25 Outubro 2016 - 16:00
    Stadionul Dr. Constantin Radulescu
    Kateryna Monzul
    1-1
    a.p.
    Laura Rus 111'
    Andreia Norton 105'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44