placardpt
    Sporting ganha clássico

    L de Leão, L de Líder

    ​O Sporting venceu e convenceu no primeiro clássico da temporada. A equipa de Jorge Jesus até começou a perder, mas rapidamente recuperou no marcador e se colocou em vantagem, que foi mantendo diante de um FC Porto com pouca ideia de jogo. Tiago Martins não teve uma atuação feliz, mas não foi por aí que a superioridade leonina mereceu contestação. Ao fim de três jornadas, o Sporting é líder isolado.

    Não deu para respirar!

    Ambientaço!
    Que grande ambiente se viveu em Alvalade, algo que se viu durante toda a partida e também antes. Não admira, por isso, que as equipas tenham entrado com a corda toda.
    Pressão, golo, agora a resposta, golo, então equilíbrio, intensidade, um pouco mais de pressão, golo, mais intensidade... ufa! A primeira parte do clássico fez suar os olhos do adepto e fez jus ao enorme poderio das duas equipas. Sobretudo da formação de Jorge Jesus, que recebeu os dragões ainda com sol e num tapete rápido e deslizante.

    Foi nesse relvado que o FC Porto entrou a pressionar. Com André André a mandar nessa ação, os dragões condicionaram muito bem o Sporting na sua saída de bola, exploraram o espaço nas costas da defesa subida do leão, deram fluxo de jogo para a direita (testando a surpresa Marvin) e daí criaram o golo da vantagem, ao mesmo minuto e com o mesmo protagonista de Roma: Felipe.

    A reação enérgica do Sporting teve três nomes imediatos: Bruno César, excelente nas movimentações ofensivas (bem Jorge Jesus ao trocá-lo com Bryan Ruiz pouco depois do arranque), Gelson Martins, totalmente endiabrado e influente nos golos, e Slimani, o finalizador que é muito mais do que isso, pelas soluções que oferece à equipa.

    Gelson em grande: esteve no primeiro e marcou o segundo ©Carlos Alberto Costa
    Tão depressa os leões sofreram como reagiram. Aos 26 minutos, já ganhavam e ninguém podia contestar a superioridade que se manteve até ao intervalo, tanto pela agilidade intermédia leonina (William e Adrien ao seu nível), como pela inoperância dos dragões.

    Só os Andrés eram muito pouco. O médio porque não tinha o acompanhamento de Herrera (só acordou na segunda parte), o avançado porque se perdia na batalha contra toda uma defesa. O Sporting soube anular Otávio e a equipa portista ficou totalmente manca de criatividade, recorrendo à forma mais desenrascada - jogo direto - e mais previsível.

    Ineficácia manteve emoção

    Com Óliver no segundo tempo, Nuno pretendia essa mesma criatividade recuperada, só que continuava a ser o Sporting a dominar os tempos de jogo, contra um FC Porto que não conseguia ter bola regularmente e, quando a tinha, via os apoios demasiado distantes. Uma equipa desligada.

    Que só continuou em jogo em virtude da incapacidade do leão de finalizar as várias situações na área adversária, onde chegava com uma facilidade tremenda. Não o fez e depois ficou sem o seu timoneiro, expulso por contestar uma das muitas decisões onde Tiago Martins foi atacado.

    Jorge Jesus acabou expulso ©Carlos Alberto Costa
    Dois aspetos que faziam renascer, ainda que a espaços, o FC Porto, que pecava não apenas na falta de fio de jogo, como na clarividência na frente, onde o protesto à equipa de arbitragem parecia ser prioridade, ao invés do futebol. E, se o perigo surgia, a última barreira chamava-se Rúben Semedo - poderá estar na hora dele, Fernando Santos.

    A tentativa final portista foi com inversão de tática: Depoitre ao lado de André Silva, Óliver Torres no meio (que má cartada a de o lançar na linha...) e Otávio e Herrera a variarem entre a extrema e o miolo. Ainda deu para alguns calafrios aos adeptos sportinguistas, mas poucos.

    Slimani a chorar
    No fim da partida, o argelino despediu-se de Alvalade em lágrimas, naquela que é a sua despedida.
    É que, quando faltou pulmão, houve capitão! Adrien não deu pelos minutos passar e pareceu ter cada vez mais corda. A corda que puxa o Sporting ainda mais para cima na classificação.

    U Domingo, 28 Agosto 2016 - 18:00
    Estádio José Alvalade
    Tiago Martins
    2-1
    Islam Slimani 14'
    Gelson Martins 26'
    Felipe 8'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 3
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Felipe marca
    Felipe marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    14´
    GOLO Sporting!
    Islam Slimani marca
    Islam Slimani marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    26´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    Gelson Martins marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    A Chave
    Troca de Jorge Jesus: Bryan Ruiz entrou para jogar atrás de Slimani, mas cedo se percebeu que o costa-riquenho não estava nos seus melhores dias, apresentando-se muito macio. Jorge Jesus trocou imediatamente o camisola 10 com Bruno César, que foi o motor que a equipa precisava.
    O Árbitro
    O jogo era de grande exigência e, para um estreante, era fundamental manter a sobriedade. A espaços, isso aconteceu, noutros nem por isso. Tiago Martins é das boas promessas da arbitragem, mas não esteve ao melhor nível, com alguns erros (Ruiz parece ajeitar com a mão no golo de Gelson). Os jogadores também não ajudaram, até porque se aperceberam da insegurança do juíz a determinada altura. Nota negativa.
    O Melhor
    Bruno César
    Pode parecer injusto não colocar aqui Gelson, que esteve nos dois golos e que foi soberbo em muitos lances, mas pareceu-nos ter estado na ação de Bruno César a chave da supremacia leonina. Até começou na esquerda, mas a sua passagem para as costas de Slimani foi fundamental, quer na pressão, quer na largura e diversidade de soluções dada à equipa.
    O Pior
    FC Porto à direita
    Corona começou por testar Marvin, mas não o conseguiu no seu todo, também porque o auxílio ao mexicano não foi o melhor - Herrera muito abaixo, novamente. A entrada de Óliver nada melhorou desse lado, onde seria o capitão portista a terminar (já em 4x4x2), também sem efeitos práticos.
    Forma
    Sporting
    2016/2017
    3J
    3V
    0E
    0D
    5-1G
    FC Porto
    2016/2017
    5J
    3V
    1E
    1D
    9-4G
    Sabia que...by playmaker stats
    Foi a 3.ª vitória consecutiva do Sporting frente ao FC Porto; não acontecia desde 2007/08 com Paulo Bento
    Há 40 anos que o Sporting não somava 3 vitórias consecutivas sobre o FC Porto a contar para a Liga (1975/76)
    Sporting passou o FC Porto em número de vitórias no Clássico (SCPxFCP); 81V para os leões e 80V para os dragões e 63 empates
    Foi o 21.º Clássico entre FC Porto e Sporting com reviravolta no marcador
    Há 64 anos que o Sporting não vencia o FC Porto na Liga com uma reviravolta no marcador (1951/52 orientado por Galloway)
    Foi a 8.ª reviravolta no marcador do Sporting em Alvalade frente ao FC Porto; não acontecia desde 2009 (Taça da Liga V 4-1)
    Gelson Martins fez o 1.º golo no Sporting que valeu a reviravolta e a consequente vitória
    Islam Slimani (SCP) igualou Rabah Madjer (FCP) como o argelino com mais golos na Liga (48 golos)
    Há 46 anos que o Sporting não conseguia alcançar 12 vitórias consecutivas (1970 Fernando Vaz > 2016 Jorge Jesus)
    O FC Porto não vence o Sporting em Alvalade há 11 jogos consecutivos; o pior registo dos últimos 44 anos (1971/72)
    A 1.ª derrota FC Porto na época apareceu ao 5.º jogo; o pior registo desde 2011 quando perdeu vs. Barcelona (Supertaça) ao 4.º encontro
    Sporting é líder isolado à 3.ª jornada com 9 pontos é a primeira vez que tal acontece desde que a vitória vale 3 pontos (1995/96)
    Treinadores do Sporting com 12 vitórias consecutivas na Liga:
    1946-47 Robert Kelly
    2016 JORGE JESUS
    Há 40 anos que o Sporting à 3.ª jornada não liderava isolado o campeonato (1976/77)

    Fotografias(44)

    Sporting x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 3
    Sporting x FC Porto - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 3
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Arbitragem
    2016-08-29 15h58m por GoLions
    Primeiro que tudo é engraçado ver benfiquistas falar de meia dúzia de pés em riste ou algumas cotoveladas que não são obviamente propositadas enquanto que o ano passado assistimos aquela falta do Renato Sanches sobre o Bryan Ruiz em Alvalade, mas nuns casos chamam de "Raça" ou "Querer" enquanto que noutros é apenas maldade.
    Segundo, como é que alguém pode justificar uma derrota com faltas a meio campo?
    Um Jogo tem 90 minutos + tempo de compensação, o Sporting virou o jogo aos ...ler comentário completo »
    DY
    Evidências
    2016-08-29 15h45m por Dymuno
    Aquilo que se passou ontem, foi puro de mais evidente. Foi muita incompetência junta.
    Desde logo a incompetência do FC Porto que não criou um um lance com cabeça, tronco e membros a partir do momento em que se viu a perder. A registar, apenas, um lance em que André André num excelente remate, leva a bola a bater no poste. Para além disso, mais nada. Não tiveram capacidade para desmembrar a estratégia criada por Jorge Jesus que, e muito bem, secou o FC Porto.
    Óliver To...ler comentário completo »
    Adepto
    2016-08-29 15h38m por nevoeiro
    Quem avaliou? A quem compete avaliar, vou fazer-te aqui copy paste da avaliação:

    7' Infração de Adrien sobre Danilo. O jogador do Sporting rasteira de forma negligente o adversário durante a corrida, pisando com o seu pé esquerdo o pé esquerdo de Danilo. CERTO.

    10' Infração de Bruno César sobre Otávio. O jogador do Sporting entra em tackle frontal com algum perigo para o adversário. O árbitro opta por avisar mas era falta para cartão amarelo. ERRADO
    <...ler comentário completo »
    AD
    Nevoeiro
    2016-08-29 15h04m por Adepto
    Quem o avaliou???
    Adepto
    2016-08-29 14h05m por nevoeiro
    Quem fez? Quem avaliou o trabalho do árbitro, o único erro foi um amarelo que ficou por mostrar ao Bruno César, por isso não digas asneiras, vocês choram muito sem razões para tal.
    AD
    NapoFcp
    2016-08-29 14h03m por Adepto
    Extremos não é preciso deixa estar.
    Diminuir excessos do meio campo também não.
    A culpa de central até já enjoa.
    NA
    verdade
    2016-08-29 13h55m por NapoFcp
    toda gente viu claramente que o scp foi beneficiado! agora que o fcp ainda tem muito a melhorar, e preciso 1 defesa central de top e um avancado de top, o andre silva neste momento nao e ponta de lanca para o fcp!
    AD
    Tiago_Valente
    2016-08-29 13h53m por Adepto
    Pois tem. .
    Mas o Bruno César deve ser um adolescente pela entrada
    AD
    Nevoeiro
    2016-08-29 13h52m por Adepto
    Quem fez essa análise tão certa?
    Arbitragem, está certo. lol
    TI
    O Octávio
    2016-08-29 13h48m por Tiago_Valente
    Deve ter 5 anos estava sempre atirar-se para o chão e a fazer birra, se fosse na Inglaterra tinha ido para a rua
    Sporting vs FCP
    2016-08-29 13h30m por nevoeiro
    Todos os lances já foram avaliados e os 3 golos foram legais. . . sobre os golos do SCP:

    14' Gelson Martins domina a bola com a barriga, não havendo qualquer tipo de infração. Boa decisão do árbitro. CERTO

    26' Após o corte do defesa do FC Porto, a bola embate no braço de Bryan Ruiz. O jogador tem o braço em posição normal e a uma distância muito próxima, não havendo qualquer movimento deliberado por parte do avançado do Sporting. CERTO.

    Sporti...ler comentário completo »
    FC
    filipe1991scp
    2016-08-29 13h17m por FCPDESDE87 via mobile
    Sugiro que vejas de novo o jogo e vejas mais atentamente o lance da falta sobre danilo. Depois querer comparas as faltas de andre andre e otavio com as de andrien silva, bruno cesar, coates, slimani, william carvalho. . e de alguem cego ou nao percebe nada de futebol. Jogadores que se jogam para a piscina tens um que no lance do primeiro golo do sporting jogou-se para a piscina e deu livre que originou o primeiro golo ilegal do sporting com mao do vosso jogador logo a seguir. Acho que sab...ler comentário completo »
    FCPDESDE87
    2016-08-29 12h58m por filipe1991scp
    Engraçado que fales que a arbitragem beneficiou o Sporting e nem falas da falta que originou o golo do Porto, ha que dizer ao Danilo que um campo de futebol não é uma piscina! Outra coisa que nao entendo é como o octavio e o andrex2 acabaram o jogo sem um unico amarelo.
    Portistas
    2016-08-29 12h54m por NEVERED
    Joguem a bola, para a proxima ganham de certeza, sao sejam como os ceboladas so vos fica mal. . .
    AD
    dragaoazul_18
    2016-08-29 12h49m por Adepto via mobile
    Bem dito.
    Jogo
    2016-08-29 12h39m por dragaoazul_18
    Este jogo demonstrou bem o anedótico estado em que está o Plantel do FC Porto, onde abundam Medios e 0 extremos e 0 defesas , um 2º avançado ( nem jogamos com 2 ) e um PL fixo .

    Resumindo : ANEDÓTICO. A culpa é da mesma do costume, DA SAD.

    É preciso EXTREMOS !! E não médios ofensivos adaptados tipo Brahimi's e Otávios porque senao o PORTO NÃO TEM PROFUNDIDADE! Tá dificil alguem naquele clube PERCEBER QUE O PORTO SEM CORONA NAO TEM PROFUNDIDADE! Porque? NÃO T...ler comentário completo »
    AD
    SCP vs FCP
    2016-08-29 12h35m por Adepto
    Na minha análise e maneira de ver, (vale o que vale) o jogo foi estragado pela arbitragem.

    o golo do meu FCP, nem existiu falta sobre Danilo, ele queixa-se da perna e nem lhe tocaram, aquela troca de braços é tudo de raspão e a meu ver eu não apitava nada, os adeptos do FCP de certeza que não concordam, mas é uma opinião.

    Golos do SCP, ambos beneficiados de um controlo com o braço, o 1º é nítido que ao dominar no 1º toque ressaltou para o braço, no 2º gol...ler comentário completo »
    FC
    Capas
    2016-08-29 11h15m por FCPDESDE87 via mobile
    Acabo de ler as capas dos jornais desportivos. Na bola diz lider, rei e senhor com leao a dar a volta ao resultado com autoridade. No record diz coracao de leao. E de ficar triste com tudo isto. Ridiculo. Gostava de ver se fosse o benfica a ser prejudicado como o FCP foi ontem no jogo contra o sporting ou mesmo se fosse o sporting a ser prejudicado como nos fomos. O que e que haviam escrito nas capas. E incrivel a parcialidade destes diarios desportivos. Nem sei bem porque e que me admi...ler comentário completo »
    .
    2016-08-29 10h48m por Manfio
    1. Sporting foi mais equipa e jogou mais. Ganhou. Natural.
    2. Golos: Nem vale a pena comentar. Já está. Já foi. Nada a fazer.

    O Porto está a construir uma equipa e sob esse ponto de vista nem esteve MUITO mal.

    Portista há que já embandeiravam em arco com as 'grandes' vitórias do apuramento para a Champions.

    Eu com o meu 'mau feitio habitual vi OUTRA coisa contra a Roma: Ganhamos cá com com penalty, contra 10 e depois, em Roma, v...ler comentário completo »
    Corona na direita
    2016-08-29 10h39m por Cire_FCP
    Um dos erros que o NES, Lopetegui e Peseiro deram, porque o Corona joga melhor na esquerda onde tem mais mobilidade para rematar e cruzar!
    MA
    L de Ladrão
    2016-08-29 10h37m por manso98afl
    O jogo de ontem foi uma vergonha porque o Sporting foi claramente favorecido pela arbitragem e seus jogadores foi só porrada e acabaram o jogo com 11.

    Mas não quero ir por aí porque acho que apesar de terem sido claramente beneficiados mereceram ganhar porque este Porto ainda está muito fraquinho, tiveram boa entrada uma entrada como já há muito não se via no FC Porto mas logo a seguir ao 1º golo do Sporting só fizeram foi porcaria.

    Amigos sportinguistas não fiqu...ler comentário completo »
    Kiba
    2016-08-29 09h20m por frank481
    BURN
    Já agora
    2016-08-29 09h16m por Kiba
    Já agora sabem porque é que os árbitros agora benificiam mais o Sporting? Porque o Sporting é superior ao Porto e geralmente benificia-se as equipas superiores CHOREM AGORA HAHHAHAHAH.
    Balty
    2016-08-29 08h46m por Kiba
    Balty concordo contigo plenamente! Mas espero que continuem assim porque assim é menos um a lutar connosco. Oxalá o NES e a direção do FCP não tenham lido o teu comentário.
    KS
    Só falta um L
    2016-08-29 08h28m por kseraos
    De ladrões. . . . . . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RAVxARO em direto!
    Já há onze do FC Arouca: de Arruabarrena, Bogdan Milovanov, Javi Montero, Robson Bambu, Weverson Costa, Pedro Santos, David Simão, Jason Remeseiro, Cristo González, Morlaye Sylla, Rafa Mujica ...