placardpt
    Jesus, Benfica, Sporting, mercado e arbitragem

    Bruno de Carvalho: Uma longa entrevista e muitos temas

    2015/11/30 09:48

    Em longa entrevista ao Record, Bruno de Carvalho volta a atacar o Benfica, fala sobre o papel de Jesus na estrututa verde e branca e garante que não irá sair ninguém importante do plantel na reabertura do mercado de janeiro.

    «A nossa concentração está nas competições portuguesas. Ponto. Mas nem eu nem o Jorge Jesus gostamos de perder, nem ao berlinde! É nessa perspetiva que ele fala em ‘mais problemas’. Há uma série de jogos, todos uns em cima dos outros. Quando o Jorge Jesus fala nisto, está a dizer que tem de ultrapassar um desafio. E é magnífico ver a forma como os encara e supera. Quando ouço aquele discurso, não fico preocupado, fico entusiasmado», afirmou Bruno de Carvalho, em entrevista ao Record.

    De resto, a conquista do campeonato é o foco principal e dirigente explica as razões.

    qQuero ver quem é a pessoa que me cala... 
    «Para o Sporting é sempre importante ganhar o campeonato, mas este ano é ainda mais importante para cimentar todo o trabalho que temos feito. O Sporting não pode estar sem ganhar o título durante tanto tempo. É assim que se alimenta uma marca. É assim que se alimenta a história e a capacidade de crescimento de um clube. Esta época há três condicionantes especiais: o Sporting estava num caminho para criar condições para, de uma forma regular, vencer a Liga. Chegou a hora de apontarmos à meta do campeonato de uma forma mais efetiva. Em 2.º lugar, o treinador. Dá outra capacidade em termos de competência, de ‘know-how’ e até da própria fé e movimentação da esperança das pessoas. E, por último, o investimento que fizemos este ano no reforço da equipa. Fizemos uma aposta muito grande, porque não se consegue consolidar a estratégia de equilíbrio financeiro e organizativo, de fazermos valer as nossas ideias para o desporto, da luta pela verdade desportiva, se não conseguirmos mostrar grandeza através de títulos conquistados.»

    «Não gostamos de perder nem ao berlinde!»

    Bruno de Carvalho explicou ainda o que acontecerá, se não for campeão esta temporada.

    «Não tenho dúvidas de que continuaremos o nosso crescimento. Há uma ou duas décadas que não ouvia dizer que o plantel do Sporting era o mais valioso. Temos orgulho nisso. O futebol que está a começar a surgir… Já em vários jogos notamos uma evolução tremenda daquilo que são as ideias do treinador e da própria forma como os jogadores interpretam essa ideia. Isso dá-nos esperança, mas temos de ter os pés assentes na terra. Estamos em 1.º lugar nesta altura, mas é mais importante estarmos em 1.º no fim. O Sporting não pode ganhar de dez em dez anos.»

    Jesus e a estrutura

    ©Carlos Alberto Costa

    Nesta conversa com o Record, Bruno de Carvalho assumiu ainda o papel de Jesus na estrutura verde e branca.

    «Não temos dúvida nenhuma de que há uma mão muito grande nesta transformação. Dou um exemplo claro: a forma como os jogadores encaram os grandes jogos é um sinal evidente de uma mudança grande de mentalidade. Os jogadores sentem-se com outra confiança, com outra força e mentalidade. É isso que ele nos traz. Quando trabalhamos com alguém que é um vencedor por natureza, isso traduz-se na forma como nos comportamos. O Jorge tem todo o mérito, pois conseguiu, em pouco tempo, colocar o Sporting a fazer aquilo que nós ambicionávamos: encarar os jogos com uma mentalidade vencedora. É justo tudo aquilo que se possa dizer do Jorge Jesus enquanto elemento importantíssimo para esta transformação no futebol do Sporting.»

    O presidente leonino falou ainda sobre alguns casos de jogadores que o Sporting tem a jogar na equipa B, como Labyad e Víola. 

    «A Labyad e Viola já lhes ficou claro que não contam para o projeto desportivo de Jorge Jesus e têm de tomar decisões para o futuro das suas carreiras. Os anos passam e têm de tomar decisões. Ponto final. Se estivesse na situação deles, de certeza absoluta que não estaria contente a jogar na 2.ª divisão do campeonato português. Ambos têm mercado, isto caso tenham vontade progredir nas carreiras.

    Bruno de Carvalho rendido a Jesus

    Nesta entrevista o dirigente verde e branco falou sobre a chegada de Jesus a Alvalade e o que isso implicou.

    «Este foi o primeiro ano em que não foi necessário dizer que o Sporting era candidato. Quando se falou em Jesus, disseram imediatamente que o Sporting estava na luta», explicou Bruno de Carvalho, respondendo assim quando questionado se JJ é melhor que Leonardo Jardim e Marco Silva (outros treinadores que já trabalharam com Bruno de Carvalho no Sporting).

    «Estamos a falar de alguém que é um dos grandes treinadores mundiais da atualidade. Basta verificar o currículo fantástico que ele tem, inclusivamente em equipas de dimensão menor que a do Sporting ou do Benfica. Não me agrada nada fazer essas comparações. São fases diferentes, treinadores diferentes. Mas quanto ao Jorge Jesus... Conseguiu colocar o Benfica de novo na ribalta. Tem esse mérito e é esse o trabalho que esperamos que ele faça.»

    Como é a relação Jesus-Bruno de Carvalho?

    O presidente do clube leonino explicou também como é a relação que tem com Jesus.

    «Conversamos muito, discutimos e temos as nossas visões. Muitas vezes, temos de conversar sobre elas. Mas isso não tem nada a ver com estratégia. O Sporting é um clube que quer ganhar, mas que quer chegar ao 1.º lugar com regras bem definidas. Estrategicamente nenhuma divergência, mas sempre a debatermos as nossas ideias», sublinhou, comentando a forma como os leões estão a encarar o mercado de transferências.

    «Estamos muito contentes com o plantel. Basta ver os resultados magníficos que temos feito. Considerou-se que havia necessidade de proceder a algumas melhorias, de forma a ajudar este plantel a fazer ainda melhor. Foi o que fizemos.»

    Benfica

    ©Carlos Alberto Costa

    Nesta conversa com o Record, Bruno de Carvalho comentou as recentes palavras de Rui Vitória que, após o dérbi da Taça de Portugal, assumiu que a «tática do barulho» tem vindo a imperar no futebol nacional.

    «Se estivermos a dizer que eu, a nível do Sporting, sou muito mais interventivo, disso não há dúvidas. Agora, se há coisa que o Benfica não tem feito é silêncio. Pode ser utilizando antigos dirigentes ou comentadores bem documentados. Pode ser através de comunicados, twitters ou facebooks… Pode ser através da situação criada à volta do Jesus ou das SMS; pode ser através das acusações feitas nos programas pelos comentadores que estão alinhados com o clube. Cuidado com a situação de o Benfica não fazer barulho... Às vezes, não parecendo, faz-se muito mais barulho do que o Sporting.»

    E acrescentou: «A estratégia de Luís Filipe Vieira era entrar nos programas aos pontapés. Se calhar, houve aqui uma necessidade de colocar outras pessoas a falar em nome do Benfica. Mas isso é uma questão muito interna do Benfica. Independentemente da minha forma contundente de ser e de estar, ainda não entrei em nenhum programa aos pontapés; portanto, ainda não há a necessidade de eu desaparecer. Isto não é barulho, pois não foi o Sporting que fabricou uma caixa e meteu lá uma camisola e uns ‘vouchers’ com idas ao Museu do Benfica e a um restaurante. Quer outro exemplo? É de lamentar que as notas dos árbitros que arbitram o Sporting sejam as únicas que saem cá para fora.»

    qA estratégia de Luís Filipe Vieira era entrar nos programas aos pontapés. Se calhar, houve aqui uma necessidade de colocar outras pessoas a falar em nome do Benfica. 
    O líder leonino não falou no nome do Benfica neste momento da entrevista mas salientou que existe uma «estratégia clara de condicionamento». «Há aqui uma tentativa tremenda de condicionar a arbitragem. E o Sporting é o alvo. Há, de facto, uma tentativa de se jogar fora das quatro linhas.»

    Ainda falando de temas relacionados com o Benfica, Bruno de Carvalho comentou a queixa apresentada pelos encarnados que acusam Slimani de agredir Samaris.

    «Se aquilo dá para suspensão, então metade da equipa do Benfica era suspensa. A imagem que vemos do Slimani, vamos vê-la toda ou só um ‘frame’ específico? Aconteceu antes ou depois? Quando se vê uma imagem do Eliseu a dar um estalo a um jogador do Sporting, como é? Vemos essa imagem ou vamos ver tudo? Se nós entramos por aí... E lá está, mais uma vez foi o Benfica a fazer uma queixa…», salientou, falando de uma possível «novo caso Hulk».

    «Não há dúvida nenhuma que aquela queixa que o Benfica faz contra o Slimani é uma retaliação pelas três derrotas. Sei que é complicado de digerir… E também porque o Slimani é um jogador importante para o Sporting. Seria uma forma de condicionar. Se calhar, um novo caso Hulk, com as devidas separações. Tudo isto é tão ridículo, que volto a dizer: em vez de estarem com estas atitudes ridículas, convido os clubes a assinarem a proposta do videoárbitro do Sporting e a maior parte destas situações ficam resolvidas.»

    Saída de Jesus da Luz

    Bruno de Carvalho comentou também nesta longa entrevista ao Record a saída de Jesus do Benfica.

    «É por demais evidente que havia uma estratégia delineada para a saída do Jorge Jesus de Portugal. Mas isso não aconteceu! O Benfica começou numa estratégia de ataque tremendo a alguém que é – e eles sabem isso – um ganhador, profissional, competente, um estratega e um elemento de grande valia», explicou, clarificando a estratégia financeira que o clube de Alvalade tem tomado.

    «Os nossos rivais vão ter de passar por processos similares aos que já ultrapassámos. Tudo tem o seu ‘timing’. O facto de o Sporting ter sido o primeiro não foi questão de estratégia, mas sim de necessidade pura. O clube estava em pré-falência, tinha de mudar. Mas havia que aproveitar esse tremendo contratempo.»

    Bruno de Carvalho abordou depois temas relacionados com arbitragem.

    ©Carlos Alberto Costa

    «O futebol português continua a embirrar em jogar fora das quatro linhas. Se todos têm razões de queixa, venham assinar a proposta do Sporting. Vamos dar a cara pelo videoárbitro (...) Estamos a falar de pessoas que estão há muitos anos no futebol. Sempre se jogou muito fora das quatro linhas. Alterar isso é alterar uma lógica de procedimento. O que seria o futebol com o videoárbitro? O futebol continua a ser muito jogado fora das quatro linhas. Desde que cheguei que tenho denunciado isso».

    Na conversa, Bruno de Carvalho assumiu ainda que não se vai calar em defesa do que entende ser melhor para o Sporting.

    «Quero ver quem é a pessoa que me cala... Sou dirigente porque fui eleito. Tenho, por isso toda a liberdade para exercer este papel. Ponto. O que acontece? Mais uma vez, a tal falta de visão estratégica», disse, concretizando depois.

    «O processo em que o presidente do Benfica me convida para fazer uma aliança e em que ganhava um, ganhava o outro [o campeonato]: zero. A contratação do Brahimi: nada. Mostrei a situação das caixas: toda a gente condena na surdina, mas vamos ver o que vai dar.»

    Bruno de Carvalho explicou ainda que «não estão tomadas decisões quanto a jogadores» que podem deixar o clube em janeiro.

    Quanto a Slimani, o presidente leonino disse que espera que este fique, destacando que em janeiro não vão ocorrer saídas.

    «Não faço a mínima ideia se sairá ou não no final da temporada. Sinceramente, não tenho grande vontade que ele saia no final da época. Slimani está muito satisfeito no Sporting e nós estamos muito satisfeitos com o rendimento dele. Janeiro, zero saídas.»

     

    Portugal
    Jorge Jesus
    NomeJorge Fernando Pinheiro de Jesus
    Nascimento/Idade1954-07-24(69 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    Brahimi
    2015-12-02 02h36m por Mayn
    O Brahimi vem ao barulho devido aos meandros do negócio do jogador com o Porto:
    http:// [. . . ] . [. . . ] . pt/2014/08/doyen-pediu-20-milh oes-ao-sporting-por. html
    http://www. maisfutebol. iol. pt/geral/24-07-2014/fc-porto-v ende-80-por-cento-de-brahimi


    São duas notícias que revelam a obscuridade dos negócios deste fundo chamado Doyen e os clubes de futebol
    PI
    BdC
    2015-11-30 18h42m por Pirisca
    "Quero ver quem é a pessoa que me cala. . . "


    O presidente do Marítimo. .
    Leaoaopeito
    2015-11-30 14h55m por RafaelReis
    Ele gosta de provocar. . . e criar novas contas :P
    Mudança de alvo
    2015-11-30 10h08m por Elephan74ZUL
    Ganhas que estão as (3) batalhas travadas com o Benfica, a mira vai agora apontar para o FCP.

    Preparem-se portistas porque os telhados de vidro do FCP vão ser fortemente apedrejados.

    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    RMAxBAY em direto!
    Seja bem-vindo ao acompanhamento ao minuto desta partida. Fique por aí! Acompanhe aqui o Real Madrid x Bayern München em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FutebolMaravilha1 08-05-2024, 18:55
    Vic-54 08-05-2024, 18:10
    hugosilva508 08-05-2024, 18:07
    Beto79 08-05-2024, 17:52
    Platinum-Returns 08-05-2024, 17:51
    hugosilva508 08-05-2024, 17:37
    ZY
    zyxw4321 08-05-2024, 17:03
    Platinum-Returns 08-05-2024, 17:00
    Vic-54 08-05-2024, 16:44
    AS
    asa_scouting 08-05-2024, 16:41
    AS
    asa_scouting 08-05-2024, 16:36
    AfonsoDosSantos 08-05-2024, 15:43
    Aleaotejano 08-05-2024, 15:41
    TI
    ti_maria_69 08-05-2024, 15:17
    Artemis 08-05-2024, 14:54