placardpt
    O Panteão como nova casa

    Eusébio, o exemplo de uma lenda imortal

    Esta sexta-feira marcou o dia em que um futebolista passou a integrar o grupo de ilustres cidadãos nacionais que conquistaram o direito a ter o Panteão Nacional como última morada.

    Neste dia, Eusébio da Silva Ferreira voltou a ser lembrado pelas mais altas entidades de Portugal mas também por quem privou de perto com ele.

    Rui Costa, administrador da SAD do Benfica, enalteceu o Pantera Negra. «Faz-me confusão porquê tanta surpresa por ter sido o primeiro desportista. Estão aqui os nomes mais importante deste País e Eusébio é um dos nomes mais importantes deste País. Não importa a profissão mas sim a importância que tinha para o País. Eusébio levou Portugal aos quatro cantos do mundo e faz todo o sentido que esteja aqui», disse o antigo internacional português, que entrou na Luz "pela mão" de Eusébio (foi ele quem viu em Rui Costa potencial para envergar a camisola das águias).

           Com esta cerimónia, o Estado exprime a sua gratidão
    Cavaco Silva
    Rui Vitória, atual treinador dos bicampeões nacionais, assumiu que Eusébio «é um símbolo enorme de Portugal e do Benfica, que levamos todos no nosso coração».

    O Presidente da República destacou no seu discurso o «exemplo» que Eusébio representa. «Eusébio é património de todos. É uma referência como desportista para as novas gerações. Era admirado por milhões e tratava todos com simplicidade. Com esta cerimónia, o Estado exprime a sua gratidão a uma lenda do futebol e admirada em todo o mundo. Agora vai estar ao lado de grandes nomes da nossa sociedade», disse Cavaco Silva.

    Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República, falou de um «vencedor que se fez mito». «Milhões seguiram o passo da sua corrida, da arte e vibraram com os seus golos. Trouxe-nos um mundo sem passaporte e controlo. Eusébio era um fazedor dos sonhos da alegria», explicou.

    Em sua homenagem, o Benfica criou a Eusébio Cup. ©Carlos Alberto Costa
    Sobre o Pantera Negra, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, destaca «a sua forma de ser e de estar» e a «forma espetacular» como representou Portugal. O dirigente acrescentou ainda que esta distinção é fruto daquilo «que [Eusébio] representou em termos do Desporto nacional e por aquilo que representou como figura incontornável da sociedade portuguesa».

    Apesar de hoje ser diretor da FPF, João Vieira Pinto conheceu Eusébio quando iniciou a sua carreira, altura em que pôde conviver mais intimamente com ele. Dessa época, o antigo jogador recorda a ajuda e os «conselhos» que lhe deu o King, como era tratado por muitos. «O Eusébio deu-me a mão, ajudou-me, aconselhou-me, e por isso tenho uma grande admiração por ele e jamais esquecerei. Espero que o povo português também reconheça a importância que ele teve para o nosso país em alturas complicadas. Era uma grande referência e um orgulho nacional», afirmou.

    No país natal de Eusébio, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, diz A Bola, considera que seria devida uma homenagem a um jogador tão apreciado por aquelas terras. Para o dirigente, uma estátua ou uma rua com o nome de Eusébio seria um justo tributo.

    O antigo internacional português morreu a 5 de janeiro de 2014. Os seus restos mortais deram entrada no Panteão Nacional perto da 20 horas deste dia 3 de julho de 2015, depois de ter saído do cemitério do Lumiar e ter passado pelo Estádio da Luz, pela sede da Federação Portuguesa de Futebol, Assembleia da República e algumas artérias da capital. Agora, permanecerá, a partir desta sexta-feira, no Panteão Nacional.

    Artigo atualizado às 21h18

    Portugal
    Eusébio
    NomeEusébio da Silva Ferreira
    Nascimento1942-01-25
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Moçambique
    Moçambique
    PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

    Fotografias(41)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Panteão Nacional
    2015-07-04 04h40m por carlosfcpfan via mobile
    Quando o Licá morrer, queremos que ele vá para o Panteão Nacional.


    PS: Estou, obviamente, a brincar. . . o Lord é imortal.
    PA
    cmche
    2015-07-04 01h57m por PaoloDiCanio
    O povo português é um povo intelectualmente pobre, não é um problema actual é um problema que já tem talvez 200/250 anos e por isso qq manobra que envolva futebol ou qq "centro cultural" é vista como populista e decide eleições. . . passou-se o mesmo recentemente no Brasil em que uma vitória folgada da Dilma quase foi posta em causa por uma derrota por 7-1 da sua selecção de futebol. . . infelizmente existem pessoas que acham util gastarmos dinheiro a transladar pessoas para um monumento inuti...ler comentário completo »
    CM
    Questão do Panteão
    2015-07-04 01h45m por cmche via mobile
    Concordo em parte com a ida de Eusébio. Na minha opinião merece, mas é injusto estar lá, e nomes como Salgueiro Maia não. Além de que no futuro Ronaldo também merecera estar, e por exemplo se Mourinho ganhar um título com a seleção também
    Ultimate1000
    2015-07-03 23h51m por paganizonda
    "Gastar dinheiro com quem já morreu"

    És apoiante da vala comum? Ou pões no lixo?

    Todas as famílias fazem cerimónias para os seus familiares, gastam dinheiro. . . Não tanto quanto foi gasto aqui óbvio mas também gastam.

    A diferença é, que Eusébio como uma figura mundial que era, como um símbolo de Portugal pertence um pouco a todas as famílias portuguesas. Aquelas que tem orgulho de dizer que um " Português" é o melhor. Tantos apoiam Mourinho t...ler comentário completo »
    PO
    Eusébio
    2015-07-03 22h30m por pogba6
    foi um enorme jogador, é um orgulho para Portugal ter tido este jogador a representar a nossa seleção!
    vê se ao longe a quantidade de golos que marcou, mas aquela época que marca 50 golos em 35 jogos mostra a qualidade!
    Anger
    2015-07-03 21h34m por Ultimate1000
    Uma coisa não tem a Ver com a outra, dizem que foi um grande homem um grande jogador e que levou o nome portugal um pouco por todo o mundo mas isso não leva nenhum gajo lúcido a pensar que é bem dado 75mil por uma homenagem quando existe pessoas a passar fome e que estão vivas, já disse aqui e é verdade as homenagens fazem se em vida, depois da morte não existe mais nada e quem acredita na vida para além da morte ainda é pior, porque é religioso e Deus nunca na vida gostaria de ver alguém pa...ler comentário completo »
    _A
    hulkbesta
    2015-07-03 21h25m por _Anger_ via mobile
    A minha opinião pouco vale, sei que o Eusebio representou o país mais que o Benfica. . . . o problema de muitos é q o veem so por causa de ser do Benfica. A ida do eusebio p panteao é discutivel, agora que ele representou muito e bem o país representou, p muito que custe a alguns
    Level2
    2015-07-03 21h17m por Ultimate1000
    Para ti só te digo isto, pega masé num livro de como ser mais humano, do que de cultura , já vi muita gente culta e parva ;)
    Anger
    2015-07-03 21h15m por Ultimate1000
    Um user crucificou me por ser mais humano como pessoa que ele, tenho pena dele sofrer de clubismo.
    _A
    Ate podiam discordar
    2015-07-03 21h10m por _Anger_ via mobile
    se tivessem argumentos válidos. . . assim percebe se que é apenas falta de cultura
    Eusébio no Panteão, Vergonha Nacional
    2015-07-03 20h38m por King_lion
    Incrível a lavagem que este país conseguiu fazer da imagem do jogador do benfica Eusébio, que tirando os deveres profissionais, nunca fez absolutamente nada pelo país.
    Incrível o oportunismo político que houve nesta questão, contrariamente àquilo que é prática comum (e creio que até está legislado) nem deixaram arrefecer o corpo do homem em troca de votos. . . nenhum senhor deputado se indignou ou tão pouco contrariou esta maluqueira que é o Eusébio ser comparado às grandes figuras ...ler comentário completo »
    Zerozero
    2015-07-03 20h30m por Ultimate1000
    Leiam os meus comentários e os deste rapaz e façam uma análise a gerência agradece ;)
    BA
    Zerozero
    2015-07-03 20h28m por bababa123
    Deviam ter maior critério no tipo de "gente" que deixam comentar aqui, uma coisa é liberdade de expressão, outra é deixarem que qualquer lixo venha para aqui dizer os maiores disparates à face da terra só por não terem ninguém que os ature na vida real. Fica a sugestão.
    Hulkbesta
    2015-07-03 20h27m por Ultimate1000
    Putos o que se pode fazer :)
    Bababa
    2015-07-03 20h26m por Ultimate1000
    Baba. . . ca!
    BA
    Ultimate1000 e outros atrasos de vida
    2015-07-03 20h24m por bababa123
    Tu metes nojo mesmo. Claro, porque é a gastar 75 mil euros a honrar quem mais longe levou o nome de Portugal que o país fica mais pobre, deixa de ser ridículo. Aqui está a grande prova do quão pequeno e nojento este povo é, arranjam sempre as desculpas mais ridículas para criticar as poucas pessoas que realmente fizeram algo por este país. Enquanto vocês passam a vida em sites a dizer LIXO, o Eusébio FEZ pelo país como nunca vocês fariam nem que vivessem um milhão de anos. Criaturas tris...ler comentário completo »
    Sempre666
    2015-07-03 19h55m por Ultimate1000
    Este Predador então, acho que era tipo judista, não era je suis charlie era mais je suis benficaodependencia, era capaz de atar explosivos e fazer kamicaze pelo Benfica, a carne é fraca assim como a idade.
    Sempre666
    2015-07-03 19h52m por Ultimate1000
    Verdade, penso igualzinho, já para não dizer que a Eusébio cup é uma homenagem a ele, não é preciso irem roubar mais ao bolso de ninguém.
    Sempre666
    2015-07-03 19h42m por Ultimate1000
    Tu não sei se trabalhas mas já deves dinheiro, claro que isto é só mais um promenor em muitos, mas portugal é uma vergonha, deve haver pessoas que ligam para aqueles programas quase a berrar que não tem dinheiro para comer ou para medicamentos e que o governo faz isto e aquilo é nesta altura estão a ver televisão a ver o cenário e a dizer que espectáculo a homenagem, é nestas alturas que se vê quem realmente passa necessidades, parece os brasileiros nesta tudo muito mal mas quando o Brasil joga acaba se a fome etc etc
    Sempre666
    2015-07-03 19h38m por Ultimate1000
    Já estou em modo kit kat xD
    Quem me conhece por aqui sabe que não sou fanático por um clube, os que não me conhecem acho que ficam a perceber que meto o que tem lógica ou está correto acima de qualquer coisa.
    Bitw
    2015-07-03 19h36m por Ultimate1000
    Por se pensar assim é que portugal está no buraco e nunca de lá vai sair.
    bolas de ouro
    2015-07-03 19h34m por RafaelReis
    tenho eu. . . duas

    e quero ver se vou para o panteão. . .
    Bitw
    2015-07-03 19h32m por Ultimate1000
    Dou te o exemplo SENNA muito mais mediático que Eusébio , como piloto era um fora de série eu adoro f1 achas que ia dar um centavo por uma homenagem ? Tem pessoas passando fome, só para que conste todos os meses eu dou-o 3 libras para aqueles países onde passam fome, não vou ficar mais pobre por isso, passa todos os dias em Inglaterra e vários canais imagens de pessoas que nem vivem apenas sobrevivem enfim
    Bitw
    2015-07-03 19h28m por Ultimate1000
    Tu és doente por futebol, nem é uma ofensa, mas temos que dizer as coisas como elas são, um dia algures por aí vais parar e pensar, quem são essas pessoas a mais que eu ou que qualquer outro, a mim não me interessa se ele era bom ou mau jogador, em todas as áreas existe pessoas melhores outras piores, mas gastar dinheiro com pessoas que morreram enquanto outras que precisam e estão a morrer torna o ser humano tudo o que supostamente "Deus" não queria até pareço poético para quem não acredita em Deus xD
    Panteão
    2015-07-03 19h24m por Ultimate1000
    Em suma digo só isto, andam miúdos e graúdos a morrer todos os dias á fome lá fora e com doenças por falta de condições e anda se a gastar dinheiro com alguém que já não passa necessidades, é preciso ter falta de carácter e ser ignorante ao ponto de não reflectir.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42