placardpt
    Dez meses de Lopetegui

    Lopetegui: «Temos objetivos colossais pela frente»

    2015/03/30 23:20

    Julen Lopetegui chegou há dez meses ao FC Porto e, em entrevista ao Porto Canal, passou em revista o período que leva como treinador dos azuis e brancos. O técnico basco faz um balanço da prestação dos dragões nas competições em que está envolvido e também de outros assuntos, como a arbitragem ou a exigência dos adeptos para com a equipa.

    16 entradas e 16 saídas

    «Foi um trabalho com o presidente e com o Antero desde o princípio. Havia uma ideia comum e havia que dar saída a muitos jogadores, alguns inevitavelmente porque eram muito importantes e pelo valor de mercado tinham que sair, outros porque queriam sair. Tínhamos que ir buscar alternativas que se enquadrassem no que pretendíamos, jogadores com vontade e determinação de crescer».

    «Para os objetivos que tínhamos a curto prazo, como a pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Lille, era muito importante a mentalidade dos jogadores porque é difícil criar uma ideia e uma união de grupo em tão pouco tempo e com tantos atletas novos».

    Rúben Neves

    «Era nessa altura [definição do plantel] que começava a explosão do Rúben. É um rapaz que conhecia dos sub-17 da seleção portuguesa e quando o vimos ao vivo decidimos que era para ficar connosco. Ele tinha uma série de condições que faziam com que quiséssemos que ficasse connosco. Não é um pecado ser jovem e a sua presença em campo compensava a falta de experiência. Ele tem vindo a crescer muito individualmente, assim como toda a equipa».

    Ricardo Quaresma

    «É dos jogadores que mais orgulho sinto neste ano, pela evolução que teve. É um jogador muito mais completo e está muito melhor jogador. Isso é mérito dele. Um jogador com 31 anos querer melhorar, é fantástico. Quanto ao caráter, à vontade de treino e à vontade de melhorar é um exemplo».

    Agosto 100 por cento vitorioso

    «Começámos bem em termos de resultados. Mais do que os resultados, o que me surpreendeu foi a rapidez com que a equipa assimilou o que se pretendia. A equipa cresceu a competir. Conseguimos resultados e é sempre mais fácil trabalhar em cima de resultados positivos».

    6 pontos perdidos em setembro

    «Sabemos que não se vai ser campeão só a jogar bem. Tem que se ser forte emocionalmente. Nesse mês houve empates em que jogámos bem, outros em que jogámos mal. Mas lembro que contra o Sahkhtar, na Ucrânia, fizemos uma das melhores exibições da temporada e podíamos ter perdido. Contra o Vitória de Guimarães fizemos o suficiente para ganhar e depois houve outros fatores. Contra o Boavista tinha chovido muito antes, houve ainda a expulsão do Maicon...Mas penso que esse período foi importante porque a equipa procurou sempre dar respostas positivas».

    Críticas à rotatividade

    «A vantagem no futebol é que toda a gente tem razão depois de falar. É claro que um treinador se souber que vai ganhar sempre com a mesma equipa, não vai fazer alterações. Mas eu não queria uma equipa sólida, queria um plantel sólido. As competições em que estamos inseridos precisam de plantéis sólidos. Esse é um dos objetivos prioritários do treinador».

    «A rotatividade é uma coisa normal, não é algo novo, nos clubes que têm que dar respostas em várias competições. Isso é bom também para os jogadores porque há mais competição interna. O objetivo é sempre ganhar. Normalmente, no futebol quem fala depois tem sempre razão».

    As arbitragens

    «Creio que arbitrar é complicado. Também é uma profissão de risco, como a de treinador. Acredito muito na competência e quando estás num nível de exigência máxima, como é a Liga Portugal ou a Liga dos Campeões, a exigência tem que ser para todos, não só para treinadores ou jogadores, mas também para os árbitros. Se anulam um golo que é decisivo, se ficou um penálti que podia ser decisivo, não posso deixar de o dizer».

    «Claro que acontecerão erros, como acontece com jogadores e treinadores, mas numa competição tão longa os erros devem ser equilibrados e eles estavam desequilibrados. Não digo que é propositado, mas estavam».

    «Há árbitros muito bons em Portugal. Muitos deles são internacionais e temos o exemplo do Pedro Proença, que é um dos melhores da história. Insisto, quanto mais competência houver, é melhor para a competição. Mas falei sempre dos árbitros a contestar perguntas dos jornalistas. Nunca ouvirão dizer por mim que nos quiseram prejudicar. Se achasse isso, ia-me embora de Portugal amanhã».

    Eliminação da Taça frente ao Sporting e derrota com o Benfica

    «Foram golpes duros. O primeiro jogo, o da Taça de Portugal, sinceramente mostrámos muitos argumentos para seguir na competição. Os jogos decidem-se em detalhes. Falhámos uma grande penalidade e os dois primeiros golos do adversário não foram por incapacidade de travar o ataque dele, mas sim por erros nossos. Não conseguimos ganhar e tínhamos de continuar em frente».

    «Com o Benfica, estou absolutamente convencido que foi um dos nossos melhores jogos em casa. Claro que não é fácil conviver com isso e com um resultado negativo, mas tivemos oportunidades mais claras, dominámos a partida mas no futebol nem sempre ganha quem é melhor. Mas claro que se não ganhámos é porque havia coisas que tínhamos que melhorar».

    A Liga dos Campeões entre a Liga Portuguesa

    «Acho que a Champions é a competição com mais visibilidade no mundo e onde estão as melhores equipas do mundo. Temos o desejo de fazer o nosso caminho, de crescer, de dar resposta a todas as dificuldades. Pensamos no dia a dia, no jogo a jogo e acreditamos no que podemos fazer. Faremos sempre isso, independentemente de que seja o rival».

    «Tem que haver muita dedicação emocional para jogar na Liga dos Campeões e a equipa deu resposta. Jogar a Champions, depois jogar a Liga Portuguesa e sempre com a obrigação de vencer. É assim que têm que fazer as equipas que querem chegar longe nas competições. Através da crítica, houve um momento em que até parecia mau jogar na Champions. Não é um pecado estar lá, antes pelo contrário».

    O facto de o Benfica ter jogado vários jogos em superioridade numérica

    [Resposta à justificação de Jorge Jesus, treinador do Benfica que disse que o Benfica jogava várias vezes em superioridade numérica porque os adversários não tinham outra forma de parar os jogadores encarnados]

    «Os dados são dados para todos. Somos a equipa com mais ataques, que mais remates tem. Curiosamente, somos a equipa com menos faltas assinaladas a favor. São dados evidentes e contundentes».

    Relação com adeptos 

    «Vamos precisar dos adeptos até ao final da temporada. Temos objetivos colossais e vamos precisar de sentir o apoio deles. Por muito que possa existir contra nós na comunicação social, não é fácil enganar os adeptos».

    [Receção após triunfo em Braga para a Taça da Liga] «Foi um dia importante para a equipa, depois de ter empatado um jogo para a Taça da Liga. Mostra que os adeptos dão valor ao esforço e sacrifício da equipa e mostram também que são capazes de reconhecer isso. Aquela reação foi boa para nós».

    [Dia do treino aberto, a 1 de janeiro. Estiveram 23 mil pessoas nas bancadas do Dragão] «Esse dia também foi muito importante. Não é habitual que uma equipa consiga num treino aberto aquela convocatória. Nesse dia, senti os adeptos convencidos no seu apoio. O poder de convocatória do FC Porto é muito grande, tanto em casa como fora. E isso diz um pouco da responsabilidade que também temos. Levantamo-nos todos os dias com vontade de dar resposta a essa exigência dos adeptos».

    Resposta a quem diz que há ausência de mística

    «Tive a sorte de crescer em clubes como o Real Madrid e o Barcelona e a mística tem a ver com a exigência máxima. No FC Porto existe exigência máxima. Também tenho a sorte de ter um balneário extraordinário. É um balneário jovem, mas com caráter, ambição, humildade e todos os jogadores cultivaram isso desde o início».

    Empate com o Nacional após derrota do Benfica em Vila do Conde

    «Vínhamos de uma sequência de jogos tremendamente exigentes e a leitura geral que fiz foi que era positivo dependermos apenas de nós e que estávamos com menos 1 ponto de diferença para o nosso rival. Claro que há aspetos que temos que rever e que temos que melhorar. Há jogos duros, bonitos pela frente e temos muita responsabilidade».

    [Se o clássico vai decidir a Liga] «Sabemos perfeitamente que não é assim. Temos que dar resposta nos jogos que temos pela frente. Temos as meias finais da Taça da Liga, depois temos o Estoril e o Rio Ave. Nós não fazemos essa leitura».

    Mais três jogos que o Benfica até ao clássico

    «Estamos encantados por termos esses jogos porque isso significa que estamos nas competições. Parece que quando uma equipa não está qualificada é melhor porque pode descansar, mas o que nós pensamos é que é muito bom jogarmos os quartos de final da Liga dos Campeões. O nosso objetivo é dar respostas jogo a jogo e nunca vamos procurar desculpas».

    Expectativas para o segundo ano

    «A primeira coisa que se faz num novo projeto, em que há muitas mudanças, é não renunciar a nada. Tem que se ter máxima ambição. Uma pessoa pensa sempre que o segundo ano é diferente e que vai ser melhor sem dúvida alguma. Os jogadores já se conhecem, a ideia de jogo está implementada e as coisas são mais fluidas».

    O momento em que chegou ao FC Porto

    «É difícil não conhecer a história de um clube tão grande. Conhecia a sua história, o seu passado e também o seu presente, claro. Não com a profundidade que depois se vai conhecendo, mas sabia o que significava ser do FC Porto».

    [Razões para aceitar ser treinador do FC Porto] «A paixão do projeto proposto, a convicção em fazer o caminho juntos, em começar a criar outra vez a história do clube. Isso, mais a força que o próprio clube tem, significa fazer parte do FC Porto. Havia muitas alternativas, mas o FC Porto foi a minha escolha. Não foi uma coisa demorada e chegámos a um acordo muito depressa».

    Portugal
    Rúben Neves
    NomeRúben Diogo da Silva Neves
    Nascimento/Idade1997-03-13(27 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DR
    Investimento feito
    2015-03-31 18h07m por dragoseiro
    Essa do investimento milionário já começa a meter nojo. É uma gritante falta de matemática: (não contei empréstimos, reforços de inverno ou transferências livres para qualquer dos lados)

    Benfica:
    Sama ris: 10 M €
    Cristante: 6M €
    Talisca: 4M€
    Bebé: 3M€
    Benito: 3M€
    César: 3M€
    Derley: 2, 5M€
    Luis Felipe: 2M€
    Djavan: 1, 5M€
    Eliseu: 1, 5M€
    Total : 36, 5M €

    FC Porto:
    Adrián López: 11M€ler comentário completo »
    CU
    GK99
    2015-03-31 17h04m por curicica
    Tal e qual, é que é mesmo isso. . . e muito mais. . .

    Muito bem respondido.


    IN
    Nonnenmacher
    2015-03-31 13h28m por InvictusFCP
    Esse senhor é muito seletivo nos comentários. . . é mais outro que é mais Anti-portista do que benfiquista, de facto comenta muito mais noticias do Porto do que do Benfica.
    InvictusFCP
    2015-03-31 12h10m por Nonnenmacher
    Vê lá tu que ele comenta mais as notícias do Porto do que do clube dele. Isto é um facto, basta andar pelo site e ver.
    IN
    puntzkapuntz
    2015-03-31 12h08m por InvictusFCP
    É o costume. . . Para o Benfica vale tudo. . . mas diz lá, desenvolve esse assunto do pedro proença mais um pouco, enquanto isso mais um jogador é castigado antes do jogo contra o benfica ou expulso durante o mesmo.
    Se fosses um apreciador de futebol remetias-te ao silêncio e nem comentavas estas noticias. . . mas como tens duas palas e só vês vermelho, continuas a a tentar tapar o sol com a peneira. . .
    puntzkapuntz
    2015-03-31 10h43m por mikescm
    E eu a jurar que esse campeonato tinha tido 30 jogos, e 90 pontos em disputa. . . . Se calhar foi o proença que fez com que o SLB só conquistasse 69. . .

    Enfim, continuam a ir buscar o Proença (de um campeonato de há 4 anos) para justificar favorecimento de arbitragem (que também poupou um penalti contra o SLB), enquanto que este ano podemos ir buscar 15 casos iguais ou piores a favor do SLB.

    Realmente, vergonha não se compra nas farmácias. . . .
    Conhecer o futebol português
    2015-03-31 10h26m por GK99
    Lopetegui é um homem culto e bem informado, sabe bem qual o clube do regime, o clube do Mr. King, o clube com os lugares da liga, o clube da violência (Jorge "the hurrican" Jesus), o clube do jogador de futebol (Cardoso) que jogava andebol (o tal exemplo do Pedro Proença), o clube que devido a ameaças e simpatizantes metidos em locais estratégicos, nunca meteram o seu dirigente em escuta (o que torna estranho é que todos os dirigentes de futebol foram posto sob escuta, mais que uma vez,...ler comentário completo »
    arbitragens
    2015-03-31 09h20m por puntzkapuntz
    a exigência tem que ser para todos

    No fim não podem ser os árbitros a decidir campeonatos.

    temos o exemplo do Pedro Proença


    -por aqui vemos que é um homem muito bem informado, sabe perfeitamente o que têm sido os últimos aos do futebol português
    Lopetegui
    2015-03-31 00h23m por PalancaFCP via mobile
    É um manager de excelência e ainda vamos sorrir bastante com o seu contributo no Porto.

    Tem sido incrivel o trabalho desenvolvido com este plantel "sem calo"; Todos jogadores estão identificados com a liderança e plano táctico do treinador; Conseguiu fazer do Quaresma um jogador de equipa; Apesar da concorrência tem mantido todos jogadores motivados.

    Para além disso é um treinador alheio a desperdícios. Todos jogadores são importantes, independentemente de terem...ler comentário completo »
    Lopetegui
    2015-03-30 23h27m por Nonnenmacher
    Boa entrevista, pessoalmente acrescentaria o jogo contra o Nacional como golpe duro, tendo em conta que depois da derrota do Benfica era importante a vitória e isso não aconteceu. Espero que no final esses dois pontos não façam falta.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    PENxPFE em direto!
    Já há onze do Paços de Ferreira: Jeimes Menezes, Aldair Neves, Pedro Ganchas, Erick Ferigra, Simão Rocha, Luiz Carlos, Matchoi Djaló, Gorby Baptiste, Uilton Silva, Rui Fonte, Brian Cipenga Acompanhe ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    GA
    Garfodestes 20-04-2024, 09:37
    mario1953 20-04-2024, 09:20
    mario1953 20-04-2024, 09:12
    mario1953 20-04-2024, 09:07
    sparagufas 20-04-2024, 08:28
    AL
    Alvibranco 20-04-2024, 07:34
    Vic-54 20-04-2024, 07:23
    AL
    Alvibranco 20-04-2024, 07:04
    moumu 20-04-2024, 05:56
    moumu 20-04-2024, 05:53
    moumu 20-04-2024, 04:08
    moumu 20-04-2024, 04:07
    moumu 20-04-2024, 04:07
    TI
    tink 20-04-2024, 02:15
    kurionsesh 20-04-2024, 00:46
    AS
    asa_scouting 20-04-2024, 00:41