FC Porto vence Sporting

Que noite, Tello! (3x0)

2015/03/01 21:02

Resultado que não deixa margem para dúvidas quanto àquela que foi a melhor em campo e que permitiu ao FC Porto manter a distância de 4 pontos para o Benfica, ao mesmo tempo que dá uma enorme injeção de moral ao conjunto orientado de Julen Lopetegui, que venceu o primeiro clássico esta temporada.

Após um primeiro tempo equilibrado, em que Cristian Tello conseguiu fazer a diferença após assistência de Jackson Martínez, o segundo tempo foi completamente diferente, com o FC Porto a superiorizar-se ao Sporting e a ampliar um resultado que chegou a ter contornos de goleada, quando Marcano atirou à barra já depois de Tello ter assinado o hat-trick.

Quanto ao Sporting, que não conseguiu incomodar o guarda-redes Fabiano ao longo dos 90 minutos, realizou uma das piores segundas partes da época e deixa o Dragão a 12 pontos da liderança e com apenas o SC Braga, quarto classificado, a 1 ponto de distância.

Jackson assistiu Tello no único colorido da primeira parte

Uma disputa de bola ganha por Herrera no meio campo, um domínio de peito e um passe de calcanhar de Jackson Martínez que permitiu isolar Cristian Tello na jogada em que o espanhol conseguiu bater Rui Patrício, aos 31 minutos, deu o colorido necessário a uma primeira parte cinzenta e pouco atrativa para a qualidade existente nas duas equipas.

Jackson Martínez assistiu Tello de calcanhar para o primeiro golo da noite ©Catarina Morais
O equilíbrio foi a nota dominante, especialmente durante a primeira hora. As equipas encaixaram-se e a maior posse de bola que o FC Porto apresentou foi na sua maioria conseguida em zona defensiva, o que por vezes motivava alguns assobios dos adeptos azuis e brancos. O Sporting, por sua vez, jogava mais na expectativa de aproveitar algum erro adversário, nomeadamente nos passes errados que Marcano e Maicon realizaram ao longo da primeira metade do encontro.

Só à entrada para os últimos 15 minutos do primeiro tempo é que o jogo se tornou mais agitado. Primeiro, Herrera sentou os dois centrais do Sporting e depois tentou marcar em jeito e a bola saiu por cima da baliza de Rui Patrício. Foi uma espécie de aviso para o que aconteceria apenas um minuto depois, com o golo do FC Porto apontado por Cristian Tello.

Com o golo sofrido, o Sporting procurou subir as linhas e ter uma reação, mas a única amostra disso foi um remate de André Carrillo por cima. O peruano conseguiu soltar­-se da marcação e armou o remate. Foi um dos raros lances ofensivos dos leões ao longo dos primeiros 45 minutos, muito por culpa da atuação de Evandro, que deu ao conjunto azul e branco o equilíbrio que Lopetegui pretendia com a sua inclusão no onze e ainda ajudou a anular Nani e João Mário, dois dos habituais desequilibradores do Sporting.

Dragão ampliou na altura certa e deitou leão ao tapete

Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o FC Porto entrou a mandar no jogo na etapa complementar, obrigando o Sporting a recuar demasiado no terreno. Fruto disso começou a aproximar-se com perigo da área leonina e da baliza de Rui Patrício, tendo estado perto de ampliar a vantagem por duas ocasiões, ambas por intermédio de Jackson Martínez.

A primeira parte foi equilibrada, mas o segundo tempo foi de domínio azul e branco ©Catarina Morais
Mas esta era a noite do colombiano assistir Cristian Tello. Após ter feito o passe que isolou o extremo espanhol no lance do primeiro golo, o colombiano voltou a fazer aos 58 minutos. Num passe que rasgou a defesa leonina, Tello aproveitou para rematar para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Foi um duro golpe para o Sporting, até porque quando o golo surgiu, Slimani e Diego Capel estavam a ouvir as instruções para entrar em campo. Apesar do revés, Marco Silva optou por manter as duas apostas mas com a tranquilidade do resultado e a entrada de Ricardo Quaresma, que tornou o jogo azul e branco mais objetivo, o FC Porto manteve o controlo do jogo e não houve registo de uma situação que tivesse incomodado Fabiano.

Com a gestão do resultado, os dragões acabaram por deixar de pressionar tão alto e permitir que o Sporting estendesse mais o seu jogo no terreno. Mas a defesa azul e branca nunca permitiu que os leões causassem perigo e num lance de processos simples chegaram ao 3x0, com Herrera a fazer um passe para as costas dos defesas verdes e brancos, onde apareceu Tello para assinar o hat-trick. Definitivamente, a noite era dele...

U Domingo, 01 Março 2015 - 19:15
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
3-0
Cristian Tello 31' 58' 82'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 23

Fotografias(50)

FC Porto v Sporting Liga NOS J23 2014/15
FC Porto v Sporting Liga NOS J23 2014/15
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
SPORTING

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Marco Silva
2015-03-03 02h47m por gvg177
Gosto deste treinador e é preciso mantê-lo no clube, não tenho dúvidas que nos vai trazer bastantes alegrias.
Bruno de Carvalho errou ao dizer no início da época que seriamos candidatos ao título, um clube que veio mesmo do fundo e conseguiu fazer uma boa época não quer dizer que seja candidato já no próximo ano pois não existe verbas para estarmos a altura de Benfica e Porto.
Outra coisa foi o onze que MS escolheu, uma equipa que veio de um jogo bastante desgastante a meio da...ler comentário completo »
AB
fc porto
2015-03-02 21h26m por abbarros
Foi apenas uma demostração do que a equipa esta a reservar para o resto da época
Darth_Kenobi
2015-03-02 19h48m por mihaly_siska
a resposta e simples no fcp-scp o preço dos bilhetes, no slb-ep cada socio tinha direito a 2 bilhetes.
as assistencias na luz sao uma falacia porque o slb faz campanhas( a meu ver muito bem!!) com ofertas de bilhetes a socios!!!
fcporto
2015-03-02 17h33m por mihaly_siska
grande jogo do nosso "magico" fcporto, felizmente mais uma vez fui ao nosso estadio ver esta equipa fantastica, que sera um crime de lesa-patria se o fcporto nao for campeao nacional e claramente a melhor equipa da 1ª liga e uma das melhores da europa!!!
para lutarmos pela CL teriamos de ter melhores centrais infelizmente sao defesas normais nao sao nada de excepcionais de resto nao somos nada inferiores aos outros, claro sem cr7 e messi
PO
#somosporto
2015-03-02 16h44m por PORTISTANGOLANO
Não há sentimento maior na minha geraçao(1984-2015) do que ser portista.

A VENCER DESDE 1893
#SOMOSPORTO
ahahahah
2015-03-02 16h32m por difrei via mobile
Quem é aziado é assim.





#Força Porto


Grande Tello. E parabéns à equipa e mereceram bem e mais que bem.
AN
chines666
2015-03-02 16h07m por anfibio_FCP
Desportivamente, o Porto ainda pode sonhar com o campeonato e com taça da carica (como disseste) e com a Liga dos Campeões.

Portanto pode não ser só a Taça da Carica. . . .
O jogo e os médios
2015-03-02 14h03m por cest
O Porto dominou o jogo mas senti, por vezes, que era um domínio inconsequente.

O trabalho de casa do treinador deu frutos e aproveitou as lacunas do lado esquerdo da defesa do Sporting onde o argentino está pouco rodado e é pouco experiente e onde o central precisa urgentemente de um novo par de rins e uma botija de óxido nitroso.

De salientar:
- um Tello completamente diferente das ultimas jornadas onde falhou alguns golos em situações semelhantes. <...ler comentário completo »
TH
curicica
2015-03-02 14h02m por TheDevilHimself
A armada espanhola está a falhar, porque o Benfica é o "fraco", o "mau" e a "equipa de remendos". Quem investiu forte foi o Porto e mesmo assim está em 2º lugar a 4 pontos dos fracotes. A pressão está do lado do Porto. O Benfica teve o seu destino traçado no início da época, em que foi unanimemente considerado pelos "especialistas" como o mais fraco dos supostos candidatos ao título. Chegar a mais de metade da época na liderança isolada é um feito assinalável. Quem está a falhar são os "...ler comentário completo »
Sporting
2015-03-02 13h27m por mulscp via mobile
Concordo com o que li em alguns comentários de rivais, chega de desculpas, jogamos mal e o Porto foi superior, mais nada, não culpem o cansaço e o tamanho do plantel porque isso está errado, o treinador tem feito mal a gestão e isso é certo, jogam sempre os mesmos 13, 14 jogadores. Antes lembro-me que o João Mário e o Paulo quase nem jogabam (por teimosia e estupidez) e foi preciso perdermos jogos e fazermos exibições miseráveis para o treiador meter estes 2 e perceber que eram melhores,...ler comentário completo »
AN
Porto vs Sporting
2015-03-02 12h16m por anfibio_FCP
Vi por aí muitos dizerem que o jogo de 5º foi determinante neste resultado.
Eu não acredito nisso, foi um factor que contribuiu mas não foi determinante.

Também li que o plantel do Sporting era curto para todas as frentes. Engraçado que só dizem isso agora porque antes até diziam que era melhor que o do Benfica. Se o plantel é assim tão curto porque raio se propuseram a ganhar todas as competições em que estavam inseridos.

Em suma, o Sporting não foi ...ler comentário completo »
Final Feliz!
2015-03-02 08h20m por puntzkapuntz
Tudo está bem quando acaba bem. . .

Estas jornadas em que os 3 grandes atingem os seus objectivos são um bocadinho insonsas. . . nada a discutir, nada a dizer. . . é sempre bom quando todos ficam contentes
Jogo
2015-03-02 05h16m por luis_silva0027 via mobile
Foi a melhor exibição do Porto contra um equipa grande.
CU
The devil himself
2015-03-02 01h04m por curicica
"Quem está claramente a falhar é a armada espanhola. Com o investimento feito e as análises dos críticos, para o Porto, ser campeão com menos de 15-20 pontos de avanço é fracasso. "

Análise dos críticos???? Quais???? Os "isentos" da TVI, SIC, RTP???

Já se estaria à espera depois das alterações todas que a equipa teve que demorasse um bom periodo a começar a carburar (eu pelo menos não tinha dúvida disso. . . )

Depois, a vossa "sorte" (entre asp...ler comentário completo »
BA
REDorDEAD
2015-03-02 00h40m por baltas03
Posso acreditar que tu e mais uns quantos o quisessem fazer, mas não acredito de todo que os restantes os quisessem correr. O único que foi corrido foi por prejudicar o Benfica. Caso não tivesse e tevesse ganho desde então, muitos idolatravam o homem.
No porto, o homem que fez com que os homens suassem a camisola e conseguissem ganhar títulos, ao mesmo tempo, (coisa que era difícil durante mtos anos vá-se lá saber porquê), foi o vilão favorito da maioria dos Portugueses.
Porto
2015-03-02 00h37m por ka_fcp
Só temos de ganhar os nossos jogos todos até ao final do campeonato. . . . .

Mesmo com 14, os vermelhos vão perder mais pontos pois não têm a equipa que fazem crer, nem jogam o que pensam. . . . . . .

No próximo jogo em Braga é fundamental a conquista dos 3 pontos pois além de jogarmos primeiro (6ªfeira) e pressionarmos o benfica, na jornada seguinte temos um Benfica-Braga.

Força Porto No final vai-se fazer justiça e vamos ser campeões. . .

JM
slBmazarefes e o Braga!!!
2015-03-02 00h32m por JMPereira74
não é preciso expulsar jogadores do Braga contra o Porto porque basta mostrar amarelo ao Aderlan Santos, Djavan, Pedro Santos e Pardo que já não jogam na luz
TheDevilHimself
2015-03-02 00h30m por Nonnenmacher
O Porto não vendeu ninguém e o Benfica gastou 5M € em reforços esta temporada. Até o Sporting investiu mais que o Benfica e já está a 12 pontos.

JM
sllmazarefes e GVFC!!!
2015-03-02 00h28m por JMPereira74
eu tambem amo o Gil porque andei por lá desde os meus 13 anos e colaboro muito com o clube caso não saibas e devias agradecer teres lá o Berger e mais não digo. Força Gil, Força Rio ave e Força para o maior clube do mundo FcPorto.
N_
FCP-SCP
2015-03-02 00h25m por N_Shadow19
Esperava muito mais do Sporting, foram completamente dominados e se o Porto quisesse ou tivesse mais sorte tinham sido uns 6.

O Porto tem muito bons jogadores a nível individual, mas em termos colectivos falta ali qualquer coisa ainda. De qualquer forma, o Benfica não pode perder mais pontos até ao final da época, pois quem tem Brahimi, Jackson, Tello, Quaresma, etc, resolve o jogo em qualquer altura, e pode muito bem ganhar na Luz.

Ah e os sportinguist...ler comentário completo »
JM
26 jornada Rio Ave-SLB!!!
2015-03-02 00h17m por JMPereira74
já sabemos que na proxima jornada o SLB vai jogar contra o Arouca sem 3 jogadores influentes que viram amarelos e tem de cumprir castigo. Mas vão jogar dois ex. benfiquistas ao menos isso he he he. . .

Depois na proxima jornada e porque tem sido assim nas anteriores o Braga vai ir á Luz sem alguns e pelo o menos tem 4 em risco de cumprir castigo se virem amarelo contra o PORTO e vamos ver se o melhor central e o melhor extremo do Braga vão ver amarelos ou não.

a s...ler comentário completo »
BA
REDorDEAD
2015-03-02 00h14m por baltas03
Opa caso os de cá de cima se lembrem de encomendar uma investigação aos dirigentes do Benfica e publiquem no youtube conversas constrangedoras. E fique ameaçado de perder pontos e com as pessoas a exigirem justiça seja feita. E começarem a encher-te de nomes só pq pertences a um clube. E põe em causa todos os teus títulos no mínimo desde o tempo do Trapatoni vais nos entender.
TH
A queda do "campeão". . .
2015-03-02 00h12m por TheDevilHimself
. . . da pré-época. O campeonato é a mais recente miragem, depois da eliminação humilhante na Taça da Liga e a queda precoce na Champions e na Liga Europa. A equipa era maravilhosa, os 14 reforços eram extraordinários, o treinador era fantástico. Os factos não dizem isso. Curiosamente, os fracassos do Sporting continuam a ser tratados de forma leviana, como banalidades. O problema é que há gente que não esquece o que foi dito e escrito há uns meses atrás. . .

É preciso...ler comentário completo »
CA
É o que é
2015-03-02 00h06m por carlossousa12
Competições europeias
1986/87 Taça dos Campeoes Europeus
1987 Supertaça Europeia
1987 Taça Intercontinental
2002/03 Taça UEFA
2003/04 Liga dos Campeoes
2004 Taça Intercontinental
2010/11 Liga Europa

Curiosidades: Todas estas competições foram ganhas com o este grande Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa na presidencia do Futebol Clube do Porto. Nao me parece que os arbitros que ajuizaram estas partidas (e nao estou so a falar da final) t...ler comentário completo »
JM
Liga da Verdade!!!
2015-03-02 00h06m por JMPereira74
na Liga da verdade do "Tempo Extra" do Rui Santos diz-nos que devia-mos ter mais 6 pontos do que os vermelhos e basta ver o que se diz lá para os vermelhos perceberem realmente que tem sido levados ao colo e que já cheira mal.

SLBMazarefes compreendo que te sintas incomodado porque eu tambem ficaria se o meu clube fosse tão descaradamente levado ao colo como o teu.

não concordam com o Rui Santos? vão fazer o quê? espera-lo á saída do programa para pedir satisfaçõe...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...