placardpt
      Entrevista com Bruno Moraes

      Um livro com Mourinho, FC Porto, conquista da Champions e « à espera de um final feliz» em Portugal

      Tal como nos livros dos sonhos, Bruno Moraes era um jovem brasileiro com enorme potencial, a surgir muito novo. Também como dizem os livros da área, era a marcar golos que o avançado se mostrava no Santos. O trajeto perfeito continuou na mudança para a Europa e para o FC Porto. Campeão nacional, vencedor da Liga dos Campeões, tinha tudo para ser um sucesso absoluto, só que o conto de fadas não foi, claramente, de acordo com as escrituras. Já acabou? Não, a personagem principal está viva.

           Tenho grandes amigos no futebol, felizmente. Os maiores vêm da infância, como o Robinho, o Diego, o Ibson. Mas também outros que fiz depois, como Pedro Emanuel, Jorge Costa, Bruno Ribeiro, Maniche, Costinha. Graças a Deus, sempre tive boas amizades e procuro mantê-las
      É o próprio a dizê-lo. Com 30 anos, está prontíssimo para ir atrás da felicidade. Em entrevista com o zerozero.pt, rapidamente comparou a sua carreira, maioritariamente passada em Portugal, a uma história ainda a ser contada, a um livro inacabado.

      «Ainda acho que tenho muito para mostrar. Tive alguns azares com as lesões, mas quero mostrar que estou vivo. Já estive em momentos bonitos, conquistas importantes, mas não quero fazer nenhum balanço, pois a história está longe de ter acabado», assume o autor de um trajeto que parecia destinado a bater certo.

      «Já que falamos de livros, o começo foi muito bom, depois houve uma altura mais complicada, em que parecia que tudo corria mal e que nada batia certo. Só que os livros acabam sempre bem e eu quero um final feliz para a minha história com Portugal», avisou, continuando no mesmo ritmo de escrita.

      «Claramente acharia que a história ia ser diferente. Comecei no Santos, um clube que me projetou para a seleção brasileira e que me colocou no interesse de grandes clubes europeus. Vim para o FC Porto como promessa, para a equipa de Mourinho. Infelizmente não pude mostrar tudo, todo o futebol que nasceu comigo. A evolução foi atrapalhada pelas lesões.», lamentou Bruno Moraes, que terminou a curta ligação com a Portuguesa e que está livre no mercado.

      Esteve em Barcelos na época passada ©Catarina Morais
      Para trás estão histórias. Muitas boas, algumas más, mas uma especial, com José Mourinho. Porque ele acreditava no talento de Bruno.

      «Lembro-me de uma situação em que íamos jogar na Taça de Portugal, em que estava eu e o Carlos Alberto. Ele veio falar connosco e dizer-nos que íamos jogar e falou para nós, não por querer dar moral, mas porque notava-se que acreditava em nós. Disse-nos que o FC Porto tinha sorte de nos ter naquele momento, porque se fosse dois ou três anos depois, já não teriam dinheiro para nos contratar, pois brilharíamos muito no futebol. O jeito de ser dele era diferente, era especial. Tinha uma ousadia e uma coragem que faziam a diferença», explicou o avançado.

      11 anos em Portugal já dariam para fazer um bom balanço. Mas não, não é isso que Bruno Moraes quer, ele já o disse. Quer repetir os melhores momentos: «A página mais bonita talvez tenha sido a de 2007, com o golo ao Benfica, os jogos que estava a fazer. Foi o melhor momento».

           Já tirei o curso de nível I de treinador, mas isso ainda não é para já. Embora seja certo que quero continuar ligado ao futebol
      Lesões para trás e possibilidade de voltar a Portugal

      Está outra vez no nosso país. Tem casa no Porto e ficar por cá é uma das possibilidades. Tem duas propostas em mãos, só que não quis aprofundar o tema, até porque a incerteza no mercado do futebol é uma constante.

      Bruno Moraes
      Liga Portuguesa
      86 Jogos   4088 Minutos
      18   9   0   02x

      ver mais »
      «Acho que tenho muito para dar. Sou mais maduro, mais experiente, conheço o meu corpo, sei o que posso e o que não posso fazer. Espero apenas nova oportunidade, não penso em parar. Onde? Tenho casa em Portugal, mas não me vou limitar, a carreira de futebolista é demasiado curta para me estar a prender a algum lado. Embora claro que gostava de atuar por cá», confessou o dianteiro.

      Com o seu nome associado a lesões, Bruno Moraes quer definitivamente refutar essa imagem, até porque tal não tem acontecido nos tempos mais recentes. A um clube novo, o que lhe poderia dizer para convencer?

      Fez sete golos em Leiria, em 2011/12 ©Catarina Morais
      «Não direi nada. Podem dizer os especialistas. Os médicos que me trataram podem garantir que posso jogar como qualquer jogador. O trabalho que tenho feito fez com que o meu corpo esteja mais preparado e mais protegido. Lesões é coisa do passado», assegurou, ao zerozero.pt.

      Benfica ao nível do FC Porto num campeonato que «podia estar melhor»

      Quando chegou, os dragões tinham vencido a Taça UEFA e iriam ganhar a Liga dos Campeões (Moraes jogou contra Real Madrid e Manchester United). Internamente, os dragões dominavam em absoluto. Hoje já não é assim.

           Não há arrependimentos. Claro que, se fosse maduro noutras alturas, poderia ter feito coisas diferentes, mas a intenção sempre foi a mesma: chegar ao top
      «O Benfica, ao longo dos últimos 3/4 anos, melhorou muito. É um gigante que ressuscitou. E o FC Porto é enorme. Hoje em dia, estão ambos muito equilibrados e estão acima do resto. O Sporting está um pouco atrás, se bem que tem conseguido reduzir distâncias», leu o nosso entrevistado, que terminou com a análise ao campeonato num prisma mais global.

      «Portugal é um país em que poucos foram campeões, por isso é interessante quando há uma surpresa, como SC Braga ou o Vitória de Guimarães. Pena esses clubes não o conseguirem de forma contínua. Se acontecesse, o campeonato seria melhor. Talvez a qualidade técnica tenha caído um pouco nos últimos anos, porque os clubes não têm dinheiro e procuram muito jogadores a custo zero», explicou, por fim.

      Convém dizer é que, nesta entrevista, não há ponto final, parágrafo. Não se esqueçam que a história ainda está a ser escrita...
      Brasil
      Bruno Moraes
      NomeBruno dos Santos Moraes
      Nascimento/Idade1984-07-07(39 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      Dupla Nacionalidade
      Portugal
      Portugal
      PosiçãoAvançado (Ponta de Lança)

      Fotografias(59)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      DS
      Substituto de Maazou
      2015-01-31 15h22m por dsw
      Se realmente está sem clube, está aqui o substituto perfeito do Maazou.
      Bom trabalho do ZZ
      2015-01-31 14h22m por JLfama
      O vosso jornal podia dar mais destaques a jogadores como este que está livre e pode ser muito útil a várias equipas portuguesas, podem ser um bom "olheiro" para o nosso país.
      JO
      Bom jogador
      2015-01-31 09h30m por joaolrcosta
      Ainda no ano passado esteve bem no gil antes de se lesionar por 6 meses! Acho que deverá ir para a 1 liga voto no setubal, arouca ou maritimo(saiu o Maazou). Se for para a 2 liga so vejo o chaves ou o Tondela com capacidade de lhe pagar.
      Bruno Moraes
      2015-01-30 23h58m por zlatan_ibrahimovic via mobile
      As lesões sempre o acompanharam na sua carreira, é pena.
      Vamos ver para que clube irá. Na Segunda Liga talvez. ,
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Outras ligas
      com video
      No FC Zürich-St.Gallen
      Aconteceu no passado fim de semana. Na Suíça, os adeptos do FC Zürich invadiram o terreno de jogo e ajudaram a limpar a neve que cobria o relvado. Graças a isso, a partida ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      tiger1974 23-04-2024, 19:30
      rones 23-04-2024, 19:28
      tiger1974 23-04-2024, 19:27
      tiger1974 23-04-2024, 19:19
      chavesbra 23-04-2024, 19:18
      AS
      asa_scouting 23-04-2024, 19:13
      A_Drifter 23-04-2024, 19:12
      matrioska_russa 23-04-2024, 19:06
      chavesbra 23-04-2024, 19:04
      chavesbra 23-04-2024, 19:03
      JS
      jsilva77 23-04-2024, 18:56
      fcpinvicta 23-04-2024, 18:11
      AN
      Andrezinho_SLB 23-04-2024, 18:07
      tiger1974 23-04-2024, 17:58
      JS
      jsilva77 23-04-2024, 17:55
      JS
      jsilva77 23-04-2024, 17:53