placardpt
    A carreira de Nuno Coelho

    Nuno Coelho, da amizade com Matic aos velhos tempos com Aimar

    Um dia perguntaram a Jorge Luís Borges (emblemático escritor argentino) de que servia a poesia e assim respondeu: "Para que serve um amanhecer ? Para que servem as carícias ? Para que serve o cheiro do café ?". No Desporto-Rei também o amor, a paixão, o orgulho e gosto não podem ficar fora-de-jogo.

    Natural da Covilhã, onde começou a "namorar" a bola ainda jovem, Nuno Coelho já jogou ao lado de nomes como Aimar, Saviola, Vítor Baía, Matic, entre outros. Muitos podem dizer que "ainda não ganhou muito" mas a verdade é que aos 27 anos, o jogador continua a fazer o que mais gosta. Numa conversa franca, aberta e frontal com o zerozero.pt, Nuno Coelho revisitou os seus tempos no FC Porto e no Benfica, sem esquecer o «orgulho» da sua carreira que segue agora no Arouca.

    Nuno Coelho cumpre a segunda época no Arouca ©Hélder Sousa
    «Tenho muito orgulho na minha carreira. Gosto de ter os pés bem bem assentes no chão. Já passei por clubes importantes, tanto o FC Porto como o Benfica, e costumo dizer que é um orgulho, o que, para um jovem da Covilhã, não é fácil. Vim de uma zona de Portugal onde raramente os jogadores conseguem ter sucesso. Saí com 16 anos da minha terra, mas creio que o meu percurso tem sido bom e tenho muito orgulho nisso», começou por nos contar, falando depois que «foi um sonho estar no FC Porto e no Benfica».

    «É sempre um objetivo para qualquer jovem português chegar aos grandes e eu consegui isso. Infelizmente, e também como na maior parte dos jogadores jovens portugueses, não é fácil atingir o patamar da equipa principal e jogar com regularidade e muitos procuram a sorte no estrangeiro ou em outros clubes. Não guardo nenhuma mágoa a nenhum deles mas acima de tudo um orgulho por ter estado lá. São os dois grandes clubes de Portugal, não menosprezando o Sporting. O futebol é mesmo assim. Sempre disse que queria jogar onde tivesse oportunidade. No FC Porto e no Benfica não tivesse essa oportunidade e segui a minha carreira com todo o orgulho», explicou.

         Aimar era um jogador muito respeitado e até o Jorge Jesus sentia que ele era um líder.
    Nos balneários da Luz e Dragão, Nuno Coelho conviveu com vários jogadores mas há atletas que o marcaram. «Partilhar o balneário com monstros do futebol como são os casos de Aimar, Saviola, Vítor Baía, Matic, Jorge Costa, Pedro Emanuel, entre muitos outros, é muito gratificante. São jogadores que marcam as nossas carreiras. É um orgulho. Não é à toa que eles são, ou foram, dos melhores do mundo. São realmente jogadores com qualidades acima da média», recordou o jogador que chegou ao FC Porto na época 2004/05 e foi contratado pelo Benfica em 2011, onde nasceu uma amizade com Nemanja Matic.

    A amizade com Matic e o talento de Aimar

    «Quando estive no Benfica o Matic não era primeira opção e eu era dos poucos que conseguia falar com ele pois falava inglês. O Javi García estava em grande forma e o Matic dizia-me que o mais importante era trabalhar bem, aprender com o mister Jorge Jesus. Já na altura dava para ver que ele ia dar o salto, como se verificou no Benfica e como se vê agora no Chelsea», afirmou Nuno Coelho, salientando também a postura de Aimar.

    «É um jogador com muita experiência. Um jogador que não falava muito fora do campo mas tinha sempre uma postura correta com os jogadores mais velhos e os mais novos. Dentro do balneário do Benfica ele era visto como um exemplo. Era um jogador muito respeitado e até o Jorge Jesus sentia que ele era um líder que ali estava. Praticamente o Aimar nem precisava de falar, bastava um olhar dele e nós sentíamos o que ele queria», afirmou Nuno Coelho, não esquecendo Nico Gaitán. «Sempre esteve disponível para falar com os mais novos, com uma postura notável», lembrou, salientando uma amizade com Nolito, atualmente no Celta de Vigo. «Conheci jogadores que, apesar do seu estatuto, não tinham problemas em falar com os mais novos».

    A relação com Jesus e a forma como o técnico fala com os jogadores

    Na Luz, Nuno Coelho realizou apenas jogos amigáveis e foi cedido por empréstimo ao Beira-Mar. Apesar de não ter sido opção de Jorge Jesus, o jogador não guarda qualquer mágoa.

    ©Catarina Morais
    «O mister Jorge Jesus está no futebol há muitos anos e todos sabem que ele tem uma forma muito própria de estar. Muitas vezes levámos uma dura, como se costuma dizer no mundo do futebol, mas ele também é o primeiro a chamar os jogadores ao lado, a dar conselhos sem ser na frente de toda a gente. Acho que ele nisso foi sempre coerente. Quando tinha de corrigir, corrigia, quando tinha de falar individualmente ia falando», sublinhou, relembrando depois a relação que Jesus tinha com jogadores renomados do futebol como Aimar.

    «O mister Jorge Jesus não olha a caras e aos jogadores mais experientes ele também chama a atenção. Claro que com Aimar, por exemplo, com a sua experiencia no futebol, não é necessário estar sempre a corrigir. As probabilidades dele errar são menores, mas se tivesse que o fazer, o mister fazia», recordou o médio que também pode jogar a central.

    Nuno Coelho
    1 títulos oficiais

    Antes do Benfica, Nuno Coelho representou o Covilhã, o FC Porto, o Portimonense e a Académica, somando ainda uma passagem pelo Beira-Mar e Aris da Grécia, ambas por empréstimo das águias. Aos 27 anos, Nuno Coelho, um jogador «orgulhoso» da sua carreira, espera apenas e só continuar a jogar à bola no Arouca.

    «Quero continuar a minha carreira como até aqui. Tenho 27 anos mas já estou na 11.ª ou 12.ª época como sénior. Já estive no estrangeiro, estou há muitos anos na Primeira Divisão. Quero continuar a jogar muito. Tenho contrato com o Arouca, que é um clube que me surpreendeu pela forma como nos dá condições e nunca falha em nada. Costumo mesmo dizer que fazem falta clubes como o Arouca. Creio que o Arouca merece estar no patamar em que está. Não tenho pressa de sair. Estou bem e feliz aqui», finalizou.

    Portugal
    Nuno Coelho
    NomeNuno Miguel Prata Coelho
    Nascimento/Idade1987-11-23(36 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo) / Defesa (Defesa Central)

    Fotografias(100)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    torçe a perna
    2015-01-31 11h46m por castelux
    porque é que um jogador que ja jogou nos rivais vem comentar jogos que vai fazer contra o sporting e recordar tempos com matic e aimar? parece que vamos jogar contra ex jogadores dos rivais e nao contra os do arouca. .
    NO
    Boa carreira!
    2015-01-30 09h10m por norbertofaria
    Não sendo um jogador acima da média, é no entanto um bom jogador que poderá ainda melhorar o seu trajecto, indo para uma equipa mais vista Ex: Marítimo, Braga, Vitória de Guimarães. Boa sorte na carreira!
    Nuno Coelho
    2015-01-29 21h35m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Boa entrevista! É um jogador que dá tudo mas não tem aquela qualidade acima da média. Já passaste pelos grandes, trabalha para tentares chegar de novo a um nível mais alto.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38