placardpt
Lopetegui antevê Athletic

Lopetegui: «Não devemos olhar para trás mas para a frente»

2014/10/20 13:24

É tempo de «olhar para a frente», adelante em bom espanhol, e deixar o passado para trás, apesar de se tirarem lições para corrigir os erros cometidos. Palavras de Julen Lopetegui que garante que a derrota com o Sporting já era e que pretende uma equipa focada, apenas e só, na receção ao Athletic, o «adversário mais exigente» do FC Porto até ao momento.

«É sempre bom voltar a jogar rapidamente depois de um jogo que não conseguimos vencer. É uma oportunidade para voltar a vencer. Mais ainda um jogo desta importância e tão bonito como o de amanhã. Temos que demonstrar, em campo, que temos vontade de fazer um bom jogo e dar uma boa resposta ante o adversário mais exigente até agora», começou por dizer o treinador dos dragões, em conferência de imprensa, perspetivando o desafio com o Athletic, marcado para as 19h45 desta terça-feira.

A partida surge dias depois da derrota com o Sporting e consequente eliminação da Taça de Portugal. O treinador dos dragões não quer uma equipa a olhar para o que está para trás.

©Catarina Morais
«É sempre preciso corrigir coisas, no FC Porto e em todas as equipas. Sofremos golos em lances nos quais há mais demérito nosso do que mérito do adversário. Temos de ser mais inteligentes nas decisões que tomamos durante os jogos. Somos conscientes e responsáveis e temos de continuar a crescer. Há muitas coisas que a equipa faz bem. Não cometer erros é algo que todas as equipas tentam», simplificou Lopetegui, rematando o tema passado: 

«Temos que dar a mesma resposta como se tivéssemos ganho [ao Sporting]. Estamos concentrados a 100 por cento no jogo de amanhã. Não temos nem queremos ter outra opção. Já viramos a página, não devemos olhar para trás mas para a frente, sabendo que temos que melhorar, como é lógico». 

Especificamente sobre a propagada rotatividade do plantel e as mudanças na equipa, que lhe têm valido muitas críticas, Lopetegui mostra-se inflexível nas suas ideias:

«Não estou dependente da rotatividade. Tomamos as decisões que achamos melhores consoante os jogos. Estou dependente de dar uma boa resposta a cada jogo. Há muitos jogadores que são habituais, não há histórias nesse aspeto», apontou, rematando o tema.

Athletic será o mais difícil

Quanto ao adversário, a equipa de Bilbau, que ocupa, atualmente, o 16.º lugar na tabela espanhola, Lopetegui deixa muitos elogios.

«O Athletic tem grandes jogadores e o lugar no qual está na Liga Espanhola não quer dizer nada», apontou, rejeitando ideias pré-concebidas em relação ao clube espanhol pelas estatísticas, que dizem que é a equipa com mais passes falhados nos dois jogos já realizados até ao momento na liga milionária.

«Na Champions, tentar pensar no que vai acontecer amanhã pelo que a equipa fez antes não adianta nada. São dados, estatísticas, não passam daí. Todos falavam do BATE e foi uma equipa que se apresentou de forma muito competitiva. As épocas são longas e existe a tendência de começar a fazer contas cedo, para o bem e para o mal», lembrou.

O facto de ser espanhol e de o adversário do FC Porto ser da sua nacionalidade não é, para o técnico azul e branco, uma vantagem sobre Ernesto Valverde, treinador do Athletic.

©Catarina Morais
«Tudo o que de bom nos acontecer, será por nossa própria culpa e por aquilo que formos capazes de fazer. Queremos muito fazer um bom jogo, vencer e dar essa alegria aos nossos adeptos. Acho que ele [Valverde] nos conhece, hoje em dia não há surpresas ou tentamos que não haja. De certeza que ele nos conhece perfeitamente e eu, logicamente, a eles».

Já em jeito de remate, e questionado sobre os sentimentos que possui em relação ao facto de defrontar uma equipa do seu país e da sua zona natal, o País Basco, Lopetegui levantou um pouco o véu sobre as suas raízes.

«Jogar contra uma equipa da minha terra é importante e o Athletic é especial, tem um encanto especial. Sou um admirador do Athletic e possuo o máximo respeito pela sua história, política e pela forma como as pessoas vivem o futebol», enalteceu o antigo guarda-redes, que se formou e jogou no rival do Athletic, a Real Sociedad.

Notícia atualizada

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
ATHLETIC BILBAO

Fotografias

FC Porto v Athletic UEFA Champions League 2014/15
FC Porto v Athletic UEFA Champions League 2014/15
Comentários (25)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
DI
Erro
2014-10-21 03h06m por Diogochamp
Perdão Guardiola ganha o título de campeão no primeiro ano, mas tem um inicio de época até mais irregular de este Porto.

E com isto não quero dizer que temos um Guardiola, mas sim que até os melhores precisam de tempo para por em prática as suas ideias.
DI
Falam muito
2014-10-21 03h03m por Diogochamp
Falam muito mas o Guardiola também não foi campeão no primeiro ano. Temos uma equipa praticamente nova, com um meio campo em que apesar de bom, tem sido ambientado por reforços e jogadores que supostamente tem de jogar.
Casemiro é um jogador em baixo, quem o vi no Real e quem o vê atualmente no Porto. Herrera não chega a ser uma sombra do que foi no mundial. O Ruben apesar de ter um grande futuro, é claro que não pode sair de um ritmo de juvenis e começar a jogar pela equipa A tã...ler comentário completo »
AD
VBaialegend99
2014-10-20 22h47m por Adepto
Não me revejo nesse teu comentário, vejo-me num adepto que sempre defendeu e apoiou este plantel como sempre. E tenho dúvidas pois não vejo evolução, uma coisa é ter confiança outra é ser realista.
AD
VBaialegend99
2014-10-20 22h06m por Adepto
Mas eu não digo que nao. Mas se gostas de futebol, então responde a isto, sentes confiança no futebol que praticamos? Pois eu não. Pressão que existia no início de trabalho era surpreendente, "abafavamos" o adversário, neste momento deixamos jogar, rotatividade a toda a hora. Vais dizer que é bom?
Lopetegui
2014-10-20 21h57m por Gaucho_show_de_bola
Como não era conhecedor do trabalho do Lopetegui antes deste ingressar no Dragão não me pronunciei até porque nos últimos alguns dos treinadores que por cá fizeram sucesso não eram assim tão conhecidos quanto isso. O proprio Andre Vilas Boas fez uma epoca notavel a todos os niveis e na altura nem era a minha primeira escolha e acabou por ser o que foi por isso limitei-me a esperar que o tempo desse razão a esta aposta em lopetegui. No entanto não poderia estar mais desiludido. Para além da eq...ler comentário completo »
AD
VitorBaialegend 99
2014-10-20 21h29m por Adepto
Tudo não. Mas o principal objetivo levas 4 pontos de atraso com exibições a todo o custo, e já perdeste uma.
TQ
FC Porto
2014-10-20 20h50m por tquintero
a verdade é que o jogo de sábado foi um jogo atípico. o Sporting teve mérito, jogou melhor que o Porto, mas 2 golos são 2 erros nossos, erros inacreditáveis.

não há jogo interior (aqui não entendo porquê, muito sinceramente, mas receio que seja por causa de não termos um 6 que acerte nas marcações), não existem as famosas sobreposições dos laterais porque os extremos jogam demasiadamente abertos, não existe verticalidade, contrapondo à largura de jogo, que é demasiada. ...ler comentário completo »
AD
Lopetegui
2014-10-20 19h13m por Adepto
Algo se passa e não é preciso pensar muito.
Ainda não temos 8/9 jogadores base quanto mais uns 11.
É preciso termos um modelo 11 certo que dê garantias imediatas, e quando andamos a mudar constantemente isso não é benéfico. Uma coisa é termos um meio campo sólido que dê para ir fazendo mudanças. Agora temos um meio campo instável e sem nomes certos. A posição 6 é importante, é das posições mais importantes a nível de equilíbrio e tático, e se andamos sempre a mudar não va...ler comentário completo »
VA
Lopetegui vai à escola
2014-10-20 19h05m por Valdo10
O lopetegiu tá no porto a aprender a treinar clubes, a jogar um campeonato, taça, taça da liga e champions. É a primeira vez q o está a fazer.
Querem milagres é????
O homem até nem se está a portar mal, mas ou vos saía um mourinho na rifa (como aconteceu com AVB) ou então preparem-se para mais surpresas destas. . .
PO
FC Porto
2014-10-20 18h08m por portistaferrenho2
Custa-me ver o Porto neste momento cometer tantos erros, que no inicio não cometia, não percebo porque é que o porto, quando está a ser sufucado, pela pressão dos adversários, insiste, em continuar a sair a jogar, em detrimento de bater a bola longa no jackson(que até ganha boa parte dos duelos, não percebo porque é que não aparece mais gente em zonas de finalização, ficando, jackson, muito solto, não percebo porque é que de repente o porto deixou de fazer aquelas variações de flanco, que muitas...ler comentário completo »
PalancaFCP
2014-10-20 16h31m por James2Rodriguez2
Ia-lhe responder exactamente a mesma coisa mas antecipaste-te. . .

realmente a arbitragem nada influenciou o resultado do classico mas a verdade é que todos os clubes tem adeptos que desculpam tudo com arbitragem e infelizmente o Porto não é excepção
Porto_Fortissim us
2014-10-20 16h25m por PalancaFCP via mobile
O teu comentário não dignifica em nada o Porto.

Perdemos na taça porque o Sporting esteve bem e por erros individuais da nossa parte. Essa conversa dos arbitros não fez parte do cardapio do último jogo.
AN
Lopetegui
2014-10-20 15h59m por anfibio_FCP
É a ver mas é se pões essa equipa a trabalhar bem e sem tantas mudanças. Alterar 1/2 jogadores por jogo pode acontecer em função da estratégia e do modo de defender da equipa adversária, mas mudar meia equipa nunca é bom. . . .

Vitor Pereira com este plantel era capaz de fazer belas coisas.
AZ
MAIS UMA
2014-10-20 15h45m por azulado
Eu antevejo mais uma derrota neste ciclo.
AD
FCP
2014-10-20 15h39m por Adepto
Espero uma vitória amanha, considero este jogo o mais importante até á data. Pois vimos de uma derrota em casa contra o scp. Jogamos para a CHAMPIONS e em casa, onde os adeptos vão ser exigentes. Amanhã vemos se há ou não maturidade no plantel.
Quanto ao Lopetegui, é normal existir dúvidas, existe sempre. É esperar para ver.
Basco
2014-10-20 15h37m por kun
Só espero que não dê nenhuma esécie de prenda aos seus conterrâneos. . . Portugal (e em particular os adeptos do Porto) precisam de ganhar pontos!!
kappa_fcb
2014-10-20 15h35m por castelux
eu premeio as vitorias e nao as derrotas. . . vcs ganham sao os melhores quando perdem o porto é que jogou mal ou os outros tiveram sorte. . a humildade de dizer que a outra equipa jogou melhor existe? ou bate borisov qdo levou 6 é que teve mal?
kappa_fcb
2014-10-20 15h34m por James2Rodriguez2
Não fiquei indignado mas se tivesses dito/escrito isso pelo meu comentario tinhas interpretado mal.

são 2 coisas diferentes que ouvi e li. . . ouvi uns a dizer que deviamos trocar de treinador e outros que diziam que a jogar assim mais valia desistir desta epoca e começar já a preparar a proxima etc. . . entre facebook e 00 vi estes 2 comentarios varios vezes e tanto um como outro acho um completo exagero.

Não é pela primeira derrota que se deve trocar já de trein...ler comentário completo »
kappa_fcb
2014-10-20 15h18m por James2Rodriguez2
Por curiosidade esse comentario tem alguma coisa a ver com o meu?????????
Carrega Flopetegui!!
2014-10-20 15h13m por Sportinguista1976
Eu acredito em ti!
falta de humildade
2014-10-20 15h06m por castelux
sera que vos passa pela cabeça
que nao foi problema do porto mas sim o sporting
que foi melhor?
ha que saber perder
ou sera que quando ganham sao os adversarios que falharam?
castelux
2014-10-20 14h53m por Cobain
Gostei do facto de teres diferenciado o Sporting das "melhores".
Porto sai da nossa vida
2014-10-20 14h43m por castelux
esta equipa do porto é muito dificil de bater. . so as melhores conseguem fazer como o sporting. . ainda tiveram um penalti que ia de certeza mudar o jogo mas felizmente a bem do futebol patricio defendeu
nuno_r
2014-10-20 14h41m por James2Rodriguez2
Concordo na parte sobre o treinador;

Se a direção segui-se as "indicações" de grande parte dos adeptos a equipa mudava de treinador de 3 em 3 meses. . . .

Concordo que ele devia fixar um 11 rapidamente e não abusar tanto da rotatividade mas mesmo assim neste momento a equipa precisa é de apoio. . . é nos maus momentos que se ve os verdadeiros adeptos. . . e é nestas alturas que se revela quem são os "adeptos de vitorias". . . . e nem se pode dizer que isto é um mau...ler comentário completo »
NU
Lopetegui
2014-10-20 14h25m por nuno_r
Eu confio neste treinador e nas suas ideias. A equipa apresenta bons momentos de futebol, peca apenas na displicência com que aborda alguns lances que têm resultado em golos adversários.

Esta entrevista de antevisão é reveladora de maturidade e cabeça limpa, ainda vamos sorrir muito com este treinador. Se vencermos amanhã estamos praticamente apurados, e seria uma grande lufada de confiança para a equipa.

Somos Porto!
jogos históricos
U Terça, 21 Outubro 2014 - 19:45
Estádio do Dragão
Fernández Borbalán
2-1
Héctor Herrera 45'
Ricardo Quaresma 75'
Guillermo Fernández 58'

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Inglês
Médio português esteve com dois pés na Alemanha
Envolvido numa das grandes novelas do mercado do verão, João Palhinha, no último dia do defeso, estava em Munique para assinar pelo Bayern. A transferência acabou por cair ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Jorge-Fernandes 28-03-2024, 09:34
moumu 28-03-2024, 08:59
JS
jsilva77 28-03-2024, 07:35
moumu 28-03-2024, 06:48
moumu 28-03-2024, 06:46
moumu 28-03-2024, 06:43
moumu 28-03-2024, 06:37
moumu 28-03-2024, 06:35
xithombo 28-03-2024, 05:14
Sir_jaof 28-03-2024, 01:08
CO
ColorBlue 27-03-2024, 23:00
CO
ColorBlue 27-03-2024, 22:57
FC
Fcpflaw2506 27-03-2024, 22:50
GreatDaneSCP 27-03-2024, 21:56
GreatDaneSCP 27-03-2024, 21:52
slb_pride 27-03-2024, 21:38