placardpt
    Benfica derrota Covilhã

    Jonas salva Benfica na serra (2x3)

    2014/10/18 21:39

    A história da vitória encarnada na Covilhã, este sábado à noite, frente ao Sporting local, guarda para sempre um nome acima de todos os outros: Jonas. A vitória pertence-lhe quase por inteiro. Os três golos são a face mais visível de um predestinado para os golos. Já o tinha mostrado perante o Arouca e, esta noite, voltou a mostrar serviço.

    Tudo parecia fácil com o golo madrugador

    Como se calculava, Jorge Jesus fez muitos acertos em relação ao último jogo dos encarnados e deu a vez a alguns jogadores que não têm tido tantas oportunidades. André Almeida fez de Maxi, César e Lisandro Lopéz formaram dupla no eixo central, enquanto que Benito foi o dono do lado esquerdo da defesa. Cristante ocupou a posição 6. No ataque, Bebé, Ola John e Pizzi apareceram no apoio de Jonas e Derley.

    Facilitar ou dar oportunidade aos novos? Esta era a questão/dúvida que pairava na mente dos benfiquistas que defrontavam um Sporting da Covilhã com muita vontade e na máxima força com Taborda, Tatui e Soares, entre outros nomes fortes da equipa, no onze.

    Se era de esperar um Benfica forte a criar várias oportunidades de golo, não tiveram de esperar muito tempo os adeptos para ver uma jogada de perigo. Na primeira investida do ataque encarnado, Ola John fugiu pelo lado esquerdo, o adversário colocou os braços em cima do holandês que caiu dentro da área. O árbitro entendeu que havia motivo para a grande penalidade. Chamado a bater, Jonas - que tinha marcado ao Arouca na estreia pelas águias - bateu Taborda com toda a calma.

    Começar de forma avassaladora indiciava um passeio dos encarnados pela serra. Mas o Sporting da Covilhã, com ataques rápidos, tratou de tirar o convencimento de que o assunto estava prematuramente encerrado. Aos 9 minutos, João Traquina empatou para os serranos. Grande falha de Benito, que permitiu que a bola chegasse a Traquina e este perante Artur teve a frieza necessária para empatar.

    Golos e emoção nos primeiros minutos. O duelo prometia muito e ambas as equipas estavam com aquela atmosfera típica da Taça de Portugal. O Benfica, a jogar no mesmo registo de sempre (futebol em posse e a tentar os flancos para chegar com perigo às redes adversárias), tinha, ainda assim, dificuldades em carrilar jogo. Jonas, sempre encaixado nos centrais, também não era muito auxiliado por Derley, muito menos por Bebé, Ola John e Pizzi.

    O golo de Traquina deu alma aos leões da serra que estavam bem fechados atrás e soltos no ataque. A assertividade na dianteira do Covilhã “deu frutos” ainda antes do intervalo. Aos 43 minutos, Erivelto Silva colocou a equipa de Francisco Chaló a vencer; livre em arco de Traquina, a bola, tensa, foi para o meio da área, onde Erivelto, de cabeça, saltou mais alto que os centrais encarnados e bateu Artur.

    Ola John saiu lesionado
    Ola John saiu lesionado aos 25 minutos. Gonçalo Guedes entrou para o lugar do holandês
    Se a entrada de Gonçalo Guedes, na esquerda, deu irreverência ao Benfica, a verdade é que as águias foram a perder para os balneários muito por culpa da falta de agressividade no meio.

    Gonçalo Guedes e Jonas com outro andamento

    No segundo tempo, o Benfica entrou "com os olhos" na baliza de Taborda. Era necessário marcar rápido para empatar e depois pensar na vitória. Mas do outro lado estava o Covilhã que tinha o sonho de "fazer Taça" e arrumar o campeão nacional e detentor da prova. 

    Jesus promoveu várias alterações ©Carlos Alberto Costa
    Entre o querer e o conseguir havia um nome em destaque: Jonas. O avançado encarnado bisou, aos 54 minutos, e empatou o jogo a duas bolas. Excelente passe longo de Cristante para Jonas que, sem deixar a bola cair, rematou sem hipótese de defesa para o fundo da baliza de Taborda.

    Sem atacar tanto como no primeiro tempo, o Covilhã ia-se recolhendo atrás e o Benfica crescia no jogo. Gonçalo Guedes passou para a direita e levou com ele a arte e irreverência (do outro lado, Bebé pouco ou nada fazia). Aliado ao bom jogo de Guedes destaque também para o crescimento gradual do italiano Cristante que começou a pautar melhor o futebol das águias.

    A fadiga nas pernas dos serranos aumentava à medida que o relógio avançava. E Jonas, pois claro, continuava a dar trabalho aos defesas adversários. Aos 71', a reviravolta ficou consumada. Boa desmarcação de Jonas após passe de Pizzi, com o avançado brasileiro, atento à saída de Taborda, a ter a frieza necessária para fazer o terceiro e voltar a colocar o Benfica na frente do marcador.

    Mesmo a perder (e desgastados), os jogadores Covilhã não "deitaram a toalha ao chão" e foram em busca de novo empate. Mas já havia pouco tempo e a águia segurou a vitória e, desse modo, continua em prova, apesar do susto.

     

    U Sábado, 18 Outubro 2014 - 19:45
    Complexo Desportivo da Covilhã
    Rui Costa
    2-3
    João Traquina 9'
    Erivelto 43'
    Jonas 2' (g.p.) 54' 71'
    Complexo Desportivo da Covilhã
    Lotação3 500
    Medidas105x68
    Inauguração2003
    Fase3ª Eliminatória
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC COVILHÃ
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    satiscp
    2014-10-19 10h51m por vmmrato via mobile
    Perdeste uma opurtunidade de estar calado
    E eu sou sportinguista
    PO
    Benfica
    2014-10-19 10h39m por porc0_corrupsson
    valeu o resultado.
    Jogo de muitas poupanças com jogadores com poucos minutos e alguns deles na minha opinião de benfiquista não tem qualidade para estar no plantel principal o caso de benito cesar bebe.
    Valeu Jonas gostei da exibição do guedes mas é mais um caso que tem um grande jogador pela sua frente e como acontece em todos os clubes não vão sentar um grande jogador com bruto ordenado para meter um miudo.
    Em relação ao banco não houve mais de equipa b porque hoje o farense vem ao seixal e esses jogadores são importantes
    Bom jogo
    2014-10-19 00h53m por Raen
    O SCovilhã debateu-se bem, fez um bom jogo do ponto de vista ofensivo, sem nunca se colocar a jogar à defesa como muitas equipas de 1ª liga fazem quando jogam contra o Benfica, esperando sempre sorrateiramente por uma oportunidade.
    Eventualmente o cansaço fez-me notar e o Benfica jogou mais à vontade.

    Quanto ao Benfica, um bom jogo, nota-se que a defesa não é a mesma com os jogadores menos utilizados, mas isso acaba por ser normal, e o Jesus fez muito bem em rodar ...ler comentário completo »
    Só digo uma coisa. . .
    2014-10-18 23h06m por Petermira
    GRANDE GOLO DESSE TRAQUINA! :)
    DE
    Analise dos jogadores do benfica
    2014-10-18 22h36m por delcio_martins
    Artur- Sofreu 2 golos mas teve pouco trabalho (o jj podia ter metido o varela)

    Andre Almeida- Fez um jogo competente (devia jogar mais jogos)

    Cesar-Alguns erros no posicionamento e algo lento para passar a bola(Têm potencial mas precisa de experiencia por isso devia ser emp. a um clube na europa)

    Lisandro Lopez-Um jogo seguro na minha opinião(Já demonstrou que é mt melhor que o jardel)

    Benito-N gostei mt teve muitas falhas defensivas m...ler comentário completo »
    PI
    Cruzado1984
    2014-10-18 22h00m por Pirisca
    Estás a falar de um caso isolado, o q o JJ fez, foi de uma imprudência gigante, teve sorte. . . .
    Covilhã
    2014-10-18 21h58m por JD89SLB
    Jogo muito fraquinho do Benfica, em parte por causa de tantas mudanças, mas também onde se pedia a alguns jogadores que sobressaíssem face a um adversário de uma liga inferior, o que não aconteceu.

    Artur: Não teve trabalho
    André Almeida: Pedia-se mais a um jogador que costuma ser certinho
    César: Exibição q. b. mas tem de ser mais rápido a soltar a bola
    Lisandro: Exibição q. b.
    Benito: Veio rotulado de jogador que sabe defender mas fiquei com séria...ler comentário completo »
    CR
    Pirisca
    2014-10-18 21h56m por Cruzado1984
    Você até tem alguma razão, mas já viu o jogão que o Guedes fez? e estava no banco!
    mas concordo que no banco devia estar talvez um Gaitan e o Lima por exemplo =)
    JJ
    2014-10-18 21h54m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Fez bem a gestão, a equipa na 2. parte esteve melhor e claro que o Covilhã não ia aguentar os 90 minutos a correr da forma que fez na 1. parte, mas deixou uma boa imagem.
    Jonas em grande.
    PI
    JJ/SLB
    2014-10-18 21h53m por Pirisca
    Até posso aceitar q jogue com 11 suplentes, agora no minimo dos minimos tem de ter apenas titulares no banco para o caso de o jogo n estar a correr bem, mas não, os q estavam no banco ainda eram piores q os 11 q estavam em campo, é isto q é INCONCEBÍVEL. . . . .

    CR
    Não percebo
    2014-10-18 21h48m por Cruzado1984
    Não percebo porque criticam o JJ, fez muito bem em utilizar estes jogadores, e não é por falta de respeito pelo Sp Covilhã, preferiam que jogasse com o 11 titular quando tem um jogo crucial na 4ª feira? viva aso treinadores de bancada. . .
    ZE
    cont.
    2014-10-18 21h48m por zecarlos_slb
    E esqueci me de dizer que bebe tambem so sabe correr, joga muito pouco mesmo! Com gaitan, ola john, salvio e sule, acho que bebe nunca vai jogar muito!
    Assim como nelson oliveira, acho que com derley, jonas e lima, o nelson pouco ou nada vai jogar, o que é normal porque os outros sao superiores!
    ZE
    benfica
    2014-10-18 21h43m por zecarlos_slb
    Muitas dificuldades hoje mas naturais! O benfica poupou todos os jogadores e acho que fez bem o jj, o benfica ja tem um plantel curto para champions e campeonato!
    Acho que deu para entender que certos jogadores nao tem a qualidade necessaria para fazer parte do plantel!
    Cesar é fraquinho, benito nao me parece ser solução para o problema eliseu!
    Pizzi nao me parece que seja 8, nao tem as caracteristicas necessarias!
    Cristante tem de crescer muito ainda!

    ...ler comentário completo »
    RI
    Covilhã
    2014-10-18 21h42m por rieeal
    Parabéns pelo jogo que fizeram e pela luta que deram, representaram muito bem o futebol do interior! Mais um bocado de pilhas e o JJ tinha que engolir toda a arrogância e complexo de superioridade que teve, deve ter pensado que ia jogar outra vez com o Cinfães. . .
    jj
    2014-10-18 21h42m por LelloMarmello
    Sempre a envergonhar o MEU BENFICA!!!

    RUA ARRUACEIRO!!!