placardpt
    Diz quem trabalhou com ele

    Fernando Santos: O líder honesto que não olha a caras

    2014/09/23 18:28

    Aos 59 anos, Fernando Santos consegue algo que apenas Otto Glória tinha conseguido no futebol português, treinar FC Porto, Sporting e Benfica e também a seleção de Portugal. Conhecido por ter sido o «engenheiro do penta» do FC Porto em 1999, o técnico natural de Lisboa é uma pessoa de consensos e de quase nenhuns conflitos.

    A frontalidade de Fernando Santos é elogiada por quem foi treinado por ele ©Catarina Morais
    Através de um discurso politicamente correto e nunca esquecendo as casas pelas quais passou, ao longo dos anos Fernando Santos reuniu a simpatia da maioria dos adeptos dos clubes que representou. Foi por isso que recentemente esteve no banco do FC Porto, de onde saiu há 13 anos, por ocasião do jogo de despedida de Deco no Estádio do Dragão, já depois de ter sido adversário dos dragões como treinador de Sporting e Benfica.

    Também por Alvalade e pela Luz, apesar de em ambos os sítios não ter conquistado títulos e ter estado menos tempo do que nas Antas, Fernando Santos conquistou a simpatia de muitos adeptos pelo seu estilo próprio. Isto para não falar da boa reputação que também construiu no Estoril, onde terminou a carreira de jogador e iniciou a de treinador, e no Estrela da Amadora, de onde deu o salto para o FC Porto.

    Mas além de Portugal há outro país que faz parte da vida de Fernando Santos. Foi na Grécia que o agora selecionador português conquistou um enorme respeito e um estatuto especial. Treinou o AEK por duas ocasiões, o Panathinaikos e o PAOK, mas foi na seleção da Grécia que atingiu o ponto mais alto, ao ponto das pessoas pedirem inúmeras vezes para ele não deixar o cargo de selecionador helénico, decisão que tomou ainda antes de fazer história ao levar os gregos pela primeira vez aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo do Brasil, tendo perdido apenas nas grandes penalidades com a Costa Rica.

    Chaínho: «Fernando Santos é pessoa de uma cara só»

    Chaínho e Luís Filipe que o novo selecionador apenas pensa pela sua cabeça, apesar da capacidade que tem de ouvir quem o rodeia ©Catarina Morais
    Se há jogador que acompanhou o percurso de Fernando Santos foi Chaínho. O ex-médio mudou-se com o técnico do Estrela da Amadora para o FC Porto e mais tarde reencontraram-se no Panathinaikos. Foram oito anos que permitiram a Chaínho admirar uma pessoa que entende ser a opção certa da Federação Portuguesa de Futebol para assumir o comando técnico da seleção nacional.

    «Sou suspeito para falar do Fernando Santos porque trabalhei com ele durante oito anos e em três clubes diferentes. Mas é pessoa de uma cara só, séria, com caráter, com conhecimento do futebol e honestidade. É capaz de gerar consenso em todos os clubes por que passou e tem muitos anos disto», afirmou, em entrevista ao zerozero.pt.

    «Estive na transformação dele como treinador e o que posso dizer é que aprendeu tanto que não tem receio de ouvir as pessoas, pois não acha que sabe tudo. Além disso, é um líder e tem o que é mais preciso, o conhecimento do futebol», acrescentou, lembrando o trabalho que Fernando Santos desempenhou enquanto selecionador grego.

    «Entrou na seleção da Grécia depois do Otto Rehhagel, que fez história ao conquistar um Campeonato da Europa, e conseguiu fazer com que as pessoas nunca desconfiassem dele, levando-as mesmo a esquecerem-se um bocadinho do treinador anterior que fez um trabalho fantástico. Isto diz muito do que é o Fernando Santos», rematou.

    Luís Filipe: «Não olha a caras e obriga os jogadores a trabalhar»

    Por vezes fala-se em estatutos na seleção portuguesa, mas Luís Filipe garante que tal não será possível com Fernando Santos. O jogador trabalhou com o agora selecionador aquando da passagem de ambos pelo Sporting e foi até sob o comando de Fernando Santos que Luís Filipe se tornou no primeiro jogador a marcar no novo Estádio de Alvalade. Já lá vão 11 anos desde que se cruzaram, mas a imagem de um técnico exigente e frontal nunca desapareceu.

    «É um excelente treinador e a seleção está muito bem entregue. Já passou bastante tempo desde que trabalhei com ele e já estará um bocadinho diferente daquilo que era, mas o que retenho dele é que é uma pessoa exigente e que tem um grande conhecimento técnico tático», analisou Luís Filipe, em declarações ao zerozero.pt.

    «O Fernando Santos é uma pessoa direta e diz tudo o que tem a dizer, independentemente se vai agradar ou não. Por isso digo que a exigência dele é grande. Não olha a caras e isso obriga os jogadores a trabalhar», acrescentou, traçando mesmo algumas semelhanças com Paulo Bento, antecessor de Fernando Santos.

    «São muito parecidos em termos de frontalidade. Ambos vão de encontro daquilo que pensam e não ao que os outros pensam».

    Portugal
    Fernando Santos
    NomeFernando Manuel Fernandes da Costa Santos
    Nascimento/Idade1954-10-10(69 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(94)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    IM
    PL
    2014-09-24 13h55m por imAkittykat10
    Orlando Sá devia ser o PL principal da selecção. minha opiniao
    BA
    Força Fernando Santos
    2014-09-24 10h27m por batuko
    O Fernando Santos pode querer aplicar o seu 4-3-2-1 ou o seu 4-4-2 Losango, ele sempre foi adepto deste esquema táctico.

    Se agora houvesse algum jogo para selecção os meus convocados seriam os seguintes:
    G. R. : Antonhy Lopes (Ol. Lyon); Beto (Sevilha); Mário Felgueiras (CLUJ)

    D. E. : Eliseu(Benfica) Fábio Coentrão(R. Madrid)

    D. C. : Pepe(R. Madrid) Daniel Carriço (Sevilha) Ruben Vezo (Valência) José Fonte(Southampton)

    D. D. ...ler comentário completo »
    soccerfan79
    2014-09-24 08h00m por kropotkin
    Vamos lá ver se este vai realmente mudar alguma coisa. . . o grande indicador vai ser o Miguel Veloso: se o Fernando Santos o convocar está tudo dito, assim como se não o convocar.
    AZ
    O que deve fazer
    2014-09-24 07h55m por azulado
    Que despache pra rua mais do que 80% de fracos, mancos, cepos e xulos da Seleccao.
    AZ
    NAO E' O MELHOR
    2014-09-24 07h52m por azulado
    Nao e' o melhor que temos, mas e' o melhor que esta' disponivel.
    PI
    Quintas
    2014-09-23 22h18m por pierry
    Acabar com as quintas e os quintais, jogadores sem ritmo competitivo ou pós-lesionados devem ficar de fora, utilizados ocasionalmente nos seus clubes devem ficar a margem e não vir para a selecção como um montra para contratos milionários, não apostar em jovens que naturalmente não estão a evoluir, porque essa evolução deve ser feita nos clubes, todos os jogadores dos 17 aos 37 anos, se estiverem em condições físicas devem ser seleccionados e não olhar a procedência, basta ter bilhete de ...ler comentário completo »
    N_
    golden_lynx
    2014-09-23 21h59m por N_Shadow19
    Sem olhar aos nomes, uma vez que há varios aí que nunca na vida têm qualidade para jogar na selecção a começar pelo D. Fernandes, eu até aprovo esse tipo de convocatória. Sem nomes, e dando oportunidade aos jovens.

    O problema é que essa selecção nem conseguia ombrear com a Dinamarca, quanto mais com a Sérvia, e isso só no nosso grupo. Alemanhas, Espanhas e companhia era sempre a levar. E nós, portugueses em geral, não estamos preparados para admitir que o tempo das va...ler comentário completo »
    FU
    Convocatória*
    2014-09-23 21h48m por fucklogic
    FU
    Concovatória
    2014-09-23 21h47m por fucklogic
    Gostava que a próxima convocatória fosse:

    GR: Patrício, Beto, Anthonny Lopes
    DD: J. Pereira (até Sílvio se recuperar terá de ser ele convocado), Cédric
    DC: Pepe, José Fonte, Neto, Vezo
    DE: Coentrão, Antunes
    MDf: William, Carriço (tem estado em grande forma)
    MC: Moutinho, Adrien
    MO: Danny, Rony Lopes
    Ext: Nani, Quaresma, Bruma, Mané
    PL: Ronaldo (como não temos nenhum PL e jeito poderíamos jogar com ele), Éder (n...ler comentário completo »
    Ah e outra coisa
    2014-09-23 20h10m por JHendrix
    Por favor, acabe com aquele maldito 4-3-3 e implemente outro esquema táctico. . .
    Tal como disse
    2014-09-23 20h10m por golden_lynx
    E segundo este artigo (mais um bom trabalho do ZZ) espero que:

    - Não haja lugares cativos na selecção;
    - Que olhe mais para o campeonato nacional extra-grandes;
    - Que faça as pazes com jogadores que o Paulo Bento afastou, caso mais flagrante Danny que pode dar muito à selecção;
    - Que convoque os jovens que estão a aparecer sem medos;

    Agora vai uma convocatória diferente sem os habituais, possíveis convocados:

    GR: Daniel Fernande...ler comentário completo »
    Fernando Santos
    2014-09-23 20h06m por JHendrix
    O Fernando Santos que faça regressar o Danny, que dê oportunidades ao Adrien Silva, Rafa, Vezo, Anthony Lopes, Bruma e acabe de vez com a mama a João Pereira, Miguel Veloso, Bruno Alves, Hugo Almeida, Raul Meireles, Hélder Postiga. . .

    Já chega desta gente na selecção. . .
    BL
    Orlando Sá
    2014-09-23 20h04m por blacksheep14
    tem 5 golos em 9 jogos no campeonato polaco neste momento
    BL
    Marco Paixão e Bruno Gama
    2014-09-23 20h03m por blacksheep14
    O Marco Paixão fez na época passada na Liga Europa 5 jogos e marcou 5 golos. Na Ekstraklasa, o campeonato polaco marcou 22 golos em 37 jogos sendo o melhor marcador. Tudo bem que é um campeonato que está na 20º posição do ranking europeu mas gostaria que me dissessem quantos avançados portugueses jogando nas principais ligas marcam mais de 20 golos numa época

    O Bruno Gama é neste momento o 4º melhor marcador da liga ucraniana neste momento com 4 golos em 7 jogos disputados
    JO
    só há um contra. . .
    2014-09-23 19h50m por joaopousadas
    só há um contra. . . , o castigo.
    bom treinador para a selecção pena o castigo pesado davia de ser de 1 jogo ou 2 no maximo.

    Aprovo este treinado.
    PA
    jogadores no momento de forma atual
    2014-09-23 19h37m por pablo-aimar
    a manter-se ate ao jogo da dinamarca para mim é selecionavel jovens como andre gomes, joao m. , b. silva, rafa(falso 9, n temos avançados de jeito), rony lopes(extremo dto), ruben neves tb(hoje dá mil voltas ao wc)
    danny pode voltar porque dá garantias imediatas assim como tiago mas tenho as minhas duvidas se no euro estarao a bom plano, qq das maneiras para la chegarmos temos de ganhar agora
    PI
    Quintas
    2014-09-23 19h27m por pierry
    Acabar com as quintas e os quintais, jogadores sem ritmo competitivo ou pós-lesionados devem ficar de fora, utilizados ocasionalmente nos seus clubes devem ficar a margem e não vir para a selecção como um montra para contratos milionários, não apostar em jovens que naturalmente não estão a evoluir, porque essa evolução deve ser feita nos clubes, todos os jogadores dos 17 aos 37 anos, se estiverem em condições físicas devem ser seleccionados e não olhar a procedência, basta ter bilhete de...ler comentário completo »
    PA
    é impossivel agradar a todos
    2014-09-23 19h25m por pablo-aimar
    por exemplo para mim é impensavel alguem querer jogadores como m. fernandes, marco paixao?, bruno gama na seleçao e ha pessoas a defender a chamada destes. . .

    acima de tudo so peço que nao seja a vergonha das ultimas convocatorias de p. bento com os lugares cativos em jogadores que nem sequer competiam (joao pereira) ou competiam em paises que de futebol tem muito pouco(arabias aka reforma). . . agora o resto é o criterio do treinador, claro que vai haver jogadores que se ve...ler comentário completo »
    BL
    Fernando Santos
    2014-09-23 19h19m por blacksheep14
    espero mesmo que não olhe a caras e escolha os jogadores pela sua forma actual e não pelo nome nem pelo clube que representa!
    Anthony Lopes, José Fonte, Vezo, Eliseu, Manuel Fernandes, Danny, André André, Bruno Gama, Marco Paixão e Tomané acho que poderão ter uma oportunidade se continuarem com os bons jogos. Acho que o regresso do Tiago também seria bem vindo
    Fernando Santos
    2014-09-23 18h51m por luis_silva0027 via mobile
    Vamos ver como corre esta nova aventura na seleção, espero que não olhe mesmo a Estatutos como o Paulo Bento e que seja consensual nas convocatórias que irá fazer.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Processo disciplinar cessa suspensão
    Dado que Tiago Araújo não faz parte das contas para o duelo frente ao emblema minhoto por estar lesionado e não poder voltar ao relvado até ao final da temporada, os ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    FL
    fllcortez 25-04-2024, 01:22
    RI
    RicardoHGoat21 25-04-2024, 01:06
    Sir_jaof 25-04-2024, 00:46
    bmgb_bmgb 25-04-2024, 00:41
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:36
    Jorge-Fernandes 25-04-2024, 00:35
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:33
    Ronaldinho-gaucho 25-04-2024, 00:28
    Sotkio 25-04-2024, 00:27
    zlatan_21 25-04-2024, 00:26
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 00:26
    ikercasillasbestgk 25-04-2024, 00:12
    CA
    carlsonzz 25-04-2024, 00:10
    OJaime_Pacheco 24-04-2024, 23:51
    CA
    carlsonzz 24-04-2024, 23:50
    robbiefowler9 24-04-2024, 23:43