placardpt
      Invasão espanhola ao Porto

      Invasão espanhola ao Porto e com recorde à vista

      A história é longínqua entre Portugal e Espanha. Desde os primórdios das duas nações que rivalidades, alianças, invasões e parcerias se foram verificando ao longo dos tempos, consoante as necessidades momentâneas, fossem elas económicas, geográficas ou bélicas.

      Batalha de Aljubarrota, em que Portugal garante a independência relativamente a Castela, Tratado de Tordesilhas, que divide o mundo entre os dois países na fase dos descobrimentos, a Dinastia Filipina, que termina com a restauração em 1640, ou mais recentemente a entrada conjunta na União Europeia em 1986. São tantos os pontos comuns entre os dois países que nos perderíamos numa aula de história.

      Ora, no que ao futebol diz respeito, os dois países voltam a 'unir-se' em dose assinalável. Depois do Benfica de Quique Flores, em 2008/2009, dos quatro encarnados do plantel de Jorge Jesus em 2011/2012, do Málaga, do Sevilla ou do Real Madrid de José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, agora é o FC Porto.

      A Adrián López, Cristian Tello e Óliver Torres, juntaram-se nos últimos dias os compatriotas José Ángel e Andrés Fernández. Julen Lopetegui é o treinador de uma verdadeira armada espanhola, que, apesar da proximidade geográfica, não costuma acontecer com muita frequência, razão pela qual o zerozero.pt decidiu procurar a história de nuestros hermanos em Portugal.

      ©Catarina Morais
      Igualados recordes

      Os cinco jogadores espanhóis que compõem o plantel azul e branco esta época criam um número de revelo e que não é nada usual, apesar de Espanha ser mesmo aqui ao lado. A verdade é que poucos jogadores passam a barreira para jogar em clubes portugueses do principal escalão do futebol português, isto em comparação com terras mais longínquas e de onde vêm um maior número de atletas, como os PALOP's.

      Contudo, este caso dos portistas não é isolado. Com recurso à base de dados, o zerozero.pt encontrou outras três equipas, na Primeira Liga, com cinco jogadores a comporem o plantel em determinada época.

      A primeira foi o Desportivo de Chaves, em 1997/1998. Na altura treinados por Álvaro Magalhães, os transmontanos contavam com Raúl na defesa, Dani Diaz e Toniño no meio-campo e Matute e Míner no ataque.

      Um ano depois, novamente cinco espanhóis a comporem a equipa de Horácio Gonçalves. Iñigo Arteaga para a baliza, os médios Michel, Carlos Álvarez e Toniño e o avançado Jesús Seba.

      Aliás, os flavienses chegaram mesmo a ter nove (!) espanhóis no seu plantel em 2001/2002, só que aí jogava na Segunda Liga, pelo que não conta para esta estatística.

      ©Catarina Morais
      Finalmente, o Farense também registou cinco espanhóis em 2000/2001, quando Manuel Balela era o treinador. Raúl Iglesias era guarda-redes, Fernando Porto e Sebastián Herrera eram defesas, Rodri e Rubio atuavam no meio-campo.

      Marcano pode marcar recorde

      Se o número já é explícito da influência espanhola - ainda há a juntar o facto de Brahimi e Casemiro terem vindo de clubes do país vizinho - tal pode ficar ainda mais ampliado, batendo mesmo as equipas que ombreiam com o recorde, e que já foram aqui referidas.

      Para que tal aconteça, basta que Iván Marcano veja concretizado um negócio que, segundo o zerozero.pt apurou, está com pernas para ser finalizado em breve, depois de o jogador já ter estado na cidade Invicta em conversações com os responsáveis portistas.

      Acontecendo, Marcano tornará o FC Porto cada vez mais próximo da cor Roja que simboliza Espanha, em busca de destronar o encarnado que enverga o símbolo de campeão nacional.

      Espanha
      Cristian Tello
      NomeCristian Tello Herrera
      Nascimento/Idade1991-08-11(32 anos)
      Nacionalidade
      Espanha
      Espanha
      PosiçãoAvançado (Extremo Esquerdo) / Avançado (Extremo Direito)

      Fotografias(85)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      E invasão Argelina
      2014-08-02 18h52m por Gaucho_show_de_bola
      Em tudo quanto é sitio que fale do Porto há mais argelinos a comentar do que tugas.
      fpf
      2014-08-02 12h33m por ACferrari
      este nabos da federação so se importam com eleiçoes em ves de melhorar o futebol portugues, assim nunca teremos uma seleção
      vergonha
      2014-08-02 12h31m por ACferrari
      é uma vergonha uma equipa portuguesa so ter 3 portugueses (2 deles sao suplentes e o quaresma para la caminha)

      VERGONHA


      a fpf tem de mudar isto, devia ser como inglaterra ou italia. . . assim jogadores como o tozé que é dos melhores jovens tugas nunca vai jogar no porto mesmo tendo mais qualidade do que herrera e crI
      cromos
      2014-08-02 07h57m por Miglaspoon
      cheguei a ter alguns desses cromos: Seba, Toniño, Iglesias, Porto e Herrera
      Darth_kenobi
      2014-08-02 01h17m por PalancaFCP via mobile
      Percebam de uma vez por todas que essa situação ñ é da responsabilidade dos clubes.

      Para isso existe uma "federação portuguesa de futebol".

      O caso "alemão" aconteceu pq a federação alemã trabalhou nesse sentido impondo regras aos clubes. Isto durante mais de 10 anos.

      Aos clubes compete gerir dá melhor forma os seus activos, sejam eles nacionais ou ñ, para obter lucro financeiro no final de cada exercício. Tal como qualquer empresa!!!
      ler comentário completo »
      Diogo_CDA_SLB_1 8
      2014-08-01 20h28m por portista78
      O Porto tem 3 portugueses num plantel que ficará em 26 jogadores e que está praticamente definido, mas durante a época aparecerão sempre 2 ou 3 da equipa B (Ruben Neves, Gonçalo Paciência, João Graça, e até quem sabe Podstawski, André Silva, qualidade não lhes falta de certeza) , o que poderá acabar +/- em 8 portugueses.

      Agora o Benfica tem 12 portugueses num plantel de 37 jogadores que ainda está longe de estar minimamente definido. No entanto desses 12 jogadores, nomes...ler comentário completo »
      ???
      2014-08-01 19h56m por Pakopikopiedra
      Colei do google tradutor e deu asneira ;)
      DRAGAOFAO
      2014-08-01 19h55m por Pakopikopiedra
      É qualquer coisa como: Спор&# 1090; Лисб&# 1086;а е Бенф&# 1080;ца
      Quem vai jogar?
      2014-08-01 16h38m por SrDragao
      De acordo com a base de dados do Zerozero:
      O Porto tem neste momento à disposição (incluindo 2 lesionados) 22 jogadores portugueses, 11 brasileiros, 5 espanhóis e mais 20 de diferentes nacionalidades, tem ainda 9 jogadores emprestados (4 portugueses), tem mais 9 jogadores a aguardar decisão (3 portugueses) e mais 5 ex-júniores (todos portugueses) para colocar.
      Há quem diga que a
      2014-08-01 15h53m por masterstrike
      seleção não interessa, há quem diga que o que importa são os títulos e não a nacionalidade dos jogadores, há quem diga que quem critica a politica de contratações do Porto/clubes portugueses não percebe nada de futebol. Interessante por estes comentários já dá para perceber o porque da a maioria dos clubes estarem falidos, isto é claro, se a maioria dos dirigentes pensarem da mesma forma dos "adeptos". São vários os erros que existem no futebol português o maior deles é não existir um limi...ler comentário completo »
      BI
      Então e os brasileiros?
      2014-08-01 15h33m por BIB0porto
      Não compreendo este alarido que vai na comunicação social ora num ano com os sérvios ora noutro com os espanhóis quando grande parte dos plantéis da primeira liga são formados pelas dezenas de jogadores que atravessam o atlântico para vir jogar na Europa oriundos do Brasil. Curiosamente o Porto tem mais brasileiros que outra nacionalidade qualquer, no Sporting o que há mais a seguir a portugueses são brasileiros e o Benfica só neste defeso já contratou tantos brasileiros quanto o Porto espanhó...ler comentário completo »
      abram alas ao
      2014-08-01 15h25m por Dachau_
      Futbol Club del Oporto.

      ahahahahah ou querem dizer: jejejejejejejeje
      Já agora. . .
      2014-08-01 15h14m por PalancaFCP via mobile
      Já que se fala aqui em "hipocrisia", lembrem-se que ñ é o Porto (clube) que passa a vida a regojizar-se de ter nas suas equipas jogadores portugueses.

      Aliás a nossa história recente (com PC como presidente) revela que os jogadores valem aquilo que representam dentro de campo e ñ pela sua nacionalidade.

      Temos vários jogadores estrangeiros que brilharam e respeitaram o clube tanto ou mais que jogadores portugueses.

      É um orgulho ter jogadores como De...ler comentário completo »
      FCP
      2014-08-01 14h53m por hs10
      P. S. : No comentário em que disse " . . . benfiquistas ou sportinguistas ( Só se interessam realmente pelo que é nosso quando não têm dinheiro , com algum dinheiro é só estrangeirada . . . ) " o que está parêntesis refere-se apenas ao sporting
      skurbypt
      2014-08-01 14h51m por PalancaFCP via mobile
      Em primeiro lugar ñ me conheces para me chamar de hipócrita.

      Em segundo lugar eu respondo apenas pelos meus actos.

      Em terceiro lugar ñ concordo com comentários proferidos por adeptos facciosos, independentemente de serem portistas ou ñ. Em todos clubes existem bons e maus profissionais, tal como bons e maus adeptos.

      Em quarto lugar preocupo-me a cima de tudo pelo bem estar do meu clube. Ñ destilo ódio aos clubes adversários.

      Portanto ñ me venhas com conversas depreciativas a minha idoneidade moral, pq de mim nada sabes.
      FCP
      2014-08-01 14h49m por hs10
      O benfica não terá 14 portugueses na equipa principal , assim como o porto também não terá 3 portugueses na equipa principal quando a época começar .
      Até mudaram de nome
      2014-08-01 14h40m por Diogo_CDA_SLB_18
      Estes Andrades agora chamam-se Real Club Oporto Balompié, Fútbol Club del Oporto/Puerto. Enfim como queiram, este ano só têm 3 PORTUGUESES, SIM 3 PORTUGUESES NO PLANTEL. Depois o Benfica é que era o clube estrangeiro. . . .
      Até mudaram de nome
      2014-08-01 14h39m por Diogo_CDA_SLB_18
      estes andrades agora chamam-se real clube oporto balompié, fútbo club del oporto/puerto. enfim como queiram, este ano só têm 3 portugueses, sim 3 portugueses no plantel. depois o benfica é que era o clube estrangeiro. . . .
      PalancaFCP
      2014-08-01 14h33m por Skurbypt7
      nunca ouvi maior hipocrisia, isso não parece vindo de adeptos que criticavam o slb por não possuir portugueses. agora vêem-se na mesma posição viram o rabo à seringa

      é preciso ter lata
      portista1893
      2014-08-01 14h31m por Skurbypt7
      não sejas burro pa, tens 9 brasileiros, 5 espanhóis e apenas 3 portugueses o nosso plantel por enquanto tem 14, sim ouviste bem 14 portugueses.

      fora os 11 brasileiros que temos, apenas há mais 5 argentinos e de resto 1 ou outro de outra nacionalidade
      Marcano
      2014-08-01 14h01m por BC93
      É provável e deve vir, mas não me agrada. Parece ser lento para a estratégia de Lopetegui. Estou curioso para ver quem será o tal médio.
      predador_ama_sl b
      2014-08-01 13h58m por PalancaFCP via mobile
      O Porto ñ é uma selecção nacional, é um clube de futebol.

      Logo, pode e deve procurar os melhores activos desportivos disponíveis para atingir os seus fins, respeitando (claro) as normas estabelecidas pelas entidades reguladoras do futebol nacional e internacional.

      Complicado demais para ti?

      Ou será apenas dor de cotovelo?

      Preocupa-te com o teu clube q neste momento bem precisa da vossa atenção. . .
      FC PORTO
      2014-08-01 13h44m por hs10
      Marcano e jimenez perto de assinarem pelo porto . Caso tal aconteça com marcano , igualamos o número de jogadores esponhóis contratados pelo porto com os brasileiros contratados pelo benfica ;) Esses comentários de que o Porto só contrata espanhóis são completamente ridículos vindo de benfiquistas ou sportinguistas ( Só se interessam realmente pelo que é nosso quando não têem dinheiro , com algum dinheiro é só estrangeirada . . . ) ;) Cheira mais a inveja que outra coisa qualquer , po...ler comentário completo »
      title number 28 is on the cards.
      2014-08-01 13h33m por SrDragao
      Por Thomas Hember Lead Writer

      Publicado 21 horas atrás

      Para os interessados no FC Porto ao longo dos últimos 12 anos, só o primeiro lugar tem sido simplesmente insatisfatório.

      Nas últimas 12 épocas, o clube do Norte de Portugal ganhou 9 vezes a Primeira Liga, cimentando-o o clube de topo sobre o duo de Lisboa, Benfica e Sporting.

      A última época contudo algo se passou de horrivelmente errado e após 3 campanhas consecutivas d...ler comentário completo »
      Pressafrik
      2014-08-01 12h52m por SrDragao
      Será que o Abdoulaye vai para o Rayo

      "FC Porto: Saint-Etienne veut Abdoulaye Ba"
      ou seja:
      FC Porto: Saint-Etienne quer Abdoulaye Ba
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Primeira mão dos quartos-de-final
      Dois passos que parecem ser cada vez mais pequenos. O Sporting, esta terça-feira, entra em ação para disputar a primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      AngelEyes 23-04-2024, 08:47
      JamaicaNN 23-04-2024, 08:05
      ricardocunha251 23-04-2024, 07:43
      PsiNuno 23-04-2024, 06:47
      moumu 23-04-2024, 05:42
      moumu 23-04-2024, 05:40
      moumu 23-04-2024, 05:38
      moumu 23-04-2024, 05:37
      moumu 23-04-2024, 04:03
      moumu 23-04-2024, 04:02
      moumu 23-04-2024, 03:50
      moumu 23-04-2024, 03:48
      moumu 23-04-2024, 03:46
      GreenUchiha 23-04-2024, 01:35
      anon428 23-04-2024, 01:25
      zlatan_21 23-04-2024, 01:02