placardpt
    Benfica x FC Porto DIRETO

    Guerra dos Tronos: o novo capítulo sai esta noite!

    Benfica e FC Porto partem para o terceiro dos cinco episódios da época que opõem os dois históricos rivais no relvado. Mais do que um jogo, mais do que uma eliminatória, mais do que uma competição, está em causa uma superação no panorama do futebol português. Os dragões têm dominado nas últimas décadas, os encarnados têm ameaçado seriamente esse trono nos últimos anos, um trono que foi seu durante grande parte da história do futebol português.

    A história conta, como sempre, mas é no presente que as equipas estarão focadas para esta partida. Um presente que sorri mais aos de Jorge Jesus, em vias de chegarem ao 33º título de campeão nacional, 'adiado' nas duas últimas épocas pela excelente persistência dos homens de Vítor Pereira e por uma dose repartida de demérito e de azar nas derradeiras partidas por parte dos encarnados.

    Pelos dragões, a realidade recente de um afastamento tão precoce como raro da luta pelo título de campeão nacional, que havia sido perdido apenas uma vez nas últimas oito edições. A juntar a isso, um afastamento inesperado da Liga Europa, prova que tinha passado a prioridade.

    No Dragão, o FC Porto colocou-se em vantagem por 1x0, marcou Jackson ©Catarina Morais
    Perante estados de espíritos distintos, registos iguais nos jogos até agora disputados entre ambos: na Luz, para o campeonato, 2x0 para as águias de Jesus, na semana posterior à morte de Eusébio; no Dragão, para a primeira mão desta meia-final, 1x0 a favor dos dragões e desperdício suficiente para a eliminatória continuar em aberto.

    Mesmo sem presença assegurada no Jamor para nenhum dos emblemas, a vantagem é azul e branca. O golo de Jackson Martínez confere uma necessidade de ser o Benfica a assumir a partida, contra um FC Porto recolhido nessa vantagem, mas absorvido na sua atitude de galvanização que costuma ser elevada nos jogos decisivos.

    No histórico das duas equipas, os dois titãs pautam igualmente por um grande equilíbrio os confrontos entre ambos. No total, 227 jogos, 84 vitórias para o Benfica, 88 para o FC Porto. Na Luz, para a Taça de Portugal, 18 partidas, 15 triunfos da águia, apenas uma do FC Porto, há três anos (1x3).

    Jorge Jesus pretende melhorar histórico contra o dragão ©Catarina Morais
    Jesus ameniza gestão no período pascal

    Os últimos tempos têm sido de grande gestão na equipa encarnada. Alicerçada por um grande número de opções válidas, a turma de Jorge Jesus tem (finalmente) conseguido gerir as emoções físicas e psicológicas das longas temporadas de que costuma ser alvo e, da baliza à frente do ataque, todos têm recebido momentos consideráveis de descanso.

    Todos menos o treinador, diga-se. É que Jorge Jesus, fiel ao seu estilo, apresenta-se num espaço de três em quatro dias sempre frenético no banco, embora agora com um discurso diferente: esta temporada, provavelmente pelas várias quedas na eta final, o treinador das águias tem optado por um discurso muito mais cauteloso e que se focou quase exclusivamente (no que diz respeito a prioridades) no campeonato.

    Contudo, essa prova estará, salvo uma mudança totalmente inesperada - sim, em futebol tudo pode acontecer, se bem que o cenário de novo fracasso no campeonato se cifre agora em décimas de probabilidades - o título estará praticamente assegurado.

    É, portanto, tempo para olhar para novas conquistas, o que é possível graças à excelente competência das 'segundas linhas', que foram passando as várias etapas da Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa, o que permite chegar a meio de abril com tudo ao alcance.

    Para este desafio, e novamente dando como praticamente certo o campeonato nacional, o Benfica tem a possibilidade de dar o segundo 'pontapé' no rival, atordoado pela queda para terceiro lugar na Liga ZON Sagres, nada normal no histórico recente.

    Ricardo Quaresma é a principal figura do FC Porto de Luís Castro ©Catarina Morais
    As taças da salvação

    Não são as conquistas da Taça de Portugal e da Taça da Liga que salvam a época do FC Porto. Pinto da Costa já fez questão de frisar que nada apaga a deceção do campeonato e é assim que grande parte da nação portista pensa.

    Porém, as taças internas sobem o seu tom de importância não apenas pela eliminação contra o Sevilla, para a Liga Europa, mas sobretudo por serem contra o Benfica.

    Novamente com foco no título desta antevisão, é o FC Porto quem detém o trono do futebol português, com base nas últimas décadas, recheadas de conquistas nacionais e internacionais. Ainda assim, se um abanão momentâneo no campeonato é cíclico e, mesmo que não inevitável, natural de acontecer, uma dupla ou tripla derrota frente ao grande rival pode atirar o reino azul e branco para uma considerável depressão.

    É certo que o reerguer costuma ser o resultado do ano imediato, só que a queda deixará de ser abrupta no caso de superação diante do Benfica - não dando os troféus como garantidos, uma final diante de SC Braga ou Rio Ave atribui natural favoritismo ao vencedor desta eliminatória.

    Sabe disso Luís Castro, que não foi de modas e poupou consideravelmente na ida a Braga, onde não estiveram Ricardo Quaresma, Danilo, Herrera e Reyes, para além das poupanças a Mangala, Fernando, Jackson Martínez, Varela e Alex Sandro.

    Proença já apitou vários confrontos entre águias e dragões ©Catarina Morais
    Pedro Proença é o árbitro

    A partir das 20h45, rola a bola no Estádio da Luz sob as leis de Proença. Para alguns, o melhor do mundo, se bem que, para águias e dragões, um nome que não colheu total satisfação.

    Se, para o Benfica, Pedro Proença tem coincido com vários desaires, interrompidos pelo recente 0x1 em Braga, para o FC Porto, o árbitro lisboeta até costuma presenciar sucessos dos dragões, mas esteve ligado ao 1x0 que marcou a derrota em Alvalade.

    Todavia, a intenção é que Proença passe despercebido e, sobretudo, que as emoções surjam na Luz, do relvado para as bancadas, de Lisboa para o país. Um hino ao futebol, por favor...

    Onzes prováveis:

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    IN
    SL Benfica x FC Porto
    2014-04-16 19h19m por invictuzz
    O que se quer é espectáculo, por mim ou vai a penaltis ou fica num épico 9-10. (:
    PRo20
    2014-04-16 17h02m por Matadinho
    Melhor central da liga portuguesa: Mangala. . . por amor de Deus!!!
    Luisão ou Garay mil vezes !!! Se bem que o Mangala a jogar com as mãos é melhor!
    RI
    . . .
    2014-04-16 15h46m por ricardinhu
    Para hoje jogue quem jogar o que quero ver é atitude à PORTO !!!
    LI
    Era bom
    2014-04-16 15h11m por Link
    Era bom que fosse hoje que saísse o novo episódio de Game of Thrones mas isso é só no Domingo, infelizmente. . .
    PR
    O Porto vai estar na final!
    2014-04-16 14h55m por PRo20
    Eu digo que o Porto vai marcar 1 golo nos primeiros 20 minutos, e que o resto do jogo vai ser o benfica desesperadamente a tentar marcar 3 golos, mas não vai conseguir.

    PS: O Porto tem o melhor central da Liga Portuguesa: o Mangala
    SI
    Bane
    2014-04-16 14h39m por Simas_01
    E mais, percebes tanto de Futebol, quem também sabes que o Mangala não é central de raiz x), fez alguns anos da sua formação a AV, e depois se tornou central, por isso tem algumas das falhas lá trás.

    Deixa as pessoas darem as suas opiniões à vontade ;)
    SI
    Bane
    2014-04-16 14h19m por Simas_01
    Mangala é bom central sem duvida - mas extremamente faltoso e passa despercebido muitas vezes. . (como o maxi)

    Leste-me a dizer que o Mangala é mau? não disse isso x)
    percebo mais de futebol que tu de certeza. . e venho para aqui expressar a minha opinião e não falar mal de uns e de outros.

    Digo mais, ele é muito bom no jogo aéro, e vai marcando golos, e é rápido para um central, mas nao podes dizer que não é faltoso e trapalhão (concordo SLBng), e...ler comentário completo »
    RS
    guerra dos tronos
    2014-04-16 14h14m por rsg4
    adorei o titulo lol bem para hoje aposto na passagem do porto a final, acho que ficara 1-1 ou talvez 2-1 o que serve perfeitamente ao porto. . . o porto costuma marcar golos e so tem de entrar em campo como entrou no dragao, se fizer o que fez na primeira meia hora em sevilha ai as coisas vao se complicar, espero um grande jogo de futebol com emoçao ate ao fim
    Benfica vs Porto
    2014-04-16 14h08m por roby___98
    Não acredito que o JJ queira ser eliminado novamente em plena luz contra o PORTO!!!

    Se isso acontecer bem que pode se por no cara*** mesmo vencendo o campeonato !

    Espero nada mais nada menos que um:

    SLB 2-0 Porto
    SLB 3-1 Porto

    CO
    Porra o JJ tá a gerir mt bem os minutos
    2014-04-16 13h24m por coach407
    Só para terem uma noçãozinha o Enzo Pérez tem menos minutos esta época que o Varela!

    O Jackson e o Alex Sandro têm mais minutos que o Luisão que até à bem pouco tempo era totalista. . .

    BA
    Simas_01
    2014-04-16 13h06m por Bane
    Percebes muito de futebol. . .

    Que o 5LB esta época tem plantel mais forte que o FCP toda a gente percebe, mas dizes que o Mangala é pior que os centrais do 5LB?

    Ein?

    Sabes o que é futebol? Começaste a ver ontem? És adepto do Uefalona, seu maroto!
    PT
    Guerra dos Tronos? real madrid vs barça
    2014-04-16 12h46m por ptpedropt1
    Guerra dos Tronos: o novo capítulo sai esta noite!
    realmente hoje joga-se o real madrid vs barcelona mas acho que se enganaram no conteudo da mensagem. .
    ZE
    benfica
    2014-04-16 12h35m por zecarlos_slb
    o benfica tem claramente um melhor plantel e mesmo no onze tem um meio campo e extremos com muito mais qualidade que do porto, assim como nos centrais não há comparação, mesmo os laterais são equilibrados, alex sandro é maquina mas siqueira é incrivel, mostra uma qualidade muito boa, no ataque jackson é grande matador mas rodrigo é um futuro e lima está forte!

    Hoje deve ser um onze mais ou menos parecido com esta

    Artur
    Maxi
    L uisao (se nao recuperar Ja...ler comentário completo »
    SI
    Comparação de 11's
    2014-04-16 12h27m por Simas_01
    leao1994* sorry x)
    SI
    Comparação de 11's
    2014-04-16 12h22m por Simas_01
    leao1194 dizes qe o porto tem melhor onze. .

    SLB
    GR -Artur - Já esteve mal, mas de momento está em boa forma e tem defendido muito bem
    DD - Maxi - Extremamente agressivo concordo, mas também está em boa forma, mas é o player ideal para colocar quaresma na rua
    DC - Luisão|Garay - Luisão tem feito uma epoca excelente e é a voz de comando da equipa, Garay, palavras para que? Central com mais qualidade da liga.
    DE - Siqueira - Defende e ataca muito b...ler comentário completo »
    BL
    Dificil
    2014-04-16 12h11m por Blackpiton
    Sou do Porto mas nao acredito que iremos vençer.
    O Benfica este ano joga muito, na Luz vamos perder 2-0.
    MA
    Jogo
    2014-04-16 12h01m por Marslb
    Se o Benfica entrar com o seu melhor 11 não tenho quaisquer duvidas que o Benfica vencerá por 3-0. . . É preciso entrar bem e marcar cedo para empatar logo a eliminatória depois com o tempo e ainda antes do intervalo fazer o 2-0 para que o porto tente pegar no jogo na 2ªParte para que no contra ataque darmos a machadada final 3-0
    PE
    Eliminatoria
    2014-04-16 11h56m por PenaB
    Se o Sevilha conseguiu inverter o 0-1, porque não o Benfica?!
    HA
    jogo
    2014-04-16 11h55m por Halibut
    Vamos lá ver o resultado. . só não metam o orelhas herrera nem o cepo eduardo, fernando, defour, quintero. . sem medos. . somos porto
    VD
    prognostico
    2014-04-16 11h34m por vdef
    2-1
    DI
    PORTOO
    2014-04-16 10h58m por Digradado
    BENFICA 1 - 2 PORTO
    LE
    Benfica-Porto
    2014-04-16 10h45m por leao1994
    Sinceramente n acho o benfica nada de especial po plantel que tem, o porto em termos de 11 penso que é superior ao benfica, o benfica tem é uma mar de soluções que nunca mais acaba e isso faz dferença e tem alas tremendos e isso faz muita diferença no futebol actual!

    O porto é mais forte nas laterais e no ataque, o meio-campo equivale-se, o benfica é mais forte nas alas e no eixo central!

    Na baliza o porto está mais seguro, se o porto entrar desinibido, sem medos, a...ler comentário completo »
    JA
    Prognostico
    2014-04-16 10h35m por JaimeDias1999
    Benfica 3 - 1 Porto FORÇA BENFICA!
    JD
    Prognóstico
    2014-04-16 10h25m por JDMGD0
    Benfica 2 - Porto 0 (a. e. t)

    Tacuara 46', 117'

    TUDO A SALTAAAAAR!
    CE
    Vitoria BEnfica
    2014-04-16 10h20m por ceia10
    o meu prognóstico é 2 0 ganha o benfica
    12
    jogos históricos
    U Quarta, 16 Abril 2014 - 20:45
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Pedro Proença
    3-1
    Eduardo Salvio 17'
    Enzo Pérez 59' (g.p.)
    André Gomes 80'
    Silvestre Varela 52'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Oficial
    Anúncio feito pelo emblema portista
    Um dia depois de Pinto da Costa ter anunciado que tem um acordo com Sérgio Conceição para a sua renovação de contrato, até 2028, o FC Porto tornou a ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    marconeves559 25-04-2024, 15:07
    Gabri14 25-04-2024, 15:06
    DoctorDrew 25-04-2024, 14:47
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 14:33
    Sotkio 25-04-2024, 13:59
    andsleve 25-04-2024, 13:42
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 13:33
    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21