mobile
Quarta, 28 de Agosto 2013 às 18:50
Paço curto, mas bonito... (4x2)
<i>Paço</i> curto, mas bonito... (4x2)

O Paços de Ferreira voltou a perder frente ao Zenit em São Petersburgo e foi afastado da Liga dos Campeões no playoff da competição. Esta foi a quarta derrota em quatro jogos oficiais da equipa de Costinha, que transita agora para a Liga Europa, mas os castores bateram-se de forma digna no ambiente russo, com Vítor em destaque, novamente.

Numa partida em que só mesmo um verdadeiro milagre impediria a equipa russa de seguir em frente (1x4 no jogo em Portugal), Costinha mudou cinco peças em relação ao jogo da primeira-mão, fazendo entrar Gregory, Hélder Lopes, Vítor, Carlão e Manuel José e deixando no banco o capitão Filipe Anunciação ou Sérgio Oliveira, que se destacou no jogo do Dragão.

Entrada de loucos e muito Danny

O Paços de Ferreira teve uma entrada de rompante e, logo no primeiro minuto, Manuel José esteve muito perto de inaugurar o marcador, seguindo a mesma tendência Carlão, dois minutos depois, aproveitando um mau passe para o guarda-redes do Zenit, mas falhando incrivelmente o alvo.

Algo surpreendidos com a entrada destemida dos castores, os jogadores do Zenit ficaram em alerta e responderam à letra, com oportunidades desperdiçadas por Bukharov (5') e Mogilevets (13').

Os pacenses continuaram soltos num encontro ao qual encararam sem pressão - um desejo expresso por Costinha na antevisão - e isso valeu à equipa uma nova demonstração de positivismo no futebol, o que não significou sucesso na tripla final.

A equipa ia ganhando em posse de bola (55% contra 45% aos 27 minutos), mas continuava a vacilar no último passe, algo a que não é alheio a natural inexperiência da maioria dos jogadores.

Do outro lado, Spalletti tinha efetuado algumas mudanças no onze, com Kerzhakov a ficar a ver o jogo desde o banco, mas não abdicou dos portugueses Luís Neto e Danny, ambos no onze titular.

©Catarina Morais
E foi precisamente o extremo luso quem abriu o ativo, aos 29 minutos, após trabalho de Smolnikov, que tocou para Danny e o português não se conteve em furar a defensiva pacense e atirar a contar.

Novo balde de água fria para os pacenses, que voltaram a perceber defensivamente o que não se deve fazer nesta alta roda do futebol europeu, perante uma equipa com um orçamento incomparavelmente superior (300 milhões de euros dos russos contra apenas três pos portugueses).

Para a segunda parte, Danny reservou um dos momentos da tarde, logo aos 48 minutos, assinando um pormenor técnico espetacular e colocando a bola fora do alcance de Degra, numa chapeleta ainda fora da área.

Derrotados, mas não rendidos

Mesmo com o 6x1 desfavorável na eliminatória, o clube da Mata Real continuou a esplanar o seu futebol e não deixou nada má imagem numa segunda parte com vários golos.

O Zenit ainda chegou ao terceiro tento por intermédio de Bukharov (66'), mas obteve resposta logo a seguir, com Manuel José a apontar um belo golo na sua arma predileta: remate de meia distância.

O jogo foi caminhando para o fim com o Zenit a controlar e com o Paços de Ferreira a tentar ao máximo oferecer uma boa resposta e contou ainda com mais golos.

©Catarina Morais
Primeiro foi Arshavin (78'), ele que entrou na segunda parte, a converter uma grande penalidade a castigar uma falta cometida por Rui Miguel.

Depois, Carlão, jogador de desperdiçou um punhado de oportunidades (a dos 88 minutos é escandalosa), a corresponder de cabeça a um cruzamento de Caetano e a fazer o 4x2 final.

Nota ainda para Vítor Silva, jogador merecedor de uma palavra especial pela transpiração de classe que despejou em campo. Um regalo para a vista e que merecia mais sorte no último lance do jogo, quando atirou ao poste num livre direto. O jogador só ficará na Mata Real se este jogo não foi presenciado por nenhum olheiro.

Contas feitas, Paços de Ferreira na Liga Europa e Zenit, de Danny e Luís Neto a seguirem para a fase de grupos da Champions, podendo ser adversário do FC Porto e do Benfica. Caiu de pé a equipa de Costinha...


Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Liga dos Campeões [Qual.] Liga dos Campeões [Qualificação] 2013/14
2013/08/28, 17:00, Sankt-Peterburg
Futbolny Klub Zenit Sankt-Peterburg
ZENIT
4-2
Futebol Clube Paços de Ferreira
P. FERREIRA

RESULTADO SONDAGEMzerozero.pt
ZENIT
EMPATE
P. FERREIRA

Comentários(38)
Gostava de comentar? Basta registar-se!
edubenfica
por Dany_SCBMeSLB
2013-08-29 10h35m
Tb achei estranho, mas verdade seja dita, Bostinha ñ tem formação em qualquer curso de treinador.

Eu bem vos avisei, bostinha ñ é nem treinador nem dirigente de futebol profissional, ñ passa de uma nódoa, de um cabelo no meio da sopa, de um bróculo entre os dentes.

Despeçam-no antes de começar a Fase de Grupos da Liga Europa, este fim de semana irá acumular a 5ºderrota consecutiva para o Paços. . . até o meu Beira à 3ºjornada tinha mais pontos na época passada do que o Paços na presente época. . .
rectificação
por Porto94
2013-08-29 05h34m
Com maioria de Portugueses no onze*
Benficaocampeao
por Porto94
2013-08-29 05h01m
Não, não è o Paços que envorgonha Portugal, è o Porto e o Benfica que andam sempre a apostar em estrangeirada e apresentam-se na competições Europeias com onzes cheios de estrangeiros isso sim envergonha mas nos 2 jogos o Paços mostrou raça e determinação, lutaram até ao fim e até foram elogiados fora de Portugal, então não fales male deles que deram tudo o que tinham mas fala mal do teu clube e do meu por não apostarem em Portugueses porque realmente isto sim envergonha e muito.
Cícero
por Fabrizio14
2013-08-29 04h27m

Não entendo emprestarem o Cícero, depois da boa época!Acho que faz falta. Não gosto do Costinha, mas vejo, o Paços a jogar um futebol, com charme. Esperemos que faça boa figura, na taça euro.
Paços
por Minnowkr
2013-08-29 00h51m
Ate é melhor assim irem para a liga Europa ganharem experiência e ao mesmo tempo terem alguma ambição do que irem para a fase de grupos da champions e perderem os jogos todos.

Este ano antevejo uma boa campanha de todos os clubes portugueses na Europa. Benfica e Porto têm boas possibilidades de passar à fase de grupos, o Braga ja é um serio candidato na L. E, o Estoril pratica bom futebol, o Guimarães tem um bom treinador, o paços parece andar a melhorar. . .

...

MisticaBenfiqui sta29
por Spider_boy16
2013-08-29 00h12m
Quem empatou com o SLB foi o Estoril, 1 1. .

Quem ganhou ao SLB foi o FCP 2 1 . .

Nao sei porque é que falas no Paços dessa forma. Era mais normal o SLB ganhar ao Estoril ou o Paços ao Porto?

Como é normal o SLB perder contra o FCP e tu partes do pressuposto que seria expectavel que o Paços ganhasse ao FCP, parto do principio que pensas que o Paços é melhor que o SLB ? LOL.

Se fizesse o vosso trabalho, que foi muito benificiado e...

LE
por jp199724
2013-08-28 23h05m
O costinha ainda vai pra a rua com esses resultados. . . contratado o José Peseiro assim ja tinham passado á fase de grupos .
Quanto à equipa do Paços parabéns por ter feito mais um grande jogo frente a umas das equipas que tem mais experiência europeia.
Eu espero que o Paços consegue surpreender na Liga Europa, pois tem potencial para ir longe.
FORÇA PAÇOS!
Paços
por vdef
2013-08-28 21h46m
Era muito poderio para o paços, desfecho esperado. Agora é tentar fazer boa figura na liga europa e melhorar no campeonato.
Paços
por slb1994
2013-08-28 21h06m
Antes de lançar a minha analise, parabéns ao zerozero pelo texto. .

Em relação ao jogo, um jogo "entretido", aberto e com muitos golos. . Ainda bem que foi assim para o espectaculo(era preciso quase um milagre para o Paços passar).
Não houve grandes estratégias nem nuances taticas, e as equipas quase se preocupavam em atacar. O resultado ajusta se .

Deixo apenas algumas notas:
-Apesar dos golos marcados, muita falha na finalização. . Ao mais al...

Paços de Ferreira
por AmooBenfica
2013-08-28 20h59m
Não merecia isto, mas pronto, o Zenit teem uma equipa mais experiente na Champions.