placardpt
    Os momentos que marcaram a época portista

    O adeus de Nuno ao FC Porto «desenhou-se» gradualmente

    Ficou a uma semana de completar 365 dias como treinador do FC Porto. A estadia de Nuno, o treinador, no estádio do Dragão não chegou a um ano. Esta segunda-feira, o clube azul e branco anunciou a «rescisão por mútuo acordo», depois de uma época oscilante, com números interessantes mas sem títulos, o pedido que tinha sido feito a Nuno.

    A apreensão e o alívio de Roma

    Foi a 1 de junho de 2016 que em pleno relvado do Dragão o novo treinador foi apresentado. Ao lado de Pinto da Costa, o ex-guarda-redes dizia que era «fundamental acabar com o clima de apreensão» gerado pela falta de títulos.

    «Como jogador estive em planteis que ganharam tudo e agora como treinador é um sonho repetir isso. É fundamental que se acabe definitivamente com este clima de apreensão, porque o otimismo é o que nos vai levar novamente ao sucesso.» Palavras de Nuno no dia 1 como técnico do FC Porto.

    O primeiro grande objetivo era chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dragões estavam no play-off e pela frente tinham a sempre perigosa AS Roma. Um empate (1x1) em casa, na primeira mão, gerou alguma preocupação, mas na capital italiana chegaria o primeiro momento de sucesso de Nuno; vitória por 3x0 e qualificação para os grupos.

    Dos desenhos à «seca» de golos

    A temporada avançou e as exibições do FC Porto teimavam em não estabilizar. A equipa oscilava entre prestações conseguidas e jogos «cinzentos» que alimentavam a dúvida entre os adeptos. A 22 de outubro de 2016, Nuno «quebrou» a rotina nas conferência de imprensa (quase sempre pobres em substância) e protagonizou uma das imagens da temporada, literalmente, quando desenhou num quadro os pilares do «ADN» do FC Porto. 

    Nuno Espírito Santo
    2016/2017

    49 Jogos
    27 Vitórias
    16 Empates
    6 Derrotas

    88 Golos
    28 Golos sofridos

    ver mais »
    Curiosamente, pouco mais de duas semanas depois, os dragões entravam no pior ciclo da época, com cinco empates consecutivos e quatro jogos sem marcar qualquer golo. Nessa sequência, o FC Porto foi afastado da Taça de Portugal e complicou as contas na Taça da Liga, onde também viria a cair de forma surpreendente ainda na fase de grupos. Dois objetivos ficavam pelo caminho...

    Entretanto, na Europa, a equipa conseguiu o segundo objetivo: chegar aos oitavos de final, onde uma poderosa e experiente Juventus acabaria por levar a melhor. Não foi, seguramente, a prestação europeia a «tramar» Nuno no FC Porto; foi sobretudo o que se seguiu a isso que acelerou o processo de rescisão.

    Setúbal e Feirense, as sentenças

    Cinco dias depois da eliminação na Champions, o FC Porto recebeu o Vitória de Setúbal com a oportunidade soberana de assumir a liderança do campeonato. Um momento crucial na temporada e que podia ter lançado o dragão para a conquista do título. Contudo, a equipa acusou o momento e respondeu ao empate do Benfica em Paços de Ferreira com um empate caseiro (1x1) frente ao V. Setúbal. Nuno entrava numa linha de «fogo cruzado» e ficava a saber que a tolerância passava a ser zero.

    Uma tolerância que se esgotou a 23 de abril, na 30.ª jornada do campeonato. O líder - e futuro campeão - Benfica empatou em Alvalade; o FC Porto recebia o Feirense no dia seguinte e podia colar-se novamente às águias e, com isso, despoletar uma corrida «taco-a-taco» nas derradeiras jornadas. Mas a história repetiu-se e o FC Porto empatou sem golos... Uma «machadada» anímica que acabou confirmada com o empate na Madeira; uma semana depois o Benfica sagrou-se tetracampeão nacional.

    Passou a ser inevitável. A derrota em Moreira de Cónegos, na última jornada, já mostrou uma equipa e sobretudo um treinador resignado com o desfecho. Um dia depois do final da época, Nuno «caiu» do banco portista, depois de uma temporada onde somou um número recorde de empates na história do FC Porto, apesar de ter conduzido a equipa mais goleadora de sempre no novo estádio do Dragão. Números que contam muito da história mas que não mascaram a frustração pela falta de títulos e intermitência exibicional da equipa.

    Portugal
    Nuno Espírito Santo
    NomeNuno Herlander Simões Espírito Santo
    Nascimento/Idade1974-01-25(50 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    São Tomé e Príncipe
    São Tomé e Príncipe
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Comentários (18)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Nuno Empate Santo!
    2017-05-25 21h08m por Raen
    NES
    Pronto . . . agora é que vai ser. . . .
    2017-05-23 16h49m por jpar
    Já tem um treinador, agora só falta comprar mais uns mécos e já está. . . . . haaaaaa, mas falta o guito para comprar. . . . .
    e ainda por cima temos que fazer até 30/6/2017 mais de 100K em vendas por causa do fair play financeiro. . . .
    Isto está cada vez melhor. . . . . . . . . . . . . . . . . .
    El-Mago-10
    2017-05-23 13h33m por DocSkills
    Yah. . . !!!!

    LOL
    MA
    . . .
    2017-05-23 12h27m por Markes88
    É provável que realmente seja o Marco Silva. Creio que vão ceder àquilo que uma boa maioria de adeptos portistas dizem sobre ele, é um treinador com qualidade.

    Não vai é herdar esta equipa actual, o porto é dos 3 grandes o que há-de mudar mais o plantel, à partida. . . .
    ÚLTIMA HORA
    2017-05-23 12h25m por homem_do_golo
    Professor Neca escolhido como novo mister do Porto.
    SLB-TETRA36
    2017-05-23 12h20m por Ultras-__FCP
    Nada disso, a Sky Sports acaba de anunciar que o Marco esta em Portugal a negociar com o Porto.
    jpar
    2017-05-23 12h09m por crackdude
    Realmente, parecemos o Benfica de há 4 anos para trás.

    É anormal o Porto ficar tanto tempo sem ganhar. Daí a usar o Benfica como exemplo. . .
    a culpa é do colinho. . . .
    2017-05-23 11h21m por jpar
    Continuem com a conversa de perdedores que a gente agradece. . .
    Comparando a estrutura do SLB, altamente profissionalizada, toda a gente comprometida com o clube, e ninguem sai a meio do caminho, todos rumam para o mesmo lado.
    Mesmo depois do minuto 92 no dragão, a estrutura soube aguentar, e os resultados estão à vista.
    Esta estrutura do porto parece de uma equipa amadora. . . . quem diria!!!!
    Desde directores e administradores a fugir. . . .
    Jogad...ler comentário completo »
    LE
    Não percebo
    2017-05-23 11h02m por Lenhadores
    Se o problema do Porto foram os penalties não assinalados a seu favor, porquê despedir o treinador?
    Treinador
    2017-05-23 10h57m por Freamunde1933
    Sou da opinião que o próximo treinador do Porto deve ser português e conhecedor da realidade do campeonato. O que o Porto menos precisa é de mais um ano 0, de mais um ano de adaptação em que os adeptos têm que aceitar as falhas porque o treinador e alguns jogadores são novos. O treinador que vier sabe que vai ter de ganhar no imediato, tem essa pressão.
    Já se falaram em várias possibilidades mas a escolha vai ser difícil, não vai agradar a todos e receio que daqui a um ano este assunto seja novamente falado.
    DI
    butako
    2017-05-23 09h00m por disteel
    Concordo inteiramente contigo e da tua lista de estrangeiros escolheria 2 Unai Emery e
    Gian Piero Gasperini. São treinadores perfeitamente ao alcance financeiro do FCP e de qualidade necessária para aquilo que tem de ser o Porto na próxima época.
    DI
    E se o treinador cair
    2017-05-23 08h57m por disteel
    Deixa que caia. Faltou garra, ambição e sobretudo liderança! É preciso vir para o Porto um técnico que vai custar muito dinheiro mas que tem de se impor ao balneário e tem de ser ambicioso!
    Fico sem palavras
    2017-05-23 02h40m por fcp-12
    Daniel Ramos mais valia o Nuno. Batemos no fundo sem dúvida.
    WA
    Vamos a ver se a coisa vai ser boa
    2017-05-23 00h57m por wamaral
    Apesar de o trabalho de Nuno não ter sido impressionante, uma coisa é certa, para mim, não houve melhor equipa em Portugal do que o FCP(discordem à vontade, slb também teve jogos bem fraquinhos, mas a inclinação do terreno era outra). Nuno peca por não ser uma pessoa que crie empatia com os adeptos nas conferências de imprensa nem alguém que uma pessoa olhe para ele durante os jogos e tenha ar apático, e por isso vai-se embora. O FCP sempre teve grande capacidade de pegar em treinadores ...ler comentário completo »
    NES
    2017-05-22 23h59m por senhor-doctor
    Injustiça, fez o que fez, e é logo despachado. O Porto foi assim tao mau? Nao seria melhor deixar ele continuar, fazer contratacoes e deixar ele acertar certos detalhes (já que sabe no que falhou). . . . Lopetegi igual. . .
    Falam do Pedro Martins, mas que garantias trás ele para conduzir um clube como o Porto e sem estabilidade nenhuma? Pois ter sucesso num clube estável é outra coisa (Rui Vitoria). . . Marco Silva? Melhor, mas também 0 garantias. Devem querer o Quique Flores ou Camacho. .
    BA
    hipóteses Porto
    2017-05-22 23h14m por batuko
    Existe muitas opções no mercado e o PdC já nos habituou a tudo desde treinadores portugueses, estrangeiros com créditos firmados, até a desconhecidos do nosso palco. Espero bem estar enganado mas o próximo treinador do Porto cheira-me a Jorge Jesus ou Marco Silva, não gosto de nenhum deles. . .

    Julian Nagelsmann
    Peter Bosz
    Michael Laudrup
    Paco Jémez
    Unai Emery - vai sair do PSG, podia ser uma excelente opção ganha 5 milhões de euros por época, m...ler comentário completo »
    FCP
    2017-05-22 22h32m por PalancaFCP
    NES conseguiu devolver alguma identidade ao Porto. Estavamos completamente descaracterizados quando ele assumiu a equipa. Sendo assim, a sua saída terá de ser obrigatoriamente (!) para ir buscar um treinador melhor a todos níveis, principalmente no quesito motivacional. Mourinho, AVB e Vitor Pereira eram exímios nesse capítulo.

    Fala-se de Pedro Martins, Sérgio Conceição, Marco Silva e Paulo Sousa, treinadores de qualidade, mas a gestão do clube também tem de seguir out...ler comentário completo »
    Quadro
    2017-05-22 22h22m por iSMURF4
    Mas que bela obra de arte!
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    BELxFEI em direto!
    Já há onze do Feirense: Pedro Mateus, Sérgio Conceição, Tony Shimaga, Cláudio Silva, Bruno Silva, Washington, Oche Ochowechi, Rúben Alves, Zidane Banjaqui, Picas, Carnejy Antoine Acompanhe aqui o ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Sir_devil 29-03-2024, 10:34
    Taument_da_Silva 29-03-2024, 09:35
    mario1953 29-03-2024, 09:33
    SU
    supporter1966 29-03-2024, 09:16
    rubenferreira877 29-03-2024, 08:57
    mario1953 29-03-2024, 08:39
    tipmaster 29-03-2024, 08:36
    tipmaster 29-03-2024, 08:35
    MA
    Mano_Bambino 29-03-2024, 06:47
    moumu 29-03-2024, 06:46
    moumu 29-03-2024, 06:43
    moumu 29-03-2024, 05:44
    moumu 29-03-2024, 05:42
    moumu 29-03-2024, 05:41
    moumu 29-03-2024, 05:41