placardpt
    A origem dos 500 golos de Messi

    A «anatomia» de um génio

    2017/04/24 12:23
    Análise estatística por Sérgio Oliveira

    Lionel Messi dispensa apresentações. Todos o conhecem, independentemente das mutações visuais que foi experimentando ao longo dos últimos anos - ora loiro, ora ruivo, com barba ou sem ela. O argentino é um génio da bola que na noite de domingo deu mais uma prova desse estatuto.

    Ao «bisar» em pleno território hostil - vulgo Santiago Bernabéu -, Messi chegou ao meio milhar de golos pelo FC Barcelona. Dois momentos gizados pelo pé esquerdo do argentino que recolocaram os catalães na luta pelo título espanhol.

    E é por aí que o zerozero se aventura, na análise à «anatomia» dos golos do avançado de 29 anos. Vimos um a um, não nos escapou nenhum dos 500 que festejou. E percebemos onde é que Leo é mais mortífero na hora de traduzir a genialidade do seu futebol na «cereja no topo do... golo».

    A área é o seu território

    Assim, 430 dos 500 golos de Messi pelo FC Barcelona foram apontados dentro da grande área adversária, naquele último pedaço de terreno onde La Pulga raramente vacila; são 86 por cento dos seus golos, contra os 70 (14%) que logrou a atirar ainda de fora da grande área.

    De perto ou de longe, Messi usa, como seria de esperar, preferencialmente o pé esquerdo para ferir os «inimigos» (402 golos, 80%), mas o direito é tudo menos «cego», com 73 remates certeiros só à sua conta (14%).

    Menos comuns são os golos de cabeça, facto ao qual não é indiferente o 1.70 metro do argentino. Ainda assim, 22 golos (4%) a somar à fatia global, onde entram mais três conseguidos de forma... pouco ortodoxa. Um, ilegal, já que foi marcado com a mão, outro empurrado com a zona do ventre e ainda um golo com o peito.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    REAL MADRID
    EMPATE
    BARCELONA

    Fotografias

    Real Madrid x Barcelona - Liga Espanhola 2016/17
    Real Madrid x Barcelona - Liga Espanhola 2016/17

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    AN
    benficaeterno
    2017-04-25 12h58m por andre2894
    "Ronaldo tem 37 assistencias e Messi 30"
    Então se Ronaldo tem mais jogos na Champions. . . . hahaha
    Eu já não falei dos 500 golos do Messi na Liga Espanhola porque o Ronaldo não está lá há tanto tempo, mas para ti vale tudo. . . Vai dormir que o teu mal é sono

    Quanto aos golos de encostar do Ronaldo, não digo que ele só marque golos de encostar e , se marca, tem mérito em estar no sítio certo.

    Quanto aos golos ao Bayern, opá. . . nem devias ter ...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-25 10h32m por ranger35
    Ronaldo deu show. . . . . . . . agora é que estragas-te tudo e acabas-te de desacreditar o futebol.
    Lionel Messi
    2017-04-25 00h23m por brunomi
    O melhor jogador do mundo!!
    Genio
    2017-04-24 21h46m por senhor-doctor
    Excelente jogador! Quando for mais velho, poderei dizer aos mais novos que testemunhei Messi e outro extraterrestre (Ronaldo) a jogarem! Simplesmente os dois melhores da historia recente de futebol! Ha que desfrutar e nao comparar
    CRISTIANO RONALDO
    2017-04-24 20h54m por matosdragao
    De longe o Ronaldo é o melhor do que o Messi . Criticam porque ????
    Faz golos decisivos , ajuda a equipa , seleção . . .
    Luta para ser o melhor e nunca desiste e se chegou onde chegou foi por talento e por merito do trabalho .
    Orgulho um excelente capitão na seleção , nem quero imaginar um dia o futebol sem ele , não é o neymar nem o griezman que são o futuro .
    Ele foi feito para ser o melhor .
    CR7 best
    HA
    messi
    2017-04-24 20h38m por Halibut
    melhor jogador de sempre para mim, o ronaldo é mais completo muito devido ao seu cabeceamento, mas o messi leva a bola colada aos pés como ninguém, muda de velocidade bruscamente e decide rápido, finaliza muito bem dentro da grande área principalmente. . . o ronaldo se ganhar o campeonato provavelmente ganha a 5ª bola, além de que aquilo que fez na champions é histórico, 100 golos é obra!
    Benficaeterno
    2017-04-24 19h06m por boixos_nois
    Tu tentas esmiuçar tudo e mais alguma coisa. Agarras te a épocas menos conseguidas do clube, para justificar a névoa que te atordoa os olhos. Messi marcou a todas as equipas com pepes e sem pepes, a Qualquer equipa em qualquer final da liga dos campeões, na última contra essa Juventus não foi exceção. Tirando a final com o Arsenal. Um gajo que tem 500 golos ao mais alto nível na carreira vens com essas tretas, um gajo que fez e faz golos ao Real e ao Atlético a qualquer momento. Vens co...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 19h00m por ranger35
    os golos pelos vistos só contam para alguns e em algumas épocas pois aconselho a ires ver o historial de 2013 do ronaldo em que ele ganhou a bola de ouro. . . . . . . . trofeus bola como diz aquele mitico treinador. . . . . . . ou melhor ganhou um trofeu da amizade. . . . . Mas eu volto a dizer Messi é melhor que ronaldo sem precisar de marcar golos. . . mas como os golos são a cereja no topo do bolo, . . . Vejam os jogos e não as estatisticas. . . . . . vejam todos e não apenas alguns jogos. ...ler comentário completo »
    RA
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 18h46m por ranger35
    quando o zidane e figo e outros ganharam a bola de ouro nessa mesma altura tambem tinhamos bons goleadores que não foram bolas de ouro porque será? Agora porque é o Ronaldo que marca muitos tem que ser diferente. . . . . . e volto a dizer Ronaldo contra o barcelona foi zero e contra o Bayern foi aquilo que o arbitro quiz que fosse. . . . . eliminar o bayern. pois nesse jogo o jogo seria outro até no prolongamento. pois já na primeira mão o real só jogou bola contra 10 e na 2 mão foi mais do mesmo.
    ED
    Johnny be good
    2017-04-24 16h31m por eddygar5
    O cristiano é um granda jogador isso ninguem pode negar, mas vejamos bem as coisas, o messi joga i va jogar, o messi é o playmaker i é o goleador, a argentina ñ tem nenhuma vitoria sem o messi em campo.
    A grande seleça de Portugal ganhou o europeu sem o Cristiano em campo axo que por ai diz muito. . . o Cristiano tornou-se um goleador nato já ñ desequilibra tanto como o fazia.
    I isso de ver quem joga melhor pelos numeros nao tem logica nenhuma, se nao genios como zidane ...ler comentário completo »
    Messi
    2017-04-24 16h19m por Caravaggio
    Jogou em 4 posições neste clásico. Nao quero dizer que ganhou o jogo sozinho, pois praticamente todos os jogadores do Barça fizeram um jogo espectacular. Fora Paco Alcacer.

    O meio campo finalmente esteve à altura daquilo que nos tem habituado nos últimos anos. Ter Stegen nao podia fazer muito nos 2 golos que sofreu, mas fez uma exibiçao espetacular, talvez das melhores desde que chegou ao clube. Jordi Alba incansável durante todo o jogo.

    Mas Messi fez um jo...ler comentário completo »
    BE
    andre2894
    2017-04-24 15h37m por benficaeterno
    Ronaldo tem 37 assistências na Champions e Messi tem 30 assistência.
    Tu e outros que tais não percebem que ganhar o espaço e marcar golos de encostar a Bayern Munique, Juventus. . . é a única forma de marcar golos a estas equipas nestes jogos a eliminar.

    O Ronaldo marcou os 3 golos ao Bayern da única forma possível, pois o Bayern não lhe dá o espaço para ele correr com a bola e fazer o que o Messi faz. . .

    Por isso o Messi se lhe taparem o espaço entre ...ler comentário completo »
    BE
    Messi4ever
    2017-04-24 15h31m por benficaeterno
    Azia?

    Então um jogar em 12 jogos marcar em 1 jogo e isto é azia. . .

    Tu é que não deves ver futebol. Ninguém está a tirar mérito ao Messi.

    "Ninguém tira o mérito a Messi que é um génio, que faz coisas que ninguém faz"
    "Messi ontem deu 10-0 ao Ronaldo"

    Quando dizes: "o que vemos é messi recuar muito no campo, vindo ao meio campo para abrir e distribuir jogo. . e mesmo assim, ele ja estando a fazer isto tudo, consegue aind...ler comentário completo »
    AN
    FIFAforever_ret urns2
    2017-04-24 15h29m por andre2894
    Sabes a diferença entre um golo de encostar e um golo dentro da grande área?
    Para ti o 1º golo do Messi ontem deve ter sido de encostar visto que foi dentro da área então. . .
    Tira as palas e olha para os lados, a carroça está atrás não te preocupes que não tropeças. . .

    Ronaldo é um marcador mais completo que Messi? Sem dúvida nenhuma, é mais alto, marca mais golos de cabeça, tem remate mais forte porém menos colocado, no entanto, não tenho problema em dize...ler comentário completo »
    Messi é génio
    2017-04-24 14h51m por luix87
    Mas nota-se que se pede demasiado a Messi
    Messi faz de Pivô ofensivo e falso Nove pede-se a ele que desiquilibre para a criação de jogadas que faça passes de rasgo e ainda que faça de segundo avançado para as bolas que não está Luis Suarez e que saque coelhos da cartola

    Claramente alguns dos seus companheiros não merecem jogar com ele

    Luis Suarez baixou demasiado de forma da epoca passada para esta continua a marcar golos mas marca menos e faz muito menos ...ler comentário completo »
    ME
    benficaeterno
    2017-04-24 14h09m por Messi4ever
    amigo, essa lenga lenga toda que escreveste em baixo nao passa de azia pelo jogo de ontem. . so apresentas "factos" de treta, mas mesmo treta. . queres mesmo factos veridicos e que estao aos olhos de todos? ate dos madridistas?
    aqui vai, primeiro, desde a saida de guardiola, o barcelona caiu a pique. . segundo, queres comparar os planteis do barca e do real? a diferença é enorme. . terceiro, falas de pepe que nao jogou, mas recentemente vemos o real sempre a jogar sem pepe e ...ler comentário completo »
    RA
    só para aziados
    2017-04-24 13h32m por ranger35
    não veem que o messi já leva 47 golos esta época. . . . . não veem que messi onde joga normalmente não é o jogador mais adiantado do barcelona. não veem que messi constroi quase sempre as jogadas. . . . . . . . . . Ronaldo é diferente quase sempre o homem mais adiantado do real. . . . . . . iniciar as jogadas está quieto. . . . . . ocupa quase sempre o espaçp dos seus colegas. . . . . . vejam os jogos. . . . . na apresentação do jogo aparece os 3 na frente mas descaído para a direita e depois n...ler comentário completo »
    BE
    JONAS/MESSI
    2017-04-24 13h10m por benficaeterno
    Aqui à tempos o zerozero fez um excelente artigo falando que Jonas não marcava nos grandes jogos e só o penalty contra o Porto permitiu acabar com essa maldição.

    Aquilo que digo é porque motivo não se fazem esses artigos sobre Lionel Messi.

    Nos últimos 12 jogos a partir dos QF da Liga dos Campeões o astro argentino marcou golos em apenas 1 jogo! Ou seja em mais de 90% dos jogos mais importantes da Liga dos Campeões dos últimos 4 anos ficou em branco e nesse períod...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Domingo, 23 Abril 2017 - 19:45
    Santiago Bernabéu
    Hernández Hernández
    2-3
    Casemiro 28'
    James Rodríguez 85'
    Lionel Messi 33' 90'
    Ivan Rakitić 73'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Italiano
    Vecchia Signora mantém o terceiro posto
    No segundo jogo desta sexta-feira na Serie A, a Juventus deslocou-se ao terreno do Cagliari e resgatou o empate já na reta final do encontro (2-2). 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    AR
    Aroucafan 19-04-2024, 23:05
    MA
    MattGroening 19-04-2024, 22:45
    Blueonblue 19-04-2024, 22:34
    TomPen 19-04-2024, 22:30
    luishenriques729 19-04-2024, 22:16
    andrefrederico873 19-04-2024, 22:07
    A_Drifter 19-04-2024, 21:33
    JS
    jsilva77 19-04-2024, 21:22
    Blueonblue 19-04-2024, 21:12
    mundial200 19-04-2024, 21:08
    TomPen 19-04-2024, 20:53
    RI
    river_shannon_is_bac 19-04-2024, 20:17
    FC
    Fcpflaw2506 19-04-2024, 19:43
    AS
    asa_scouting 19-04-2024, 19:28
    ACravo 19-04-2024, 19:23
    moumu 19-04-2024, 19:22