placardpt
    Sporting e Benfica empatam em Alvalade

    Momento de inspiração salvou águia de valente trambolhão

    O dérbi deixou uma certeza. Aconteça o que acontecer amanhã no estádio do Dragão, o Benfica vai continuar na liderança pelo menos mais uma semana. Os encarnados entraram literalmente a perder em Alvalade, fruto de um erro clamoroso de Ederson, mas conseguiram recuperar da entrada em falso e chegar ao empate a meio da segunda parte na sequência de um belíssimo livre de Lindelöf.

    Erro de Ederson logo a abrir

    O ambiente fantástico em Alvalade espelhava a importância e a exigência do desafio para as duas equipas. Todos sabiam de antemão que o mínimo erro poderia provocar graves consequências e o arranque do encontro não podia ter sido pior para o Benfica.

    O guarda-redes Ederson, tantas vezes elogiado pela crítica durante a presente temporada, provou que é humano e que... também erra. O jogador brasileiro conseguiu transformar um lance aparentemente tranquilo numa oportunidade de ouro para o Sporting chegar ao golo.

    O camisola 1 retardou a reposição de bola no ataque e caiu na própria armadilha. Bas Dost ganhou a bola e Ederson só o travou em falta. Artur Soares Dias estava perto do lance e não teve dúvidas em apontar para a marca dos onze metros. Pénalti assinalado, Adrien posicionado e bola no fundo das redes.

    O golo entusiasmou o Sporting e criou algum nervosismo aos homens do Benfica. A estratégia de Jesus estava bem definida e não dava grande espaço de manobra para os encarnados criarem desequilíbrios. Rafa Silva está longe de ser Jonas e nem mesmo com a passagem de Cervi para o lado de Mitroglou disfarçou a ausência do internacional brasileiro.

    Numa das raras oportunidades que o Benfica conseguiu chegar à área leonina, Grimaldo ficou a pedir falta para grande penalidade e a verdade é que o lance deixa muitas dúvidas. Pouco depois, Lindelöf foi carregado também na área leonina por Bruno César, mas Artur Soares Dias nada assinalou.

    Bomba de Lindelöf!

    A desvantagem obrigava o Benfica a correr atrás do prejuízo, ainda assim foi o Sporting que entrou para o segundo tempo mais atrevido e com mais vontade de ampliar a vantagem do que propriamente os encarnados reduzirem a diferença.

    O matador Bas Dost teve duas oportunidades claras para dilatar a vantagem, primeiro a passe de Adrien Silva e depois servido por Gelson Martins, mas não conseguiu dar o melhor seguimento às jogadas criadas pelos companheiros.

    O Sporting foi gastando algumas fichas importantes e deu margem para o Benfica acreditar que o empate era possível. E foi mesmo. Mitroglou colocou a segurança de Patrício à prova, aos 60 minutos, num remate fraco, e Lindelöf não perdoou pouco depois.

    Homenagem a Ficini
    Além do minuto de silêncio cumprido antes do arranque do dérbi, o Sporting prestou uma homenagem a Marco Ficini, adepto mortalmente atropelado na madrugada de sábado para domingo. O diretor André Geraldes e o guarda-redes Beto colocaram uma coroa de flores junto ao Topo Sul do estádio
    O central sueco surpreendeu tudo e todos e enviou um autêntico míssil, de livre direto, que só parou no fundo das redes do Sporting. O empate deu um novo alento à equipa de Rui Vitória que conseguiu finalmente soltar-se das amarras e equilibrar mais o encontro.

    O resultado interessava mais a Vitória e o treinador do Benfica reforçou o miolo nos instantes finais para conseguir estancar as incursões da equipa leonina. A aposta deu frutos e o resultado não mais se alterou para felicidade dos adeptos benfiquistas.

    U Sábado, 22 Abril 2017 - 20:30
    Estádio José Alvalade
    Artur Soares Dias
    1-1
    Adrien Silva 5' (g.p.)
    Victor Lindelöf 66'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 30
    Lances Capitais
    GOLO Sporting
    Adrien Silva marca de grande penalidade!
    Adrien Silva marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
    66´
    GOLO Benfica!
    Victor Lindelöf marca
    Victor Lindelöf marca o seu 1º golo na prova (29 jogos)
    A Chave

    Minuto 65: Bomba de Lindelöf. O central sueco aproveitou um livre perto da baliza leonina para rematar para o fundo das redes do Sporting. Que grande momento de Lindelöf.

    O Árbitro

    Artur Soares Dias esteve bem ao assinalar a grande penalidade a favor do Sporting, logo aos cinco minutos, a castigar falta de Ederson sobre Bas Dost, mas fica a ideia de que errou ao não assinalar castigo máximo na área contrária por pretende falta de Schelotto sobre Grimaldo, aos 40 minutos. Além disso, ficaram algumas faltas por marcar a meio-campo, tanto a favor do Sporting como do Benfica. Arbitragem intranquila do juiz da AF Porto. 

    O Melhor
    Livre de Lindelöf
    Que grande momento do central sueco. O Benfica estava a ter grandes dificuldades em lidar com o ascendente ofensivo do Sporting, até que Lindelöf aproveitou um livre para apontar um golo sensacional.
    O Pior
    Rafa não combina com Mitro
    Perante a ausência de Jonas, Rui Vitória voltou a insistir em Rafa Silva no apoio a Kostas Mitroglou, mas a aposta no internacional português não foi ao encontro, certamente, das expectativas do treinador encarnado. Mais uma exibição apagada de Rafa.
    Forma
    Sporting
    2016/2017
    43J
    25V
    7E
    11D
    74-40G
    Benfica
    2016/2017
    49J
    34V
    9E
    6D
    106-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica está há 7 jogos consecutivos sem perder (3V, 4E), iguala o melhor registo de 2017
    Rui Vitória termina pela 1.ª vez uma época sem perder clássicos:
    2016/17: 1V, 3E
    2015/16: 1V, 5D
    Depois de 3 vitórias consecutivas frente ao Benfica, os leões não vencem há 3 partidas as águias
    Há 2 anos que não acontecia uma igualdade num dérbi entre Benfica e Sporting, igualmente a uma bola
    O Benfica será sempre líder nas 4 últimas jornadas independentemente da vitória do FC Porto

    Fotografias(39)

    Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30
    Sporting x Benfica - Liga NOS 2016/17 - Campeonato Jornada 30
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Jogo
    2017-04-23 22h14m por gvg177
    Na minha opinião foi um jogo intenso onde o Sporting esteve por cima do jogo até o Benfica chegar ao golo, a partir daí é que o jogo quebrou um pouco e já se esperava o empate.
    JJ continua a insistir em Bryan Ruiz que nada acrescenta à equipa, as substituições foram feitas tarde, Podence deveria ter sido o primeiro a entrar para continuar a criar perigo na frente.
    Os meus destaques no jogo vão para Gelson Martins, Adrien e Paulo Oliveira (para mim o melhor central do Sporting). No Benfica destaco o incansável Pizzi e Nelson Semedo.
    RO
    Soares Dias ajuda SLB a entrar na área. .
    2017-04-23 18h16m por roquezz
    Durante a primeira parte assistiu-se a uma entrada forte do SCP. Em que só o facto de ser o Benfica o adversário não ficou a jogar contra 10 logo aos 5m e a vencerr 1-0. Na meia-hora seguinte Soares Dias marcou todas as faltinhas que Benfica "pediu" ao atirarem-se para o chão uma e outra vez sem falta. . . até finalmente com uma dessas cavadelas no meio-campo a bola ser chutada para área. . . e os mergulhos passarem a ser na área! Assim deve ter pensado o árbitro que sabia o que estava a fa...ler comentário completo »
    Rodrigo Coimbra - nota negativa
    2017-04-23 16h53m por Lebowski
    Parcial até dizer basta. Dizer, por exemplo, que o lance na área sobre o Grimaldo deixa "muitas dúvidas" não dá para acreditar. E referir que "houve ali qualquer coisa" entre o Bruno César e o Lindelöf que o árbitro não assinalou e não falar mais disso nem sequer na análise ao árbitro revela falta de. . . Visão objectiva, chamemos-lhe assim. Felizmente vi o jogo e vi bem que foi uma partida equilibrada, com poucas oportunidades porque a luta a meio campo esteve interessante. Se não tive...ler comentário completo »
    Ruiasb18
    2017-04-23 16h41m por nevoeiro
    Com esses dados (que vocês fazem constantemente contra os rivais) vocês dizem que merecem sempre ganhar, então os outros quando os fazem, podem dizer o mesmo.
    Mas isso já és tu a "fugir do assunto". . . ele deu a entender que o SCP merecia perder por causa dos números, eu só lhe recordei que o SLB faz números daqueles muitas vezes.
    O golo do Bas foi rosca? ahah ta bem, então o do Liedson ao SLB (também com a parte de fora do pé para fazer efeito) também foi rosca. Chamas um ...ler comentário completo »
    Ruiasb18
    2017-04-23 16h17m por nevoeiro
    A maior parte dos golos dele são com os pés, e não vejas só os golos dele no Sporting, já viste o golo dele ao Bayern quando tava no Wolfsburg? Provavelmente não. Os golos dele tem sido de encostar, mas isso significa que ele é mau com os pés? Uma coisa não implica a outra. Ele tem uma excelente desmarcação. Ou querias que quando ele recebesse a bola pronta a encostar ele não a encostasse porque é fácil de mais? Enfim.

    E mais uma vez não sabes distinguir o "elemento surpres...ler comentário completo »
    BITW__partIV
    2017-04-23 16h01m por nevoeiro
    "sorte?? Achas que um livre executado daquela forma eh sorte?? Lol"

    Epá lol's é contigo todos os dias porque não sabes ler. Eu não disse em lado nenhum que o livre do lindelof foi sorte, volta a ler ou então continua a fazer figuras tristes que é o que já nos habituaste.

    "e ja agr, era uma derrota sem espinhas? Sabes qts remates a baliza do Ederson fizeste? UM! Sabes qd foi a 1a vez que o Ederson tocou na bola com as maos? Aos 93mins!"

    Com isso qu...ler comentário completo »
    Ruiasb18
    2017-04-23 15h53m por nevoeiro
    Só porque lindelof marcou um livre não quer dizer que agora ele sabe marcar livres e é o melhor.
    Bas Dost não é bom a finalizar de pés? Precisas de rever os golos dele então, e não é só os que ele marcou no Sporting.
    MA
    . . .
    2017-04-23 14h50m por Markes88
    Por vezes existem derbys que geram emoção e outros que dão sono. . . .

    Tinha ideia que seria um empate, mas empate de 3-3 ou 2-2. O jogo em si foi algo mal jogado de parte a parte.

    O Ederson, fora o erro, mal tocou na bola e sequer teve de defender o que quer que fosse, e do lado do Patricio, fez duas defesas mas também foi bastante espectador no jogo. . . .

    Rafa foi possivelmente o pior em campo. Quer me parecer que nunca irá justificar o s...ler comentário completo »
    remates?
    2017-04-23 14h14m por CFEA32
    Eu fiz zero remates. O livre é um grande golo, não há sorte nenhuma. Achei que o sporting teve mais oportunidades para o 2-0 do que o benfica para o 1-1 e é nisso que digo haver sorte, é uma opinião. Os dois únicos clubes que queria ver campeão estão a meio da tabela (estoril e setúbal), por isso eu não fiz nenhum remate, nem o estoril ou o setúbal (e muito menos o cova da piedade). Por vezes há pequenos momentos que decidem um jogo e neste caso poderão ter decidido o campeonato, o (pel...ler comentário completo »
    Sorte
    2017-04-23 12h40m por CFEA32
    Diz-se que não se fazem campeões, também, com sorte. E ontem foi um grande momento de sorte do Benfica. Claro que falam de arbitragem (se não falassem não eram do benfica, podem ganhar 10-0 com 10 penaltys mal assinalados e mesmo assim "são prejudicados), mas ontem escaparam-se de uma derrota "sem espinhas". . .
    Nevoeiro
    2017-04-23 12h30m por dynamite
    E o Benfica ganhou. Bastava marcar um dos penalties não assinalados. Mas na realidade é um mau resultado não conseguir manter a distância para o Porto. Está bastante perigoso.
    Dérbi
    2017-04-23 12h04m por nevoeiro
    Antes de mais quem vê as capas hoje pensa que o SLB ganhou. . . .
    Depois o jogo, foi um mau jogo na minha opinião, dos piores dérbi's que vi, nem me pareceu um dérbi.
    Outro ponto é que os vermelhos têm sempre uma sorte que eu nunca vi em lado nenhum, o Lindelof nem sabe marcar livres, e marcou lol, depois o Bas Dost falha um golo de baliza aberta, golo que ele nunca falha mas contra eles falhou, fez-me lembrar o falhanço do Bryan contra eles no ano passado. . . nunca vi g...ler comentário completo »
    GG
    2017-04-23 10h27m por TreinadoresDaWebLOL
    faz falta o Gonçalo Guedes
    Derby
    2017-04-23 09h53m por JHendrix
    Jogo equilibrado e bastante disputado a meio campo. O Sporting melhor no arranque do jogo e o Benfica foi a pouco e pouco equilibrando, e mais interessado no ponto como já vem sendo hábito. É um ponto importante mas que, até ver, não decide nada.
    GL
    Benfica
    2017-04-23 02h37m por Gloriosovp
    Depois desta semana em que os abutres das claques e do jornalixo tudo fizeram para afastar os adeptos, levaram uma resposta cabal por parte dos intervenientes, com fair play e respeito entre todos!
    Quanto ao jogo vou continuar a bater no RV, porque por muito bom que seja ouvir alguém normal a falar nas conferências de imprensa, não concebo que exista um Treinador que não utilize a meritocracia para compor o seu plantel , para mim mais grave que o Salvio ter cativo no onze é o Carrilo...ler comentário completo »
    JD
    É complicado
    2017-04-23 00h34m por jdveloso99
    Como adepto leonino, de certa forma, posso e tenho a dizer que esta exibição me desiludiu um bocadinho, em todos os aspetos . . . Entre estes:

    A porrada que houve dentro das 4 linhas, só faltava ser rugby, mas pronto, compreende-se, sempre um clássico

    O facto de o Bruno César, o Schelotto e os "Ruízes" andarem a atirar-se para o chão, até tou para ver como nenhum deles levou amarelo por simulação

    O tonho do JJ continuar a apostar no Bryan R...ler comentário completo »
    valdo_o_Maestro
    2017-04-22 23h58m por 4lfredo
    Sim, creio que será a melhor opção para o Pedro Marques.
    JohnnySCP19_Reg ressa
    2017-04-22 23h54m por 4lfredo
    Sem dúvida, pelo menos temos o futsal em grande. Força Sporting!!!
    Sou só mais um mas tenho de dizer . . .
    2017-04-22 23h46m por RDArhgsar
    Que jogaço do Sr. Artur Soares Dias realmente o melhor em campo , 2 possiveis golos do slb defendidos por ele
    Mas se tirar-mos esses 2 lances e não 3 porque acho que o do Rafa não é claro , o empate aceita-se . . . No entando fiquei chateado com resultado porque fiquei c a sensação que podiamos ter ganho . . O Ederson por mais brilhante gr que já seja e ainda ira ser melhor tem de aprender que os jogos começam aos 0 e não aos 10 ou aos 20 minutos de jogo . .
    Para deixar uma...ler comentário completo »
    valdo_o_Maestro
    2017-04-22 23h46m por 4lfredo
    O Pedro Marques, ainda não, pois a maior parte dos jogos dele é nos juniores, ainda precisa de ganhar experiência na equipa B.
    valdo_o_Maestro
    2017-04-22 23h44m por 4lfredo
    Sim, sem dúvida.
    *
    2017-04-22 23h43m por RGGV_25_IS_BACK
    marca golos e as vezes faz rotundas
    valdo_o_Maestro
    2017-04-22 23h43m por 4lfredo
    Incluía aí também o Leonardo Ruiz.
    Johny
    2017-04-22 23h42m por iSMURF4
    Pongolle? a mim parecia o André kkkkk
    valdo_o_Maestro
    2017-04-22 23h41m por 4lfredo
    Creio que o Dost esteve ativo na 1° parte, na 2° parte a não ser as duas oportunidades que teve, andou completamente desaparecido.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Após empate diante do Rio Ave
    O FC Arouca saiu de Vila do Conde com um empate e o técnico dos arouquenses falou do sentimento que se vive dentro da equipa, após o resultado menos conseguido.