placardpt
    Suécia faz reviravolta na Madeira

    O capitão merecia outro bailinho

    Chegou a dar ideia de goleada, acabou em fracasso (mas era apenas um particular). A seleção voltou à Madeira para Ronaldo merecer o aplauso, o capitão respondeu com golo, só que os suecos deram a volta e castigaram uma postura mais mole dos portugueses, que ainda foram azarados no fim.

    Como tinha de ser

    Revolução e capitão
    Ronaldo foi o único sobrevivente do onze contra a Hungria. De resto, 10 alterações feitas por Fernando Santos.
    Não houve qualquer tipo de veleidade sueca, como é óbvio. Mas, se houvesse um guião para antecipar este particular na Madeira, 16 anos depois da última presença da seleção e com a atração especial do capitão, esse teria golo de Ronaldo como papel principal. Nem mais.

    Na descansada rotação de Fernando Santos, manteve-se Cristiano Ronaldo. De resto, 10 mudanças. Fazia sentido, quer pela oportunidade de ver novas caras (e tanto talento há...), quer porque era proibido o camisola 7 não jogar no regresso ao seu berço. Havia euforia, energia e até alguma carga emocional para finalmente o receber e tudo correu às mil maravilhas.

    O comandante Ronaldo chefiou um grupo jovem, alguns à procura de minutos no global (Cancelo ou Renato Sanches), outros (Gelson, Bernardo) prontos a dizer que Fernando Santos terá enormes dores de cabeça nas próximas convocatórias e na Taça da Confederações. E até deu para a estreia de Marafona ou para o regresso de Luís Neto ano e meio depois.

    Renato fez 90 minutos e foi dos melhores ©Global Imagens / JOANA SOUSA
    Longe de ter sido uma primeira parte perfeita por parte dos lusos, foi um período de disparidade na finalização. Três oportunidades para cada lado, dois golos para Portugal. Gelson Martins foi o grande impulsionador dos dois, ao passo que a Suécia foi a culpada por se ver 2x0 no marcador ao intervalo. Soube aproveitar-se da natural falta de rotina da defesa lusa (Cancelo e Neto em dificuldades), mas desperdiçou na cara de Marafona.

    Podia dar para fazer gestão dos que tinham os jogos mais importantes sábado (Eliseu, Danilo, Moutinho e Bernardo não voltaram do intervalo) e, ao mesmo tempo, dar mais alguns minutos a Ronaldo e permitir-lhe a ovação que merecia.

    Stop no amarelo

    Não se contava é que a saída do capitão acontecesse logo após o golo sueco. Tinha feito mais na primeira parte que no arranque da segunda, é um facto, mas a justiça tardia devolveu a Suécia ao jogo. Por outro lado, Portugal acusou o toque.

    Que belo povo...
    Tantas vezes se questiona a envolvência da bancada com a equipa nos jogos da seleção e eis que mais um bom exemplo se viu. Os madeirenses esperaram 16 anos para voltarem a ver a equipa nacional e foram fantásticos no apoio. É para voltar em breve, FPF.
    Fernando Santos manteve o 4x3x3, só que com Pizzi a meio, à frente de William e Renato. Três tarefas que não eram totalmente familiares a jogadores que estão habituados ao 4x4x2 e que criaram alguma confusão inicial, só aliviada quando Quaresma pegou no jogo, levando consigo Gelson para uma segunda vaga de brilhantismo.

    Uma intenção que emperrou num adormecimento geral, suportado no baixo ritmo e na pouca presença na área - Éder é e merece ser um símbolo, mas vai ficando para trás nas contas válidas. Com custos, já que, num canto, não nas alturas mas na agilidade (quem diria?), o empate surgiu.

    Ainda deu para tornar novamente sério o solavanco ofensivo, alicerçado naquilo em que Portugal é bom (variedade pelo flanco e diagonais para dentro), embora a chocar naquilo que a seleção falha sem Ronaldo e André Silva: a eficácia.

    E depois ainda houve o auto-golo de Cancelo como azar final...

    U Terça, 28 Março 2017 - 19:45
    Estádio do Marítimo
    Clément Turpin
    2-3
    Cristiano Ronaldo 18'
    João Cancelo 90' (p.b.)
    Andreas Granqvist 34' (p.b.)
    Viktor Claesson 57' 76'
    Estádio do Marítimo
    Lotação10 565
    Medidas105x68
    Inauguração1957
    FaseJogos Amigáveis
    Lances Capitais
    18´
    GOLO Portugal!
    Cristiano Ronaldo marca
    34´
    GOLO Portugal
    Andreas Granqvist marca na própria baliza!
    57´
    GOLO Suécia!
    Viktor Claesson marca
    76´
    GOLO Suécia!
    Viktor Claesson marca
    90´
    +3
    GOLO Suécia
    João Cancelo marca na própria baliza!
    A Chave
    O minuto 57 parece ter abalado a equipa portuguesa. Sofrer o 2x1 e perder Cristiano Ronaldo tirou capacidade ofensiva à equipa e de reação ao fortalecimento da Suécia.
    O Árbitro
    Exibição tranquila e sem erros de maior.
    O Melhor
    Leque de soluções na primeira parte
    A primeira parte portuguesa foi de bom nível. Gelson mostrou que uma grande solução, enquanto Bernardo Silva foi um dos jogadores que mais espaços criou. Cristiano Ronaldo serviu de íman para os defesas, mas ainda marcou. Fernando Santos tem soluções para o ataque. Quaresma entrou na segunda parte e esteve bem, enquanto André Silva não saiu do banco e ainda há Nani.
    O Pior
    Defesa sem agressividade
    A defesa foi durante todo o jogo o problema de Portugal. Não são jogadores muitas vezes utilizados e isso notou-se. Faltou muito entendimento e agressividade na reação. As alterações de Fernando Santos também não ajudaram a estabilizar.
    Forma
    Portugal
    2016/2017
    6J
    4V
    0E
    2D
    21-6G
    Suécia
    2017
    8J
    5V
    1E
    2D
    20-7G
    Sabia que...by playmaker stats
    1.ª vez desde que Fernando Santos é o selecionador que Portugal perdeu um jogo em que marcou mais do que um golo
    Apenas a 2.ª vez que Portugal perde um jogo em que teve 2 golos de vantagem:
    1985 Roménia
    2017 SUÉCIA
    Há 11 anos que Portugal não vencia um jogo em que teve 2 golos de vantagem (2x2 vs Liechtenstein)
    João Cancelo marcou o 1.º autogolo da carreira
    1.ª derrota da Seleção no Estádio dos Barreiros: 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate e uma derrota
    A Suécia volta a vencer Portugal 33 anos depois
    A Suécia reforça a sua vantagem nos confrontos frente a Portugal: em 18 jogos, venceu 7 e perdeu 5

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    SUÉCIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NU
    Sporting34
    2017-03-29 14h16m por NunoPonces
    Mas se é mais forte na agressividade é melhor logo, porque um jogador ali tem que ter essa particularidade. Queres um exemplo? Quando Kelvin marcou aquele golo que deu o título ao Porto o que faltou? Agressividade, ali agressividade e Kelvin era parado ou se fazia falta. Ser agressivo naquela posição é crucial, se jogas contra uma selecção mais física são arrasados. William é superior como dizes ofensivamente, na construção, mas no resto não e isto e o que eu acho, gosto mais do Danilo ...ler comentário completo »
    Seleção
    2017-03-29 12h39m por Joroba_Belem
    Quem matou o jogo foram os jogadores do Benfica e os que lá tiveram formação, quem negar isto é fanático. Jogo vergonhoso do Eliseu na primeira parte. Renato não jogou absolutamente nada. Fazia uns passes e corria muito mas dá para ver que ainda tem uma mentalidade muito fraca para o futebol mas é natural, ainda é jovem. O Nelson Semedo, um jogador de quem gosto muito, vez provavelmente o pior jogo da vida dele. André Gomes e Pizzi nem à Seleção deviam ser chamados, não têm qualidade p...ler comentário completo »
    Pelo que vi
    2017-03-29 11h12m por dragaoazul_18
    Deste jogo há claramente jogadores que na minha opinião não tem lugar nesta equipa. Neto claramente não tem qualidade para ser central da seleção. Há que pensar noutras soluções e rapidamente porque Bruno Alves, Pepe e Fonte não caminham para novos. Ruben Semedo / Paulo Oliveira deveriam começar a ter uma hipótese.

    O Cancelo não teve o melhor rendimento, na esquerda então foi desastroso. Não sei porque não levaram o Mário Rui ( do Roma ) para jogar no amigável mas o Eliseu ...ler comentário completo »
    Portugal
    2017-03-29 11h04m por Sehtor
    Portugal está para dar e durar!
    CR7 ainda tem mais alguns anos de superjogador pela frente.
    Quaresma, Nani e Pepe talvez já não durem para além do Mundial, e Moutinho provavelmente já não terá fulgor por muitos anos, mas além dos elementos "seguros" dos 23 com bastantes anos pela frente (Patrício, Cedric, Guerreiro, William, Danilo, J. Mário, Adrien), há muito elementos novos a aparecer que já merecem ser vistos como certezas da Seleção, como André Silva, Bernardo, ...ler comentário completo »
    NO
    seleçao
    2017-03-29 10h22m por notaartistica
    ate foi um jogo interessante na 1ª parte. as 2 equipas a jogarem aberto, a criarem oportunidades e a jogarem positivo. a vantagem caiu para Portugal mas a suecia não merecia ir para o intervalo a perder por 2. na 2ª parte o jogo não mudou assim muito, o que mudou foi a eficácia, passaram a ser os suecos a acertar e os tugas a falhar. isso e o ritmo de jogo que também foi baixando á medida que se ia mudando na equipa mas isso é normal, ainda por cima num jogo a feijões em que os jogadores...ler comentário completo »
    Jogo
    2017-03-29 10h20m por Doutor_Sono
    A primeira vez que vi um jogador estar de costas voltadas para a baliza num canto.
    Será uma inovaçao do Bayern?
    Nao acredito que o FS a utilize. No fundo ele nem vai ligar a esse pormenor já que o principal ele ganhou.
    C0
    Jogo
    2017-03-29 09h37m por c0ca_e_v0uchers
    No primeiro golo da Suécia o prodígio da musgueira fica a ver a banda passar enquanto o jogador sueco faz golo.
    No segundo golo o senhor "muitos milhões oferecidos pelo bayern" a ficar também a ver navios enquanto o mesmo jogador sueco se antecipa.

    #formaçaodoseixal
    GR
    Factos
    2017-03-29 03h57m por graopires
    Os miúdos do Seixal boicotaram a Seleção. Duas falhas de marcação nos 2 primeiros golos e um autogolo. . .
    SP
    NunoPonces
    2017-03-29 02h11m por Sporting34
    Danilo é superior em agressividade, bolas paradas ofensivas e defensivas, William superior em passe longo, maior capacidade de adivinhar os lances e superior inteligência a construir, só estou é farto de ver palermices em que sempre que se sofre golo é culpa do William, eu até sou daqueles que acha que na seleção o Santos jogando com 1 ou outro tanto me faz, agora mentiras repetidas muitas vezes não.

    Em relação aos laterais é só para desmontar a propaganda que foi feita ant...ler comentário completo »
    NU
    Sporting34
    2017-03-29 02h00m por NunoPonces
    Não lhe ligues, mas de facto Danilo é superior, mas é a minha opinião. . . Agora no resto que diz é só destilar ódio, não sabe fazer um comentário construtivo.
    Agora em relação a Cédric como falas, só te pergunto, que idade tem 1 e outro? Quanto jogos na selecção tem 1 e outro? Sem falar que está aí um clássico à porta, logo mentalmente já estaria a pensar mais no clássico já que se trata de um jogo a brincar. E sinceramente quem me dera que ele não fosse à selecção, nenhum do ...ler comentário completo »
    SP
    JAOF
    2017-03-29 01h40m por Sporting34
    Diz lá onde é que os golos sofridos têm a ver com o William, deves ser daqueles que acha que o Danilo é um grande jogador, só sabe dar pau no FC Fruta, passes para a frente é que tá quieto, por isso é que o Santos só o coloca a jogar nestes jogos.
    SP
    Hype
    2017-03-29 01h37m por Sporting34
    Para quem diz que o Semedo e Cancelo são melhores que o Cédrc, Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhha deixa-me rir, o que dá ser protegido pela máquina vermelha de propaganda e do Jorge Mendes, então o Cancelo vai para o Barcelona e o Semedo é um dos melhore da Europa, vai substituir o Lahm, tenham vergonha na cara, só um país com uma imprensa desportiva corrupta transforma jogadores normais em jogadores de milhões, se quisermos ganhar alguma...ler comentário completo »
    NU
    nevoeiro
    2017-03-29 01h18m por NunoPonces
    Sim eu sei que tipo de criatividade te referiste, e a outra que eu falei e que dizes não saber é a criatividade de criar algo onde não há, um passe magistral, como dizes Bernardo tem mais classe e daí mais criatividade, Bernardo mesmo com pouco espaço consegue criar mais, como nos exemplos que te dei de Di Maria e Gaitán é tal e qual, mas podemos seguir os outros exemplos que falaste do Messi e Ronaldo, é parecido também, Messi é mais criativo que Ronaldo e Ronaldo mais explosivo, eu pr...ler comentário completo »
    Arshavin_10
    2017-03-29 00h48m por FIFAforever_returns2
    " o Cristiano não teve muito em jogo, mas fez o golo ". . . enfim. . . com analises "com palas" como esta. . . nem da gosto. . . vai la ver como foi construido o 2º golo de Portugal, outra vez, sff. . . pois foi o Ronaldo a fazer o passe para o Gelson marcar, ja depois de ter sentado o defesa. . . ja na ultima partida, o Ronaldo foi decisivo no 1º golo de Portugal e marcou os outros 2, e tu disseste que ele so marcou 2 grandes golos. . . se fosse o Messi, dizias que "joga e faz jogar", enfim. . .
    BE
    23 convocados para a Taça das Confederaç
    2017-03-29 00h19m por BestOf_ZZ
    Gr: Anthony, Patrício e B. Varela

    Dd: Cedric e Semedo

    Dc: Pepe, Fonte e B. Alves

    De: Guerreiro e Eliseu

    Mdef: William e Danilo

    Mc: Adrien, A. Gomes e Renato

    Md: Gelson e Bernardo

    Me: Quaresma e João Mário

    Sa: Cristiano e Nani

    Pl: A. Silva e Rui Fonte

    11:

    Patrício
    Cedric
    Pepe
    Fonte
    Guerreiro
    William
    Adrien
    Gelson
    Bernardo
    Cristiano
    A. Silva
    NunoPonces
    2017-03-29 00h15m por nevoeiro
    Epá eu quando falo em criatividade falo naquilo que o jogador criou, como disse aqui "ele é que criou as oportunidades de golo e também foi ele que mexeu mais com o jogo. ", eu não sei que outro tipo de criatividade é essa mas tudo bem, se é como dizes então vocês lá sabem.
    Com equipas mais fechadas preferes o Bernardo, tudo bem, é a tua opinião, neste caso prefiro o Gelson contra essas equipas porque ele num instante faz uma finta e com a sua velocidade passa pelo adversários. Ma...ler comentário completo »
    allwaysright
    2017-03-29 00h00m por nevoeiro
    Obviamente o momento é o que interessa, mas se Adrien não tiver mais nenhum problema físico até ao fim da época ele tem lugar nas confederações, penso mesmo que os outros não têm hipóteses, basta ver que ele levou o Renato para estes jogos mesmo ele tendo uma miséria de minutos jogados e não estando num bom momento, e com certeza vai lava-lo para as confederações. E quando falei no Bernardo não estava a querer dizer que Bernardo não tem o que é preciso para representar Portugal, já o disse...ler comentário completo »
    NU
    nevoeiro
    2017-03-28 23h55m por NunoPonces
    Mas nós estávamos a falar de outro tipo de criatividade, se cruzou sendo ele um puro extremo é normal, estávamos a falar outro tipo de criatividade. E eu referi que dependia do tipo de jogo, por exemplo um jogo mais fechado, com equipas que defendem no seu meio-campo ou mais atrás Bernardo é melhor, é mais criativo. por ser um 10. Dou-te um exemplo de 2 jogadores do meu clube, que já passaram, Gaitán ou Di Maria? A maioria dos Benfiquistas preferia o Di Maria, eu não, prefiro o Gaitá...ler comentário completo »
    pedro98fcp
    2017-03-28 23h39m por nevoeiro
    Quando têm fundamento. . . cada um tem as suas preferências por jogadores e quanto a isso não há discussão, uns preferem jogadores mais explosivos, outros com mais classe, etc, e não comentei pelo facto do outro user preferir o Bernardo, mas pelo facto de vocês terem dito que ele é mais criativo que Gelson quando não é, e dei o exemplo de hoje, que são factos, e factos não é uma questão de opinião penso eu de que.
    allwaysright
    2017-03-28 23h33m por nevoeiro
    Adrien é melhor que Pizzi, aliás, Pizzi só foi chamado porque Adrien não podia ir. Adrien apenas está a ter azar com as lesões. Toda a gente viu no EURO a importância que ele tem no meio campo. Bernardo e Podense são bons, sei que Bernardo faz posição 8, mas ele a fazer 8 é muito fraco em comparação com Adrien, e Podense simplesmente não tem maturidade nem experiência, precisa de tempo.
    Geração
    2017-03-28 23h22m por senhor-doctor
    Portugal tem uma geração de ouro eu diria. Só falta a mentalidade vencedora e a capacidade para golear qualquer equipa, como a Alemanha, . Mas penso que isso é de novo a mentalidade.
    Jogo
    2017-03-28 23h15m por senhor-doctor
    Nelson Semedo e Renato Sanches muito maus. Renato perdeu a confiança que ajudava muito o seu jogo, jogou 90 minutos sem ajudar em nada, e isto vem de alguém que o sempe defendeu. Cancelo foi infeliz. William não adicionou nada ao jogo, poderia ter corrido mais, mas mesmo assim prefiro William pela classe e tranquilidade. Danilo teve bons pormenores. Quaresma, sentiu-se a presença mas não fez nenhuma diferença.

    Eder 0
    Gelson o melhor, como já disseram, tem de ser titular.
    NU
    pedro98fcp
    2017-03-28 23h09m por NunoPonces
    Sim eu sei, para mim Quaresma pelo que fez até merecia titular, mas veremos se o FS sabe como utilizar esta matéria prima toda e se a vai usar como arma consoante o jogo e o tipo de jogador a usar nesses jogos. . .
    NU
    PORTO_INVICTUS
    2017-03-28 23h07m por NunoPonces
    Que eu saiba Semedo não marcou nenhum, Cancelo esse sim marcou 1. . . Mas pronto sendo do Benfica já sabemos que é "flop" se fosse azul ou verde já seria titular indistinguível, tipo William ou assim. Mas para mim até seria melhor ele não ter jogado nem ido, tanto ele como Pizzi, ou qualquer outro, só nos veio prejudicar, mas isso a gente já sabia que os "nossos" iam ser utilizados no jogo de hoje. . . Já na época passada nos prejudicou, e só no foi pior, porque para mim temos o melhor lateral o AA. . .
    pedro98fcp
    2017-03-28 22h54m por nevoeiro
    Respeito opiniões mas não me parece que Bernardo seja melhor na criatividade, ainda hoje viu-se na exibição de Gelson isso, ele é que criou as oportunidades de golo e também foi ele que mexeu mais com o jogo. Eu como prefiro jogadores explosivos, acho Gelson melhor.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-1 ARO em direto!
    GOLO INVALIDADO Gil Vicente: Depú marca de cabeça, mas Zé Carlos surge em fora de jogo: o lateral ganhou as costas a toda a defesa arouquense, mas surge claramente adiantado Acompanhe aqui o Gil ...