placardpt
    Empate em Paços de Ferreira

    E ao sétimo jogo, o campeão tropeçou

    2017/03/18 22:21

    Depois de seis vitórias consecutivas no campeonato, o Benfica foi este sábado travado em Paços de Ferreira e não conseguiu sair da Mata Real com mais do que um empate a zero tão motivador para a equipa pacense como para o FC Porto, que no domingo pode saltar para a liderança da Liga NOS e assim continuar pelo menos até ao quente clássico da 27ª jornada.

    Num jogo em que Rafael Defendi, a linha defensiva pacense e o poste da baliza do Paços contiveram as muitas vezes desinspiradas investidas benfiquistas, o prémio da noite acabou por pertencer mesmo à equipa de Vasco Seabra, que conseguiu ainda suster o sufoco dos minutos finais da partida no Estádio Capital do Móvel.

    Fé de Eliseu embateu no poste

    ©Global Imagens / F‡bio Poo
    Desde o arranque se viu qual seria a estratégia do Paços de Ferreira para o primeiro tempo: linhas baixas, defesa dura e contra-ataques rápidos a aproveitar a velocidade e talento do brasileiro Welthon. Só não se sabia se funcionaria, mas funcionou. Durante todo o encontro, a equipa de Vasco Seabra conseguiu conter um adversário com muito mais bola mas com sérias dificuldades no momento de ultrapassar uma sólida linha defensiva comandada pelo regressado Marco Baixinho. Do lado oposto do campo, via-se o tridente ofensivo do Paços a aproximar-se ocasionalmente da grande área benfiquista, servido por um meio-campo coeso. Via-se, no geral, um Paços de Ferreira bem acima daquele que tem sido hábito ao longo desta temporada.

    Apenas em dois momentos, aliás, o Benfica esteve perto de festejar golo antes do intervalo. Ainda antes dos 10 minutos, num lance em que Salvio não conseguiu desviar depois de um bom cruzamento de Jonas. Aos 26 minutos, numa bomba de Eliseu que acertou em cheio no poste da baliza de Rafael Defendi. O mesmo número de ocasiões de golo teve na primeira parte o Paços de Ferreira, embora em lances com grau algo menor de perigo. Ivo Rodrigues não conseguiu chegar a uma bola servida por Welthon aos 12 minutos e atirou bem por cima quando se aproximava da grande área do Benfica, um pouco antes da meia hora de jogo.

    Era assim sem demasiada surpresa que o resultado chegava ao intervalo ainda a zeros, face à incapacidade dos extremos benfiquistas para criarem perigo depois de um arranque pressionante e face ao espírito lutador exibido pelo Paços de Ferreira em zonas recuadas.

    Nem por terra nem pelo ar

    ©Global Imagens / Pedro Correia
    E se o Paços já tinha começado a dar um ar da sua graça na primeira etapa da partida, no arranque da segunda reforçou o desejo de roubar pontos ao favorito Benfica. E nesta fase inicial do primeiro tempo só Ederson evitava males maiores. Primeiro, a travar Diego Medeiros num momento em que este já tinha passado por Lindelof, e logo de seguida a sacudir um remate do mesmo jogador. 

    Tentavam responder Pizzi, Salvio, Zivkovic, mas continuava a faltar a determinação necessária para ultrapassar a última linha pacense, que se ia destacando - e que grande corte de Bruno Santos a travar Jonas de carrinho à passagem da hora de jogo. Sem grande inspiração, o Benfica procurava chegar ao obrigatório golo inaugural de outras formas: nas bolas paradas ou na raça. Num pontapé de canto, Luisão ganhou nas alturas mas não acertou no alvo e o mesmo Luisão resolveu de seguida um lance perigoso na defesa com um corte de grande qualidade. Nélson Semedo atirou para uma fantástica defesa de Rafael Defendi já perto dos 80 minutos.

    Do lado do Benfica, o desespero era total. Rui Vitória mexia na equipa - a entrada de Cervi agitou o jogo encarnado -, puxava pelos jogadores, mas os lances de ataque eram mal resolvidos pelos benfiquistas e bem afastados pelos pacenses. O tempo do cronómetro arrastava-se para o Paços de Ferreira e voava para o Benfica, que dava o tudo por tudo para garantir o triunfo nos minutos finais. Pizzi tentou de longe mas viu Defendi intervir novamente com sucesso e nem os cinco minutos de compensação chegaram para o Benfica evitar perder dois pontos em Paços de Ferreira.

    U Sábado, 18 Março 2017 - 20:30
    Estádio Capital do Móvel
    João Pinheiro
    0-0
    Estádio Capital do Móvel
    Estádio Capital do Móvel
    Portugal
    Paços de Ferreira
    Lotação8 076
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1973
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 26
    A Chave
    Minuto 79: O guardião brasileiro Rafael Defendi trava com uma grande defesa um remate muito perigoso de Nélson Semedo e contribui de forma decisiva para o resultado.
    O Árbitro
    Chamado a decidir em diversos lances de difícil análise e, por vezes, de alguma tensão, João Pinheiro cumpriu, tanto nos cartões mostrados como nos lances de fora-de-jogo (apesar dos protestos pacenses num lance do segundo tempo). Arbitragem sem grande contestação, face às imagens.
    O Melhor
    Defesa do Paços de Ferreira
    Com o regresso de Marco Baixinho ao onze viu-se uma linha defensiva bem comandada, sólida e um digno obstáculo diante do líder do campeonato português. Não só pelo posicionamento e desarme mas também pela forma como os defesas colocavam rapidamente a bola nos jogadores mais adiantados para lances rápidos, o setor mais recuado do Paços esteve em grande destaque. E o processo defensivo, refira-se, não se limitava aos defesas mas era assumido por toda a equipa.
    O Pior
    Extremos do Benfica
    Rui Vitória repetiu a aposta em Salvio e Zivkovic e os dois jogadores foram quase sempre anulados pela equipa pacense, tendo sido incapazes de servir devidamente a dupla de ataque composta por Jonas e Mitroglou. Salvio, em particular, voltou a perder demasiadas bolas e a permitir contra-ataques à formação da casa.
    Forma
    Paços Ferreira
    2016/2017
    32J
    8V
    11E
    13D
    35-43G
    Benfica
    2016/2017
    44J
    32V
    6E
    6D
    97-34G
    Sabia que...by playmaker stats
    Nos últimos 8 jogos fora na Liga, o Benfica venceu 4 encontros, empatou 2 e perdeu outros tantos jogos
    Depois de 6 vitórias consecutivas do Benfica na Liga, os encarnados voltam a perder pontos no campeonato (D 1-0 V. Setúbal)

    Fotografias(30)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NU
    Somos_Benfica
    2017-03-20 14h49m por NunoPonces
    Acho piada ao meteres o melhor 11 do Benfica que quer queiram quer não fez melhorar o Benfica, então nos seus primeiros 11 jogos a defesa melhorou drasticamente em ralação à dupla Lidelof e Lisandro, e depois metes aí o Pizzi no meio-campo??? Até o próprio Jonas já não dá nem tem a importância que tinha, neste momento o jogador que mais faz falta ao Benfica é Fejsa e Guedes (este impossível de recuperar né). Vender Guedes foi a pior coisa que o Benfica poderia ter feito, assim como Carcela ...ler comentário completo »
    MaxHulkFCP
    2017-03-19 17h40m por gvg177
    Pois, Guedes estava a explodir esta época e não o conseguiram manter até final do campeonato.
    Rui Vitória ainda não conseguiu encontrar o jogador ideal para a sua saída tendo estado sempre a rodar entre Zivkovic, Salvio, Carrillo e Rafa.
    maxhulkfcp
    2017-03-19 17h37m por RDArhgsar
    eu iludido?
    iludidos andam voces que pensam que o benfica na maxima força joga assim . . .
    e esse facto nao me assusta pois no ano passado aconteceu o oposto (o porto perdeu pontos no jogo anterior ao classico e depois ganhou o classico) - é futebol
    já agora bocas de comentadores nao mandes pois nao sigo nenhum programa de futebol só o MaisFutebol
    e este ano sem 4 titulares deu para empatar no dragão
    maxhulkfcp
    2017-03-19 17h27m por RDArhgsar
    primeiro , nao vão ganhar (mas esta discussao nao nos tira daqui) "vamos sim" "nos e que vamos"
    segundo , os supostos penaltys ja foram todos recompensados (sim ate os que voces inventaram) Tondela , Arouca , Rio Ave , Paços (posso continuar mas nao saio daqui . . .
    portanto tem calminha , hoje ganhas (sem duvida) mas daqui a 2 semaninhas ja voltas para o habitat natural
    Rato_Velho
    2017-03-19 17h26m por gvg177
    Sem dúvida. O Benfica nos últimos jogos para o campeonato têm-se notado a dificuldade em concretizar. A gestão dos jogadores também acho que não tenha sido a melhor por parte de Rui Vitória e os jogadores encontram-se cansados.
    Veremos como irá ser até final do campeonato mas parece-me que esta não será a primeira escorregadela do Benfica.
    Rato_Velho
    2017-03-19 17h09m por gvg177
    Veremos ;)
    Tanto o Porto como o Benfica vão ter jogos difíceis até final do campeonato e por vezes os jogos teoricamente mais fáceis são nesses que tropeçam.
    No entanto o Porto encontra-se em grande forma nesta segunda volta.
    MA
    Enfim. . .
    2017-03-19 17h09m por Markes88
    . . . Miséria de jogo.

    Não percebo como o Benfica para fazer contra ataques chegou imensas vezes ao meio campo e passam para trás para o Luisão! O próprio Lindelof o ano passado galgava terreno pelo meio campo acima e tinha bem mais confiança para isso.

    Temos um grave problema há imensos jogos atrás identificado no meio campo e extremos. O Salvio está uma lástima. O Zivkovic na esquerda não faz nem metade do que fazia na direita, ele que é optimo a centrar bola...ler comentário completo »
    maxhulkfcp
    2017-03-19 17h03m por RDArhgsar
    tira as palas, quem joga sempre a favor do "vento" é o teu clube . . .
    Liga NOS
    2017-03-19 16h56m por gvg177
    O Porto tem aqui a oportunidade de ouro para se meter na liderança. Oportunidades como esta dificilmente vão ter até final do campeonato apesar de o Benfica ainda defrontar o Sporting.
    Sinceramente acho que o campeonato irá ser decidido só na última jornada.
    p-m-a
    2017-03-19 16h39m por Luis-D
    sim tudo certo, eu queria dizer que depois do resultado de ontem para o slb
    nada mudou para poder ser campeão tem e tinha de ganhar ao fcp, no empate não acredito
    MI
    DEIXA VER SE PERCEBI
    2017-03-19 15h01m por mille
    Afinal o Rui Costa e o sheu não são benfiquistas - Eram grandes benfiquistas diziam vocês
    Afinal o Rui Vitória não é um bom treinador - O rui vitória era uma grande treinador diziam vocês.
    Afinal a equipa não joga nada - Era a melhor equipa da Europa diziam vocês
    Os adeptos do Benfica são os melhores apoiam a equipa seja lá qual for o resultado - ontem foi petardos para o campo, insultos assobios e lenços brancos.
    Afinal em que é que ficamos?
    Pois é quando ...ler comentário completo »
    nada mudou
    2017-03-19 12h23m por Luis-D
    para o slb está tudo igual este resultado nada muda, para ser campeão tem de ganhar todos os jogos, se ganhar ao p, pode empatar mais uma vez.
    o p não vai perder jogo nenhum até ao fim, só o slb os pode parar.
    o jonas é muito gabado mas é o unico que não tem Lugar na Equipe muitissimo lento, mitro tem que se mover mais
    Só Digo Isto
    2017-03-19 10h43m por LelloMarmello
    Se não ganharmos ao porto em casa, não merecemos ser campeões!
    Péssimo jogo de futebol.
    2017-03-19 02h23m por joaogalo
    Foi muito mau ver um péssimo jogo de futebol, mais pareciam duas equipes dos campeonatos regionais ou ate popular.
    O Paços de Ferreira joga mal e não tem criatividade, na segunda liga estaria a lutar para não descer, e o Benfica está fraco fisicamente, joga lentinho, lentinho que até dá dó, e Luisão, Eliseu, Salvio, Samaris e Pizi, já deveriam estar no banco há muito tempo, foi mau demais para quem pagou bilhete. . .
    BE
    Jogo
    2017-03-19 00h57m por BestOf_ZZ
    Empate injusto na minha opinião. Uma vitória pela margem mínima era o mais adequado. Contudo, o Paços fez por este resultado e o jogo ter acabado empatado não é escândalo nenhum, aceita-se bem. Mas repito, penso q a vitória do Benfica por um golo seria o mais justo face ao q se passou, principalmente na 1a parte.

    Há q continuar a lutar! Esta derrota custa pq é nas vésperas de um clássico, mas ainda dependemos de nós para ser campeões. Se ganharmos ao Porto passamos nova...ler comentário completo »
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h55m por futebol11fcpsempre
    E o "o fcp dá vontade de rir"? E as muitas outras que já nem me lembro? É tudo numa boa quando são os benfiquistas a dizê-lo. Quem cospe para o ar não deve de ficar parado.
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h54m por daniel_fcporto
    Sim, é verde. . . O FA tem potencial mas está verde ainda. . . E quanto à questão dos lesionados, do meu ponto de vista de Estudante acho que a Medicina do departamento médico do SLB ficou um pouco fragilizada este ano. . .
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h42m por futebol11fcpsempre
    Desculpa lá, mas nos meses de Dezembro e Janeiro, só via os benfiquistas cheios de peito, com arrogância, provocações e canalhada nos tópicos do FCP. "Joguem à bola", "o fcp dá vontade de rir". Afinal até jogamos qualquer coisa e pergunto onde está a graça neste momento. Eu sempre tive uma postura correta nos meus comentários até ver um benfiquista a fazer um comentário porco, que acredito ter-lhe sido fechada a conta pelo conteúdo que tinha. Depois disso, acabou-se o respeito por ALG...ler comentário completo »
    PR
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h39m por professorxibanga
    Sao opções das direções. Se o Benfica for campeao nng vai querer saber se o guedes foi vendido numa má altura e se o pizzi nao tem um substituto à altura. Se nao forem campeoes isso já vai ser atirado à cara do presidente.
    . . .
    2017-03-19 00h34m por carlosfcpfan
    lindo
    vamos porto, rumo ao título c. . . .
    _[. . . ]logic_
    2017-03-19 00h29m por daniel_fcporto
    Ou o Marasillas ;)
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h25m por daniel_fcporto
    Em relação ao Pizzi, acho que está "todo roto", como se costuma dizer. . . Falta agressividade, mas nas últimas épocas até mudei de opinião sobre ele, não gostava muito confesso.
    _[. . . ]logic_
    2017-03-19 00h21m por daniel_fcporto
    É o Neuerafona :p
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h17m por daniel_fcporto
    E nesse jogo o SLB tem que perder. . . Como dizia o outro. . . 15 a 0 xD
    PR
    Somos_Benfica
    2017-03-19 00h17m por professorxibanga
    Calma amigo. Em todos os clubes há gente para tudo. Também quando o Benficatinha uns 7 pontos de avanço via já a maior parte dos benfiquistas a festejar o tetra. Estás a tomar a parte pelo todo ao dizer que somos todos arrogantes, diria que isso já é alguma azia da tua parte. Se formos ver pelo teu ponto de vista entao também posso dizer que o benfiquistas são todos arrogantes. Ainda há 2 meses andavam a festejar o 36 e agora correm o risco de passar para o segundo lugar. Há pessoas para ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...