placardpt
    Dany Mota começa a dar nas vistas em Itália

    Do Luxemburgo a Itália, com o Benfica debaixo de olho

    Desconhecido por grande parte dos portugueses Dany Mota, de 18 anos, começa a explodir em Itália. O português nascido no Luxemburgo atua no Virtus Entella, da Serie B italiana e, em entrevista ao zerozero, falou sobre a sua carreira, a mudança para Itália e o sonho em representar o Benfica.

    qJogar em Portugal, nos clubes portugueses, é um grande sonho. Gostaria muito, especialmente jogar no Benfica, era o meu sonho!

    O avançado começou a sua carreira como futebolista ao serviço do Pétange, do Luxemburgo, onde desde cedo começou a dar nas vistas. Com 16 anos já jogava na equipa sénior, e a partir daí foi sempre a subir.

    Quem é o Dany Mota? Conta-nos o teu percurso enquanto jogador, para aqueles que não te conhecem.

    «Sou um jogador que foi formado no Luxemburgo desde pequeno no Pétange. Comecei lá a jogar futebol e aos 16 anos e meio já jogava na equipa principal. Comecei a ter um empresário, Celso Duarte, e assinei contrato com ele. Depois falei com o clube a dizer que o meu objetivo era sair o mais rapidamente do Luxemburgo».

    Quais foram os motivos que te levaram a pedir para sair?

    «Eu sabia que tinha qualidade para mais do que o Luxemburgo. Lá também tens jogadores com talento, claro, mas em termos de futebol não cresce muito, não tem projeção. Quis sair do país para me lançar no futebol profissional, para fazer a minha carreira. Então o meu empresário colaborou com outro empresário de Itália e conseguimos arranjar um clube da Serie C, chamado Cremonese. Depois foi uma história complicada. Estava para assinar com esse clube, fiz um jogo contra o Inter, um amigável em que marquei três ou quatro golos, e aí o scout do Virtus Entella veio contactar-me. Depois combinamos as coisas e assinei com o clube, onde estou agora».

    Um mundo novo em Itália

    Dany Mota começou a jogar nos juniores da equipa italiana, onde convenceu de tal forma que acabou por assinar um contrato profissional com o Virtus Entella, em maio de 2016, válido por três temporadas, isto após representar a equipa principal por duas vezes nessa época.

    Dany Mota
    2016/2017
    5 Jogos   83 Minutos
    0   0   0   02x

    ver mais »
    Esta temporada já foi utilizado em cinco partidas, mas é na Taça Primavera (competição de juniores) que se tem destacado, ao marcar golos ao Inter de Milão e nas meias-finais frente à Fiorentina, onde apontou um hat-trick. Serão estes golos o primeiro passo para uma nova etapa?

    «Para mim acho que sim. Uma equipa da Serie B já estar nas finais da Taça, em que nas meias-finais marquei um hat-trick à Fiorentina, uma das candidatas. Ainda por cima sou o melhor marcador da Taça, acho que pode surgir alguma coisa no final do campeonato mas ainda não sei de nada».

    Só jogam mais dois portugueses na Serie B (João Silva e Leonardo Rocha), podes explicar quais as principais diferenças que sentiste ao jogar no segundo escalão de Itália?

    «A diferença foi muito grande. O ritmo de jogo é muito alto. Na Serie B nem se fala, jogo com jogadores muito experientes, sou o mais jovem da equipa e taticamente… taticamente, é tudo dos italianos!».

    A transição do Luxemburgo para Itália ajudou-te a melhorar, a nível tático e mesmo a nível psicológico, tendo em conta que ainda és bastante jovem?

    «Claro que me ajudou muito, mesmo no meu futebol. Tive de mudar o meu futebol para me adaptar ao futebol italiano, mesmo em termos táticos e técnicos acho que melhorei muito. Olhando para os últimos dois, três anos, acho que melhorei muito. Mas vou trabalhar sempre para evoluir ainda mais. A nível da mudança também. Vivo sozinho, não tenho ninguém, mas estou-me a habituar. Especialmente ao clima que é muito diferente».

    De olho em Portugal… e no Benfica

    E Portugal? É um sonho que tens?

    «Jogar em Portugal, nos clubes portugueses, é um grande sonho. Gostaria muito, especialmente jogar no Benfica, era o meu sonho».

    Dany Mota acredita na revalidação do título por parte dos encarnados: «O Benfica é sempre candidato a ganhar tudo, têm os objetivos muito claros. Saíram da Liga dos Campeões, que é mais complicado, mas o campeonato acredito que vão ganhar outra vez».

    Os objetivos da equipa e a dupla com Cassano

    O clube que representas, o Virtus Entella, subiu à Serie B italiana há três temporadas atrás. Atualmente encontra-se a um ponto do play-off de promoção, quais são os objetivos da equipa?

    «Já no ano passado ficamos a um ponto do play-off. Então este ano vamos dar tudo para chegar lá, acho que estamos bem na classificação para lutarmos por isso, o objetivo é claramente esse. Depois ir à Serie A ou não, já é outra coisa».

    Dany Mota, que tem como grande referência Cristiano Ronaldo e não esquece Di Maria e a sua passagem pelo Benfica, comentou a possibilidade de Antonio Cassano ingressar no Virtus Entella. O português já imagina a dupla com o antigo jogador do Real Madrid e da Roma.

    «Seria um muito bom começo! Ai se fosse assim! Já era alta história. Mas ele não veio, por isso para já não vamos poder fazer história».

    Portugal
    Dany Mota
    NomeDany Mota Carvalho
    Nascimento/Idade1998-05-02(25 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Luxemburgo
    Luxemburgo
    PosiçãoAvançado (2.º avançado) / Avançado (Extremo Esquerdo)

    Fotografias(28)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Espanhol
    Oficial
    Técnico renovou até 2025
    Um dia depois das surpreendentes declarações de Rafael Yuste, vice-presidente do FC Barcelona, relativamente à continuidade de Xavi Hernandez como treinador do clube ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    sexydriver 25-04-2024, 12:47
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:40
    zlatan_21 25-04-2024, 12:38
    ricardocunha251 25-04-2024, 12:16
    HA
    Halibut 25-04-2024, 12:16
    Blueonblue 25-04-2024, 11:34
    Sotkio 25-04-2024, 11:29
    Sotkio 25-04-2024, 11:27
    moumu 25-04-2024, 11:21
    tiger1974 25-04-2024, 11:11
    Acolito_Andrade 25-04-2024, 10:57
    AL
    Alvibranco 25-04-2024, 09:39
    Vic-54 25-04-2024, 09:04
    AS
    asa_scouting 25-04-2024, 08:44
    moumu 25-04-2024, 08:23
    moumu 25-04-2024, 08:21