placardpt
História
Clubes

Zorya

Texto por Ricardo Gonçalves
l0
E0

Foi no ano de 1923, mais especificamente no dia 5 de maio, que foi fundado em Lugansk (ou Luhansk) o Zorya, um clube que se tornaria num símbolo da cidade. 

Os trabalhadores da locomotiva da cidade começaram um clube denominado de Metalist, que seria um predecessor do Zorya atual, e escreveram a primeira página de uma história que seria longa e atingiria o seu auge em 1972, quando o pequeno clube se sagrou campeão da União Soviética.

Este título surgiu oito anos depois do clube encontrar a sua nova imagem e nomenclatura, que dura até hoje. Foi em 1964, já com a temporada em curso, que a Federação Soviética de Futebol aceitou a fusão do clube original com o Trudovi Rezeverny, num novo nascer do sol para o Zorya, que significa «amanhecer» em ucraniano.

Os primeiros anos

Logo no ano que seguiu a fundação do clube, o Zorya foi campeão do distrito de Lugansk, numa competição criada recentemente. O primeiro momento de glória do clube foi conquistado com uma vitória por 1x0, após prolongamento, frente aos rivais de Snizhne.

Dzerzhynets foi outro nome que o clube chegou a ter antes da mudança dos anos 60. Em 1936 o clube passou a ter essa denominação, um termo relativo à locomotiva a vapor, após a fusão do Metalist com o Dynamo para tornar o clube uma força na cidade. Nesse ano o clube terminou em terceiro na segunda liga ucraniana.

No ano seguinte a evolução continuou, e a equipa sagrou-se campeão da segunda divisão, alcançando a promoção. Antes de voltar a repetir o feito na primeira liga, em 1938, e assim ganhar o lugar numa competição maior: a Primeira Liga Soviética.

O Zorya terminou em 16º em 23 equipas e abandonou o campeonato da URSS, que só voltaria à cidade oito anos depois.

O pós-guerra

No pós-guerra, o centro regional de Lugansk foi representado com sucesso pela nova equipa do Dínamo, no máximo escalão do futebol soviético. O Dynamo deu um passo maior que o então Dzerzhynets, tornando-se na primeira equipa da periferia no segundo grupo ao chegar até aos quartos de final importantíssima Taça da URSS.

Em 1948, o Dzerzhynets foi reestabelecido nas ligas inferiores do campeonato ucraniano, tornando-se profissional após a liquidação do Trudovi Rezervy, de onde chegaram alguns jogadores. Em 1954, Dzerzhynets foi transferido para a administração da Sociedade Voluntária Republicana de Avanhard, que garantiu a sua participação e continuidade em competições, até 1959.

Avanhard foi igualmente liquidado em 1959, e um clube sem liderança foi alvo de nova fusão no ano seguinte, com a equipa da fábrica da revolução de outubro (OR). Alguns anos depois começou a história moderna do clube, que se tornou finalmente no Zorya Lugansk de hoje.

Em 1972, o Zorya viveu o melhor momento da sua história: a conquista do campeonato soviético. Esse ano, no entanto, guardaria ainda mais momentos especiais, uma vez que a equipa também representou a URSS, reforçada com apenas três jogadores de outros clubes, na Taça da Independência do Brasil, a meio do ano. Surpreendentemente, apenas Volodymyr Onyshchenko representou o clube na final do Campeonato da Europa de futebol, disputado algumas semanas antes. 

Zorya foi campeão da União Soviética em 1972 @Zarya Luhansk

Zorya, em versão moderna

Em 1992 deixaram de participar na Liga da URSS, uma vez que a Ucrânia passou a realizar o seu próprio campeonato nacional. No início dessa temporada o clube encontrava-se à beira da falência, até que o clube foi adquirido por uma associação de produção científica de Moscovo denominada MALS. O Zorya-MALS passaria as seguintes temporadas sempre a namorar com a zona de despromoção da liga ucraniana, até que finalmente desceu para o segundo escalão, onde jogou em 96/97.

Foi cinco anos depois, em 2002, que aconteceu algo que mudou o futuro do clube. Os jogadores e a equipa técnica encontraram-se com o governador de Lugansk para um diálogo construtivo acerca do futuro do futebol na região. Depois disto, Yuri Vladimirovich Sevastianov foi oficialmente nomeado para o cargo de presidente do clube.

Desde os primeiros dias na equipa, o novo presidente delineou as suas tarefas para a próxima temporada e o grau de responsabilidade pelo resultado final, que pertenceria também ao novo treinador: Vladimir Aleksandrovich Kobzarev, que já havia trabalhado com Zorya com algum sucesso, e foi convidado para voltar. Sob o comando de Vladimir Kobzarev, o Zorya seria campeão de segunda divisão e promovido de volta ao primeiro.

Zorya tem vindo a disputar competições europeias com frequência @Zorya Lugansk

O retorno à Persha Liga, primeira divisão, terminou em nova despromoção. O ioiô continuou e em 2005/06 o Zorya estava finalmente de volta ao primeiro escalão, a tempo de ser uma das equipas originais da nova Premier League Ucraniana.

O Zorya fixou-se enquanto um clube de meio de tabela na primeira divisão desde aí, chegando ao quarto lugar em 2014/15 e consequentemente ao apuramento para uma ronda de qualificação europeia, no mesmo ano em que foi finalista da Taça da Ucrânia.

Os anos seguintes viram o emblema de Lugansk terminar sempre dentro ou perto do pódio, disputando a fase de grupos da Liga Europa várias vezes nas épocas seguintes, o que diz muito sobre o crescimento recente de um clube que já figura entre os maiores da Ucrânia.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Equipa