Na Minha Secreta Área
Luís Rocha Rodrigues
2017/02/23 14:51
O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

Quero desde já deixar claro que esta afirmação não é uma crítica explícita ao treinador ou algo do género. Até porque este artigo já estava pensado antes do jogo da Champions, onde não se contava que Rúben Neves jogasse. É, isso sim, um grito escrito relativo a um jogador que, parece-me, ainda não teve a compreensão total num país resultadista.

Rúben Neves é um jogador raro, sobretudo em Portugal. Naquela posição, tem talento, grande técnica, visão de jogo, enorme qualidade de passe, sabedoria de ritmos, bom remate, interessante posicionamento. E a isso consegue aliar uma fibra com o jogo e uma raça/entrega que, mesmo assim, não tira beleza ao seu futebol. Misturando todos estes condimentos, Rúben Neves é um jogador de classe.

O problema é a sua posição. E, admito, obviamente não serei a melhor pessoa para dar conselhos sobre essas questões. Por mais que me apeteça. Dei por mim a pensar nisso quando assisti ao jogo do camisola 6 contra o Tondela. O golaço foi importante, mas todas as suas ações pesaram. Concluí: Rúben Neves tem passado tanto tempo no banco que já quase não me lembrava que o FC Porto tem um diamante por lapidar.

Claro que Rúben Neves já tem um considerável número de jogos e alguns recordes de juventude com a camisola portista. Mesmo assim, vê-lo condenado a segunda opção faz-me temer que se torne um caso à Bernardo Silva, que teve que emigrar para mostrar que tem tudo para ser dos melhores.

Não me interpretem mal. Se Lopetegui (na segunda época), José Peseiro e Nuno Espírito Santo não lhe deram um lugar cativo, é porque existem razões para isso e não birras. Simplesmente, Rúben Neves tem demasiada classe para que as épocas passem por ele sem a ascensão que já podia ter.

Não, Danilo não poderá sair da equipa. Não faz sentido, porque é um dos melhores esta época e porque chega para varrer todo o meio-campo. Não, não devem jogar os dois lado a lado em jogos do campeonato, já que isso priva a equipa de um furador no último terço. Não sei o que faria no lugar de Nuno, que tem que apresentar resultados e que, ao mínimo deslize, está a ser condenado por um impaciente tribunal do Dragão. Mas... não... não queria continuar a ver Rúben Neves no banco.

Ao ver resumos de jogos de anos recentes da Juventus, vi Pirlo a jogar. Um construtor que pega o jogo atrás e que perfuma toda uma equipa, que manda jogar pela simples locomoção. Aquele patrão com pés de veludo no meio-campo, que qualquer adepto de futebol aprecia. Rúben Neves pode ser o Pirlo português (ok, também poderei estar a exagerar). Deixem-no jogar...



Comentários (7)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
Pa
Halibut
2017-02-23 19h00m por Paperkutchy
A gigante diferença é que o Rúben conseguisse safar nos juniores a 6 com funções de trinco, agora não. . . O Enzo sempre foi e sempre será melhor extremo que médio centro, no Benfica resultou, porque é o campeonato português e é o Benfica, o Enzo podia fazer o que quer, como médio centro em Espanha é completamente banal, já aqui tinha certas protecções para fazer o que bem lhe apetecia nessa posição. Outras invenções a JJ: Djalo, Melgarejo, Bruno Cesar, Pizzi, André Almeida. . . tud...ler comentário completo »
Ha
Ruben Neves
2017-02-23 18h06m por Halibut
já tenho dito, o ruben neves devia ser aposta a 8 e não a 6, não sei é se o nuno tem capacidade para fazer dele esse jogador, vejam o que jorge jesus fez ao enzo, tiro-lhe o chapéu, é disto que falo, transformar jogadores que estão mal nas habituais posições, o ruben neves tem mais passe, técnica, visão de jogo, remate que danilo, logo na minha modesta opinião tem que jogar há frente dele, e mais há frente do ruben joga o óliver ou otávio (que são médios ofensivos)
Ge
R. Neves
2017-02-23 16h53m por Geotec
Esteve mal o Nuno na gestão do jogo, com o resultado em 0-0, devia ter mantido o R. Neves e lançar o Oliver no lugar do Herrera. Uma coisa é manter 0-0, outra totalmente diferente é agora recuperar dois golos em Turim. Por mim devia sempre jogar Danilo e R. Neves se jogar em 4-3-3, tinha de tirar um PL e fazer um meio-campo com Danilo, R. Neves e Oliver com maior liberdade. Ou manter o 4-4-2 mas com Corona do lado direito e Brahimi à esquerda desde que mantenham a disciplina tactica de ...ler comentário completo »
ma
R. neves
2017-02-23 16h42m por marcomps
coincidência ontem ele ter saído e pouco dps o porto sofreu os golos, não sei qual foi a ideia tirar r. neves pra meter corona( que pouco ou nada podia fazer)!
L_
box-to-box
2017-02-23 15h54m por L_Peres
Corcordo perfeitamente com o artigo. É um talento raro no nosso futebol, tanto pelas características que tem, como pela ascençao precoce aos 17 anos.
Agora. . . O FCP joga com um trinco clássico (leia-se puramente destrutivo/posicional) desde mil-novecentos-e-troca-o passo : desde o Paulinho, passando pelo Costinha, Assunçao, Fernando e agora Danilo. O Rúben está longe de encaixar nestas características.
Para mim o mais lógico seria dotá-lo de capacidade física para asssum...ler comentário completo »
Pa
Problemas Ruben Neves
2017-02-23 15h41m por Paperkutchy
1. A equipa joga agora em 4-4-2 com 2 médios extremos, mas que se assemelha mais a um 4-2-4 com um médio que tem estado muito avançado, neste caso tem sido o Oliver. Perdeu-se um pouco a terceira vaga para médio no nosso meio campo típico de 4-3-3.

2. Rúben é suplente, e quando tem jogado geralmente é a 6. Esta posição funcionava para ele a jogar nos juniores, na equipa principal, exigisse mais do que ele pode dar nessa posição. A posição dele é a 8, e é ai que ele tem...ler comentário completo »
ca
Quem?
2017-02-23 15h13m por castelux
Por mim é me igual sou do Sporting
OPINIÕES DO MESMO AUTOR
O empate do Benfica em Paços de Ferreira tem assumido, no seio dos adeptos encarnados, contornos de drama. Ora é pela qualidade futebolística da equipa, ora é pela ...
19-03-2017 12:54E8
É uma pergunta que não deveria merecer contestação na resposta. Mas que poderá, feita de outra forma, suscitar respostas curiosas. Se eu perguntar a um adepto ...
09-03-2017 19:20E11
Podia estar a referir-me ao facto de ser um estádio pequeno, funcional, acolhedor e perfeitamente capacitado para o número de espectadores que habitualmente comparece nos jogos da ...
13-02-2017 14:17E4